SEXTA-FEIRA, 14/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Gaza: França, Reino Unido, Alemanha, Itália e EUA apelam por trégua

Comunicado conjunto pede cessar-fogo urgente e libertação de reféns

Por Agência Lusa - 20

Publicado em 

Gaza: França, Reino Unido, Alemanha, Itália e EUA apelam por trégua
REUTERS/Mohammed Salem/Proibida reprodução

França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Estados Unidos apelaram nesta segunda-feira (12) a Israel e ao movimento islâmico palestino Hamas para concluírem rapidamente um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, pedindo ao Irã que não ataque o Estado hebreu.

Os presidentes norte-americano, Joe Biden, e francês, Emmanuel Macron, e os chefes de governo britânico, Keir Starmer, alemão, Olaf Scholz, e italiana, Giorgia Meloni, emitiram o apelo em um comunicado conjunto divulgado após terem falado por telefone para analisar a escalada das tensões no Oriente Médio.

“Expressamos o nosso total apoio aos esforços em curso para reduzir as tensões e alcançar um acordo de cessar-fogo e libertação dos reféns em Gaza”, diz o comunicado.

Os líderes políticos apoiaram o apelo dos países mediadores – Estados Unidos, Egito e Qatar – para que as delegações de Israel e do Hamas “retomem as conversações ainda esta semana, com o objetivo de concluir o acordo o mais rapidamente possível”.

“Sublinhamos que não há mais tempo a perder. Todas as partes devem cumprir as suas responsabilidades”, apelaram, depois de o Hamas ter anunciado que não participaria da próxima reunião, agendada para quinta-feira (15) no Cairo ou em Doha.

Tensão regional

O Irã e seus aliados regionais no Líbano, no Iraque e no Iêmen ameaçaram Israel de represálias armadas, após o assassinato em 31 de julho na capital iraniana do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, e na sequência do ataque israelense da véspera perto de Beirute que matou Fuad Shukr, chefe militar do Hezbollah libanês.

Em Teerã, o presidente do Irã, Massud Pezeshkian, afirmou hoje que seu país tem o “direito de responder” a qualquer agressão de que seja alvo.

“Embora enfatize a resolução de questões através da negociação, o Irã nunca cederá à pressão, às sanções e à coerção, mas considera que tem o direito de responder aos agressores de acordo com os padrões internacionais”, disse, segundo comunicado publicado pela agência oficial Irna após uma conversa telefônica de Pezeshkian com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Os Estados Unidos calculam que o Irã poderá desencadear “nesta semana” um “conjunto de ataques” contra Israel, disse John Kirby, um porta-voz da Casa Branca

Os EUA “partilham a preocupação” de Israel sobre um ataque iminente proveniente do Irã e dos grupos aliados ao Irã na região, susteve John Kirby.

Nos últimos dias, os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no Oriente Médio, ao deslocarem aviões de caça e diversos navios de guerra.

Histórico

Israel declarou em 7 de outubro do ano passado uma guerra na Faixa de Gaza para “erradicar” o Hamas, horas depois de o grupo ter realizado um ataque de proporções sem precedentes em território israelense, matando 1.194 pessoas, na maioria civis.

Desde 2007 no poder em Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) fez também nesse dia 251 reféns, 111 dos quais permanecem em cativeiro e 41 morreram, segundo o mais recente balanço do Exército israelense.

A guerra, que hoje entrou no 311º dia e continua a ameaçar se espalhar para toda a região do Oriente Médio, fez até agora na Faixa de Gaza pelo menos 39.897 mortos e 92.152 feridos, além de mais de 10 mil desaparecidos, na maioria civis, presumivelmente soterrados nos escombros após mais de dez meses de guerra, de acordo com números atualizados das autoridades locais.

O conflito causou também mais de dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestino sobrepovoado e pobre em uma grave crise humanitária, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa “situação de fome catastrófica” que está a fazer vítimas – “o número mais elevado alguma vez registado” pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Francia Márquez criticou a instituição por não reconhecer o valor político e cultural dos povos negros e indígenas nas decisões climáticas, sustentando que isso favorece desigualdades.
L
ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

Após manifestantes e indígenas tentarem ocupar a área de negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo federal pedindo a ampliação da proteção do evento em Belém.
L
Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Pesquisadores usaram o Very Large Telescope (VLT) para capturar as fases iniciais da explosão de uma estrela $15$ vezes mais massiva que o Sol, revelando que a supernova se expandiu em formato distorcido, semelhante a uma azeitona, e não de forma esférica.
L
Trump Anuncia Redução de Tarifas de Importação de Café nos Estados Unidos

Trump anuncia redução de tarifas de importação de Café nos Estados Unidos

Presidente Donald Trump afirma que medida será implementada em breve para reduzir os preços, o que beneficiará o Brasil, maior exportador de café para o mercado norte-americano.
L
Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Itens como seringas, mamadeiras e geladeiras para vacinas estão retidos por Israel, que os classifica como de “uso duplo”, enquanto o Unicef tenta vacinar 40 mil crianças.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Os destaques do governo incluem o início do Duelo na Fronteira 2025, lançamento do Plano Futura na COP30, serviços do Rondônia Cidadã, infraestrutura, segurança e tecnologia.
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L

POLÍTICA

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Iniciativa brasileira se torna marco da COP30 ao reforçar resposta global aos impactos das mudanças climáticas na saúde.
L
Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Parlamentar alerta para crescimento da insegurança e práticas ilegais nas ruas de Porto Velho, defendendo um diagnóstico completo e ações integradas para 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia do RJ relata "cenário de guerra" em operação que resultou em 121 mortes

Polícia do RJ relata “cenário de guerra” em operação que resultou em 121 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou um relatório circunstanciado à Justiça, no qual descreve a Operação Contenção como um “cenário de guerra” devido ao intenso tiroteio.
L
Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L

Em ação coordenada, polícias do Brasil e da Bolívia prendem “Nem da Gerusa”, um dos bandidos mais procurados e perigosos do Ceará

Detido em Guayaramerín, “Nem da Gerusa” acumula um extenso histórico criminal, marcado pela gravidade dos delitos. Ele responde por dez acusações de homicídio doloso, além de roubo, integração em organização criminosa, associação criminosa e crimes de trânsito.
10
Corpo em decomposição é encontrado em matagal no bairro Aponiã

Corpo em decomposição é encontrado em matagal no bairro Aponiã

Os restos mortais, ainda não identificados, foram encontrados por populares dentro de um córrego.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.