SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Conferência da Diáspora Africana nas Américas debate pan-africanismo

Representantes de cerca de 50 países participam do evento em Salvador

Por Ana Carolina Alli* - 20

Publicado em 

Conferência da Diáspora Africana nas Américas debate pan-africanismo
Feijão Almeida/GOVBA

Lideranças negras, pesquisadores e representantes de governos estão reunidos em Salvador para a Conferência da Diáspora Africana nas Américas. Nesta quinta-feira (29), na abertura do evento na Universidade Federal da Bahia (UFBA), eles discutiram formas de aumentar o intercâmbio entre os países e avançar nas propostas sobre pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução.

Cerca de 50 países enviaram delegações. Entre eles, Angola, África do Sul, Argentina, Bahamas, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Estados Unidos, Gana, Haiti, Honduras, São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul, Namíbia e Togo.

O reitor da UFBA, Paulo Miguez, ressaltou o compromisso da universidade com a educação e citou acordos de cooperação assinados com instituições africanas. As parcerias abrangem atividades no ensino de graduação e pós-graduação e de trabalhos de pesquisa. De acordo com ele, estão em debate novos acordos de cooperação com o Ministério de Relações Exteriores que podem ampliar a integração na Diáspora Africana nas Américas.

A secretária estadual da Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, destacou que o pan-africanismo é muito mais que uma corrente política ou filosófica. “É a expressão concreta da nossa unidade enquanto povo, independente das fronteiras geográficas que nos separam. É a compreensão de que partilhamos uma história comum de resistência, de lutas e de conquistas e que juntas somos mais fortes na busca por um mundo mais justo e equitativo”, lembrou Ângela. “Somos uma alternativa viável de desenvolvimento para o sul global, carregamos a potência para esse futuro comum.”

Para a secretária, o Brasil, por ser o país com a maior população negra fora da África, tem um papel estratégico nessa luta global. “A diplomacia, cooperação técnica, educacional, científica e tecnológica e os intercâmbios culturais, são ferramentas poderosas que devemos usar para construir pontes e desenvolver parcerias que beneficiem nossas comunidades em ambos os lados do Atlântico”, afirmou Ângela.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também falou em ressignificação de conceitos sobre a diáspora.

“Historicamente, a noção de Diáspora Africana está diretamente ligada à memória do colonialismo, à memória da escravidão, do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas, mas tudo isso pode e precisa ser ressignificado. Esse evento é um evento de ressignificação e reconfiguração da nossa humanidade, para que nós, filhos da Diáspora, possamos fazer parte dessa humanidade que nos foi negada.”

O ministro defendeu a inclusão de todos os países da diáspora no debate sobre governança global. “Uma governança global que não nos inclua, é uma governança que se abre para o fascismo. Só haverá uma governança global realmente democrática se nós estivermos inseridos nesse contexto.”

Também presente na abertura da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância de líderes de movimentos sociais.

“Quando tiram a Mari [Marielle Franco] e dão um recado para a gente com aqueles tiros na cabeça, também nos deram um recado quando infelizmente assassinaram Mãe Bernadete. Quando tiram os nossos líderes e as nossas líderes e dizem que somos descartáveis, a gente se reinventa.”

Em discurso, o chanceler do Togo, Robert Dussey, fez uma reflexão sobre a importância da união na luta coletiva contra o racismo, por mais justiça e condições dignas de sobrevivência. “O que queremos para o continente africano é que nós e vocês que nascemos da mesma raiz possamos ser respeitados. Aceitar e viver nossa humanidade como todos os povos”, enfatizou.

Para o professor de Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia, Richard Santos, a conferência é a oportunidade de buscar uma integração do diálogo político acerca de temas prioritários para a população negra. “Quando discutimos pan-africanismo, um dos tópicos que a gente discute é a possibilidade de discutir o futuro, ampliar, avançar para além dessa relação cultural, dessa relação que não costuma passar pela política dos movimentos sociais e culturais”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

Trump anuncia medida após conversa com Lula.
L
Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Evento exclusivo para mulheres une coreografia natalina, conexão e diversão.
L

Incêndio atinge a Zona Azul da COP30 em Belém e provoca correria entre delegações

Fogo começou no início da tarde desta quinta (20) e foi controlado rapidamente; organização confirma 13 atendimentos por inalação de fumaça
L
Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
PT questiona saída de Ramagem do país

PT questiona saída de Ramagem do país

Lindbergh aciona STF e Câmara sobre parlamentar condenado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

