TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Maduro anuncia bloqueio de 10 dias da rede X por incitar guerra civil

Rede social deve apresentar informações, diz Maduro

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Maduro anuncia bloqueio de 10 dias da rede X por incitar guerra civil
Reuters/Maxwell Briceno/Reprodução proibida

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou, na quinta-feira (9), que o país deve suspender o funcionamento da rede social X, o antigo Twitter, por 10 dias, sob a acusação de que a plataforma violou as leis do país ao incitar a guerra civil entre os venezuelanos.

“[A rede social] violou todas as normas da própria rede social Twitter, hoje conhecida como X, e tem viola incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre os venezuelanos e, com isso, violou todas as leis da Venezuela e na Venezuela há lei. Vamos respeitar a lei”, afirmou Maduro em um encontro com comunas e movimentos sociais, em Caracas.

Venezuelanos consultados pela Agência Brasil informaram que, por enquanto, a plataforma segue ativa na manhã desta sexta-feira (9).

Maduro disse que a Comissão Nacional de Telecomunicações do país (Conatel), estatal que regula o setor na Venezuela, apresentou uma proposta para suspender a plataforma. Segundo o presidente, a rede social terá 10 dias para apresentar as informações e cobranças que as autoridades solicitarem.

“Dez dias para que apresente as informações e para estabelecer a medida administrativa definitiva. Já basta de plantar a violência e o ódio e de atacar a Venezuela do exterior. Temos que derrotar o golpe cibernético”, afirmou, acrescentando que vai “enfrentar a espionagem do império tecnológico”.

O presidente venezuelano acusa o dono da plataforma X, o multibilionário Elon Musk, de estar por trás de um suposto ataque cibernético contra o sistema eleitoral do país. Musk também é acusado de usar a rede social que controla para impulsionar conteúdos que incitam a insurreição contra as instituições do país.

O dono da plataforma ainda não se manifestou sobre a nova medida da Venezuela contra a rede social, mas o bilionário tem atacado o governo Maduro nos últimos dias, se colocando ao lado da oposição do país.

Nesta semana, Maduro também iniciou uma campanha contra o aplicativo de mensagens Whatsapp, dizendo que deletou o programa do seu celular e recomendou que todos façam o mesmo. Segundo as autoridades venezuelanas, lideranças chavistas e membros das forças de segurança têm recebido ameaças por meio do Whatsapp.

“Estou livre da espionagem do Whatsapp”, disse o chefe do Executivo, acrescentando que “mais cedo que tarde nascerão as novas redes sociais venezuelanas e nos liberaremos dessa gente”.

Eleições

A Venezuela vive nova crise política após as eleições presidenciais de 28 de julho. O Poder Eleitoral do país anunciou a vitória do Maduro contra a oposição, mas não apresentou os dados detalhados por mesa de votação, nem realizou as auditorias previstas para após o pleito, o que tem gerado denúncias de fraude.

A campanha do candidato Edmundo González publicou na internet supostas atas eleitorais em posse dos partidos que o apoiam. Esses dados indicam uma vitória de González. Porém, o governo afirma que as atas da oposição foram falsificadas e o Ministério Público do país abriu uma investigação penal contra os responsáveis pela página que hospedou esses documentos.

Nos três dias que se seguiram a votação foram registrados atos violentos e pacíficos em diversas partes do país, resultando em mortes de manifestações e policiais, dezenas de feridos e cerca de 2 mil presos, segundo as autoridades. Apoiadores do governo também se mobilizaram nas ruas para defender o resultado anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Uma investigação na Suprema Corte da Venezuela foi aberta para apurar o processo eleitoral e as supostas atas originais foram entregues pelo CNE ao Judiciário, mas ainda não foram divulgadas publicamente. Em novo comunicado publicado nessa quinta-feira (8), Brasil, México e Colômbia voltaram a pedir os dados eleitorais completos.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Processo eleitoral em Honduras é marcado pela interferência do presidente dos EUA, levando o partido governista a pedir anulação do pleito devido à ingerência externa.
L
Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Forte tremor ocorreu na costa nordeste do país e provocou ordens de retirada e a suspensão de serviços de trem, segundo a Agência Meteorológica.
L
Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

Papa afirma que a paz é possível e destaca o poder do diálogo

O Papa Leão XIV citou sua recente viagem à Turquia e ao Líbano como um exemplo de como cristãos e outras religiões podem contribuir ativamente para a construção da paz no mundo.
L
Enviado dos EUA indica que acordo de paz na Ucrânia está muito próximo

