TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Cresce pressão para CNE divulgar atas da eleição da Venezuela

Candidatos da oposição e organismos internacionais cobram clareza

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Cresce pressão para CNE divulgar atas da eleição da Venezuela
Reuters/Leonardo Fernandez Viloria/Proibida reproduçã

Organismos internacionais, candidatos de oposição e protestos realizados na Venezuela aumentam a pressão sobre o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país para que publique as atas eleitorais que mostram os resultados por mesa de votação.

Questionado pela Agência Brasil sobre quando e como os dados seriam disponibilizados, a assessoria de imprensa do CNE informou que “o Poder Eleitoral está atuando”.

Os candidatos opositores que disputaram a presidência da Venezuela Enrique Márquez, Javier Bertucci e Antonio Ecarri se juntaram a Edmundo González para pedir que se publique os documentos. Enrique já denunciou supostas irregularidades no processo eleitoral.

O Centro Carter, observador internacional que avalia a eleição venezuelana, divulgou nota pedindo a publicação das atas. “A informação das atas transmitidas ao CNE é indispensável para nossa avaliação e fundamental para o povo venezuelano”, disse.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), por sua vez, divulgou um informe nesta terça-feira (30) afirmando não ser possível reconhecer o resultado emitido pelo CNE.

“Não se explica por que o CNE demora em subir as atas ou, de alguma outra forma, colocá-las à disposição das forças políticas e dos meios de comunicação”, cobra, acrescentando que “a opacidade e o silêncio da autoridade eleitoral geram dúvidas legítimas sobre os resultados”.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também pediu “total transparência e incentiva a publicação em tempo útil dos resultados e da lista dos locais de voto”, segundo informou a porta-voz da ONU.

Nesta segunda-feira (29), o chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, informou que o CNE divulgaria as atas “nas próximas horas”, porém os dados ainda não foram publicados e a página da instituição eleitoral na internet segue fora do sistema.

Saab e o CNE justificam que um suposto ataque hacker contra o sistema foi o responsável por atrasar os trabalhos do órgão eleitoral.

O governo brasileiro, apesar de saudar a eleição venezuelana por ter sido pacífica, aguarda a publicação das atas eleitorais, que considera “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Alguns protestos violentos contra o resultado da eleição foram registrados no país.

O presidente reeleito Nicolás Maduro, em pronunciamento em canal estatal, criticou os atos, e disse que se trata de outra tentativa de golpe de Estado.

Ainda segundo Maduro, parte dos responsáveis pelos atos foram presos.

“Por debaixo desse plano estão os gringos. Sempre estão”, afirmou o mandatário, acrescentando que convocará o Conselho de Estado e o Conselho de Defesa da Nação e denuncia que “a ultradireita mundial montou um golpe de Estado contra a Venezuela”.

Denúncias

O candidato oposicionista Enrique Márquez disse que parte das testemunhas do seu partido não puderam entrar nas mesas de votação e que algumas atas eleitorais não foram entregues às testemunhas. Além disso, disse que a testemunha ligada a ele, que estava na sala de totalização do CNE, não presenciou a emissão do boletim que declarou Maduro reeleito.

“A informação que nos dá é que na sala de totalização não se imprimiu o boletim número 1”, disse, argumentando que o documento deve ser emitido na frente das testemunhas da oposição. “Não sei de onde sacou o senhor Amoroso esse papel”, disse. Elvis Amoroso é o presidente do CNE.

Márquez informou ainda que a auditoria sobre o sistema de telecomunicações do CNE, prevista para esta segunda-feira, foi suspensa sem explicações.

A opositora Maria Corina Machado, que indicou o candidato Edmundo González para concorrer em seu lugar, disse que eles tiveram acesso a 73% das atas emitidas pelas mesas de votação e que elas indicam a vitória do opositor. A oposição ainda lançou um site para publicar as supostas atas que adquiriram nas mesas de votação.

Centro Carter chegou a afirmar, em 2012, que o sistema eleitoral da Venezuela era “o melhor do mundo”- REUTERS/Fausto Torrealba/Proibida reprodução
Os votos computados nas urnas eletrônicas da Venezuela devem ser enviados por sistema próprio – sem conexão com a internet – para uma central que totaliza todos os votos. Ao mesmo tempo, é impressa uma ata no local da votação e distribuída cópias para todos os fiscais.

Posteriormente, é feita uma verificação, por amostragem, para saber se os votos enviados pela urna eletrônica são os mesmos entregues aos fiscais. Há ainda a possibilidade de auditar as urnas com os votos impressos. Isso porque na Venezuela, além do voto eletrônico, há o voto em papel.

Porém, o CNE ainda não divulgou as atas que justificaram o resultado anunciado, que deu vitória a Maduro com 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González e 4,6% para os outros oito candidatos.

O diretor do Votoscopio, Eugenio Martínez, que lidera organização especializada em monitoramento de eleições na Venezuela, explicou que como não foi publicado o resultado discriminado por mesa de votação, não é possível auditar o resultado.

“A audibilidade do sistema deveria garantir que você possa entrar, neste momento, na página web do CNE, buscar o centro de votação e a mesa eleitoral e ver qual foi o resultado que o CNE publicou”, explicou.

A situação atual diverge de eleições anteriores. O Centro Carter, que monitora eleições da Venezuela desde 1998, chegou a afirmar, em 2012, que o sistema era “o melhor do mundo” por permitir 16 auditorias.

Nas eleições municipais e estaduais de 2021, apesar das críticas a um “padrão de repressão política”, de “direitos severamente restringidos à participação política” e ao cerceamento à “liberdade de expressão”, o instituto não questionou a segurança do voto em si.

