QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

L

Mundo

ONU e movimentos sociais denunciam detenções arbitrárias na Venezuela

Organização pede ajuda para libertação imediata desses detidos

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

ONU e movimentos sociais denunciam detenções arbitrárias na Venezuela
Reuters/Nathalia Angarita/Proibida reprodução

O alto comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Türk, voltou a denunciar, nesta terça-feira (13), o “alto e contínuo número de detenções arbitrárias, bem como o uso desproporcional da força relatado após as eleições presidenciais” da Venezuela. Ele pediu ainda ajuda para a libertação imediata “de todos os que foram detidos arbitrariamente e garantias de julgamento justo para todos”.

Nos primeiros dias após a eleição presidencial do país sul-americano, Türk já havia manifestado preocupação com as prisões em massa. Segundo a organização não governamental (ONG) venezuelana Foro Penal, ocorreram 1,3 mil prisões no contexto dos protestos pós-eleitorais. Segundo as autoridades venezuelanas, o número é ainda maior: 2,2 mil prisões no período.

O comunicado da ONU diz que, na maioria dos casos documentados pelo Escritório de Direitos Humanos da organização, “os detidos não foram autorizados a nomear advogados de sua escolha ou a ter contato com suas famílias. Alguns desses casos equivaleriam a desaparecimentos forçados”.

Por outro lado, o governo afirma que luta contra grupos criminosos pagos para promover o caos e abrir caminho para um golpe de Estado. O Ministério Público venezuelano apresentou, nessa segunda-feira (12), dois informes detalhando as ações das forças policiais, destacando os casos de 25 assassinatos de policiais ou lideranças chavistas desde o dia 28 de julho, além de 192 feridos por esses supostos grupos criminosos.

“Mais da metade, 97 feridos, pertencem às forças de segurança do Estado: 58 à Polícia Nacional Bolivariana, 32 à Guarda Nacional Bolivariana, seis à Polícia Estadual e um à Polícia Científica”, afirmou o fiscal-geral da Venezuela, Tarek William Saab.

Desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro na eleição do dia 28 de julho sem apresentar os dados detalhados da votação por urna, protestos foram registrados em várias partes do país e denúncias de fraude têm questionado a reeleição de Maduro dentro e fora da Venezuela.

Movimentos sociais

Organizações sociais venezuelanas também se manifestaram nos últimos dias sobre as prisões desde o dia 28 de julho. A Frente Democrática Popular – que reúne nove organizações, entre elas o Partido Comunista da Venezuela (PCV) – divulgou comunicado ontem (12), condenando a repressão policial e militar dos últimos dias.

“Detenções arbitrárias e ativistas sociais e dirigentes políticos incomunicáveis se tornaram notícia diária nas duas últimas semanas”, diz o informe, que também pede que o governo “se abstenha de seguir reprimindo o povo, seja através de armas ou de acusações infundadas”.

Para o Coletivo de Direitos Humanos Surgentes, a maioria dos protestos foi pacífica. “Perante esses acontecimentos, a resposta do governo nacional tem sido, em termos gerais, criminalizar o protesto, sem diferenciar entre protestos majoritários e pacíficos e protestos minoritários e violentos”, afirma.

O Comitê de Familiares e Amigos pela Liberdade dos Trabalhadores Presos se manifestou, também nessa segunda-feira (13), afirmando que há detidos que não podem se comunicar com seus familiares por vários dias, além de relatos de prisões realizadas em domicílios sem ordem judicial.

“Graças às informações publicadas nas redes sociais e aos depoimentos de familiares das vítimas, pudemos saber que durante e após as manifestações pós-eleitorais, os detidos não foram autorizados a ter defesa privada, sendo imposta em todos os casos uma defesa pública. Além disso, foram violados os lapsos processuais, o que representa clara violação do devido processo legal, da presunção de inocência e do direito de ser julgado livremente”, afirma a organização.

O comitê condenou a repressão estatal, que “ainda não acabou”, e criticou a versão do governo de que os atos contra o resultado eleitoral são terrorismo. “Na maior parte, [os protestos] tiveram natureza espontânea e pacífica. Acusam os jovens que deles participam de serem viciados em drogas, bandidos e terroristas”.

As três organizações citadas também condenaram os assassinatos e a violência contra lideranças do PSUV (partido do governo), além dos ataques às sedes do partido governista, a rádios comunitárias e outros prédios públicos por parte de manifestantes.

“Há relatos de casas chavistas que foram marcadas por opositores. Isso é inaceitável e repudiamos totalmente, assim como repudiamos qualquer expressão de ódio contra o setor do povo trabalhador que se diz chavista”, destacou o Comitê pela Liberdade dos Trabalhadores Presos.

