QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Vale faz acordo e deixa processo sobre caso Samarco no Reino Unido

Empresa não responderá mais perante o tribunal estrangeiro

Por Léo Rodrigues Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Vale faz acordo e deixa processo sobre caso Samarco no Reino Unido
Antonio Cruz/ Agência Brasil

As mineradoras Vale e BHP Billiton, acionistas da Samarco, fizeram um acordo que afeta o andamento do processo que tramita no Reino Unido sobre as responsabilidades pela tragédia ocorrida em novembro de 2015. A íntegra dos termos é confidencial, mas alguns detalhes foram divulgados nesta sexta-feira (12) em um comunicado ao mercado emitido pela Vale.

O principal desdobramento é que a Vale não responderá mais perante o tribunal estrangeiro, cabendo apenas à BHP Billiton realizar a defesa. As duas mineradoras pactuaram que, em caso de condenação, cada uma arcará com 50% das indenizações fixadas.

Na tragédia, o rompimento de uma barragem da Samarco localizada em Mariana (MG) liberou uma avalanche de rejeitos causando 19 mortes e gerando impactos para populações de dezenas de cidades ao longo da bacia do Rio Doce. Em 2018, os atingidos acionam as cortes britânicas buscando indenização e responsabilização da BHP Billiton, que tem sede em Londres.

A mineradora alegou inicialmente haver duplicação de julgamentos e defendeu que a reparação dos danos deveria se dar unicamente sob a supervisão dos tribunais brasileiros. O processo chegou a ser arquivado na etapa inicial, mas os atingidos apresentaram recursos em instâncias superiores e conseguiram reabri-lo.

Com o avanço da tramitação, a BHP Billiton decidiu mover uma nova ação para reivindicar que a Vale também fosse incluída. Seu pedido foi acatado no ano passado. No entanto, com o acordo entre as duas mineradoras, a reivindicação pela inclusão da Vale será retirada pela BHP Billiton.

No processo que tramita no Reino Unido, cerca de 700 mil atingidos são representados pelo escritório Pogust Goodhead e cobram indenização por danos morais e materiais. São listadas perdas de propriedades e de renda, aumento de despesas, impactos psicológicos, impactos decorrentes de deslocamento e falta de acesso à água e energia elétrica, entre outros prejuízos.

No caso de indígenas e quilombolas que também figuram na ação, são mencionados os efeitos para as práticas culturais e os impactos decorrentes da relação com o meio ambiente. Há ainda reivindicações de 46 municípios, além de empresas e instituições religiosas. As audiências que avaliarão as responsabilidades pela tragédia estão marcadas para outubro deste ano.

Em março desse ano, os atingidos incluíram no processo um e-mail indicando que a BHP Billiton avaliou riscos da barragem antes da tragédia. O escritório Pogust Goodhead considera que o seu teor comprova que a mineradora tinha ciência das condições da estrutura.

De acordo com o comunicado ao mercado emitido pela Vale, o acordo firmado com a BHP Billiton não implica em qualquer admissão de responsabilidade. A mineradora afirma ainda que está comprometida com as medidas para reparação dos danos em curso no Brasil.

O acordo entre a BHP Billiton e a Vale também afeta um processo movido na Holanda por 78 mil atingidos, também representados pelo escritório Pogust Goodhead. Nesse caso, o alvo são subsidiárias holandesas da Vale e da Samarco. A ação foi aceita pelo Judiciário do país em março deste ano. O acordo define que, também nesse caso, a Vale e a BHP Billiton arcarão com valores iguais de uma indenização que venha a ser fixada em uma eventual condenação.

O escritório Pogust Goodhead divulgou uma nota afirmando que nada muda para os atingidos que integram os processos. “Na prática, o acordo poupa a Vale de passar pelo desgaste de ter seus diretores sendo interrogados e seus processos escrutinados durante um longo julgamento na corte inglesa – uma exposição que pode trazer grandes prejuízos reputacionais à empresa. Nada impede, porém, que os diretores da BHP passem pelos questionamentos”, registra o texto.

Reparação no Brasil

No Brasil, o processo reparatório gira em torno do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), firmado entre as três mineradoras, a União e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com base nele, foi criada a Fundação Renova. Ela assumiu a gestão de mais de 40 programas, cabendo às mineradoras o custeio de todas as medidas.

