QUINTA-FEIRA, 30/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Entenda a eleição para deputados na França e reflexos da disputa

Votação deste domingo teve maior participação das últimas décadas

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda a eleição para deputados na França e reflexos da disputa
Abdul Saboor

Cerca de 66,71% dos pouco mais de 49,33 milhões de eleitores aptos a votar participaram, neste domingo (30), do primeiro turno das eleições legislativas na França. Conforme os resultados que o Ministério do Interior divulgou, o índice de comparecimento foi um dos maiores das últimas décadas, evidenciando o grande interesse da população no pleito, cujo segundo turno está agendado para o próximo domingo (7).

--Continua após a publicidade--

A taxa de participação espontânea (na França, o voto não é obrigatório) registrada ontem é a maior para o primeiro turno de uma eleição legislativa francesa desde 1997, quando 67,9% dos eleitores foram às urnas para escolher os 577 deputados que compõem a Assembleia Nacional – equivalente à Câmara dos Deputados brasileira. No primeiro turno das últimas eleições legislativas, em 2022, mais da metade (52,5%) dos eleitores se abstiveram de votar.

Os 577 deputados, mais 348 senadores, integram o Parlamento francês, responsável por criar ou alterar as leis nacionais e controlar as ações do governo federal. O mandato de um deputado tem duração de cinco anos, mas pode ser interrompido pela dissolução da Assembleia Nacional, conforme aconteceu este ano. No início de junho, o presidente Emmanuel Macron dissolveu a Assembleia Nacional e anunciou a antecipação da eleição que estava prevista para 2027, quando também termina o mandato de Macron.

O presidente francês anunciou a medida após eleitores de 21 países da União Europeia, incluindo a França, votarem para a formação do Parlamento Europeu. A iniciativa foi motivada pelo avanço dos candidatos do partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e do jovem Jordan Bardella, de 28 anos. Na ocasião, Macron disse que os resultados das eleições europeias foram “um desastre” para seu governo e que ele não poderia ignorar.

A antecipação da eleição foi considerada uma estratégia arriscada, já que Macron terá que dividir o poder com os adversários políticos, caso a guinada à direita dos eleitores franceses se confirme. Ao menos no primeiro turno das eleições antecipadas, foi isso o que aconteceu. O Reagrupamento Nacional (RN), de Le Pen, obteve 29,25% dos votos, sendo seguido pela Nova Frente Popular, uma coalizão de partidos de esquerda, com 27,99% dos votos. O Juntos Pela República, da base de apoio a Macron, terminou na terceira posição, com 20,04% dos votos nacionais. Com o resultado, os três partidos conquistaram, respectivamente, já no primeiro turno, 37, 32 e 2 assentos da futura legislatura.

A vantagem que a extrema direita alcançou no primeiro turno é ainda maior quando se leva em conta que União da Extrema Direita (UXD), aliada do RN, obteve 3,9% dos votos, motivando vários veículos de imprensa e analistas a apontarem que, no total, o campo ideológico representado por Le Pen conquistou 33,15% dos votos e um assento. Mas, conforme destacou o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Adrian Nicolas Albala Young, em entrevista à Agência Brasil, apenas 76 candidatos conseguiram se eleger já no primeiro turno. O que significa dizer que ainda há 501 assentos em disputa, não sendo possível afirmar como a Assembleia Nacional se reorganizará a partir do segundo turno das eleições legislativas.

“O sistema eleitoral francês é bem diferente do brasileiro”, comentou Nicolas, que nasceu na França. “Enquanto no Brasil, cada unidade federativa elege um número de representantes políticos proporcional ao tamanho do seu eleitorado, na França há o que chamamos de circunscrições, com ao redor de 15 mil a 20 mil pessoas, e cada uma delas escolhe um representante. Quem obtém maioria absoluta [metade dos votos, mais um] dos votos de sua circunscrição já no primeiro turno, é eleito. Se a maioria absoluta não é atingida, os primeiros colocados e quem obteve ao menos 12,5% segue para disputar o segundo turno. É comum, em várias localidades, até quatro candidatos disputarem um eventual segundo turno. E das 577 localidades, em mais de 500 a vaga segue em aberto”, explica o professor, acrescentando que, no segundo turno, é eleito deputado o candidato que obtém a maioria dos votos de seu círculo eleitoral.

