SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio

Organização de direitos humanos publicou relatório de 300 páginas

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio
REUTERS/MOHAMMED SALEM/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Uma das principais organizações de direitos humanos do mundo, a Anistia Internacional, publicou nesta quinta-feira (5) um longo relatório de quase 300 páginas classificando como genocídio as ações de Israel na Faixa de Gaza. Acusado desse crime na Corte Internacional de Justiça (CIJ), por processo movido pela África do Sul, o governo de Tel-Aviv nega as acusações.

Para a Anistia Internacional, o bloqueio de ajuda humanitária, os massacres de grande número de civis e a destruição da maior parte da infraestrutura do enclave palestino, incluindo hospitais, escolas e mesquitas, além das prisões e torturas relatadas, demonstram que há uma intenção deliberada do governo de Israel de praticar genocídio.

Genocídio é o crime de destruir, total ou parcialmente, um grupo de pessoas por sua nacionalidade, etnia, raça ou religião.

“Muitos dos atos ilegais de Israel são, por definição, intencionais, inclusive a detenção arbitrária e ilegal e a tortura. Da mesma forma, a negação e a restrição de ajuda humanitária por parte de Israel foram medidas precisas e deliberadas, sem nenhuma indicação de irresponsabilidade. Ver seus alvos como subumanos é uma característica consistente do genocídio”, afirma o documento.

A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, ressalta que o estudo revela que Israel agiu com “incontestável” intenção de destruir os palestinos de Gaza.

“Dentre os atos praticados estão assassinatos, causar sérios danos físicos ou mentais em membros do grupo e a imposição de condições de vida calculadas para provocar sua destruição em Gaza. As denúncias que a Anistia Internacional documentou devem servir de motivação para que a comunidade internacional exija o fim do genocídio”, afirmou a diretora da Anistia no Brasil.

Relatório

O relatório examina os atos de Israel entre 7 de outubro de 2023 e o início de julho de 2024. A organização entrevistou 212 pessoas, incluindo vítimas e testemunhas palestinas, autoridades locais de Gaza e profissionais de saúde e humanitários.

“Além de trabalho de campo, o relatório analisa uma ampla gama de evidências visuais e digitais, incluindo imagens de satélite. A Anistia Internacional revisou ainda declarações de altos funcionários militares e do governo israelense e de órgãos oficiais do país e a forma como elas impactaram diretamente violações ocorridas em Gaza”, informou a organização.

Subumano

A Anistia colheu informações com Mohammed, de 42 anos de idade, e pai de três filhos. “Aqui em Deir al-Balah é como um apocalipse. Não há espaço para você armar uma barraca; você tem que montá-la perto da costa. Você tem que proteger seus filhos de insetos, do calor, e não há água limpa, nem banheiros, tudo isso enquanto o bombardeio nunca para. Você se sente subumano aqui”, relatou o palestino deslocado de Rafah, ao sul de Gaza.

A Anistia Internacional enfatiza que a dimensão e a velocidade dos danos e da destruição de residências e da infraestrutura em todos os setores da economia de Gaza não encontra precedente em nenhum outro conflito no século 21.

“Cerca de 62% de todas as residências em Gaza foram danificadas ou destruídas até janeiro de 2024, afetando aproximadamente 1,08 milhão de pessoas”, denuncia o documento, acrescentando que existe, em média, um prédio danificado ou destruído a cada 17 metros em Gaza.

A organização pondera que não há justificativa para esse nível de destruição e morte provocada em Gaza e que as razões apresentadas por Israel, de que apenas estão combatendo o Hamas, não são suficientes para fundamentar as ações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“A presença de combatentes do Hamas perto ou dentro de uma área densamente povoada não isenta Israel das suas obrigações de tomar todas as precauções possíveis para poupar os civis e evitar ataques indiscriminados ou desproporcionais. O relatório coloca de forma patente e comprovada que Israel não tomou nenhuma das medidas de mitigação necessárias, o que reforça a sua intenção de genocídio”, diz a organização.

Israel

Ao se defender da acusação de genocídio em Haia, os representantes de Israel afirmaram que há uma “distorção da realidade” por aqueles que os acusam da prática de genocídio em Gaza.

