TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Netanyahu é vago sobre Gaza no pós-guerra em discurso nos EUA

Primeiro-ministro minimizou críticas às ações militares de Israel

Por Patricia Zengerle, Matt Spetalnick e Kanishka Singh - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Netanyahu é vago sobre Gaza no pós-guerra em discurso nos EUA
Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi vago para descrever uma Gaza “desradicalizada” no pós-guerra, no seu discurso no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira e insinuou uma possível aliança futura entre Israel e os aliados árabes dos EUA.

Ainda que diversos parlamentares democratas tenham boicotado a sua fala e milhares de manifestantes pró-palestinos estivessem protestando na região, Netanyahu minimizou as críticas à campanha militar israelense que tem devastado o enclave palestino e já matou mais de 39 mil residentes, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.

Manifestantes contra Israel estão apoiando o Hamas e “deveriam ter vergonha de si mesmos”, disse Netanyahu, alegando sem provas que eles eram patrocinados pelo Irã. “Pelas informações que temos, o Irã está patrocinando os protestos contra Israel que acontecem agora do lado de fora deste prédio”, acrescentou.

Ele colocou a culpa pelos relatos de fome em Gaza no Hamas, o grupo militante que controla o enclave palestino, e insistiu que Israel protege os civis lá. Ele disse que Israel está intensamente dedicado nos esforços de libertação dos reféns mantidos presos pelo Hamas.

Recebido por um ovação dos republicanos, e uma recepção mais discreta dos democratas, Netanyahu prometeu que os reféns vão ser libertados em pouco tempo.

Dezenas de parlamentares democratas evitaram o seu discurso, expressando consternação sobre as milhares de mortes de civis e a crise humanitária resultantes da campanha militar israelense em Gaza.

Militantes do Hamas deram início à guerra em 7 de outubro ao atacar o sul israelense, matando 1.200 pessoas e capturando 250 reféns, de acordo com estimativas israelenses. Cerca de 120 reféns seguem em cativeiro, ainda que Israel estime que um em cada três já esteja morto.

Em um discurso de uma hora e interrompido diversas vezes por aplausos, Netanyahu buscou reforçar o apoio dos EUA para Israel, especialmente no envio de armas, em face à crescente censura internacional depois que nove meses de guerra no enclave palestino tem ameaçado escalar para um conflito regional mais amplo.

“Acelerar o auxílio militar dos EUA poderia dramaticamente apressar o fim da guerra em Gaza e auxiliar em evitar uma guerra no Oriente Médio”, disse Netanyahu.

Ele disse que Israel está ativamente envolvido em esforços intensivos para garantir a libertação dos reféns. Ele disse que a sua visão do pós-guerra envolve uma “Gaza desradicalizada e desmilitarizada” liderada por palestinos que não buscam destruir Israel.

Autoridades dos EUA têm pressionado repetidamente Netanyahu a criar um plano para “o dia seguinte” para Gaza. Netanyahu disse que Israel não iria permitir que o Hamas retornasse ao poder, mas também não aceita nenhum papel da Autoridade Palestina, que administra partes da ocupada Cisjordânia.

Netanyahu também abordou a possibilidade de uma ampla aliança no Oriente Médio entre Israel e os seus vizinhos árabes, algo que os EUA buscam, como uma defesa contra o Irã.

Tal arranjo demandaria uma normalização histórica nas relações entre Israel e a Arábia Saudita, e o governo saudita tem dito que a resistência de Netanyahu ao Estado palestino assim como o continuado conflito em Gaza são entraves para a realização desse acordo.

Hamas

O representante sênior do Hamas Sami Abu Zuhri disse nesta quarta-feira que o discurso ao Congresso dos Estados Unidos do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deixa claro que ele não quer um acordo de cessar-fogo.

A fala de Netanyahu ao Congresso dos EUA em uma reunião conjunta da Câmara e do Senado foi seu quarto discurso ao Parlamento do país, um recorde para um líder estrangeiro. Ele abordou a necessidade de se criar uma aliança de segurança no Oriente Médio para servir de contraponto ao Irã.

“O discurso de Netanyahu estava repleto de mentiras e não teve sucesso em… esconder os crimes de guerra de genocídio que seu exército está cometendo contra o povo de Gaza”, disse Abu Zuhri em entrevista.

Ele acrescentou que qualquer aliança com Israel vai ser uma “traição ao sangue dos mártires”.

Netanyahu também disse que Israel não pretende reocupar Gaza e que, depois da guerra com o Hamas, o enclave deve ser controlado por palestinos que não querem destruir Israel.

O porta-voz do presidente palestino, Nabil Abu Rudeineh, disse em resposta: “O povo palestino… é o único que vai decidir quem os governa”.

“A nossa posição permanente é que a única solução que vai garantir segurança e estabilidade é a criação de um Estado Palestino independente tendo Jerusalém Oriental como capital”, acrescentou.

