DOMINGO, 18/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência

Conceito paisagístico faz enchente deixar de ser ameaça

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência
Foto Divulgação escritório Turenscape
No momento em que os brasileiros ainda acompanham, quase que incrédulos, as consequências causadas pelos temporais de abril e maio no Rio Grande do Sul, o Brasil recebeu a visita do arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, criador do conceito cidade-esponja, que se utiliza da própria natureza para melhor resistir à ocorrência crescente de tempestades.

“Espero que o Brasil possa ser referência sobre como devemos construir o mundo”, diz o professor da Universidade de Pequim, que veio ao país a convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ele participou, na última terça-feira (18), de um seminário na sede do banco, no Rio de Janeiro, sobre experiências nacionais e internacionais na reconstrução de cidades devastadas por tragédias ambientais.

O encontro foi motivado pela calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul, classificada pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, como o “maior desastre climático do Brasil” em termos de extensão territorial e impacto econômico. Mais de 170 mortes foram confirmadas.

Kongjian Yu ressaltou que ficou impressionado com a ênfase que o BNDES tem dado a assuntos relacionados à busca de um futuro mais verde. “Eu nunca tinha ouvido uma instituição financeira falar tanto sobre mudanças climáticas, soluções verdes e determinação para o Brasil virar referência na construção de um futuro sustentável”, disse.

“Estou orgulhoso de estar aqui para compartilhar a minha experiência de como o planeta pode ser sustentável”, completou.

Origem camponesa

Yu contou que começou a pensar no conceito de cidade-esponja ao perceber que o vilarejo em que ele morava, em Zhejiang, província no leste da China, estava sendo recorrentemente afetada por inundações.

Segundo o professor, os problemas se agravaram à medida em que avançava o que ele chama de “infraestrutura cinza”, a presença crescente de concreto nas cidades, canalizando rios e impermeabilizando grandes áreas.

Dessa forma, ele colocou em prática projetos de paisagismo que privilegiam a própria natureza para lidar com enchentes, priorizando grandes áreas alagáveis e presença de vegetação nativa. Assim, partes de cidades se tornam uma espécie de esponja, com capacidade de receberem inundação e dar “tempo” para o escoamento da água, diminuindo danos a áreas habitadas.

“A enchente passa a não ser uma inimiga, resume.

O sucesso do projeto de Yu fez com que o paisagismo cidades-esponja fosse usado em maior escala em mais de 250 cidades chinesas e replicado também fora do país.

Em 2023, o pioneirismo e alcance do conceito renderam a Yu o Prêmio Internacional de Arquitetura Paisagística Cornelia Hahn Oberlander.

O conceito desenvolvido por Yu não se limita a criar áreas cuja única finalidade é ser um espaço alagável. Ele trabalha com a harmonização entre construções e natureza. Os exemplos mais recorrentes são parques que, durante estações de seca, são frequentados pelas pessoas. Muitos são um emaranhado de trilhas e passarelas cercadas por pequenos lagos e muito verde. “Seguros e bonitos”, descreve.

Yu atribui esse conhecimento de lidar com o ambiente sem intervenções drásticas – construção de muros de contenção e canalização de rios – à sabedoria de antepassados.

“Não é nada novo para aqueles que viviam há milhares de anos em regiões de monções”, disse, se referindo à temporada de ventos que causam tempestades no sudeste asiático.

Contra infraestrutura cinza

Kongjian Yu é crítico da infraestrutura cinza.

“Gastamos bilhões de dólares canalizando rios, construindo represas, diques, tentando evitar que cidades e aldeias sejam inundadas”.

Segundo o arquiteto, essas intervenções devem ser consideradas para resolver questões imediatas no curto prazo apenas. “Não existe represa segura sempre, o que aumenta o perigo potencial de inundações”, declarou.

“Espero que o Brasil possa aprender com isso. Aprender com o que deu errado na China”, adverte, se referindo ao uso crescente de intervenções da engenharia.

Ele cita ainda que a produção de cimento é um emissor de gases do efeito estufa. Assim, diminuir a presença da infraestrutura cinza contribui diretamente para a redução do nível de poluentes liberados para a atmosfera.

O paisagista chinês defende que o conceito de cidade-esponja é uma solução sistemática para uma trajetória de resiliência, uma filosofia oposta à infraestrutura cinza, e que consiste em reter a água onde ela cai “Essa é a ideia do planeta esponja”, assinala.

O professor da Universidade de Pequim explica que parte do aumento do nível do mar – fenômeno que ameaça ilhas e países costeiros – se dá por causa do escoamento de água pluvial e, segundo Yu, caso essa água fique armazenada na região em que acontecem as chuvas, poderia ser absorvida na mesma área, diminuindo o volume levado para os oceanos.

Brasil

Yu enalteceu a biodiversidade brasileira e mostrou-se entusiasmado com o papel que o Brasil pode exercer no planeta. “Vocês são uma esperança, são um país muito jovem ainda”.

Apesar do otimismo, ele criticou a forma em que a agricultura é cultivada. “Vejo quilômetros e quilômetros de soja. Não há espaço para a água. Vocês podem estar usando técnicas erradas. Uma pequena e simples solução pode mudar a situação dramaticamente: tornem a terra em uma esponja para captar mais água”, recomendou.

O arquiteto considera que um dos primeiros passos para a elaboração de cidades-esponja é a criação de um plano diretor, em que fique claro “qual espaço ceder para água e onde não construir”.

Ele orienta que as áreas alagáveis sejam preenchidas com florestas, parques e lagos. “A nossa solução é tirar o muro. Deixar a água entrar. A água irriga o parque”.

Os muros de contenção são, na visão do paisagista, uma ameaça. Ele explica que quando acontecem transbordamentos, as superfícies de concreto funcionam como barreiras que impedem a água de retornar para o leito dos rios.

Outro fator negativo é que rios canalizados – geralmente mais retilíneos e com menos curvas que traçados naturais – aumentam a velocidade do fluxo d’água, em vez de retardá-la.

Segundo Yu, é preciso planejamento para que rios canalizados sejam transformados em rios-esponja, com vegetação, pequenas ilhas verdes que absorvam parte da água. “Nós temos que pensar grande”, incentiva.

Ele entende que, em vez de quilômetros e mais quilômetros de muros de contenção, é preferível criar uma “parede belíssima que respira, com vegetação nativa, um corredor verde, bem no meio da cidade”.

Kongjian Yu considera que iniciativas individuais também podem contribuir para que as cidades exerçam melhor a função de esponjas. Ele dá o exemplo de prédios e apartamentos que podem absorver a água da chuva. “É possível coletar e levar para a varanda, irrigando hortas”, detalha.

“Nós precisamos repensar a maneira com que reconstruímos nossas cidades. Buscar uma solução baseada na natureza”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

O clima de tensão em Teerã diminuiu nesta sexta-feira diante do forte policiamento e da vigilância por drones, enquanto o governo Trump mantém o alerta de intervenção militar.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

O presidente dos Estados Unidos anunciou suporte ao Comitê Nacional para a Administração de Gaza, órgão que governará o território sob supervisão internacional.
L
Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

A líder opositora venezuelana entregou a honraria ao presidente dos Estados Unidos durante reunião na Casa Branca, gesto que Trump classificou como sinal de respeito.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

O suspeito de 22 anos foi flagrado por policiais militares no forro de um imóvel na zona norte de Porto Velho após um vigilante de rua desconfiar de uma bicicleta parada.
12
Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

O jovem de 23 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado após atingir várias pessoas na Avenida Calama durante uma tentativa de fuga após uma confusão.
16
PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.