QUINTA-FEIRA, 23/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Venezuela: a sete dias da eleição, pesquisas divergem sobre resultado

Presidente Maduro terá nove oponentes na corrida pela reeleição

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Venezuela: a sete dias da eleição, pesquisas divergem sobre resultado
Instagram/@NicolasMaduro

As pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial marcado para o próximo domingo (28). Enquanto algumas enquetes dão a vitória com ampla margem ao principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, outros levantamentos apontam para uma vitória do atual presidente Nicolás Maduro, também com uma margem confortável.

Institutos de pesquisa como Datincorp, Delphos e Meganálisis, entre outros, dão vitória ao opositor Edmundo, da Mesa da Unidade Democrática (MUD), apoiado pela política María Corina Machado. Ela era apontada como favorita da oposição ao vencer as primárias, mas teve a candidatura vetada por condenações judiciais.

Já pesquisas do Centro de Medição e Interpretação de Dados Estatísticos (Cmide), do Hinterlaces e do Internacional Consulting Services (ICS), entre outros estudos, indicam que Nicolás Maduro deve se reeleger para um terceiro mandato, segundo informa a Telesur, veículo estatal do país.

O sociólogo, economista político e analista venezuelano Luis Salas ressaltou à Agência Brasil que as pesquisas eleitorais na Venezuela historicamente favorecem o voto opositor.

“Historicamente, desde que o chavismo chegou ao poder, as pesquisas sempre sobrevalorizaram o voto opositor. Desde que Chávez foi presidente, e depois Maduro, os principais institutos de pesquisa erram e favoreceram o voto da oposição”, afirmou o analista.

A especialista Carmen Beatriz Fernández, diretora da DataStrategia, empresa que trabalha com medição de opinião pública para conduzir campanhas políticas, alertou para os problemas da medição de votos na Venezuela.

“Por que falham as pesquisas eleitorais? Basicamente por três razões: por causa da volatilidade do eleitorado; por falhas metodológicas e porque não são pesquisas, se não pseudopesquisas feitas para desinformar e serem usadas como propaganda”, destacou em uma rede social.

O venezuelano Francisco Rodriguez, professor da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, reforçou a pouca confiança nas pesquisas do país. Segundo ele, desde 2017, sete institutos de pesquisas vêm sobrevalorizando o voto opositor.

“Esses mesmos inquéritos sobrevalorizaram o voto da oposição, em média, nos últimos 10 anos, em 27,8%. Se corrigirmos esse viés, teríamos um virtual empate técnico [entre Maduro e Edmundo González]”, afirmou, em uma rede social, o estudioso da realidade venezuelana.

Eleições na Venezuela

Dona da maior reserva comprovada de petróleo do planeta, a Venezuela vai às urnas no próximo domingo, quando cerca de 21 milhões de pessoas devem eleger o próximo presidente, que vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031. O presidente Nicolas Maduro, no poder desde 2013, enfrenta nas urnas nove concorrentes.

Esta é a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição topou participar do pleito. Desde 2017, os principais partidos de oposição vêm boicotando as eleições nacionais.

A Venezuela enfrenta um bloqueio financeiro e comercial pelo menos desde 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.

O país vizinho também passou por uma grave crise econômica no período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB, o que resultou em uma migração de mais de 7 milhões de pessoas.

Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi derrotada e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.

Desde 2022, o embargo econômico vem sendo parcialmente flexibilizado e um acordo entre oposição e governo foi firmado para as eleições deste ano. Porém, denúncias de prisões de opositores nos últimos dias e recursas em assinar acordo para respeitar o resultado eleitoral por alguns candidatos da oposição, entre eles, o favorito Edmundo González, jogam dúvidas sobre o dia após a votação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nicolas Sarkozy recebe proteção especial na prisão de La Santé

Nicolas Sarkozy recebe proteção especial na prisão de La Santé

O ex-presidente francês tem a segurança reforçada por dois agentes devido ao seu status e às ameaças de que é alvo; Sarkozy foi condenado por financiamento ilegal de campanha.
L
Rússia e Ucrânia trocam fortes ataques de mísseis em meio a impasse diplomático

Rússia e Ucrânia trocam fortes ataques de mísseis em meio a impasse diplomático

Bombardeios mútuos ocorreram durante a noite após a Casa Branca descartar um encontro imediato entre Donald Trump e Vladimir Putin, embora o Kremlin afirme que os preparativos para uma cúpula continuam.
L
Ajuda humanitária para Gaza está muito aquém das metas diárias

