QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Dia Mundial da Alimentação: ONU destaca conexão entre conflitos e fome

Fome aguda afetou cerca de 135 milhões de pessoas em zonas de conflito

Por LETYCIA BOND - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

ONU pedirá a Israel fim da presença ilegal nos territórios palestinos
REUTERS/Denis Balibouse

Cerca de 733 milhões de pessoas passam fome em todo o globo. Por trás desse cenário, a principal causa são os conflitos, que praticamente se igualam aos choques climáticos e às desigualdades e retrações econômicas, conforme observa a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nesta quarta-feira (16), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

Para dar visibilidade à luta pela garantia desse direito básico, que deveria se estender a todos, a FAO aproveita a data para lançar uma campanha, que, este ano, adotou como tema “Direito aos Alimentos, para uma vida e um futuro melhores”. A agência da ONU une-se, para dar seguimento à iniciativa, ao Programa Mundial de Alimentos (WFP), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), todos atuantes no Brasil para apoiar o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.

Um contingente de aproximadamente 135 milhões de pessoas em 20 países que viveram na condição de fome aguda em 2023 foi afetado pelos conflitos. No mesmo relatório em que enfatiza esse dado, o da campanha deste ano, a FAO ressalta que “a paz é um pré-requisito para a segurança alimentar” e que os conflitos afetam não somente a segurança, mas também a integridade física das pessoas. Outro efeito colateral dos embates é a destruição de áreas de cultivo de alimentos, algo que pode acarretar o deslocamento forçado das populações, pela falta de comida disponível.

“De acordo com o último Relatório Global sobre Crises Alimentares, mais de 280 milhões de pessoas registraram níveis elevados de insegurança alimentar aguda em 2023 ‒ e muitas das crises que causaram fome no ano transato continuam em 2024. Em termos simples, centenas de milhões de pessoas não têm o suficiente para comer e estão presas em situações que os seus corpos não conseguem suportar durante muito tempo. Os alimentos que ingerem podem não ser seguros e deixá-las doentes, podem ter de saltar refeições, de reduzir o tamanho das porções e, muitas vezes, não sabem sequer de onde virá a próxima refeição nem quando”, diz parte do relatório, que cita o Sudão e a Faixa de Gaza.

Em entrevista à Agência Brasil, o representante da FAO no país, Jorge Meza, pontuou as consequências da violência. “Zonas de guerra exemplificam essa tragédia, onde a destruição de terras agrícolas e o deslocamento forçado de populações agravam drasticamente a insegurança alimentar. Nessas áreas, a produção de alimentos é interrompida, e o acesso à ajuda humanitária é severamente limitado, exacerbando a fome e a subnutrição. Além disso, a cooperação e o financiamento internacionais insuficientes dificultam uma resposta eficaz, prolongando o sofrimento de milhões de pessoas afetadas por essas crises”, afirmou.

Em outro trecho, o documento ressalta a ligação entre o modo como se governa e a paz. “A paz, por sua vez, não é sustentável quando as pessoas passam fome. É por esse motivo que os governos e a comunidade internacional têm de adotar uma abordagem transformativa que combine intervenções de emergência com esforços mais alargados de prevenção de crises, construção da paz e ações de desenvolvimento que tornem a vida e os meios de subsistência das pessoas mais resilientes a choques futuros.”

Outros aspectos abordados pela FAO ampliam o debate sobre a fome. Sabe-se, por exemplo, que, todos os anos 600 milhões de pessoas adoecem e 420 mil morrem devido à ingestão de alimentos contaminados. Além disso, cerca de 22,3% das crianças de idade inferior a cinco anos são demasiado baixas para a sua idade e 6,8% são demasiado magras para a sua altura.

As crianças não são o único grupo populacional suscetível. As mulheres têm 1,3% mais chance de sofrer de insegurança alimentar moderada ou grave do que os homens.

Ainda de acordo com o relatório produzido pela FAO, 13% dos alimentos em todo o mundo são perdidos durante a colheita e o transporte e 19% são desperdiçados na fase de venda a retalho e de consumo.

Jorge Meza comentou, ainda, as limitações relativas ao cultivo que privilegia determinadas culturas. “Apenas nove espécies de plantas são responsáveis por 66% da produção agrícola global, o que reflete uma preocupante concentração de alimentos cultivados em poucas espécies. Embora ao longo da história cerca de 6 mil espécies tenham sido usadas para alimentação, essa limitação na variedade impacta diretamente na resiliência dos sistemas agroalimentares”, disse.

