SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Israel volta a atacar Khan Younis

Primeiro-ministro de Israel viaja para os Estados Unidos

Por RTP - 20

Publicado em 

Israel volta a atacar Khan Younis
Foto/REUTERS/Mohammed Salem

Bombardeios de tanques e ataques aéreos israelenses mataram pelo menos 37 palestinos perto de Khan Younis, revelaram fontes de Gaza nesta segunda-feira (22), depois que o Estado hebraico emitiu novas ordens de evacuação de alguns bairros. Telavive invocou novos ataques a partir daquelas áreas.

Para facilitar as evacuações, os militares disseram que estão ajustando os limites de uma zona humanitária em Al-Mawasi para manter a população civil longe das áreas de combate com os militantes palestinos liderados pelo Hamas.

As autoridades sanitárias palestinas afirmaram que pelo menos 16 palestinos foram mortos por disparos de tanques de Israel na cidade de Bani Suhaila, a leste de Khan Younis, no sul do país, tendo a região sido também bombardeada por aviões.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, entre os mortos há seis crianças e quatro mulheres. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas durante o ataque das forças de Israel. Os meios de comunicação social do Hamas indicam que o número de mortos é de 26.

Segundo o comunicado dos militares de Israel, as novas ordens devem-se ao alegado recrudescimento dos ataques de militantes palestinos, incluindo o lançamento de rockets a partir de zonas visadas no leste de Khan Younis. As ordens de evacuação não incluíam as instituições de saúde. Os palestinos, as Nações Unidas e as agências internacionais de ajuda humanitária afirmaram que não existe nenhum lugar seguro em Gaza.

No início de julho, dezenas de palestinos foram mortos em ataques israelenses na área de Al-Mawasi, designada por zona humanitária. Israel afirmou que os ataques tinham como alvo militares armados, incluindo alguns dos principais comandantes militares do Hamas.

Nesta segunda-feira, as autoridades de saúde do Hospital Nasser, em Khan Younis, pediram aos moradores que doassem sangue devido ao grande número de vítimas na unidade hospitalar.

O Serviço Civil de Emergência palestino afirmou ter informações sobre dezenas de pessoas mortas pelos disparos aéreos e de tanques de Israel nos arredores orientais de Khan Younis, mas as equipes não conseguiram chegar até essa região devido à intensidade dos bombardeios.

Entretanto, militares israelenses efetuaram ataques aéreos contra duas casas nas zonas de Al-Bureij e Deir Al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, ferindo várias pessoas. Outro ataque aéreo em Gaza, no norte do enclave, matou dois outros palestinos.

Israel prometeu erradicar o Hamas depois de os militantes do movimento islamita terem matado 1.200 pessoas e feito mais de 250 reféns num ataque transfronteiriço em 7 de outubro do ano passado. Desde então, pelo menos 38 mil palestinos foram mortos na ofensiva de retaliação de Israel, disseram autoridades sanitárias de Gaza.

Um esforço de cessar-fogo – liderado pelo Catar e pelo Egito e apoiado pelos Estados Unidos – tem sido insuficiente devido à falta de acordos sobre os termos entre os combatentes, que se culpam mutuamente pelo impasse.

Apesar de as negociações para um cessar-fogo e a libertação dos reféns terem estagnado durante vários meses, Netanyahu anunciou nesse domingo (21) que tinha concordado em enviar uma nova delegação na quinta-feira (25) para negociar um acordo.

Em Israel, há várias semanas manifestantes se reúnem para exigir a libertação dos reféns. No domingo, israelenses voltaram a protestar no aeroporto Ben Gourion, em Telavive, antes da partida de Benjamin Netanyahu para Washington.

Viagem aos EUA

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deixou Israel com destino aos Estados Unidos, onde deverá proferir um discurso perante o Congresso norte-americano.

Netanyahu considerou que a visita era “muito importante” numa época de “grande incerteza política”, referindo-se à decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de não se recandidatar em novembro.

