QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Israel reivindica morte de comandante do Hezbollah no sul do Líbano

Em nota, Exército diz que "atacou e eliminou Abu Ali Rida".

Por Cristina Sambado / RTP - 30

Publicado em 

Foto: Reuters / Aziz Taher

O Exército israelense anunciou nesta segunda-feira (4) que “eliminou” um comandante local do Hezbollah no sul do Líbano, onde continua com a campanha de intensos bombardeios e incursões terrestres contra o movimento islâmico libanês.

O Exército “atacou e eliminou Abu Ali Rida, o comandante da região de Baraachit, no sul do Líbano”, declarou em comunicado publicado na rede social X.

Abu Ali Rida “era responsável pelo planejamento e execução de ataques com foguetes e mísseis antitanque contra as tropas israelenses e pela supervisão das atividades terroristas do Hezbollah na região”, esclareceu o Exército.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) acrescentam que continuam a fazer ataques limitados, localizados e direcionados no sul do Líbano, desmantelando infraestruturas terroristas, localizando armas e eliminando terroristas. Nas últimas semanas, o Exército de Israel matou vários chefes militares e altos funcionários do grupo pró-iraniano, incluindo o seu líder, Hassan Nasrallah, em 27 de setembro, num grande ataque à sua sede em Beirute.

Enormes faixas da população libanesa foram deslocadas de suas casas devido à ação militar de Israel contra o Hezbollah. Segundo as autoridades libanesas, mais de 2.800 pessoas foram mortas no Líbano por ataques israelenses.

Os meios de comunicação social israelenses revelam que cerca de 50 foguetes foram disparados contra Israel a partir do Líbano nesta segunda-feira. Vinte tiveram como alvo a Galileia Ocidental e 30 a Alta Galileia.

Israel afirma que pretende neutralizar o Hezbollah no sul do Líbano para permitir o regresso de cerca de 60 mil habitantes do norte do território, deslocados pelos incessantes disparos de foguetes desde o início da guerra em Gaza.

A guerra que ocorre na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023 estendeu-se ao Líbano, onde Israel faz ataques aéreos maciços contra o Hezbollah, aliado do Hamas palestino, desde 23 de setembro, acompanhados de uma ofensiva terrestre no sul desde 30 de setembro.

No Líbano, pelo menos 1.940 pessoas foram mortas desde 23 de setembro, de acordo com uma contagem da Agência France Press baseada em dados oficiais.

No norte de Israel, pelo menos 72 pessoas foram mortas por disparos de foguetes desde 7 de outubro de 2023 e cerca de 38 soldados israelenses foram mortos no sul do Líbano desde o início da ofensiva terrestre em 30 de setembro, também de acordo com contagem da AFP baseada em dados oficiais.

Irã

O Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros denunciou nesta segunda-feira a “presença desestabilizadora” dos Estados Unidos no Oriente Médio, depois de Washington ter anunciado o envio de bombardeiros estratégicos B-52 para a região para defender Israel, o inimigo declarado da República Islâmica.

“Sempre considerámos que a presença americana na região é desestabilizadora”, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Esmaïl Baghaï, na sua conferência de imprensa semanal.No sábado, o Pentágono anunciou a chegada de caças B-52 americanos ao Médio Oriente, um dia depois de ter anunciado novos destacamentos militares para “defender Israel”, um aliado próximo dos Estados Unidos, e para avisar o Irão.

“O aumento da presença (americana) irá criar mais tensão e não irá certamente afetar a nossa determinação em nos defendermos”, acrescentou Baghai, em resposta a uma pergunta sobre a chegada dos bombardeiros americanos.

A 26 de outubro, aviões de guerra israelitas realizaram ataques a instalações militares no Irão, em represália pelos ataques com mísseis iranianos contra Israel em 1 de outubro. O Irão comunicou “danos limitados” e a morte de quatro soldados e um civil.

O Irão apresentou o seu ataque de 1 de outubro como uma resposta ao assassinato de dirigentes dos movimentos islamitas Hezbollah, no Líbano, e Hamas, no território palestiniano da Faixa de Gaza.

Israel advertiu o Irão contra a retaliação ao seu ataque, enquanto Teerão prometeu responder.

A troca de ameaças entre o Irão e Israel ocorre numa altura em que o exército israelita está em guerra contra o Hezbollah no Líbano e o Hamas na Faixa de Gaza, dois movimentos aliados do Irão.

O presidente iraniano Massoud Pezeshkian afirmou no domingo que um eventual cessar-fogo entre os aliados de Teerão e Israel poderia influenciar a resposta do seu país aos ataques israelitas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Espanha realiza transplante de face com doadora de morte assistida

Espanha realiza transplante de face com doadora de morte assistida

O procedimento inédito no mundo ocorreu em Barcelona, onde uma mulher que optou pela eutanásia doou o tecido facial para salvar uma paciente vítima de grave infecção.
L
Espanha proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Espanha proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que as plataformas digitais deverão adotar sistemas rigorosos de verificação de idade para combater o discurso de ódio e a pornografia.
L
Fortes nevascas no Japão causam a morte de 30 pessoas

