QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio

Organização de direitos humanos publicou relatório de 300 páginas

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio
REUTERS/MOHAMMED SALEM/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Uma das principais organizações de direitos humanos do mundo, a Anistia Internacional, publicou nesta quinta-feira (5) um longo relatório de quase 300 páginas classificando como genocídio as ações de Israel na Faixa de Gaza. Acusado desse crime na Corte Internacional de Justiça (CIJ), por processo movido pela África do Sul, o governo de Tel-Aviv nega as acusações.

Para a Anistia Internacional, o bloqueio de ajuda humanitária, os massacres de grande número de civis e a destruição da maior parte da infraestrutura do enclave palestino, incluindo hospitais, escolas e mesquitas, além das prisões e torturas relatadas, demonstram que há uma intenção deliberada do governo de Israel de praticar genocídio.

Genocídio é o crime de destruir, total ou parcialmente, um grupo de pessoas por sua nacionalidade, etnia, raça ou religião.

“Muitos dos atos ilegais de Israel são, por definição, intencionais, inclusive a detenção arbitrária e ilegal e a tortura. Da mesma forma, a negação e a restrição de ajuda humanitária por parte de Israel foram medidas precisas e deliberadas, sem nenhuma indicação de irresponsabilidade. Ver seus alvos como subumanos é uma característica consistente do genocídio”, afirma o documento.

A diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, ressalta que o estudo revela que Israel agiu com “incontestável” intenção de destruir os palestinos de Gaza.

“Dentre os atos praticados estão assassinatos, causar sérios danos físicos ou mentais em membros do grupo e a imposição de condições de vida calculadas para provocar sua destruição em Gaza. As denúncias que a Anistia Internacional documentou devem servir de motivação para que a comunidade internacional exija o fim do genocídio”, afirmou a diretora da Anistia no Brasil.

Relatório

O relatório examina os atos de Israel entre 7 de outubro de 2023 e o início de julho de 2024. A organização entrevistou 212 pessoas, incluindo vítimas e testemunhas palestinas, autoridades locais de Gaza e profissionais de saúde e humanitários.

“Além de trabalho de campo, o relatório analisa uma ampla gama de evidências visuais e digitais, incluindo imagens de satélite. A Anistia Internacional revisou ainda declarações de altos funcionários militares e do governo israelense e de órgãos oficiais do país e a forma como elas impactaram diretamente violações ocorridas em Gaza”, informou a organização.

Subumano

A Anistia colheu informações com Mohammed, de 42 anos de idade, e pai de três filhos. “Aqui em Deir al-Balah é como um apocalipse. Não há espaço para você armar uma barraca; você tem que montá-la perto da costa. Você tem que proteger seus filhos de insetos, do calor, e não há água limpa, nem banheiros, tudo isso enquanto o bombardeio nunca para. Você se sente subumano aqui”, relatou o palestino deslocado de Rafah, ao sul de Gaza.

A Anistia Internacional enfatiza que a dimensão e a velocidade dos danos e da destruição de residências e da infraestrutura em todos os setores da economia de Gaza não encontra precedente em nenhum outro conflito no século 21.

“Cerca de 62% de todas as residências em Gaza foram danificadas ou destruídas até janeiro de 2024, afetando aproximadamente 1,08 milhão de pessoas”, denuncia o documento, acrescentando que existe, em média, um prédio danificado ou destruído a cada 17 metros em Gaza.

A organização pondera que não há justificativa para esse nível de destruição e morte provocada em Gaza e que as razões apresentadas por Israel, de que apenas estão combatendo o Hamas, não são suficientes para fundamentar as ações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“A presença de combatentes do Hamas perto ou dentro de uma área densamente povoada não isenta Israel das suas obrigações de tomar todas as precauções possíveis para poupar os civis e evitar ataques indiscriminados ou desproporcionais. O relatório coloca de forma patente e comprovada que Israel não tomou nenhuma das medidas de mitigação necessárias, o que reforça a sua intenção de genocídio”, diz a organização.

Israel

Ao se defender da acusação de genocídio em Haia, os representantes de Israel afirmaram que há uma “distorção da realidade” por aqueles que os acusam da prática de genocídio em Gaza.