Falso Positivo?

Na última sexta-feira (9), o defensor de direitos humanos Koddy Campos filmou o que seria sua prisão por policiais e transmitiu a cena ao vivo em uma rede social. Campos pede a ordem de captura contra ele. Ao final, ele não foi detido. O caso viralizou nas redes venezuelanas e foi compartilhado pela liderança da oposição María Corina Machado.

Ontem (13), o dirigente chavista Diosdado Cabello acusou Campos de produzir um “falso positivo” e afirmou que não havia operação policial naquele local no momento. Segundo Cabello, Koddy Campos encenou uma suposta tentativa de prendê-lo. “Puseram um capuz em alguém como se fosse membro de organismo de segurança”, disse.

Terroristas

O governo de Nicolás Maduro sustenta que as prisões são justificadas e que, na maioria dos casos, são grupos pagos para atacar lideranças ligadas ao governo ou prédios públicos, escolas, e sedes do PSUV, com o objetivo de promover um golpe de Estado.

O chefe do Ministério Público venezuelano, Tarek William Saab, fez um balanço nessa segunda-feira (12) e disse que, nos últimos dias, foram atacadas 28 escolas, além de 12 universidades, 10 sedes do Poder Eleitoral, 10 sedes do PSUV, além de prefeituras, 38 paradas de ônibus, 10 comandos de polícias, entre outros bens públicos e privados, o que incluiria 27 monumentos e estátuas públicas, entre outros locais.

“Nesses dois relatórios com anexos – que estou convencido que [apresentá-los] é nosso dever institucional, não só mostrar perante este conselho, mas perante o mundo, perante as organizações internacionais – obviamente têm os seus meios de prova com a sua expertise em vídeos, fotos e depoimentos que nos fala claramente sobre esse plano [insurrecional]”, destacou.

O fiscal-geral da Venezuela destacou o caso do assassinato de Mayauri Coromoto Silva Vielma, de 49 anos, liderança popular chavista que trabalhava no município de Mariño, no estado Aragua. Ele voltava de uma marcha de apoio ao governo no dia 3 de agosto com sua filha, neta e vizinhos, quando foi alvejado por três tiros.

De acordo com Tarek, cinco pessoas foram presas acusadas de participar do homicídio. “Um crime de ódio baseado no ataque e na tentativa de exterminar pessoas devido à sua orientação política”, afirmou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gaza enfrenta apagão de telecomunicações em meio a avanços

Gaza enfrenta apagão de telecomunicações em meio a avanços

Internet e linhas telefônicas foram cortadas em Gaza, um sinal de que as operações terrestres israelenses devem aumentar, segundo residentes e autoridades locais.
L
Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China e inspirada na aderência das ostras, pode revolucionar os tratamentos ortopédicos.
L
Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

As Forças Armadas de Israel anunciaram a abertura de uma rota adicional por 48 horas para que os palestinos possam deixar a Cidade de Gaza, enquanto intensificam a ofensiva terrestre contra o Hamas.
L
UE quer tarifas e sanções contra Israel e Hamas por Gaza

UE quer tarifas e sanções contra Israel e Hamas por Gaza

A Comissão Europeia propôs a suspensão do acesso preferencial de Israel e sanções a ministros e ao Hamas, justificadas pela crise humanitária em Gaza.
L
Estudo liga 16.500 mortes a calor e clima na Europa

Estudo liga 16.500 mortes a calor e clima na Europa

Pesquisa científica aponta que o calor agravado por alterações climáticas causou 68% das mortes por calor na Europa neste verão, destacando a vulnerabilidade dos idosos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Nova lei, chamada de ECA Digital, obriga plataformas a prevenirem acesso a conteúdos impróprios e cria regras para supervisão parental e verificação de idade.
L
Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Deputados aprovam requerimento para acelerar votação de projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
L
Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Previsões indicam que cada signo deve lidar com desafios diferentes nesta quinta-feira, entre foco no trabalho, equilíbrio emocional e oportunidades de aprendizado
L
De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L

Evo Morales diz que, na Bolívia, golpistas são colocados no poder; já no Brasil, eles pegam 27 anos de prisão

“Aqui na Bolívia libertam-se os golpistas, separatistas, ao passo que no Brasil a punição para quem tenta um golpe de Estado é de 27 anos de prisão”, Evo Morales.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

Relator do caso, ministro Roberto Barroso, votou para que planos de saúde sejam obrigados a cobrir tratamentos não listados pela ANS, sob condições específicas.
L
Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Iniciativa do governo federal propõe medidas para combater a concentração de mercado e práticas anticoncorrenciais de grandes plataformas digitais.
L
Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, anuncia que projeto que anistia envolvidos nos atos de 2023 será pautado para votação de urgência no plenário.
L
Governo lança incentivos para atrair datacenters