Protesto

Milhares de manifestantes contrários à guerra de Israel em Gaza, alguns carregando bandeiras palestinas, reuniram-se perto do Capitólio em Washington nesta quarta-feira, antes do discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aos membros do Congresso dos EUA.

Um palco decorado com faixas incluía uma declarando o líder israelense como “Criminoso de Guerra Procurado”, em referência a um mandado de prisão solicitado pelos promotores do Tribunal Penal Internacional. Netanyahu nega veementemente as alegações de crimes de guerra.

A atriz Susan Sarandon, ganhadora do Oscar, subiu ao palco e condenou o número de mortos. “Ninguém é livre até que todos sejam livres”, disse Sarandon.

Perto dali, os manifestantes colocaram cerca de 30 caixões de papelão em tamanho humano, envoltos em bandeiras palestinas, em memória dos mortos na guerra em Gaza. O tráfego foi bloqueado em várias ruas próximas ao Capitólio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Autoridades declaram estado de emergência e alertam para nevascas de até 60 centímetros; voos foram cancelados e Guarda Nacional foi mobilizada para assistência.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Nemesio Oseguera, o “El Mencho”, foi alvo de ação militar que resultou em confrontos e bloqueios em Jalisco; traficante era um dos mais procurados do mundo.
L
Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Suspeito portava arma e galão de combustível no perímetro de segurança de Mar-a-Lago; presidente estava em Washington no momento da ação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Samuel Rosa fala sobre educação intercultural e gestão escolar em Porto Velho

Diretor escolar há 15 anos e sócio fundador da Legacy School Unidade Porto Velho, Samuel Rosa compartilha sua trajetória, a proposta de ensino intercultural e a missão de oferecer educação de qualidade com valores cristãos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Publicidade

POLÍTICA

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
CPI questiona Meta sobre lucros bilionários com crimes na internet

CPI questiona Meta sobre lucros bilionários com crimes na internet

Relator afirma que 10% do faturamento da bigtech viria de anúncios de golpes e fraudes; empresa nega interesse econômico e destaca remoção de 134 milhões de conteúdos irregulares.
L
Lula e presidente dos Emirados Árabes discutem acordo comercial

Lula e presidente dos Emirados Árabes discutem acordo comercial

Líderes buscam acelerar negociações entre Mercosul e país árabe; encontro em Abu Dhabi também tratou de investimentos em fundo para florestas tropicais.
L
Senadores cobram CVM por suposta omissão em fraude do Banco Master

Senadores cobram CVM por suposta omissão em fraude do Banco Master

Parlamentares criticam falta de transparência e fiscalização da autarquia no mercado de capitais; presidente interino afirma que órgão enviou indícios à Polícia Federal.
L
PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

PGR pede condenação de irmãos Brazão e outros três réus pelo caso Marielle

Procuradoria afirma que assassinato foi motivado por interesses imobiliários e políticos em áreas dominadas por milícias no Rio de Janeiro; julgamento ocorre no STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Suspeita de 23 anos destruiu móveis da residência e arremessou objetos contra familiares; vítimas precisaram se esconder em casa vizinha até a chegada da PM.
14
Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Policiais do 9º BPM prendem “Gibi do CV” no bairro Eletronorte

Suspeito foi flagrado com entorpecentes e mensagens de comercialização no celular durante patrulhamento.
10
Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Vítima foi atingida por carro que saía de ré de um lava-jato no bairro Lagoa; populares prestaram os primeiros socorros até a chegada do resgate.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L
Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga novo boletim sobre preços de frutas e hortaliças

Estudo analisa comportamento do mercado nas principais Ceasas do país em janeiro; transmissão ao vivo ocorre nesta quarta-feira pelo YouTube.
L
Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Atendimento faz parte do programa Rondônia Cidadã e conta com diversos serviços gratuitos ao público.
L
Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estudante autor da melhor redação da fase nacional recebe prêmio de R$ 7,5 mil​.
L
Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

O evento será realizado a partir das 18h20 e representa uma oportunidade de conhecer experiências, trocar conhecimentos e acompanhar de perto as discussões que estão moldando o futuro da pecuária na Amazônia.
L
Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Iniciativa visa oferecer qualificação profissional aos detentos e combater o abandono de animais.
L
Prefeitura de Jaru orienta população em casos de suspeita de Mpox

Prefeitura de Jaru orienta população em casos de suspeita de Mpox

A Mpox é uma doença causada pelo vírus Orthopoxvirus e se caracteriza pelo aparecimento de bolhas na pele e mucosas, podendo causar febre e dor de cabeça.
L
Registrato do Banco Central atinge marca de 100 milhões de relatórios

Registrato do Banco Central atinge marca de 100 milhões de relatórios

Ferramenta gratuita permite monitorar contas, chaves Pix e empréstimos; serviço se consolidou como principal canal para prevenção de fraudes financeiras.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.