SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Anistia alerta para “repressão brutal” no Irã após grandes protestos

Organização lamenta falta de investigações criminais eficazes

Por Lusa* - 20

Publicado em 

Anistia alerta para "repressão brutal" no Irã após grandes protestos
WANA (West Asia News Agency) via REUTERS/Proibida repodução

A Anistia Internacional (AI) alertou nesta quarta-feira (11) para a continuação da “repressão brutal das autoridades” do Irã e da impunidade que as protege, dois anos após os grandes protestos para exigir igualdade de gênero e respeito aos direitos fundamentais.

“As pessoas no Irã continuam a sofrer as consequências devastadoras da repressão brutal das autoridades contra o protesto ‘Mulher, Vida e Liberdade’, num contexto de impunidade sistemática dos crimes cometidos ao abrigo do direito internacional”, acusa a AI em comunicado divulgado hoje para marcar o segundo aniversário das manifestações ocorridas entre setembro e dezembro de 2022.

Os protestos foram desencadeados pela morte, em 16 de setembro, de uma jovem curda de 22 anos, Mahsa Amini, detida três dias antes pela polícia dos costumes iraniana, por suposto uso indevido do véu islâmico.

Os protestos contra o uso da força no Irã foram dando lugar a manifestações de apoio às mulheres, cada vez maiores e em mais cidades, incluindo denúncias contra a atuação da Guarda Revolucionária, a força ideológica do regime de Teerã.

A repressão que se seguiu provocou a morte a mais de 400 pessoas e cerca de 17 mil foram detidas, gerando ampla condenação da comunidade internacional.

Dois anos depois, a Anistia lamenta que não tenham sido realizadas “investigações criminais eficazes, imparciais e independentes sobre as graves violações dos direitos humanos e os crimes de direito internacional”, que incluíram o uso de armas de fogo, espingardas de assalto, balas, gás lacrimogêneo e espancamentos com bastões.

“As autoridades têm procurado silenciar os familiares que procuram a verdade e a Justiça para as mortes ilegais dos seus entes queridos por meio de detenções arbitrárias, ações judiciais injustas, ameaças de morte e outras perseguições implacáveis”, declara a AI.

Além disso, diz a organização de direitos humanos sediada em Londres, as autoridades intensificaram os seus abusos e desencadearam “uma guerra contra as mulheres e as jovens” que desafiam “as leis draconianas sobre o uso obrigatório do véu”.

Em abril desde ano, destaca o comunicado, as autoridades iranianas lançaram nova campanha com o nome Plano Noor, que resultou num “aumento visível das patrulhas de segurança a pé, de moto, carro e viaturaas da polícia nos espaços públicos para impor o uso obrigatório do véu” e até perseguições perigosas, confisco de veículos, mais detenções e penas de flagelação ou equivalentes à tortura.

O comunicado mostra vários exemplos dessas práticas por parte das forças de segurança e alerta que o Parlamento iraniano se prepara para aprovar o “Projeto de Lei de Apoio à Cultura da Castidade e do Hijab”, com o objetivo de “legalizar o ataque intensificado às mulheres e jovens que desafiam o uso obrigatório do véu”.

Nesse período, desde os grandes protestos no Irã, a Anistia assinala também o reforço substancial do recurso à pena de morte para silenciar a dissidência, tendo em 2023 sido registado o maior número de execuções dos últimos oito anos e que afeta particularmente a minoria étnica perseguida Baluchi.

De acordo com a organização, dez homens foram executados arbitrariamente em ações relacionadas com os protestos de 2022, na sequência de “julgamentos fictícios, grosseiramente injustos que se basearam em ‘confissões’ extraídas sob tortura e outros maus-tratos, incluindo violência sexual, e que não foram investigados de forma independente e imparcial”.

A AI alerta para a situação da defensora dos direitos humanos Sharifeh Mohammadi e da ativista da sociedade civil curda Pakhshan Azizi, que foram recentemente condenadas à morte por tribunais revolucionários em casos separados, “unicamente devido ao seu ativismo pacífico”, a que se somam outros casos de pessoas submetidas a torturas e maus-tratos.

Esses atos e denúncias de violações e vários crimes sexuais ocorridos durante a repressão aos protestos foram negados pelo Irã, apesar de descrições reveladas no ano passado pela Anistia, que “tem documentado a forma como as autoridades judiciais e de acusação têm rejeitado ou encoberto provas de violência sexual, incluindo queixas de sobreviventes”.

A organização refere-se também à Comissão Especial para o Exame dos Distúrbios de 2022, que descreve como “não judicial e tendenciosa”, que considerou que as forças de segurança agiram “de forma responsável” em resposta aos protestos, “apesar do uso consistente e bem documentado de força ilegal, incluindo força letal”.

Do mesmo modo, lamenta que as autoridades iranianas continuam a recusar a cooperação com o organismo independente criado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e a negar o acesso dos seus membros ao país.

A AI apela a todos os estados para que iniciem investigações criminais contra funcionários iranianos “suspeitos de crimes ao abrigo do direito internacional, ao abrigo do princípio da jurisdição universal, independentemente de o acusado estar ou não presente no seu território”.

A Anistia pede ainda “investigações estruturais sobre a situação geral ligada aos protestos de 2022 sem um suspeito identificado”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

União Europeia fecha acordo para reduzir emissões em 90% até 2040

A União Europeia (UE) concordou em estabelecer a meta climática de reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em relação aos níveis de 1990, utilizando créditos de carbono estrangeiros para cobrir parte dos cortes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FALAÊ PODCAST: Lucenildo Silva de Carvalho no centro da conversa

empreendedor e autor, mostrando como suas vivências moldam projetos educacionais e conteúdos voltados ao crescimento pessoal, espiritual e profissional.
L
Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano solicita reforma das instalações dos Grupos de Patrulhamento de Machadinho d’Oeste

Deputado Alex Redano reforça pedido de reforma das unidades de patrulhamento em Machadinho d’Oeste, destacando a necessidade de melhorar a infraestrutura para fortalecer a segurança pública.
L
Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

O Pacto pela Democracia, coalizão de mais de 200 organizações, alerta o Senado para os riscos institucionais da proposta, criticando a falta de debate e a “anistia improvisada” a indivíduos ligados a ataques à democracia.
L
STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

O menino João Marcos Leal de Assis, de 12 anos, foi localizado sem vida dentro de um açude após sair para andar a cavalo por volta das 11h.
18
PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anel Viário de Porto Velho avança após Prefeitura buscar liberação na ANTT

Anel Viário de Porto Velho foi tema de reunião do prefeito Léo Moraes com a ANTT em Brasília, etapa decisiva para retirar o tráfego pesado da Avenida Jorge Teixeira.
L
Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.