SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Legado de Nelson Mandela serve a todas as nações, diz ex-ministra

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional em homenagem a ele

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Legado de Nelson Mandela serve a todas as nações, diz ex-ministra
Paulo Pinto/Agência Brasil

“Eu passarei por esse mundo somente uma vez e eu não quero desviar da minha tarefa, que é unir a nação”. Foi assim que Nelson Mandela definiu a sua grande missão de vida e foi assim que recebeu reconhecimento em todo o mundo: como um defensor da paz e da liberdade e como um lutador incansável contra o Apartheid, regime opressor e segregacionista que era adotado pela África do Sul.

É por isso que, desde 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o dia 18 de julho, data de seu aniversário, como o Dia Internacional Nelson Mandela, reconhecendo sua contribuição para a cultura de paz e para a promoção dos direitos humanos e da democracia em todo o mundo.

“O legado de Nelson Mandela serve a toda e qualquer nação, a todo e qualquer país, a toda e qualquer pessoa porque a paz é necessária globalmente”, disse nesta quinta-feira (18) Matilde Ribeiro, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

São Paulo SP 18/07/2024 Centro Cultural São Paulo (CCSP) está promovendo uma exposição gratuita em homenagem a Mandela. Chamada de Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação, a mostra apresenta 50 painéis fotográficos que foram trazidas ao país pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria exclusiva com a Nelson Mandela Foundation, entidade criada por Mandela em Joanesburgo, na África do Sul.Ex-ministra professora Matilde Ribeiro.

Na tarde de hoje, a ex-ministra participou de uma mesa de debate no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista, para celebrar a vida e o legado de Nelson Mandela. “Eu costumo dizer que ele era um homem lutador, porque quando designamos as pessoas como heróis parece que elas deixam de ser gente. Ele era um homem visionário que defendia a liberdade, lutou contra a apartheid, foi preso e julgado como sendo terrorista, e o terrorismo dele era lutar pela paz no mundo”, disse ela em entrevista à Agência Brasil.

Morto em dezembro de 2013, aos 95 anos, Mandela lutou incansavelmente pelo fim do regime de segregação racial (apartheid) na África do Sul. Ele foi também o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.

“Mandela nos deixou um legado imenso e multifacetado. Talvez o principal elemento que se sobressaia disso seja a possibilidade da reconciliação, a capacidade de unir em torno de si um país muito diverso, muito complexo e muito machucado pelos acontecimentos da história”, falou o embaixador Antonio Augusto Martins Cesar, diretor do Departamento de África do Ministério das Relações Exteriores, que falou com a reportagem da Agência Brasil antes de participar da mesa de debate com a ex-ministra.

“Comunidades que sofreram muito foram unidas por ele em torno de um projeto de reconciliação que correu sérios riscos ao longo dos seus momentos iniciais de execução e é um trabalho em curso até hoje. E a figura do Mandela e a inspiração que ele trouxe por meio da sua vida, por meio da sua luta e por meio dos anos em que esteve à frente do país, permanecem como um farol, como um modelo, um ideal, um exemplo de virtude, de equilíbrio, de resiliência e de esperança no futuro”, acrescentou o embaixador.

Legado

Para a ex-ministra brasileira, o legado de Mandela continua sendo importante em todo o mundo principalmente porque as marcas da exploração e da segregação racial continuam presentes não só na África do Sul.

“O Apartheid acabou oficialmente, mas as marcas continuam. O Apartheid é um regime nefasto, que impõe por lei o separatismo. E o Mandela sempre disse que a humanidade é única e defendeu imensamente que a educação é uma saída para a construção de justiça e democracia. Tem uma fala dele que é muito importante, que é refletindo sobre o ódio racial. Ele dizia que, se as pessoas são educadas a odiar, elas também podem ser educadas a amar. Isso é muito forte, é muito potente. No Brasil, nós temos um racismo que, às vezes, as pessoas querem dourar a pílula, dizendo que ele é ameno ou cordial, mas de cordial não tem nada. Racismo é racismo. Não se pode investir na superioridade de um povo em detrimento de outros”, falou.

Embora a Constituição brasileira seja uma das mais democráticas do mundo, destacou a ex-ministra, a luta contra o racismo no país ainda se torna necessária. E esse problema só será superado, segundo ela, por meio de políticas públicas inclusivas e que envolvam a inserção do negro nas universidades, a perspectiva de salário igual para trabalho igual, a necessidade da qualificação profissional para a população pobre e a construção de caminhos para a segurança pública e para as políticas de igualdade racial e de gênero.

Para Matilde Ribeiro, também é necessária uma política de reparação. “O Brasil tem 524 anos de vida oficial e 400 anos de escravização. Então, nesses quase 130 anos, não houve uma ação do Estado efetiva para incluir esse contingente de ex-escravos”, falou.

