QUARTA-FEIRA, 07/05/2025

L

Mundo

Eleição na Venezuela altera equilíbrio geopolítico global

Sociólogo aponta efeito simbólico em caso de vitória da oposição

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Eleição na Venezuela altera equilíbrio geopolítico global
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters/Direitos Reservados

O fato de a Venezuela ser um país petroleiro – dona das maiores reservas comprovadas do mundo – e de o atual governo manter relações tensas com potências ocidentais e ter proximidade com China, Rússia e Irã faz com que a eleição no país caribenho, no próximo domingo (28) de julho tenha amplas implicações geopolíticas, segundo avaliação de especialistas consultados pela Agência Brasil.

O professor de relações internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Alexandre Pires ressaltou que, se Nicolás Maduro permanecer no poder, o bloco de países formado por China, Rússia e Irã continuaria com um importante parceiro no continente sul-americano. Por outro lado, se vence a oposição, a tendência é de o país retomar um alinhamento político com os Estados Unidos (EUA).

“É claro que o contato e as parcerias provavelmente seriam mantidos, especialmente no nível econômico, mas a Venezuela entraria em uma situação de maior normalidade, talvez conseguindo restabelecer laços com os Estados Unidos, país do qual inevitavelmente eles são muito dependentes, especialmente para tentar escoar o petróleo e também com a Espanha e com a Europa Ocidental”, afirmou.

Pires lembrou ainda que a vitória da oposição poderia elevar os investimentos no setor petroleiro, ajudando a recuperar a principal indústria do país.

“A Venezuela conseguiria também colocar mais petróleo no mercado. Obviamente, isso influenciaria o preço da mercadoria. Ou seja, colocaria a Venezuela em rota de colisão com os parceiros da Opep. Não saberíamos o quanto ela manteria essa relação com a Opep ou se inclinaria a receber mais investimentos para tentar aumentar sua capacidade produtiva”, completou.

A Opep é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, cartel formado por países como Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait, entre outros, e que costuma combinar cotas de produção para influenciar os preços internacionais do produto.

Instabilidade

O professor de relações internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nildo Ouriques diz que todo acontecimento na América Latina tem imensas implicações, mas ressalta que o caso venezuelano talvez seja mais importante pela questão do petróleo.

“Se não tivesse petróleo na Venezuela, os Estados Unidos estariam igualmente preocupados, mas não colocariam como uma prioridade da sua política externa. Então, o petróleo é fundamental”, afirmou.

Para Nildo, não há possibilidade de estabilidade política na Venezuela, ganhe quem ganhar. “A América Latina não pode trabalhar com o conceito de estabilidade política porque nós estamos submetidos à pressão imperialista. Nenhum país submetido à pressão imperialista pode falar em estabilidade política”, destacou.

O professor, que também lidera o Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, acrescentou que os chavistas (partidários das ideias, programas e estilo de governo associados ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013) têm capacidade de mobilização e poderão colocar pressão caso a oposição vença.

“A Venezuela não terá nenhuma estabilidade, nem os regimes que são totalmente apoiados pelos Estados Unidos têm estabilidade, vide o caso do Haiti. Se ganhar a oposição, os bolivarianos [seguidores de doutrinas políticas que vigoram em partes da América do Sul, especialmente na Venezuela] têm capacidade de mobilização e de esquentar a chapa contra o governo. E, se ganhar o Maduro novamente, a luta contra ele, apoiada pela embaixada (dos EUA), com apoio dos meios de comunicação, vai continuar”, completou.

Efeito simbólico

O sociólogo, economista político e analista venezuelano Luis Salas ressaltou que a vitória da oposição teria, para além das implicações geopolíticas, um importante efeito simbólico devido a todo o processo político iniciado em 1999, com a chegada de Hugo Chávez ao poder.

“Do ponto de vista geopolítico, a vitória da oposição teria muitas implicações. Um eventual governo de Edmundo González e María Corina Machado significaria um alinhamento com [Javier] Milei na Argentina e com governos tremendamente reacionários, como o do Equador e o do Peru. Isso significaria para a região uma mudança geopolítica importante, além de simbólica, tratando-se de Venezuela”, destacou.

Há menos de uma semana das eleições, as pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial marcado para o próximo domingo. Enquanto algumas enquetes dão a vitória, com ampla margem, ao principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, outros levantamentos apontam para a reeleição do presidente Nicolás Maduro, também com confortável vantagem.

Maduro é candidato, nesta que será a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição topou participar. Principais partidos de oposição vêm boicotando as eleições nacionais.

Oposição participa

No próximo domingo (28), cerca de 21 milhões de venezuelanos deverão eleger o próximo presidente, que vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031. O atual presidente, Nicolás Maduro, no poder desde 2013, enfrenta nas urnas nove concorrentes.

Esta é a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição aceitou participar do pleito. Desde 2017, os principais partidos de oposição vêm boicotando as eleições nacionais.

A Venezuela enfrenta um bloqueio financeiro e comercial pelo menos desde 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.

O país vizinho também passou por grave crise econômica no período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), o que resultou na migração de mais de 7 milhões de pessoas.

Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi controlada, e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém, os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.