Para o advogado de Israel Tal Becker, a denúncia é “uma difamação destinada a negar a Israel o direito de defender-se, de acordo com a lei, do ataque terrorista sem precedentes que continua a enfrentar e libertar os 136 reféns que o Hamas ainda mantém”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

A União Europeia (UE) concordou em estabelecer a meta climática de reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em relação aos níveis de 1990, utilizando créditos de carbono estrangeiros para cobrir parte dos cortes.
L
Grande parte dos americanos se opõe a ataques a barcos na Venezuela

Grande parte dos americanos se opõe a ataques a barcos na Venezuela

Pesquisa Reuters/Ipsos mostra que 48% dos entrevistados se opõem à campanha militar dos EUA de ataques a embarcações suspeitas de transportar drogas no Caribe e no Pacífico, perto da Venezuela.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia esclarece: Não houve aumento de ICMS em produtos essenciais

Governo de Rondônia esclarece: Não houve aumento de ICMS em produtos essenciais

Nota de esclarecimento do governo nega que a Lei nº 6.287/2025 tenha ampliado o ICMS para celulares, veículos ou eletrodomésticos, mantendo o adicional apenas para itens supérfluos.
L
Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgias

Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgias

Advogados de Bolsonaro solicitam a Alexandre de Moraes, do STF, permissão para o ex-presidente realizar cirurgias devido à piora de seu estado de saúde; defesa volta a pedir prisão domiciliar.
L
Câmara notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato por faltas

Câmara notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato por faltas

Presidente da Câmara, Hugo Motta, notificou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre risco de perda do mandato; deputado não comparece às sessões desde julho e alega perseguição política.
L
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Suspensão de benefícios vitalícios de Bolsonaro foi determinada pela Justiça Federal de Minas Gerais; ex-presidente estava preso e tinha direito a assessores e carros oficiais.
L
Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Projeto Antifacção foi aprovado por unanimidade no Senado, que aumenta penas para grupos criminosos e endurece progressão de regime; texto retorna à Câmara para análise.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele acompanha limpeza na Estrada dos Periquitos após pedido

Vereador Márcio Pacele acompanha limpeza na Estrada dos Periquitos após pedido

Limpeza e manutenção na Estrada dos Periquitos, via importante para moradores de Porto Velho, foram realizadas após pedido de providência do gabinete do vereador Márcio Pacele.
L
Plenário da Câmara deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça

Plenário da Câmara deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça

Votação da PEC da Segurança Pública (PEC-18) está agendada para terça-feira (16); proposta inclui referendo sobre maioridade penal e visa ampliar poderes da Polícia Federal.
L

Facer desmente fake news sobre aumento do ICMS em Rondônia

Entidade reforça que Lei nº 6.287/2025 não amplia tributação e mantém adicional apenas para produtos supérfluos.
L
Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Suspensão de Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovada por 318 votos a favor, evitando que o deputado perdesse o mandato e ficasse inelegível; punição se deve à agressão a integrante do MBL.
L
Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Afastado da presidência da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar solicitou licença por 10 dias, um dia após ministro Alexandre de Moraes autorizar sua soltura com restrições.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Delegacia de Homicídios de Ariquemes realizou buscas nesta terça-feira (10) para coletar provas sobre tentativa de homicídio ocorrida na Prainha do Mutirão.
10
Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Adolescente grávida foi ferida acidentalmente enquanto o marido fumava narguilé com amigos no distrito de União Bandeirantes; PM busca suspeitos e revólver.
16
Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Casal ferido em acidente de trânsito ocorreu na noite de quarta-feira (10) no cruzamento da Rua dos Andrades com a Petrolina, bairro Mariana.
14
Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

A vítima foi socorrida consciente, mas bastante debilitada devido ao sangramento.
12
Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

O prejuízo estimado foi de R$ 2.600, além de itens levados por outras suspeitas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab projeta produção brasileira de grãos em 354,4 milhões de toneladas na safra 2025/26

Produção de grãos na safra 2025/26 deve registrar ligeiro aumento de 0,6%, totalizando 354,4 milhões de toneladas; resultado é impulsionado por maior área plantada, chegando a 84,2 milhões de hectares.
L
MPRO recebe Selo Ouro de "Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio" em cerimônia do CNMP em Brasília

MPRO recebe Selo Ouro de “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio” em cerimônia do CNMP em Brasília

Ministério Público de Rondônia (MPRO) foi agraciado com o Selo Ouro do CNMP em cerimônia em Brasília, reconhecendo o trabalho na capacitação, monitoramento de medidas protetivas e prevenção à violência contra a mulher.
L

Como ganhar dinheiro com POD online: estratégias práticas

O POD funciona como uma ponte entre criatividade e oportunidade — e, com validações simples, essa ponte fica muito mais segura e lucrativa.
L
Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 2 e segue o calendário do Bolsa Família; programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Sorteio da Mega-Sena nesta quinta-feira (11) vale R$ 38 milhões, valor acumulado por ser um concurso com final zero; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Pagamento do Bolsa Família para NIS final 2 ocorre nesta quinta-feira (11); com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 691,37 em dezembro.
L
Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Rejeição de cassação de Carla Zambelli (PL-SP) pela Câmara necessitava de 257 votos; resultado de 227 a favor do fim do mandato arquivará a representação da Mesa Diretora.
L

Bolsa Família beneficia mais de 127 mil famílias em Rondônia a partir desta quarta (10)

Valor médio do Bolsa Família em Rondônia é de R$ 721,67; investimento federal para os 52 municípios supera R$ 86,8 milhões neste mês.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.