“O sistema eleitoral da Venezuela é totalmente automatizado e o CNE [Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela] audita todas as fases do processo”, garantiu o comunicado do Centro Carter, em 2021, acrescentando que “uma série de auditorias foram realizadas durante e após o processo eleitoral, na presença de especialistas, representantes de partidos e observadores. Todos os auditores concordaram que o sistema de votação eletrônica é seguro”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Autoridades declaram estado de emergência e alertam para nevascas de até 60 centímetros; voos foram cancelados e Guarda Nacional foi mobilizada para assistência.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Nemesio Oseguera, o “El Mencho”, foi alvo de ação militar que resultou em confrontos e bloqueios em Jalisco; traficante era um dos mais procurados do mundo.
L
Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Suspeito portava arma e galão de combustível no perímetro de segurança de Mar-a-Lago; presidente estava em Washington no momento da ação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Diretor escolar há 15 anos e sócio fundador da Legacy School Unidade Porto Velho, Samuel Rosa compartilha sua trajetória, a proposta de ensino intercultural e a missão de oferecer educação de qualidade com valores cristãos.
L
Kits e uniformes escolares: entregas em PVH

Kits e uniformes escolares: entregas em PVH

Kits e uniformes escolares começam a ser distribuídos gratuitamente em Porto Velho, atendendo escolas urbanas e rurais com cronograma organizado pela Semed.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Ministro das Cidades afirma que modelo atual de financiamento está “falido” e aguarda análise econômica do Ministério da Fazenda para nova proposta.
L
Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Estado soma cinco homens e uma adolescente de 16 anos entre os infectados; Agevisa confirma que novos diagnósticos ocorreram em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

Procuradoria afirma que assassinato foi motivado por interesses imobiliários e políticos em áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro; julgamento ocorre no STF.
L
Governo Federal prepara doação e regularização de terras da União

Governo Federal prepara doação e regularização de terras da União

Ministro Jader Filho anuncia que governo poderá custear despesas de cartório e georreferenciamento para garantir títulos definitivos a famílias ocupantes.
L
STF e Congresso fecham acordo para transição sobre "penduricalhos"

STF e Congresso fecham acordo para transição sobre “penduricalhos”

Cúpula dos Poderes define regras para limitar benefícios que fazem salários superarem o teto de R$ 46,3 mil; decisão ocorre às vésperas de julgamento no plenário.
L
CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra coerência do governo e defende avanço das investigações

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra coerência do governo e defende avanço das investigações

O deputado federal exibiu vídeo de Lula para cobrar apoio e reforçou a necessidade de apurar fraudes contra aposentados.
L
Fortalecimento do esporte é destaque em entrevista do deputado Edevaldo Neves à Rádio Conecta

Fortalecimento do esporte é destaque em entrevista do deputado Edevaldo Neves à Rádio Conecta

Durante conversa com Eduardo Kopanis, o parlamentar detalhou ações do esporte e o impacto da Copa do Mundo de Futebol de Várzea.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Suspeita de 23 anos destruiu móveis da residência e arremessou objetos contra familiares; vítimas precisaram se esconder em casa vizinha até a chegada da PM.
14
Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Suspeito foi flagrado com entorpecentes e mensagens de comercialização no celular durante patrulhamento.
10
Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Vítima foi atingida por carro que saía de ré de um lava-jato no bairro Lagoa; populares prestaram os primeiros socorros até a chegada do resgate.
16
Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Suspeito foi flagrado no quintal de uma residência separando objetos para o crime; William Mateus Gomes Ribeiro foi conduzido à Unisp pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Aluno Destaque premia estudantes com bicicletas pelo desempenho escolar

Projeto Aluno Destaque premia estudantes com bicicletas pelo desempenho escolar

Iniciativa da Prefeitura de Porto Velho contemplou 1.200 alunos da rede municipal
L
Kits didáticos: Prefeitura inicia distribuição para a rede municipal

Kits didáticos: Prefeitura inicia distribuição para a rede municipal

Cronograma de entrega dos kits contempla creches, pré-escolas e alunos com TEA entre os dias 23 e 28 de fevereiro.
L
Representação Brasileira do Parlasul aprova acordo Mercosul-UE

Representação Brasileira do Parlasul aprova acordo Mercosul-UE

Texto segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado; medida cria a maior zona de livre comércio do mundo com 720 milhões de pessoas.
L
Inscrições para rede do MEC de cursinhos populares terminam na sexta

Inscrições para rede do MEC de cursinhos populares terminam na sexta

Governo Federal investirá R$ 108 milhões para apoiar 514 unidades; cada cursinho selecionado pode receber até R$ 208 mil para custeio e bolsas.
L
Prefeitura leva serviços essenciais à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura leva serviços essenciais à zona Leste de Porto Velho

Projeto da Semias ocorre no próximo sábado (28) na Escola Mariana, oferecendo emissão de documentos, orientações jurídicas e saúde gratuita.
L
Avenida Farquhar sofre interdição após rompimento de bueiro e risco de desabamento

Avenida Farquhar sofre interdição após rompimento de bueiro e risco de desabamento

Interdição deve durar cerca de 50 dias, obras definitivas dependem da redução do nível do rio
L
Vacinação contra dengue é iniciada para servidores da atenção básica

Vacinação contra dengue é iniciada para servidores da atenção básica

Ação da Prefeitura ocorre entre 24 de fevereiro e 10 de março nas unidades de saúde
L

Recebimento da Licença Ambiental: Eletron Eletricidade de Rondônia S.A

Licença de Operação Nº 159646/COLMAMP/SEDAM
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.