QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio

Organização de direitos humanos publicou relatório de 300 páginas

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio
REUTERS/MOHAMMED SALEM/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Uma das principais organizações de direitos humanos do mundo, a Anistia Internacional, publicou nesta quinta-feira (5) um longo relatório de quase 300 páginas classificando como genocídio as ações de Israel na Faixa de Gaza. Acusado desse crime na Corte Internacional de Justiça (CIJ), por processo movido pela África do Sul, o governo de Tel-Aviv nega as acusações.

Para a Anistia Internacional, o bloqueio de ajuda humanitária, os massacres de grande número de civis e a destruição da maior parte da infraestrutura do enclave palestino, incluindo hospitais, escolas e mesquitas, além das prisões e torturas relatadas, demonstram que há uma intenção deliberada do governo de Israel de praticar genocídio.

Genocídio é o crime de destruir, total ou parcialmente, um grupo de pessoas por sua nacionalidade, etnia, raça ou religião.

“Muitos dos atos ilegais de Israel são, por definição, intencionais, inclusive a detenção arbitrária e ilegal e a tortura. Da mesma forma, a negação e a restrição de ajuda humanitária por parte de Israel foram medidas precisas e deliberadas, sem nenhuma indicação de irresponsabilidade. Ver seus alvos como subumanos é uma característica consistente do genocídio”, afirma o documento.

A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, ressalta que o estudo revela que Israel agiu com “incontestável” intenção de destruir os palestinos de Gaza.

“Dentre os atos praticados estão assassinatos, causar sérios danos físicos ou mentais em membros do grupo e a imposição de condições de vida calculadas para provocar sua destruição em Gaza. As denúncias que a Anistia Internacional documentou devem servir de motivação para que a comunidade internacional exija o fim do genocídio”, afirmou a diretora da Anistia no Brasil.

Relatório

O relatório examina os atos de Israel entre 7 de outubro de 2023 e o início de julho de 2024. A organização entrevistou 212 pessoas, incluindo vítimas e testemunhas palestinas, autoridades locais de Gaza e profissionais de saúde e humanitários.

“Além de trabalho de campo, o relatório analisa uma ampla gama de evidências visuais e digitais, incluindo imagens de satélite. A Anistia Internacional revisou ainda declarações de altos funcionários militares e do governo israelense e de órgãos oficiais do país e a forma como elas impactaram diretamente violações ocorridas em Gaza”, informou a organização.

Subumano

A Anistia colheu informações com Mohammed, de 42 anos de idade, e pai de três filhos. “Aqui em Deir al-Balah é como um apocalipse. Não há espaço para você armar uma barraca; você tem que montá-la perto da costa. Você tem que proteger seus filhos de insetos, do calor, e não há água limpa, nem banheiros, tudo isso enquanto o bombardeio nunca para. Você se sente subumano aqui”, relatou o palestino deslocado de Rafah, ao sul de Gaza.

A Anistia Internacional enfatiza que a dimensão e a velocidade dos danos e da destruição de residências e da infraestrutura em todos os setores da economia de Gaza não encontra precedente em nenhum outro conflito no século 21.

“Cerca de 62% de todas as residências em Gaza foram danificadas ou destruídas até janeiro de 2024, afetando aproximadamente 1,08 milhão de pessoas”, denuncia o documento, acrescentando que existe, em média, um prédio danificado ou destruído a cada 17 metros em Gaza.

A organização pondera que não há justificativa para esse nível de destruição e morte provocada em Gaza e que as razões apresentadas por Israel, de que apenas estão combatendo o Hamas, não são suficientes para fundamentar as ações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“A presença de combatentes do Hamas perto ou dentro de uma área densamente povoada não isenta Israel das suas obrigações de tomar todas as precauções possíveis para poupar os civis e evitar ataques indiscriminados ou desproporcionais. O relatório coloca de forma patente e comprovada que Israel não tomou nenhuma das medidas de mitigação necessárias, o que reforça a sua intenção de genocídio”, diz a organização.

Israel

Ao se defender da acusação de genocídio em Haia, os representantes de Israel afirmaram que há uma “distorção da realidade” por aqueles que os acusam da prática de genocídio em Gaza.

Para o advogado de Israel Tal Becker, a denúncia é “uma difamação destinada a negar a Israel o direito de defender-se, de acordo com a lei, do ataque terrorista sem precedentes que continua a enfrentar e libertar os 136 reféns que o Hamas ainda mantém”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Bombardeios na nova fase do conflito no Oriente Médio deixam dezenas de profissionais mortos e forçam o fechamento de hospitais; Anistia Internacional e OMS alertam para violações do direito humanitário.
L
Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Tragédia com o Hércules C-130 em Puerto Leguízamo deixa quatro desaparecidos; aeronave transportava 128 pessoas e pegou fogo após bater em árvore durante a decolagem.
L
Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Aeronave Hércules C-130 caiu com 121 pessoas a bordo após decolagem na região amazônica; acidente é o mais grave da história recente da aviação militar do país.
L
Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Ataque ocorre nesta terça-feira (24) em resposta às falas do presidente dos EUA sobre controle do Estreito de Ormuz; sirenes de alerta foram acionadas em Tel Aviv.
L
Papa Leão XIV classifica guerra no Oriente Médio como "escândalo para a humanidade"

Papa Leão XIV classifica guerra no Oriente Médio como “escândalo para a humanidade”

Primeiro pontífice norte-americano renova apelo por cessar-fogo imediato; oração do Angelus na Praça de São Pedro é marcada por tom de consternação e apelo à paz global.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de Oropouche atingem 2% da população brasileira sob forte subnotificação

