TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Audiência na OEA ouve vítimas de grandes tragédias ocorridas no Brasil

Rompimento de barragens e incêndio na Boate Kiss estão entre os temas

Por Léo Rodrigues -Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Audiência na OEA ouve vítimas de grandes tragédias ocorridas no Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), ouve nesta sexta-feira (12) vítimas de diversas tragédias que ocorreram nos últimas anos no Brasil e que não resultaram em nenhum responsabilização no âmbito criminal. Eles irão depor em audiência que discutirá se o Estado brasileiro, considerando a falta de resposta judicial, tem envolvimento nas violações de direitos humanos causadas por atividades comerciais.

Os depoimentos terão início às 15h e serão transmitidos pelo canal da comissão na plataforma Youtube. A audiência terá, ao todo, uma hora e meia de duração, e representantes do Estado brasileiro também poderão fazer uso da palavra.

Entre os participantes, vão se pronunciar vítimas das duas grandes tragédias da mineração que geraram comoção no país. Em 2015, uma barragem da mineradora Samarco, situada na zona rural de Mariana (MG), se rompeu, causando 19 mortes e gerando impactos socioambientais em dezenas de municípios mineiros e capixabas na Bacia do Rio Doce. A maioria dos denunciados obteve decisões favoráveis que lhe retiraram a condição de réu e os poucos que ainda figuram no processo criminal após oito anos não respondem mais por homicídio.

Outra barragem se rompeu em 2019 na cidade de Brumadinho (MG), causando a perda de 272 vidas. Tendo em vista que a maioria das vítimas trabalhavam na mina onde ocorreu o colapso, o episódio se tornou o maior acidente trabalhista do país. A estrutura pertencia à Vale, mineradora que também estava envolvida na tragédia de 2015. Ela é uma das duas acionistas da Samarco, ao lado da anglo-australiana BHP Billiton. As famílias dos atingidos vêm protestando contra o habeas corpus concedido recentemente ao ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, que o livrou do processo criminal.

Rompimento Barragem Brumadinho

Também farão uso da palavra vítimas do afundamento de cinco bairros em Maceió, devido à exploração de minas de sal-gema pela petroquímica Braskem. Embora, nesse caso, não tenham ocorrido mortes, estima-se que cerca de 60 mil moradores tiveram que se mudar do local e deixar para trás os seus imóveis. As vítimas alegam que há casos de pessoas que posteriormente cometeram suicídios por causa da perda de suas condições de vida.

O incêndio da Boate Kiss, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em Santa Maria (RS) no ano de 2013, também está na pauta da audiência. Quatros pessoas chegaram a ser condenadas a 18 anos de prisão em um tribunal de júri. No entanto, a decisão foi posteriormente anulada, atendendo pedidos dos advogados dos acusados, que apontaram nulidades no processo. Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) avalia recurso do Ministério Público Federal (MPF), que pede que as sentenças sejam restabelecidas.

Paulo Carvalho, que perdeu seu filho Rafael Carvalho na tragédia da Boate Kiss, é um dos que participarão da audiência. Ele é atualmente diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

“Com o tempo, fomos vendo que a mesma coisa estava acontecendo com as tragédias que sucederam a da Boate Kiss. Estavam tendo o mesmo caminho: a impunidade, a falta de resposta do Estado brasileiro, o desprezo às vítimas, as violações crescentes por meio de processos contra os pais. Há processos movidos contra atingidos em Maceió, em Mariana e em Brumadinho. É muito claro que há uma intimidação de empresas, proprietários e do próprio Estado brasileiro que inibem os familiares na busca por Justiça”, disse.

De acordo com Paulo Carvalho, as vítimas dos diferentes episódios começaram a se unir em janeiro deste ano durante as atividades em Brumadinho (MG) que marcaram os cinco anos do rompimento da barragem da mineradora Vale. Juntos, eles teriam percebido a repetição dos mesmos expedientes judiciais.

“Em casos de grande impacto, a resposta do Estado deve ser muito mais ágil. Ao contrário do que está ocorrendo. Elas são muito lentas, aceitam manobras imorais da defesa dos réus. Somos favoráveis ao devido processo legal, independentemente se são culpados ou inocentes. Mas o que acontece é que não se segue o devido processo. Eles são trancados, arquivados, travados por questões processuais irrelevantes, são concedidos habeas corpus indistintamente. Não se deixa que se conheça a verdade. E a principal estratégia é buscar a prescrição. No caso da Boate Kiss, são 11 anos. É o que todo mundo sabe. Basta que se tenha poder e dinheiro”.

Na audiência, será discutido ainda o incêndio nas instalações do Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo. No episódio, ocorrido em fevereiro de 2019, morreram dez garotos entre 14 e 16 anos, que integravam as categorias de base do clube. Até o momento, não houve responsabilização criminal. O advogado Louis de Casteja, que representa a família de Christian Esmério, vê culpa do clube e do Poder Público.

Capa do livro

“A partir do momento em que o Flamengo tem um centro de treinamento interditado, sem alvará e sem autorização para receber crianças, ele já está completamente errado. E é evidente que existe responsabilidade do município do Rio de Janeiro, e talvez do estado. Eles foram totalmente coniventes e negligentes. Sabiam que não havia alvará, sabiam que tinha interdição e aplicavam multas irrisórias. Eles não fizeram nada e em um país sério teriam sido denunciados por omissão”, avalia.