Fortes nevascas no Japão causam a morte de 30 pessoas

O arquipélago enfrenta um inverno rigoroso com acumulados de neve que atingem 4,5 metros, mobilizando o exército e gerando alerta de emergência do governo japonês.
L
Casal Clinton decide depor em investigação sobre Jeffrey Epstein

Casal Clinton decide depor em investigação sobre Jeffrey Epstein

Bill e Hillary Clinton aceitam testemunhar após pressão do Congresso dos EUA e ameaças de acusação por desacato que poderiam resultar em processos criminais.
L
Governo interino da Venezuela amplia diálogo diplomático com os EUA

Governo interino da Venezuela amplia diálogo diplomático com os EUA

Delcy Rodríguez recebeu a diplomata Laura Dogu em Caracas para discutir interesses bilaterais e consolidar a retomada gradual das relações entre Venezuela e Estados Unidos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Chuvas contínuas por várias horas elevam o risco de alagamentos e vêm acompanhadas de descargas elétricas na capital.
L

Agenda News Folia 2026: Dona Chica celebra 20 anos do Bloco Até Que a Noite Vire Dia

A convidada do programa é Dona Chica, figura emblemática do bloco, que representa não apenas a memória viva da agremiação.
L
Nova lei de licenciamento ambiental entra em vigor e enfrenta questionamentos no STF

Nova lei de licenciamento ambiental entra em vigor e enfrenta questionamentos no STF

Lei Geral do Licenciamento Ambiental (15.190/2025) começa a valer e enfrenta três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionam flexibilizações e riscos a direitos indígenas e ambientais
L

Momento Empresarial: Jayme Silva apresenta a evolução da We Care Saúde Integrada

A partir dessa reflexão surgiu a We Care, expressão que traduz o conceito “nós cuidamos, nós nos importamos”
L
Três Poderes lançam pacto nacional para combater feminicídio

Três Poderes lançam pacto nacional para combater feminicídio

Governo, Congresso e Judiciário se unem para acelerar proteção a mulheres, responsabilizar agressores e enfrentar violência estrutural no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
L
Bagattoli cobra tramitação imediata da PEC da Transposição na Câmara

Bagattoli cobra tramitação imediata da PEC da Transposição na Câmara

Senador pediu despacho da PEC 47/2023 à CCJ e instalação de comissão especial para acelerar votação no plenário e beneficiar servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L
Senado aprova MP do Gás do Povo e benefício vai a sanção

Senado aprova MP do Gás do Povo e benefício vai a sanção

Programa prevê recarga gratuita de botijão de gás para 15 milhões de famílias de baixa renda em todo o país.
L
MPRO recomenda ao DER mais controle no uso de maquinário estadual

MPRO recomenda ao DER mais controle no uso de maquinário estadual

O Ministério Público de Rondônia orientou o DER a adotar regras mais rígidas para evitar uso irregular de equipamentos em áreas municipais, garantindo transparência e segurança jurídica.
L
Oposição protocola CPMI do Banco Master na Câmara; Coronel Chrisóstomo participa do ato

Oposição protocola CPMI do Banco Master na Câmara; Coronel Chrisóstomo participa do ato

Pedido foi protocolado nesta terça-feira (3) e busca investigar possíveis irregularidades envolvendo o Banco
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho entrega kits escolares completos a alunos da rede municipal

Porto Velho entrega kits escolares completos a alunos da rede municipal

Distribuição gratuita inclui materiais didáticos, mochila, tênis e uniforme, garantindo igualdade de condições para estudantes da zona urbana e rural.
L
Mutirão garante manutenção planejada nos cemitérios municipais de Porto Velho

Mutirão garante manutenção planejada nos cemitérios municipais de Porto Velho

Ação da Seinfra prevê três limpezas completas por ano em todos os cemitérios, reforçando organização, conservação e respeito aos espaços públicos.
L

Requerimento de Outorga: MARIO JOSE MILANI E SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Coluna Espaço Aberto – A vida é única e um segundo basta para mudar tudo

Coluna Espaço Aberto – A vida é única e um segundo basta para mudar tudo

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Veículo havia sido comprado há quatro meses para deslocamento ao trabalho; após barulho durante a madrugada, dona encontrou apenas peças espalhadas e registrou pedido de ajuda.
10
Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Homem capturado em ação conjunta das polícias é apontado como participante de ataque a facadas durante festa, que matou um jovem e deixou outro ferido no bairro Ipê.
14
Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Ação da Polícia Militar interrompeu um tribunal do crime em Campos de Júlio e resgatou vítima que seria decapitada durante chamada de vídeo pelo WhatsApp.
16
Manutenção de pneus ganha relevância com a retomada das atividades escolares

Manutenção de pneus ganha relevância com a retomada das atividades escolares

Consultor da Pirelli orienta motoristas sobre práticas preventivas no transporte diário de alunos
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra índice alarmante de desaparecimentos e casos seguem sem solução

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra índice alarmante de desaparecimentos e casos seguem sem solução

O desaparecimento de pessoas em Rondônia segue sendo um problema grave e recorrente. Nesta semana, mais uma criança sumiu em Porto Velho e, infelizmente, foi encontrada sem vida, em um caso de afogamento que reacendeu o alerta sobre a frequência com que moradores desaparecem no estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.