“A dependência de poucas culturas, como arroz, trigo e milho, aumenta a eficiência e reduz custos a curto prazo, mas enfraquece a capacidade das comunidades de enfrentar choques climáticos e outras crises. Promover a biodiversidade agrícola é essencial para garantir sistemas agroalimentares mais robustos, capazes de fornecer alimentos nutritivos e diversos em face de desafios globais.”

Concurso

Para celebrar a data, a FAO lançou o Concurso de Cartazes do Dia Mundial da Alimentação voltado a crianças e jovens de todo o mundo. Para participar é preciso ter entre 5 e 19 anos de idade e enviar cartazes representando a importância de alimentos diversificados, nutritivos, seguros e acessíveis. O formulário de inscrição está disponível aqui

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Trump demonstra otimismo após conversa por telefone com Lula

Presidente americano afirma que “muita coisa boa” resultará da parceria com o Brasil; Donald Trump e Lula debateram sobre sanções e comércio.
L
Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Trump suspende imigração de 19 países após ataque em Washington

Restrições de visto e suspensão de pedidos de green card afetam 19 nações, com foco no controle migratório após tiroteio que envolveu afegão.
L
Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Trump perdoa ex-presidente hondurenho condenado por tráfico de drogas

Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos por facilitar o envio de cocaína aos EUA, foi libertado após perdão de Donald Trump, que alega perseguição política.
L
Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

Mortes em enchentes e deslizamentos na Indonésia chegam a 708

O número de vítimas em Sumatra subiu nesta terça-feira, 02 de dezembro, enquanto autoridades e equipes de resgate correm para restabelecer a infraestrutura e levar ajuda humanitária. O alto número de mortes na Indonésia por desastres naturais é associado ao desmatamento.
L
Republicanos se juntam a democratas e pedem respostas sobre ataques na costa da Venezuela

Republicanos se juntam a democratas e pedem respostas sobre ataques na costa da Venezuela

Parlamentares expressaram preocupação com as ações militares dos Estados Unidos (EUA) e prometeram investigar os múltiplos ataques a um único barco. O pedido de republicanos sobre ataques na Venezuela ocorre após notícias de que o segundo ataque pode ter violado a lei.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação, garantindo imunidade tributária para carros, caminhonetes e veículos mistos antigos.
L
Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Vara de Execuções Penais do DF calcula que o ex-presidente terá direito ao regime semiaberto em 2033; Jair Bolsonaro foi condenado por trama golpista.
L
MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

Ampliação da cobertura na educação básica para todos os territórios, avanço na alfabetização e acesso à internet são prioridades do Ministério da Educação.
L
Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

A medida estende até 2030 a isenção de taxas sobre estações de telecomunicações de aplicações de internet das coisas, e o texto segue para sanção presidencial.
L
Planalto rejeita texto que mantém escala 6x1 na Câmara

Planalto rejeita texto que mantém escala 6×1 na Câmara

Ministros defendem o fim da escala de trabalho e a redução da jornada para 40 horas semanais, priorizando a qualidade de vida do trabalhador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

MP do Licenciamento Ambiental Especial avança e destrava obras estratégicas, avalia Coronel Chrisóstomo

MP do Licenciamento Ambiental Especial avança e destrava obras estratégicas, avalia Coronel Chrisóstomo

Parlamentar destaca que nova regra pode acelerar pavimentação do trecho do meio da BR-319, aguardado há anos por Rondônia.
L
Substitutivo do PL Antifacção no Senado prevê R$ 30 bilhões anuais para combate ao crime

Substitutivo do PL Antifacção no Senado prevê R$ 30 bilhões anuais para combate ao crime

O parecer do senador Alessandro Vieira inclui a criação de um imposto sobre bets (apostas esportivas) para financiar o Fundo Nacional de Segurança Pública e equiparar milícias privadas a facções criminosas.
L
Gilmar Mendes decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF

Gilmar Mendes decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF

O decano do Supremo Tribunal Federal suspendeu trecho da Lei do Impeachment que permitia a “todo cidadão” denunciar ministros, limitando a prerrogativa ao chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR).
L
Deputada critica suspensão de indenizações aéreas e defende PL 539 como saída para crise no setor

Deputada critica suspensão de indenizações aéreas e defende PL 539 como saída para crise no setor