Para o advogado de Israel Tal Becker, a denúncia é “uma difamação destinada a negar a Israel o direito de defender-se, de acordo com a lei, do ataque terrorista sem precedentes que continua a enfrentar e libertar os 136 reféns que o Hamas ainda mantém”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Parlamentos dos países vizinhos aprovam tratado histórico; no Brasil, texto avançou na Câmara e aguarda votação urgente no Senado Federal.
L
Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

EUA assumem a presidência rotativa do órgão na próxima segunda-feira; primeira-dama focará em educação como pilar para a paz global.
L
Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Relatório do CPJ aponta 129 assassinatos de profissionais de imprensa; maioria das mortes ocorreu em Gaza e foi atribuída às forças de defesa de Israel.
L
Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Brasil e países aliados condenam expansão israelense na Cisjordânia

Comunicado conjunto assinado por quase 100 nações classifica reclassificação de terras palestinas como “anexação de fato” e violação internacional.
L
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

Hospital Universitário vai fortalecer a saúde em Porto Velho e reduzir pressão causada pela falta de investimentos do Governo do Estado

“Rondônia não tem Hospital Universitário, e essa é uma determinação do presidente Lula: que nenhum estado do país deixe de ter pelo menos uma unidade de hospital universitário”, destacou o ministro.
L

FALAÊ Podcast: Pastor Fábio Oliveira fala sobre fé, teologia e escatologia bíblica

Membro da Igreja Aviva, escritor e professor, Pastor Fábio Oliveira participa do programa para conversar sobre estudos bíblicos, propósito e a missão de ensinar com clareza e responsabilidade.
L

Agenda News: Deise Menghi apresenta a Terapia Seven Healings

A terapeuta explica o método que atua na causa dos sintomas, integra mente e corpo e mostra como a Seven Healings vem ajudando pacientes em mais de 25 países.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Ministro Silvio Costa Filho afirma que revogação de decreto após protestos indígenas não interrompe análises técnicas para os rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Mario Sarrubbo afirma que PL Antifacção poupa cúpula financeira do crime

Ex-secretário de Segurança critica texto aprovado na Câmara por focar apenas na violência ostensiva e excluir taxação de bets que financiaria o combate às facções.
L
Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Ieda Chaves entrega de 150 mil mudas de café clonal impulsiona agricultura em Porto Velho

Investimento de R$ 420 mil via emenda parlamentar beneficia famílias da Associação RECA na Ponta do Abunã.
L
Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Governo arrecada R$ 226 milhões em investimentos com leilão de três terminais portuários

Concessões em Santana, Natal e Porto Alegre foram arrematadas na B3 sem disputa entre empresas; governo planeja realizar 18 leilões até o fim do ano.
L
Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Empresário Paulo Camisotti permanece em silêncio em depoimento à CPMI do INSS

Filho de Maurício Camisotti é investigado por gerir rede de empresas que teria desviado R$ 800 milhões de aposentados; relator vê “império do crime”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Casal sofre fraturas em grave acidente entre carro e moto no centro de Porto Velho

Vítimas foram atingidas por veículo que invadiu a preferencial; Corpo de Bombeiros realizou o socorro e encaminhou os feridos ao Hospital João Paulo II.
16
Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Mulher é presa com drogas no estômago no Presídio 603

Esposa de apenado foi flagrada por bod scan ao tentar entrar com cerca de 100 porções de cocaína e maconha em presídio
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

Polícia Penal de Rondônia recebe capacitação em direitos humanos para otimizar atuação operacional

A iniciativa busca fortalecer as competências operacionais e garantir maior segurança jurídica aos servidores.
L

Mesmo com retração, café de Rondônia mantém presença em 21 países

Relatório do SISCAC-UNIR e do PPGAgro aponta queda no volume exportado em 2025, mas destaca geração de US$ 56,61 milhões e presença em 21 países, com a Rússia como principal destino.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: COMERCIO DE COMBUSTIVEIS COSTA MARQUES LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M A CAVICHIOLI

Licença Ambiental Prévia (LP), Licença Ambiental Instalação (LI), Licença de Operação (LO) e Termo de Outorga para Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELIEZER ELLER TEIXEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Iluminação do Viaduto da Campos Sales é restabelecida após furto de cabos

Mais de 14 postes foram reativados e cerca de 300 metros de rede recuperados em Porto Velho.
L
Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês

Unidade móvel já realizou 775 cirurgias de catarata e mais de 1.400 consultas no Parque da Cidade, na capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.