A viagem de Netanyahu a Washington tem também como pano de fundo a pressão exercida pelo seu aliado americano para que seja concluído um acordo de cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza, mais de nove meses após o início da guerra desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestino a Israel.

Na quarta-feira (24), Netanyahu será o primeiro líder estrangeiro a discursar quatro vezes perante o Congresso dos Estados Unidos – numa reunião conjunta da Câmara dos Representantes e do Senado -, ultrapassando o britânico Winston Churchill, que discursou três vezes.

Pouco antes da sua partida, Netanyahu afirmou que, no seu discurso no Congresso, iria “procurar ancorar o apoio bipartidário que é tão importante para Israel”.

Ataque no Iêmen

As equipes de bombeiros continuam tentando conter um incêndio no porto de Hodeida, no Iêmen, causado por um ataque de Israel no sábado (20) em retaliação a um ataque houthi contra Telavive.

Os tanques de petróleo e uma central elétrica foram atingidos neste porto, situado no oeste do Iêmen, no Mar Vermelho, principal ponto de entrada das importações de combustível e da ajuda internacional destinada às regiões controladas pelos houthis.

Colunas de fogo e fumaça negra foram vistas sobre a cidade de Hodeida, no Iêmem, pelo terceiro dia consecutivo. Bombeiros lutam para conter o incêndio, que ameaça alastrar-se.

Imagens de satélite de alta resolução da Maxar Technologies mostram as chamas devorando depósitos de combustível fortemente danificados no porto.

Os depósitos são geridos pela Yemen Petroleum Company, que afirmou no domingo (21) que as seis pessoas mortas nos ataques israelenses eram seus empregados.

Apesar do incêndio, os funcionários do porto de Hodeida afirmaram que ele estava funcionando, segundo a agência noticiosa rebelde Houthi Saba.

“Estamos trabalhando 24 horas por dia para acomodar todos os navios e não há preocupações quanto à cadeia de abastecimento e entregas de alimentos, medicamentos e derivados do petróleo”, disse Nasr Al-Nousairi, funcionário do porto.

No entanto, a consultora norte-americana Navanti Group afirmou que os ataques a Hodeida destruíram cinco gruas e reduziram a capacidade de armazenamento de combustível do porto de 150 mil para 50 mil toneladas.

Os houthis afirmam que mais de 80 pessoas ficaram feridas no ataque, muitas delas com queimaduras graves.

Tendo como pano de fundo a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, os houthis estão se posicionando como uma espécie de membro-chave da rede regional de aliados de Teerã, que inclui grupos no Líbano, na Síria e no Iraque.

Desde novembro, eles lançaram cerca de 90 ataques contra navios mercantes no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, alegando que agem em apoio aos palestinos.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Donald Trump confirma ter conversado com presidente Nicolás Maduro

Donald Trump confirma ter conversado com presidente Nicolás Maduro

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela aumenta enquanto o presidente americano Donald Trump confirma que manteve contato com Nicolás Maduro.
L
Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L

Ponto & Contraponto: Marcos Antônio Amaral da Silva fala sobre Segurança Privada

Ponto & Contraponto recebe Marcos Antônio Amaral da Silva para uma entrevista especial sobre a segurança privada, um dos setores que mais cresce no país.
L

Risco de tempestades intensas em grande parte de Rondônia, com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Leste e Sudeste

Alerta de chuvas fortes em Porto Velho e região nos dias 2 e 3 de dezembro. Há alto risco de alagamentos devido à previsão de chuvas de nível 3.
L

Giro News: Dra. Ellen Santiago Fala Sobre Anestesiologia e Dor

Ellen Santiago, para um bate-papo esclarecedor sobre os principais tipos de dor.
L
Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Período chuvoso eleva a circulação de insetos e animais peçonhentos nas residências.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Ex-coordenador do INSS depõe em CPMI após condução coercitiva