“Por um lado, é quase certo que o presidente Macron não terá maioria [dos deputados na próxima legislatura]. Ele já não a tinha, mas chegava perto, faltando-lhe algo como 30 dos 577 assentos. Agora, conforme as projeções, sua base na Assembleia vai diminuir. De forma que sua estratégia de antecipar as eleições para tentar conter as perdas [decorrentes do avanço da extrema direita na preferência do eleitorado] foi um fracasso total. Por outro lado, resta a dúvida se o Reagrupamento Nacional vai conseguir a maioria absoluta. É totalmente possível, mas como muitas variáveis locais influenciam o resultado, é difícil fazer projeções confiáveis”, ponderou Nicolas, lembrando que as lideranças do Reagrupamento Nacional já manifestaram que, caso não obtenham maioria absoluta, não reivindicarão a chefia do governo, em um país cujo regime é semipresidencialista.

Na França, o presidente não é chefe de governo, mas sim de Estado. “O chefe de governo é o primeiro-ministro. O Reagrupamento Nacional garantiu que só indicará o primeiro-ministro caso obtenha maioria absoluta na Assembleia. Se isso ocorrer, teremos uma situação já conhecida na França, que é a coabitação: um presidente de um viés ideológico, e um primeiro-ministro de outra corrente política. A novidade, em termos franceses, será a extrema direita chefiar o governo”, lembra o professor, destacando que a eventual vitória do Reagrupamento Nacional no próximo fim de semana terá impactos para a União Europeia, com eventuais reflexos também para o Brasil.

“Se o Reagrupamento Nacional sair vitorioso e com possibilidades de governar, estaremos frente ao primeiro governo francês abertamente eurocético, ou seja, desfavorável à União Europeia – embora eu considere que a saída do bloco seja totalmente improvável, acho que os processos de integração e de ampliação tenderiam a ser congelados. Também seria de se esperar um engajamento muito menor do governo francês em relação a aspectos como a guerra na Ucrânia. Já para o Brasil, pode haver retrocessos no apoio em questões ambientais. Além disso, se saírem vitoriosos, os direitistas franceses, que têm no setor agrícola uma base de apoio importante, seguirão travando ou até acabarão de vez com a possibilidade de um acordo Mercosul-União Europeia, em relação ao qual o Macron já não é muito favorável”, concluiu o professor.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Joias roubadas do Louvre não foram recuperadas, diz promotora

Joias roubadas do Louvre não foram recuperadas, diz promotora

Dois suspeitos presos após o assalto reconheceram parcialmente envolvimento no roubo, mas as joias do Louvre avaliadas em US$ 102 milhões seguem desaparecidas, expondo falhas de segurança do museu.
L
Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza

Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza

O Exército israelense retomou a aplicação do cessar-fogo em Gaza nesta quarta-feira, depois de uma onda de bombardeios que atingiu dezenas de alvos e deixou pelo menos 91 palestinos mortos.
L
Furacão Melissa atinge Cuba com ventos de 205 km/h após deixar mortes no Caribe

Furacão Melissa atinge Cuba com ventos de 205 km/h após deixar mortes no Caribe

O Furacão Melissa se aproxima da costa sul de Cuba como categoria 3, com ventos “extremamente perigosos” de 205 km/h; Jamaica e Haiti relatam sete mortes e danos.
L
Furacão Melissa trará situação catastrófica para a Jamaica

Furacão Melissa trará situação catastrófica para a Jamaica

Especialista da OMM prevê a pior tempestade do século na ilha caribenha, com ventos de 300 km/h, inundações e deslizamentos de terra. Tempestade de categoria 5 se move lentamente sobre águas quentes.
L

Na Bolívia, um acidente com um ônibus resultou em 16 mortos e 32 feridos após o veículo cair em um penhasco

O veículo caiu em uma área de curvas perigosas e visibilidade limitada, despencando por cerca de 600 metros.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Troféu Cacau de Ouro 2025 celebra 22 anos com grandes homenagens e presença de ícones do empresariado rondoniense em Cacoal

O tradicional evento reuniu empresários, comunicadores e autoridades no salão do Catuaí Hotel em Cacoal, com destaque para homenagens a empreendedores e marcas que impulsionam o desenvolvimento de Rondônia.
L

Nota de pesar: Deivede Frota dos Prazeres

Familiares e amigos se despedem de Deivede Frota dos Prazeres, empresário de Porto Velho, lembrado pelo coração generoso, pelo amor à esposa e filha e pelos momentos de convivência que uniam todos ao redor dele.
L
Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público com 200 vagas imediatas

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público com 200 vagas imediatas

Provas serão aplicadas em fevereiro de 2026; salários chegam a R$ 24 mil e inscrições abrem em 3 de novembro.
L

Encerramento da Semana Acadêmica de Psicologia promete uma noite de conhecimento e mistério na Católica de Rondônia

Evento gratuito trará palestra sobre o perfil psicológico e comportamental de serial killers com o psicólogo criminal Matheus Silva
L

Reforço na equipe: Arildo Lopes assume Secretaria-Geral de Governo na administração Léo Moraes