Propostas sobre crime organizado geram reação no STF e movimentam a política de Rondônia.
L
Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Fabrício Vieira Francelino, 25 anos, não resistiu à gravidade das lesões e faleceu no Hospital Municipal de Ji-Paraná (RO) na quarta-feira, 19 de novembro, após ser brutalmente atacado na segunda-feira, 17, por frequentadores de uma área conhecida como antiga cerâmica do Bairro Primavera.
18
Acidente grave na BR-364 deixa cinco feridos em Rondônia

Acidente grave na BR-364 deixa cinco feridos em Rondônia

Uma colisão de grandes proporções foi registrada na tarde desta segunda-feira, 19 de novembro, na BR-364, próximo ao Posto São Roque, em Pimenta Bueno, ferindo cinco pessoas em um trecho que operava no sistema de “pare e siga”.
16
Grave acidente na BR-364 destrói veículos e causa interdição

Grave acidente na BR-364 destrói veículos e causa interdição

A BR-364, no trecho entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, foi parcialmente interditada na quinta-feira, 20 de novembro, após uma grave colisão envolvendo diversos veículos, deixando o trânsito lento e com longas filas.
16
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto em RO

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto em RO

Acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, na Avenida 25 de Agosto, em Rolim de Moura, quando a colisão lateral ocorreu durante uma manobra de conversão feita pelo condutor de um automóvel.
12
Ladrões furtam R$ 30 mil em fiação de escola infantil em RO

Ladrões furtam R$ 30 mil em fiação de escola infantil em RO

Ousado ataque de criminosos à escola municipal José Paulo Paes, no bairro Moysés de Freitas, em Vilhena, resultou no furto de mais de R$ 30 mil em fiação elétrica, suspendeu as aulas e deixou a instituição sem energia e água, afetando cerca de 350 crianças.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula defende liderança industrial na transição energética

Lula defende liderança industrial na transição energética

Presidente vê no Salão do Automóvel impulso à inovação nacional.
L
Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Espaço volta a funcionar após liberação dos bombeiros na COP30.
L
Vinte e um atendidos após incêndio na COP30

Vinte e um atendidos após incêndio na COP30

Ministério da Saúde confirma casos por inalação de fumaça.
L
Neto de ex-vice-prefeito de Cabixi morre em acidente no MT

Neto de ex-vice-prefeito de Cabixi morre em acidente no MT

João Lucas Bertoco de Carli, 29 anos, engenheiro agrônomo e ex-morador de Cabixi (RO), faleceu em um acidente de trânsito em uma estrada vicinal de Canabrava do Norte (MT), após colidir sua picape com uma carreta devido à poeira na pista.
18
Mulher furta roupas e frango congelado de vizinha em Rondônia

Mulher furta roupas e frango congelado de vizinha em Rondônia

Adolescente acionou a Polícia Militar após testemunhas afirmarem ter visto uma moradora do bairro Hípica, em Vilhena, usando o conjunto de vestimentas que havia sumido de sua casa junto com um aparelho celular e um frango.
10
Após matar marido com facada no pescoço, mulher grava vídeo e dá conselhos para vítimas de violência

Após matar marido com facada no pescoço, mulher grava vídeo e dá conselhos para vítimas de violência

Mirian C., 45 anos, suspeita de assassinar Gelilton S. em Cuiabá (MT), gravou um vídeo ao deixar a delegacia e pediu que mulheres agredidas tomem providências antes que a violência chegue a um ponto extremo.
18
PM usa tiro e gás para conter homem em surto e armado em RO

PM usa tiro e gás para conter homem em surto e armado em RO

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuaram juntos em Colorado do Oeste (RO) para desarmar um homem com esquizofrenia que ameaçava populares com uma faca de cozinha após quebrar objetos na casa da avó.
10
Copa AVV celebra 20 anos com presença de campeões olímpicos

Copa AVV celebra 20 anos com presença de campeões olímpicos

Dante e Fofão participam da abertura em Vilhena, que terá transmissão ao vivo.
L
Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

A sexta-feira, 21 de novembro de 2025, chega com um movimento astral que incentiva finalizações, ajustes emocionais e decisões práticas.
L
Cayenne Electric inaugura nova fase da eletrificação da Porsche

Cayenne Electric inaugura nova fase da eletrificação da Porsche

Modelos chegam em pré-venda com entregas previstas para 2026 e preço a partir de R$ 900 mil
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.