Casos de Oropouche atingem 2% da população brasileira sob forte subnotificação

Estudo aponta que, para cada registro oficial, existem até 200 episódios reais da doença; vírus transmitido pelo maruim se espalha de Manaus para o Sudeste e desafia sistemas de saúde.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de quarta-feira (25): cautela e foco nas decisões

Previsões do horóscopo para 25 de março de 2026 indicam um dia de atenção, planejamento e responsabilidade nas escolhas.
L

Porto Velho tem mais de 26 mil imóveis em áreas de risco, aponta estudo

Levantamento do Serviço Geológico do Brasil aponta 69 áreas de risco em Porto Velho, com mais de 26 mil domicílios vulneráveis a inundações, erosões e deslizamentos
L

Única Talks: Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa é o entrevistado de terça-feira

No programa desta terça-feira, às 18h, o Única Talks recebe o juiz de Direito Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, para uma conversa sobre Justiça, atuação no Judiciário e os desafios do sistema jurídico.
L
Lula sanciona Lei Antifacção com foco em "magnatas do crime"

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em “magnatas do crime”

Nova legislação endurece penas, restringe benefícios penais para lideranças e corta o auxílio-reclusão para dependentes de membros de facções; texto busca atingir o patrimônio de chefes que vivem em luxo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Instalação de lombada na RO-408 é solicitada para reforçar segurança de moradores

Indicação parlamentar de Alex Redano requer redutores de velocidade no trecho entre Vila União e Campo Novo para prevenir acidentes graves
L

Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina

Recurso de emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garantirá nova Unidade Básica de Saúde para fortalecer o atendimento em Ji-Paraná
L

Alex Redano solicita manutenção urgente em ponte da RO-257 para garantir segurança

Indicação parlamentar do deputado Alex Redano requer reparos estruturais e sinalização na ponte sobre o Rio São João para evitar acidentes
L

Projeto de Cláudia de Jesus propõe combate à violência contra a mulher nas escolas de RO

Proposta legislativa da deputada Cláudia de Jesus prevê a inclusão de temas sobre igualdade de gênero e prevenção à violência no currículo da educação básica
L
Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Decisão do ministro do STF estabelece prazo de 90 dias após alta médica para recuperação de broncopneumonia; ex-presidente voltará a utilizar tornozeleira eletrônica e terá vigilância policial na residência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Mulher de 38 anos, conhecida como “Lane”, foi presa em Candeias do Jamari com cerca de 100 porções de drogas; câmeras de monitoramento e máquina de cartão foram apreendidas no local.
12
Mulher sofre ataque a facadas no Triângulo

Mulher sofre ataque a facadas no Triângulo

Vítima de 33 anos foi encontrada com múltiplos ferimentos no pescoço, abdômen e costas; Polícia Militar isolou a área após encontrar rastro de sangue em residência no centro de Porto Velho.
16
Equipe do sgt Machado prende vulgo “Lane do CV” com drogas em boca de fumo

Equipe do sgt Machado prende vulgo “Lane do CV” com drogas em boca de fumo

Polícia apreendeu drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico.
10
Colisão entre caminhonete oficial e Uno deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão entre caminhonete oficial e Uno deixa mulher ferida em Porto Velho

Mulher foi socorrida pelo SAMU após colisão no Centro.
12
Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com porta de Fiat Strada na Avenida Rio de Janeiro; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ata do Copom interrompe sinalização de novos cortes na taxa Selic

Ata do Copom interrompe sinalização de novos cortes na taxa Selic

Banco Central cita incertezas com guerra no Oriente Médio e política fiscal para adotar cautela; após redução para 14,75%, colegiado afirma que próximos passos dependem da evolução dos preços.
L
Criança alfabetizada relata a Lula abertura de um mundo mágico

Criança alfabetizada relata a Lula abertura de um mundo mágico

Aluna de Araguatins (TO) lê carta em evento em Brasília celebrando 66% de alfabetização na idade certa no Brasil; escola São Vicente Ferrer recebe selo de compromisso.
L
Governo amplia proteção ambiental no Cerrado e Pantanal em 148 mil hectares

Governo amplia proteção ambiental no Cerrado e Pantanal em 148 mil hectares

Novas medidas incluem a criação de reserva em Minas Gerais e a expansão de unidades no Mato Grosso; anúncio foi feito pelo presidente Lula durante a COP15 em Campo Grande.
L
Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Em 2025, 66% das crianças brasileiras aprenderam a ler e escrever no prazo adequado; organizações reforçam necessidade de combater desigualdades regionais.
L
Determinação feminina rompe barreiras históricas no futebol brasileiro

Determinação feminina rompe barreiras históricas no futebol brasileiro

No Mês da Mulher, atletas e comunicadoras relatam desafios para ocupar espaços no esporte; Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027.
L
Mercado fonográfico brasileiro cresce 14% e atinge R$ 3,9 bilhões

Mercado fonográfico brasileiro cresce 14% e atinge R$ 3,9 bilhões

Brasil sobe para a 8ª posição entre os maiores mercados de música do mundo em 2025; streaming lidera arrecadação, enquanto venda de vinis apresenta alta de 25%.
L
Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Pai e esposo presente, dedicado profundamente à família, viveu com amor e cuidado voltados à sua esposa e filhas, sendo exemplo de caráter e responsabilidade.
L

Nariz entupido na criança: quando é só resfriado e quando é sinal de alerta?

Congestão persistente pode afetar sono, aprendizado e até o desenvolvimento facial; médico orienta quando investigar
L
Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Unidade focada em direito ambiental foi anunciada durante a COP15 em Campo Grande; medida visa agilizar processos e garantir a proteção técnica de espécies migratórias e biomas do MS.
L
Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Cobertura vacinal entre meninas chega a 82%, mas modelo de rastreamento falho na América Latina desafia a meta de erradicação do câncer de colo do útero até 2030.
L