Jucimar Fonseca da Silva foi localizado em Manaus e trazido a Brasília pela Polícia Legislativa para prestar depoimento sobre esquema de fraude no INSS.
L
Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Projetos que destinam R$ 17 milhões ao TCE-RO e Funprecap avançam na Alero

Créditos suplementares são aprovados para cobrir obrigações previdenciárias.
L
Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Governança do Plano Pena Justa é debatida em Brasília

Plano Pena Justa foi tema de discussões nacionais sobre financiamento, gestão e sustentabilidade das políticas penais.
L
Fórum +Leite RO discute apoio e preço para produtores rurais

Fórum +Leite RO discute apoio e preço para produtores rurais

Fórum +Leite RO reuniu produtores e instituições, e Cláudia de Jesus reforçou compromisso com políticas para a pecuária leiteira.
L
Alero homenageia carreiras que fortalecem instituições públicas

Alero homenageia carreiras que fortalecem instituições públicas

Instituições públicas foram destaque em sessão solene proposta por Ieda Chaves, que homenageou servidores do TJ, TCE, MPRO e DPE.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

PM detém suspeitos de furtos de motos em Jaru

Recuperação de veículos ocorreu, mas acusados foram liberados após apresentação.
16
Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Ex atropela mulher e a arrasta por 1 km na Marginal Tietê

Tentativa de feminicídio deixou vítima mutilada após ataque em São Paulo.
16
Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

Viatura da PM é atingida por caminhonete na Avenida Alexandre Guimarães

O motorista do veículo particular afirmou aos policiais que não percebeu a aproximação da viatura, o que acabou provocando o impacto.
10
Acidente entre motos deixa mulher ferida no bairro Igarapé

Acidente entre motos deixa mulher ferida no bairro Igarapé

A vítima recebeu atendimento no local e foi encaminhada ao Hospital João Paulo II, com suspeita de fratura na clavícula.
10
Traficante é preso com 25 pinos de cocaína em flagrante no Orgulho do Madeira

Traficante é preso com 25 pinos de cocaína em flagrante no Orgulho do Madeira

Ação da Guarnição Volante Reforço 03 do 5º BPM, em Porto Velho, resultou na prisão de um homem que confessou o tráfico de drogas e vendia cada pino de cocaína por R$ 50.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Pacto pela Integridade chega a Rondônia e reforça ética nos pequenos negócios

Evento “Brasil Mais Íntegro” reuniu empreendedores e instituições em Porto Velho para promover a transparência e boas práticas empresariais.
L

Rondônia Cidadã realiza mais de 7 mil atendimentos em cinco distritos de Porto Velho

Programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais aos distritos da Ponta do Abunã e soma 7.482 atendimentos em cinco dias
L

Microrrevestimento na RO-133 garante mais segurança e durabilidade para quem trafega pela região

Aplicação de microrrevestimento na RO-133 reforça infraestrutura da rodovia e melhora a mobilidade entre o 5º BEC e Vale do Anari
L

Bocha adaptada impulsiona Rondônia no encerramento do 2º bloco das Paralimpíadas Escolares 2025

Bocha adaptada reúne maior delegação de Rondônia na história da modalidade e consolida avanço técnico no esporte paralímpico escolar
L

Rondônia conquista nove medalhas no Brasileiro de Karatê com apoio do programa Pró-Atleta

Brasileiro de Karatê reúne 1.400 atletas e Rondônia assegura nove medalhas e vaga para o Mundial de 2026
L

Mamãe Cheguei beneficia mais de 50 mães com kits e berços portáteis em Ji-Paraná

Mamãe Cheguei reforça apoio social e fortalece vínculo familiar com entrega de 53 kits a gestantes do município
L
Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

Xadrez encerra calendário esportivo de Jaru com campeões revelados

O 3º Torneio Municipal de Xadrez reuniu 50 participantes de diferentes categorias e marcou o encerramento das atividades esportivas da Prefeitura de Jaru em 2025.
L
Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção avança e recupera áreas de convivência em Porto Velho

Patrulha da Manutenção completa um mês com intervenções em praças e espaços públicos da capital
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.