A família de Christian Esmério foi a única que não fechou acordo com o Flamengo, por discordar dos valores oferecidos. Movee uma ação judicial e já obteve sentença fixando indenizações por dano moral para os pais e os irmãos do adolescente, bem como uma pensão mensal até a data que a vítima completa 45 anos. Recursos foram apresentados tanto pelo Flamengo, que contesta sua responsabilização, quanto pela defesa da família, que busca majorar os valores. “O clube tentou se utilizar da pandemia para poder estrangular financeiramente as famílias e fazer com que elas acabassem estabelecendo um acordo”, critica Louis de Casteja.

Todos esses episódios juntos custaram mais de 500 vidas, além de gerar muitas sequelas físicas e sofrimento emocional às vítimas. “Apesar de serem tragédias tão diferentes em sua natureza, elas guardam em comum a irresponsabilidade movida pela ganância e a impunidade”, diz comunicado da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum).

Segundo a entidade, a expectativa é de que a comissão cobre o Estado brasileiro para “tornar efetiva a fiscalização das atividades empresariais e comerciais no país a fim de evitar novas tragédias” e cumprir “seu dever de processar e punir os responsáveis, para que as violações de direitos humanos não se repitam”. Paulo Carvalho destaca que as tragédias foram precedidas de descumprimentos de normas de segurança. Ele espera que o Brasil mude de postura para penalizar exemplarmente as empresas que afrontarem ou negligenciarem as determinações das autoridades fiscais.

“É preciso reconhecer as falhas. Do contrário, outra tragédia é questão de tempo. A gente não sabe quando, mas ela vai ocorrer se essa situação continuar. Argentina, Estados Unidos, Romênia, Rússia, Coreia do Sul e França tiveram tragédias semelhantes e realizaram uma responsabilização muito ágil. E o resultado foi a prevenção de outras tragédias. Qual é a justificativa para um país que leva 11 anos e não consegue responsabilizar ninguém?”, questionou. Ele cita o caso do incêndio da Boate Lame Horse, que deixou 156 mortos na Rússia em dezembro de 2010. Em abril de 2013, oito pessoas foram condenadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Tempestade de inverno paralisa nordeste dos EUA e fecha escolas em Nova York

Autoridades declaram estado de emergência e alertam para nevascas de até 60 centímetros; voos foram cancelados e Guarda Nacional foi mobilizada para assistência.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Líder do Cartel Jalisco Nueva Generación morre em operação no México

Nemesio Oseguera, o “El Mencho”, foi alvo de ação militar que resultou em confrontos e bloqueios em Jalisco; traficante era um dos mais procurados do mundo.
L
Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Homem armado é morto ao invadir resort de Donald Trump na Flórida

Suspeito portava arma e galão de combustível no perímetro de segurança de Mar-a-Lago; presidente estava em Washington no momento da ação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Estudantes devem acessar o portal FiesSeleção nesta terça-feira para garantir a vaga; etapa é obrigatória para a contratação do financiamento estudantil.
L
Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Ex-deputado federal, que reside nos Estados Unidos, tem prazo de 15 dias para apresentar defesa; processo envolve acusações de coação no curso do processo.
L
Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
CPI questiona Meta sobre lucros bilionários com crimes na internet

CPI questiona Meta sobre lucros bilionários com crimes na internet

Relator afirma que 10% do faturamento da bigtech viria de anúncios de golpes e fraudes; empresa nega interesse econômico e destaca remoção de 134 milhões de conteúdos irregulares.
L
Lula e presidente dos Emirados Árabes discutem acordo comercial

Lula e presidente dos Emirados Árabes discutem acordo comercial

Líderes buscam acelerar negociações entre Mercosul e país árabe; encontro em Abu Dhabi também tratou de investimentos em fundo para florestas tropicais.
L
Senadores cobram CVM por suposta omissão em fraude do Banco Master

Senadores cobram CVM por suposta omissão em fraude do Banco Master

Parlamentares criticam falta de transparência e fiscalização da autarquia no mercado de capitais; presidente interino afirma que órgão enviou indícios à Polícia Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Colisão ocorreu na Rua Daniela, no bairro Cuniã; câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos pilotos tentou realizar conversão sem sinalizar.
12
PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

Iniciou-se ontem (23) a Operação Nacional de Segurança Viária, que se estenderá até novembro.
10
PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Jovem é presa após surto e agressão contra mãe e irmã no Socialista

Suspeita de 23 anos destruiu móveis da residência e arremessou objetos contra familiares; vítimas precisaram se esconder em casa vizinha até a chegada da PM.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Victor Hugo, da empresa BirsSeg, responsável pela assessoria técnica em segurança do trabalho junto ao município.
L
Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da sede da Energisa, em Porto Velho, reunindo formandos, familiares, instrutores e representantes das instituições.
L
Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café brasileiro como livre de desmatamento

Ferramenta pública, gratuita e desenvolvida em parceria com a UFMG garante rastreabilidade, atende às exigências da União Europeia e fortalece a competitividade do café nacional no mercado internacional.
L
Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Governo alerta para chaves PIX falsas e orienta que doações financeiras sejam feitas apenas por canais oficiais; Hemominas faz apelo por doadores de sangue.
L
Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L
Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga novo boletim sobre preços de frutas e hortaliças

Estudo analisa comportamento do mercado nas principais Ceasas do país em janeiro; transmissão ao vivo ocorre nesta quarta-feira pelo YouTube.
L
Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Atendimento faz parte do programa Rondônia Cidadã e conta com diversos serviços gratuitos ao público.
L
Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estudante autor da melhor redação da fase nacional recebe prêmio de R$ 7,5 mil​.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.