Experiência e confiança marcam a transição de Arildo Lopes para o comando da SGG em Porto Velho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol propõe devolução do tempo de serviço congelado na pandemia a servidores de Rondônia

Ribeiro do Sinpol propõe devolução do tempo de serviço congelado na pandemia a servidores de Rondônia

Projeto reconhece período de 2020 a 2021 para contagem de quinquênios, licenças-prêmio e progressões funcionais.
L
Alero promove capacitação sobre gestão de contratos e compras públicas com foco em governança digital e sustentabilidade

Alero promove capacitação sobre gestão de contratos e compras públicas com foco em governança digital e sustentabilidade

Servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia participam do evento nos dias 30 e 31 de outubro, que aborda a nova Lei de Licitações e Contratos.
L
Assembleia Legislativa entrega 1.274 cestas básicas arrecadadas na 3ª Corrida da Democracia

Assembleia Legislativa entrega 1.274 cestas básicas arrecadadas na 3ª Corrida da Democracia

Sete entidades sociais cadastradas pela Alero recebem as doações em ação solidária que marcou as comemorações pelos 42 anos da instituição.
L
Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Parlamentar alerta para risco de colapso na cadeia produtiva do leite e propõe medidas emergenciais ao Ministério da Agricultura.
L
Senador Bagattoli chama de covarde ação dos órgãos federais contra produtores em Alvorada do Oeste

Senador Bagattoli chama de covarde ação dos órgãos federais contra produtores em Alvorada do Oeste

Parlamentar afirmou que Ibama, Funai e Força Nacional promoveram destruição de propriedades rurais e defendeu responsabilização pelos danos causados.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

VÍDEO: Bandidos em motocicleta assaltam casa de carne e rendem funcionários no centro de Porto Velho

O assalto, registrado por câmeras de segurança nesta quarta-feira (29), ocorreu na Rua Presidente Dutra, próximo ao CPA.
16
“Disciplina do PCC” é preso com comparsa ao tentar arremessar “kit” para dentro do Urso Panda

“Disciplina do PCC” é preso com comparsa ao tentar arremessar “kit” para dentro do Urso Panda

Dupla foi flagrada com celulares, drogas e rádios comunicadores no residencial Morar Melhor, em Porto Velho.
16
Homem de 50 anos é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Vilhena

Homem de 50 anos é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Vilhena

Suspeito conhecido como “Mineiro” foi flagrado com cocaína, maconha, crack e armamento durante operação policial.
16
Jovem de 18 anos é esfaqueado pela esposa após discussão no Porto Madeira 3, em Porto Velho

Jovem de 18 anos é esfaqueado pela esposa após discussão no Porto Madeira 3, em Porto Velho

Tentativa de homicídio ocorreu após briga entre o casal; mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Militar.
16
Grave acidente envolvendo ônibus e dois carros deixa motorista ferido na BR-319

Grave acidente envolvendo ônibus e dois carros deixa motorista ferido na BR-319

Colisão ocorreu no km 45 da BR-319, sentido Humaitá-AM; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: VIANA ALENCAR SERVICOS MEDICOS LTDA

LAPP – LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE
L

Requerimento da Licença Ambiental: JR COM CONST E ENGENHARIA

LAEP – Licença Ambiental de Excepcional Porte
L

Requerimento da Licença Ambiental: LEANDRO SANTOS DA CRUZ

 LAS – Licença Ambiental Simplificada(AUTORIZAÇÃO PÚBLICA ESPECIAL)
L

Requerimento de Renovação, Outorga e Alteração de Titularidade: LEANDRO FIORI

Renovação da Licença de Operação – Termo de Outorga – Alteração de Titularidade
L
Criativos: documentário sobre artistas de Rondônia estreia em Porto Velho

Criativos: documentário sobre artistas de Rondônia estreia em Porto Velho

Obra destaca processos criativos de cinco artistas e celebra diversidade cultural rondoniense.
L

Câmara aprova proibição de cobrança por bagagem de mão em voos

Passageiros terão direito a bagagem de mão e mala despachada de até 23 kg sem custos em voos domésticos.
L
Campanhas do Santander apoiam quatro projetos sociais em Rondônia com foco em crianças, adolescentes e idosos

Campanhas do Santander apoiam quatro projetos sociais em Rondônia com foco em crianças, adolescentes e idosos

Programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso incentivam destinação do Imposto de Renda para fortalecer iniciativas que transformam vidas.
L
GeoPortal da Prefeitura de Porto Velho facilita acesso a informações sobre serviços públicos e planejamento urbano

GeoPortal da Prefeitura de Porto Velho facilita acesso a informações sobre serviços públicos e planejamento urbano

Ferramenta gratuita permite consultar mapas, dados territoriais e localizar unidades municipais com facilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.