Mandela e a polarização

“Mandela é atemporal”, destacou Duncan Chaloba, professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Campinas (PUC-Campinas), e que mediou a mesa de debates. Para ele, a luta de Mandela continua sendo importante nos dias de hoje, principalmente quando a democracia vem sendo posta em risco em várias partes do mundo.

“Tudo o que Mandela falou – ou viveu falando – está acontecendo hoje. A polarização em todo o mundo vai exigir algumas lideranças do naipe de Mandela de novo. Qual o modelo de democracia que o mundo deve seguir? Primeiro precisamos quantificar e qualificar as democracias. Nos livros se cita a Índia, mas o que está acontecendo na política indiana? Nos livros se coloca como modelos de democracia os Estados Unidos e o Reino Unido. Mas o que aconteceu nos últimos dez anos no Reino Unido? Quantas vezes o primeiro-ministro foi trocado por lá? E o que está acontecendo hoje nos Estados Unidos? Cadê o Mandela para nos ajudar?”, questionou Chaloba.

Exposição

A vida e o legado de Mandela podem ser visitados pelo público na exposição Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação, que fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até o dia 30 de agosto.

A mostra gratuita apresenta 50 painéis fotográficos que foram trazidos ao país pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria exclusiva com a Nelson Mandela Foundation, entidade criada por Mandela em Joanesburgo, na África do Sul. Esses painéis não só trazem fotos de Mandela, como também relatam sua história e destacam algumas frases ditas por ele ao longo de sua vida. Entre elas, uma que se transforma em um grande aprendizado: “Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou eu aprendo”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

O projeto de lei exige autorização dos pais para adolescentes de 13 a 16 anos e estabelece multas pesadas para empresas de tecnologia que descumprirem a norma.
L
Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Kremlin afirma que bloqueio ocorreu por descumprimento da lei local; opositores veem risco de vigilância no aplicativo oficial.
L
Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Polícia canadense identifica autora com histórico de problemas de saúde mental; jovem cometeu suicídio após ataque em Tumbler Ridge.
L
Ataque russo deixa 2,6 mil prédios sem aquecimento em Kiev

Ataque russo deixa 2,6 mil prédios sem aquecimento em Kiev

Bombardeio contra infraestrutura energética provoca cortes de calefação na capital ucraniana em meio a temperaturas negativas e amplia crise humanitária.
L
Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos

Tiroteio em escola secundária na Colúmbia Britânica está entre os mais letais do país e mobiliza autoridades após suspeita ser encontrada morta.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Juraci Jorge da Silva e o Carnaval como antigamente no Ipiranga

Com isso, o Agenda News Folia 2026 reforça sua missão de valorizar a cultura local, dar voz aos organizadores e informar o público com antecedência.
L
Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Pesquisa revela que 80% das mulheres temem assédio no carnaval

Quase metade das brasileiras afirma já ter sido vítima de violência sexual durante a folia, segundo dados divulgados pelo Instituto Locomotiva.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

A Polícia Rodoviária Federal intensifica a fiscalização a partir desta sexta-feira com foco em infrações letais e destinos turísticos mais procurados.
L
Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

O atropelamento ocorreu em frente à sede do Ibama, quando uma ciclista tentava atravessar a via e foi atingida por um motociclista que seguia para a Imigrantes.
16
HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VINYL PUB LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Jovens músicos criam selo independente para driblar mercado

Jovens músicos criam selo independente para driblar mercado

Grupo de universitários do Rio de Janeiro fundou a AlterEgo para gerir carreiras e produzir eventos de forma autogestionada e colaborativa.
L
TRE-RO suspende expediente no Carnaval

TRE-RO suspende expediente no Carnaval

Justiça Eleitoral de Rondônia interrompe atendimento presencial por três dias, mas mantém serviços digitais e plantão judiciário para demandas urgentes.
L
Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Ação itinerante do TRE-RO garante alistamento, revisão e regularização eleitoral em distrito rural de Campo Novo, ampliando o acesso da população aos serviços.
L
57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

Justiça Eleitoral alerta que faltosos podem perder direitos se não regularizarem o documento; quase 13 mil já buscaram atendimento para atualizar a situação.
L
Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Engenharia digital impulsiona pré-moldados em Rondônia

Integração entre projeto virtual e produção industrial garante estruturas mais seguras e eficientes; ConcreAço da Amazônia amplia referência tecnológica no Norte.
L
Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

Anac propõe categoria específica de piloto para carros voadores

A agência reguladora abriu consulta pública para definir os requisitos de formação para os profissionais que atuarão no comando de aeronaves elétricas verticais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.