Governo lança incentivos para atrair datacenters

Medida Provisória assinada por Lula cria Regime Especial de Tributação para datacenters no Brasil, visando impulsionar a tecnologia nacional e a segurança de dados.
L
PEC da Blindagem se aplica a deputados estaduais e distritais

PEC da Blindagem se aplica a deputados estaduais e distritais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta processos criminais contra parlamentares federais também se estenderá aos legisladores de estados e do Distrito Federal, seguindo o entendimento do STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Minicelular disfarçado de lata de Coca-Cola é apreendido em presídio

Minicelular disfarçado de lata de Coca-Cola é apreendido em presídio

Aparelho foi encontrado por policiais penais no Centro de Detenção Provisória de Juína, em Mato Grosso.
14
Menina de 12 anos foge e mobiliza autoridades em Rondônia

Menina de 12 anos foge e mobiliza autoridades em Rondônia

Garota em acolhimento se recusa a viajar para encontrar os pais em Manaus e foge por duas vezes, acionando a Polícia Militar e o Conselho Tutelar.
12
Rodovia é bloqueada por manifestantes após morte de rondoniense

Rodovia é bloqueada por manifestantes após morte de rondoniense

Manifestantes fecham BR 230 no AM em protesto contra a morte de um morador de Rondônia, José Airton Teodoro, supostamente por indígenas Pirahã.
10
Motorista de caminhonete foge depois de causar acidente e deixar motociclista ferido

Motorista de caminhonete foge depois de causar acidente e deixar motociclista ferido

O motociclista contou que seguia sentido bairro, quando tentou fazer conversão na via e acabou sendo atingido por uma caminhonete, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima que caiu no asfalto.
12
Foragido é preso depois de furtar bacia e batedeira de residência no centro

Foragido é preso depois de furtar bacia e batedeira de residência no centro

Uma guarnição durante buscas pelo bairro Cai N’água conseguiu abordar o suspeito com as mesmas características, em seguida, confessou a prática do crime e disse que vendeu a bacia em uma sucata e escondeu a batedeira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copom mantém Selic em 15% ao ano por incerteza global

Copom mantém Selic em 15% ao ano por incerteza global

Comitê do Banco Central decide manter a taxa básica de juros, Selic, no mesmo patamar, citando cautela com o cenário externo e desafios internos.
L
ONU aumenta auxílio financeiro para países na COP30

ONU aumenta auxílio financeiro para países na COP30

Com o apoio do Brasil, ONU eleva ajuda diária para 144 países em desenvolvimento para custear a participação na conferência climática em Belém.
L
Gilmar Mendes solicita parecer sobre impeachment de ministros

Gilmar Mendes solicita parecer sobre impeachment de ministros

O ministro Gilmar Mendes, do STF, deu prazo de cinco dias para AGU e PGR se manifestarem sobre ações que questionam as regras de impeachment contra membros do Supremo Tribunal Federal.
L
Alexandre de Moraes restringe escolta de Bolsonaro

Alexandre de Moraes restringe escolta de Bolsonaro

Ministro do STF decide que escolta do ex-presidente será feita por policiais federais ou penais, excluindo a participação de agentes do GSI.
L
Projetos escolares sustentáveis transformam comunidades

Projetos escolares sustentáveis transformam comunidades

Iniciativas de alunos e professores, como o IncluARTE de Manaus, são premiadas por levar o desenvolvimento sustentável para além dos muros da escola.
L
Empregadores podem regularizar FGTS de domésticas sem multa

Empregadores podem regularizar FGTS de domésticas sem multa

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destaca que 80 mil empregadores têm até o dia 31 de outubro para quitar os depósitos do FGTS em atraso.
L
Ativistas debatem igualdade racial e reparação na 5ª Conapir

Ativistas debatem igualdade racial e reparação na 5ª Conapir

A 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial reúne 2 mil pessoas em Brasília para discutir 740 propostas e reforçar a luta por reparação e contra o racismo ambiental.
L
Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões hoje em São Paulo

Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões hoje em São Paulo

Prêmio acumulado pode ser o seu; apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h em lotéricas e pela internet.
L
Índice Firjan revela melhora fiscal dos municípios

Índice Firjan revela melhora fiscal dos municípios

Estudo da Firjan aponta que cenário fiscal das cidades brasileiras melhorou, mas ainda há desigualdade, com 36% dos municípios em situação crítica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.