Desde 2022, o embargo econômico vem sendo parcialmente flexibilizado e um acordo entre oposição e governo foi firmado para as eleições deste ano. Porém, denúncias de prisões de opositores nos últimos dias e recusas a assinar acordo para respeitar o resultado eleitoral por alguns candidatos da oposição, entre eles, o favorito Edmundo González, jogam dúvidas sobre o dia após a votação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Friedrich Merz fracassa em tentativa de eleição como chanceler da Alemanha, colocando governo em crise

Friedrich Merz fracassa em tentativa de eleição como chanceler da Alemanha, colocando governo em crise

Coalizão obteve 310 votos no Parlamento, seis a menos que o necessário
L
Ucrânia lança novo ataque de drones contra Moscou, fechando aeroportos da capital russa

Ucrânia lança novo ataque de drones contra Moscou, fechando aeroportos da capital russa

Ataques forçaram o fechamento de três aeroportos
L
Justiça dos EUA mantém bloqueio à tentativa do governo Trump de revogar status legal temporário de migrantes latino-americanos

Justiça dos EUA mantém bloqueio à tentativa do governo Trump de revogar status legal temporário de migrantes latino-americanos

Medida beneficia cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos
L
Trump anuncia tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos EUA para proteger indústria cinematográfica americana

Trump anuncia tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos EUA para proteger indústria cinematográfica americana

Para ele, indústria cinematográfica dos EUA está morrendo rapidamente
L
Israel aprova novo plano para ampliar ocupação total da Faixa de Gaza e manter tropas no território

Israel aprova novo plano para ampliar ocupação total da Faixa de Gaza e manter tropas no território

Governo de Netanyahu determinou convocação de milhares de reservistas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News entrevista Viviane Frota sobre os mitos e benefícios da harmonização facial

Nesta terça-feira, dia 06, às 17h, o Agenda News recebe Viviane Frota, especialista em Estética Avançada, para uma conversa esclarecedora sobre harmonização facial.
L

Giro News | Entrevista Geraldo Sena, secretário da Semob

Nesta terça-feira, dia 06, às 16h, o Giro News recebe Geraldo Sena, secretário municipal de Obras.
L

Aprovado projeto da Prefeitura de Porto Velho que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população.
L

Com a chegada de maio e a aproximação do fim do inverno amazônico, as chuvas cessam aos poucos

Na previsão da semana, Rondônia continua fora do mapa das grandes precipitações que têm o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá com os maiores volumes.
L

Agenda News: Dia das Mães no Soluna Med SPA – presenteie com relaxamento e bem-estar

Com um menu exclusivo, massagens restauradoras e um ambiente acolhedor, o Soluna Med SPA oferece experiências memoráveis para tornar essa data ainda mais especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa participa da campanha “Maio Laranja” em apoio à conscientização

O público foi surpreendido com iniciativa que visa o combate à exploração e abuso sexual contra menores.
L

Dra. Taíssa participa de evento em homenagem ao trabalhador e ouve demandas em União Bandeirantes

Deputada prestigia celebração ao Dia do Trabalhador e ouve reivindicações da comunidade local
L

Cláudia de Jesus solicita obras na RO-418 para resolver problemas de drenagem em Cacoal

Parlamentar cobra providências do DER para evitar alagamentos.
L

Deputada Ieda Chaves apoia pedido por planos estaduais de enfrentamento à violência contra mulheres

Parlamentar aponta a ausência de estratégia e ações robustas para reduzir os índices de criminalidade.
L

Comissão aprova medida que assegura atendimento psicológico a vítimas infantis de abuso

Votação ocorreu durante a 27ª reunião ordinária do colegiado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5° faz cerco e prende faccionado com moto roubada no Porto Madero

Segundo informações apuradas no local, a guarnição recebeu denúncias sobre a presença de um foragido da Justiça.
10

Motorista de Gol abre porta e derruba sargento da PM na Guaporé

Com o impacto, o militar sofreu algumas escoriações leves
12

Casal é flagrado transportando drogas em caminhonete da Prefeitura de Guajará-Mirim

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil.
10
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Os delitos relacionados às ocorrências são lesão corporal e embriaguez ao volante
10
GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Integração entre Agência Reguladora e de Desenvolvimento busca otimizar recursos e serviços

Nova agência garante maior clareza administrativa e capacidade ampliada para enfrentar desafios complexos
L

Ipam adota reestruturação para otimizar atendimentos e reforçar valorização dos servidores

Projeto de reestruturação do Ipam corrige distorções, fortalece a assistência médica e moderniza a gestão com responsabilidade fiscal
L

Emdur tem reestruturação administrativa aprovada pelos vereadores da capital

Mudanças visam a melhoria dos serviços da empresa municipal
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO-AGE: MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO NA RESTAURAÇÃO

Rua Ilário Maia, nº 831, Bairro/Distrito Jaci Paraná – Porto Velho/RO
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE – INSTITUTO CANDELÁRIA DE PORTO VELHO – RO

Av. Imigrantes, 2743, bairro São João Bosco, Porto Velho – RO.
L
Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

A participação popular é necessária para que a gestão municipal tenha um plano de governo transparente, justo, eficaz e que vá de encontro às necessidades da população.
L
Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Em publicação, Jotinha destacou a importância da data e reforçou o reconhecimento pelo trabalho do parlamentar em prol do município.
L
Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Valor equivale a 77% do saldo de toda a balança comercial brasileira
L
Documentário "Batidas do Berimbau" destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário “Batidas do Berimbau” destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário destaca a força da capoeira em Vilhena como símbolo de resistência, identidade e tradição cultural.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.