Enviado dos EUA indica que acordo de paz na Ucrânia está muito próximo

Keith Kellogg, enviado especial de Donald Trump, declara que o fim do conflito na Ucrânia está dependendo de apenas duas questões, mas Moscou exige mudanças radicais nas propostas.
L
Netanyahu discutirá com Trump segunda fase do plano para Gaza

Netanyahu discutirá com Trump segunda fase do plano para Gaza

Negociações devem avançar no fim do mês e tratam de segurança multinacional e desmilitarização
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

Supremo impede desintrusão e cortes de serviços até julgamento do mérito.
L
Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com R$ 96,6 milhões em investimentos

Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com R$ 96,6 milhões em investimentos

Iniciativa do programa Amazônia Viva prevê ações para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis e gerar renda a povos tradicionais.
L
A política no fundo do poço

A política no fundo do poço

Participação da ex-primeira-dama em ato de pré-campanha chama atenção para o uso de figuras de projeção nacional em disputas estaduais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é agredida e tem moto roubada em Porto Velho

Jovem é agredida e tem moto roubada em Porto Velho

Vítima de 20 anos foi derrubada e agredida com chutes durante assalto à mão armada no bairro Socialista, zona leste da capital de Rondônia, na noite de segunda-feira (8).
12
Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio em Rondônia

Operação Sentinela Permanente cumpre mandado de prisão preventiva contra homem de 18 anos investigado por tentativa de homicídio em Pimenta Bueno.
10
GIRO do BPTAR detém dois suspeitos e apreende drogas na Zona Leste de Porto Velho

GIRO do BPTAR detém dois suspeitos e apreende drogas na Zona Leste de Porto Velho

Equipe flagra dupla em residência usada para separação e distribuição de entorpecentes.
14
Idoso é preso após ser flagrado com adolescente em motel de Porto Velho

Idoso é preso após ser flagrado com adolescente em motel de Porto Velho

Gerente do estabelecimento também foi detida por permitir entrada sem identificação.
16
Dupla é flagrada com cocaína e crack em Porto Velho pelo GIRO

Dupla é flagrada com cocaína e crack em Porto Velho pelo GIRO

A ação policial ocorreu durante patrulhamento na Avenida Pinheiro Machado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS nº 691 SOL/DLA
L
Edevaldo Neves participa de confraternização do Dia do Policial Penal e destaca valorização da categoria

Edevaldo Neves participa de confraternização do Dia do Policial Penal e destaca valorização da categoria

Celebração destacou valorização profissional, integração familiar e reconhecimento ao trabalho realizado diariamente pelos policiais penais.
L
Dólar tem leve queda e permanece acima de R$ 5,40

Dólar tem leve queda e permanece acima de R$ 5,40

Moeda americana fecha em R$ 5,421 com queda de 0,22% em Brasília, enquanto a Bolsa de Valores (B3) registra alta de 0,52% e retoma a marca de 158 mil pontos, impactada por cenário político.
L
Ministério da Justiça lança site com lista de foragidos mais procurados

Ministério da Justiça lança site com lista de foragidos mais procurados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o site gov.br/captura com 216 nomes de criminosos de alta periculosidade, intensificando o Programa Captura em Brasília.
L
Aporte do Tesouro aos Correios deve ser inferior a R$ 6 bilhões

Aporte do Tesouro aos Correios deve ser inferior a R$ 6 bilhões

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que valor de aporte do Tesouro Nacional para a reestruturação dos Correios será menor que o inicialmente cogitado pela estatal, mas a medida ainda não está definida em Brasília.
L
Arrascaeta e Gabi Zanotti são os craques do Brasileirão 2025

Arrascaeta e Gabi Zanotti são os craques do Brasileirão 2025

O uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, e a meia-atacante Gabi Zanotti, do Corinthians, foram eleitos os principais destaques do Prêmio Brasileirão 2025 da CBF, realizado no Rio de Janeiro.
L
Sobrecarga elétrica preocupa Energisa e exige atenção dos consumidores

Sobrecarga elétrica preocupa Energisa e exige atenção dos consumidores

Sobrecarga elétrica pode ser identificada por sinais simples e evitar riscos maiores, alerta especialista da Energisa Rondônia.
L
Projetos longos elevam a consciência ambiental em áreas costeiras

Projetos longos elevam a consciência ambiental em áreas costeiras

Pesquisa da Rede Biomar e Unifesp revela que a consciência ambiental aumenta em até 20% em regiões com projetos de conservação marinha de longa duração no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.