Ajuda humanitária para Gaza está muito aquém das metas diárias

Programa Mundial de Alimentos da ONU afirma que cerca de 750 toneladas de suprimentos entram em Gaza por dia, bem abaixo das 2 mil toneladas necessárias para a população.
L
Bombardeio russo causa blecaute e deixa centenas de milhares sem luz na Ucrânia

Bombardeio russo causa blecaute e deixa centenas de milhares sem luz na Ucrânia

Novo bombardeio russo contra a infraestrutura de energia afetou a região de Chernihiv, deixando centenas de milhares de ucranianos sem eletricidade e dificultando os reparos devido a ataques contínuos de drones.
L
Nicolas Sarkozy inicia cumprimento de pena de prisão na França

Nicolas Sarkozy inicia cumprimento de pena de prisão na França

O ex-presidente Nicolas Sarkozy começou a cumprir uma sentença de cinco anos por conspirar para obter fundos de campanha da Líbia, marcando a primeira prisão de um ex-líder francês em décadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alderlan Lima da Silva

Alderlan Lima da Silva, de 50 anos, natural de Manaus e morador de Porto Velho, deixa saudade por sua generosidade, fé e dedicação à família, ao trabalho e ao próximo.
L

Nota de pesar: Ilton de Lima Alves

Carismático e apaixonado por esportes, Ilton “Cowboy” de Lima Alves deixa lembranças de alegria, amizade e generosidade que marcaram a vida de todos ao seu redor.
L

Coluna Simpi: Problemas na Empresa? No SIMPI resolve!

Referência nacional no apoio a micro e pequenas empresas, o SIMPI de Rondônia acumula prêmios e histórias de empreendedorismo com atendimento humano e soluções completas para quem quer crescer.
L
Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Projeto de lei autoriza o Executivo a descontar despesas com projetos estratégicos de Defesa Nacional da meta de resultado primário, garantindo cerca de R$ 30 bilhões em seis anos.
L
Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou a proposta para análise da Presidência; o projeto cria o tipo penal “organização criminosa qualificada”, com previsão de até 30 anos de prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Manipulador/Auxiliar de Laboratório

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Energisa Rondônia e Prefeitura de Porto Velho promovem capacitação gratuita com oportunidades de emprego.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L

POLÍTICA

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Iniciativa do deputado Alex Redano, em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia, oferece consultas médicas e exames gratuitos à população.
L
Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação solicitada pela deputada Dra. Taíssa junto ao deputado federal Dr. Fernando Máximo vai beneficiar famílias e promover bem-estar animal nos dois municípios.
L
Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

O presidente da Corte aceitou o pedido de Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso; Primeira Turma, que julga a trama golpista, ficará com quatro integrantes.
L
Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Ministro do STF negou pedido da DPU para notificar o deputado por carta rogatória, alegando que Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos para evitar a aplicação da lei penal.
L
Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Decisão foi tomada por 11 votos a 7, seguindo o parecer do relator, Delegado Marcelo Freitas, que não viu quebra de decoro parlamentar nas falas do deputado nos Estados Unidos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Ação combate crimes de estupro de vulnerável e produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de menores
12
PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

Ação ocorreu durante patrulhamento da Operação Sentinelas da Amazônia, no município de Alto Paraíso/RO
10
Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Subtítulo: Evento no 1º BPM marca o início da formação prática de 24 futuros oficiais da Polícia Militar de Rondônia.
L
Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Polícia investiga João Paulo Manoel por abusar de menores usando redes sociais e promessas de produtos Pokémon.
18
Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Operação interestadual da Polícia Civil desmantelou o esquema de leilões falsos, prendendo um casal em São Paulo que criava sites fraudulentos e movimentava dinheiro de forma incompatível com a renda declarada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

Cruzeiro e Vasco jogarão a partida de ida em seus estádios, enquanto Corinthians e Fluminense farão os jogos de volta em casa; jogos estão marcados para dezembro.
L
Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Evento reúne gestores e técnicos das três esferas do SUS para alinhar estratégias e consolidar ações integradas de vigilância em saúde
L
Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Inep divulga gabarito do Enamed e prazo para contestação vai até dia 27

Candidatos que realizaram o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica têm até a próxima segunda-feira para entrar com recursos sobre o gabarito preliminar, que foi publicado nesta quarta-feira (22).
L
Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Segundo Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda, propostas alternativas renderão o mesmo valor da MP 1.303, rejeitada pelo Congresso, e podem ser apensadas a textos em tramitação.
L
Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Ministério Público do Rio de Janeiro informa que vai recorrer da decisão judicial; familiares lamentam “sentimento de impunidade” após a morte dos dez jovens atletas em 2019.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.