Decisão do STF preocupa Cristiane Lopes, que cobra proteção ao passageiro e reforça proposta de ampliar concorrência aérea na Amazônia Legal.
L
Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ambulância tipo C: deputada busca apoio da Sesau para reforçar atendimento.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colega de trabalho encontra mecânico de 69 anos morto dentro de casa em RO

Colega de trabalho encontra mecânico de 69 anos morto dentro de casa em RO

Américo Rodrigues de Souza foi encontrado no bairro Marcos Freire; a causa da morte é suspeita e será investigada por necropsia após provável queda e batida na cabeça.
18
Garota admite sexo e complica a vida de rapaz que havia acabado de sair da prisão em RO

Garota admite sexo e complica a vida de rapaz que havia acabado de sair da prisão em RO

Polícia Militar foi acionada por uma irmã da adolescente.
16
Entregador tem motocicleta de R$ 18 mil furtada na porta de casa em RO

Entregador tem motocicleta de R$ 18 mil furtada na porta de casa em RO

O crime ocorreu no bairro Marcos Freire, na tarde de hoje, e o veículo de trabalho do motoboy, com apenas quatro meses de uso, estava trancado.
14
Chacareira aciona a polícia e diz ter sido ameaçada por adolescente que atirava com o pai

Chacareira aciona a polícia e diz ter sido ameaçada por adolescente que atirava com o pai

Ocorrência em propriedade rural envolveu um homem de 48 anos e seu filho de 16 anos, que estavam atirando com uma espingarda, e vizinha foi conduzida à delegacia.
12
Cabeleireira de 39 anos é executada com vários tiros ao chegar em casa em RO

Cabeleireira de 39 anos é executada com vários tiros ao chegar em casa em RO

Joana Ataíde dos Santos, de 39 anos, foi atingida por diversos disparos no bairro Cidade Nova; a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES EMPREENDEDORES RURAIS SUSTENTAVEIS DA LINHA 5

Estrada Rural da LInha 5 – KM 13 – Gleba Jorge Teixeira – Distrito de União Bandeirantes – Porto Velho/RO
L

Requerimento da Outorga: ILDO GUBERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
MPRO registra alto índice de êxito em recursos nos Tribunais Superiores

MPRO registra alto índice de êxito em recursos nos Tribunais Superiores

MPRO mantém alto êxito em recursos no STJ e STF em 2025.
L
Cláudia de Jesus cobra implementação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Cláudia de Jesus cobra implementação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Requerimento pede plano de execução da lei que garante equipes multiprofissionais.
L
Estratégias educativas e reforço no combate marcam encerramento da Operação Verde Rondônia

Estratégias educativas e reforço no combate marcam encerramento da Operação Verde Rondônia

Estado registra maior redução de queimadas do país em 2025, segundo o Inpe.
L
Conab atualiza preços mínimos de extrativos para a safra 2026

Conab atualiza preços mínimos de extrativos para a safra 2026

Medida fixa valores de referência e reforça proteção à renda de extrativistas.
L
Enxame de abelhas africanas mata cão, ataca moradores e aterroriza em RO

Enxame de abelhas africanas mata cão, ataca moradores e aterroriza em RO

O Corpo de Bombeiros mobilizou apicultores para controlar as abelhas da espécie africana, que se alojaram em um sofá descartado em terreno baldio.
10
Polícia Federal deflagra Operação Rota Proibida contra rede de migração ilegal com ramificações internacionais

Polícia Federal deflagra Operação Rota Proibida contra rede de migração ilegal com ramificações internacionais

Mandados de busca e apreensão, apreensão de bens e suspensão de empresas são cumpridos em Rondônia, Pará e Minas Gerais contra o grupo que cobrava cerca de R$ 70 mil por pessoa para a entrada ilegal nos Estados Unidos.
10

Aposta inusitada na final da Libertadores vira febre e gera dúvidas após título do Flamengo

Torcedores de Palmeiras e Flamengo no Maranhão transformaram a rivalidade em uma aposta ousada, com vídeo que viralizou.
L

Veneno de escorpião amazônico pode ajudar a combater câncer de mama, aponta estudo brasileiro

Pesquisadores da USP identificaram no veneno do escorpião Brotheas amazonicus um peptídeo com ação semelhante à de um quimioterápico usado contra o câncer de mama, reforçando o potencial biotecnológico da espécie.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.