Porém, passados mais de oito anos, a atuação da entidade é alvo de diversos questionamentos judiciais por parte dos atingidos, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Ministério Público Federal (MPF). Há discussões envolvendo desde a demora para a conclusão das obras de reconstrução dos distritos arrasados na tragédia até os valores indenizatórios. Uma tentativa de repactuação do processo reparatório, capaz de apontar solução para mais de 85 mil processos sobre a tragédia, está em andamento desde 2022. Até o momento, não houve sucesso

Diante desse cenário, em janeiro desse ano, a Justiça Federal condenou a Samarco, a Vale e a BHP a pagar R$ 47,6 bilhões para reparar os danos morais coletivos causados pelo rompimento da barragem. As mineradoras recorrem da decisão. Elas também acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) com a expectativa de proibir municípios de integrarem litígios no exterior. O argumento é de que seria uma movimentação inconstitucional por se tratarem de entes federativos. Caso essa posição seja acolhida, os municípios precisariam desistir do processo que tramita no Reino Unido.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Ilha natal de Bad Bunny pertence aos EUA, mas não é estado, não vota para presidente e segue submetida a decisões de Washington, o que reacende debate histórico e político.
L
Netanyahu prepara encontro com Trump para tratar do Irã nos EUA

Netanyahu prepara encontro com Trump para tratar do Irã nos EUA

Primeiro-ministro israelense deve discutir negociações nucleares, programa de mísseis e segurança regional em reunião com o presidente norte-americano em Washington.
L
Livro analisa escravidão nos EUA a partir da voz dos escravizados

Livro analisa escravidão nos EUA a partir da voz dos escravizados

Obra de pesquisador brasileiro usa autobiografias de Frederick Douglass e William Grimes para reconstruir a experiência da escravidão nos Estados Unidos pelo olhar de quem viveu o sistema.
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Haiti encerra transição política após pressão dos EUA sobre governo

Conselho presidencial deixa o poder e entrega comando ao primeiro-ministro em meio a ameaças de intervenção americana e desafios de segurança e eleições no país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alciréa de Farias Tabosa

Cantora e empresária, natural de Belém e radicada em Porto Velho, Alciréa de Farias Tabosa deixa um legado de alegria, trabalho e amor à família, marcado por música e união.
L

Única Talks: Educação em foco com o juiz Audarzean Santana da Silva

O Única Talks segue como um espaço de diálogo qualificado, aproximando o público de temas relevantes e de convidados que ajudam a pensar o presente e projetar o futuro, sempre com foco em conhecimento, cidadania e desenvolvimento.
L

Agenda News Folia 2026: Musas da Banda do Vai Quem Quer agitam a terça-feira

A entrevista com Nádia Caldas e Lidiane Shockness promete ser leve, animada e cheia de energia, do jeito que a folia merece.
L
Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Medida também eleva para 45% cota obrigatória de produtos da agricultura familiar; investimento total no programa chega a R$ 6,7 bilhões neste ano.
L
Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Vilhena, Rolim de Moura e Jaru aparecem no ranking de janeiro de 2026 e reforçam a força do agronegócio e da agroindústria rondoniense no comércio exterior.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Iniciativa oferece oficinas de artesanato, pintura e crochê para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

Ministro Carlos Vuyk de Aquino abre prazo para ex-presidente se manifestar; MPM pede expulsão do Exército após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Presidente do conselho reafirma compromisso com o enfrentamento ao feminicídio em abertura de sessão; fala ocorre em meio a denúncias contra ministro do STJ.
L
Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende medicamentos proibidos na BR-364

PRF apreende medicamentos proibidos na BR-364

Carga de canetas emagrecedoras sem registro na ANVISA foi localizada em cabine de caminhão
10
PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

Balanço recorde revela foco na descapitalização de facções com apreensão de imóveis e aeronaves; PRF detém 41 mil pessoas em rodovias federais.
L
Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Vítima foi atacada por dois homens na Rua Miguel Chakian e buscou socorro na rodoviária de Porto Velho; criminosos fugiram levando o celular do rapaz.
14
PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

Agentes em Guajará-Mirim detêm passageiro de 20 anos que transportava droga em mochila e sob poltrona; material tinha como destino a capital Porto Velho.
12
Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Investigado é preso após fabricar bebidas sem autorização e ameaçar servidores da Vigilância Sanitária; equipe de fiscalização chegou a suspender atividades por segurança.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: SABRINA ALMEIDA VASCONCELOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 685 SOL/DLA
L
Paramount aumenta oferta para comprar Warner e desafia proposta da Netflix

Paramount aumenta oferta para comprar Warner e desafia proposta da Netflix

Nova oferta prevê US$ 30 por ação e pagamento de multa bilionária caso contrato com Netflix seja cancelado. Operação ainda depende de aprovação regulatória e acionária.
L
Microcrédito transforma a vida de pescadores e ribeirinhos na região Norte

Microcrédito transforma a vida de pescadores e ribeirinhos na região Norte

Linha de financiamento permite aquisição de barco e ampliação da produção familiar, gerando mais renda e autonomia.
L
Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Piso salarial passa a ser de R$ 3.242,00 e pagamento retroativo a janeiro será realizado ainda este mês.
L
Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Serviço visa destinação correta de materiais e fortalecimento da reciclagem no município, envolvendo cooperativa local de catadores.
L
Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Mensagem de erro I-001-NF impede login e afeta serviços como Pix; usuários recorrem a monitoramento online e redes sociais para verificar situação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.