SEXTA-FEIRA, 28/06/2024

L

Mundo

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência

Conceito paisagístico faz enchente deixar de ser ameaça

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência
Foto Divulgação escritório Turenscape
No momento em que os brasileiros ainda acompanham, quase que incrédulos, as consequências causadas pelos temporais de abril e maio no Rio Grande do Sul, o Brasil recebeu a visita do arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, criador do conceito cidade-esponja, que se utiliza da própria natureza para melhor resistir à ocorrência crescente de tempestades.

“Espero que o Brasil possa ser referência sobre como devemos construir o mundo”, diz o professor da Universidade de Pequim, que veio ao país a convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ele participou, na última terça-feira (18), de um seminário na sede do banco, no Rio de Janeiro, sobre experiências nacionais e internacionais na reconstrução de cidades devastadas por tragédias ambientais.

O encontro foi motivado pela calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul, classificada pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, como o “maior desastre climático do Brasil” em termos de extensão territorial e impacto econômico. Mais de 170 mortes foram confirmadas.

Kongjian Yu ressaltou que ficou impressionado com a ênfase que o BNDES tem dado a assuntos relacionados à busca de um futuro mais verde. “Eu nunca tinha ouvido uma instituição financeira falar tanto sobre mudanças climáticas, soluções verdes e determinação para o Brasil virar referência na construção de um futuro sustentável”, disse.

“Estou orgulhoso de estar aqui para compartilhar a minha experiência de como o planeta pode ser sustentável”, completou.

Origem camponesa

Yu contou que começou a pensar no conceito de cidade-esponja ao perceber que o vilarejo em que ele morava, em Zhejiang, província no leste da China, estava sendo recorrentemente afetada por inundações.

Segundo o professor, os problemas se agravaram à medida em que avançava o que ele chama de “infraestrutura cinza”, a presença crescente de concreto nas cidades, canalizando rios e impermeabilizando grandes áreas.

Dessa forma, ele colocou em prática projetos de paisagismo que privilegiam a própria natureza para lidar com enchentes, priorizando grandes áreas alagáveis e presença de vegetação nativa. Assim, partes de cidades se tornam uma espécie de esponja, com capacidade de receberem inundação e dar “tempo” para o escoamento da água, diminuindo danos a áreas habitadas.

“A enchente passa a não ser uma inimiga, resume.

O sucesso do projeto de Yu fez com que o paisagismo cidades-esponja fosse usado em maior escala em mais de 250 cidades chinesas e replicado também fora do país.

Em 2023, o pioneirismo e alcance do conceito renderam a Yu o Prêmio Internacional de Arquitetura Paisagística Cornelia Hahn Oberlander.

O conceito desenvolvido por Yu não se limita a criar áreas cuja única finalidade é ser um espaço alagável. Ele trabalha com a harmonização entre construções e natureza. Os exemplos mais recorrentes são parques que, durante estações de seca, são frequentados pelas pessoas. Muitos são um emaranhado de trilhas e passarelas cercadas por pequenos lagos e muito verde. “Seguros e bonitos”, descreve.

Yu atribui esse conhecimento de lidar com o ambiente sem intervenções drásticas – construção de muros de contenção e canalização de rios – à sabedoria de antepassados.

“Não é nada novo para aqueles que viviam há milhares de anos em regiões de monções”, disse, se referindo à temporada de ventos que causam tempestades no sudeste asiático.

Contra infraestrutura cinza

Kongjian Yu é crítico da infraestrutura cinza.

“Gastamos bilhões de dólares canalizando rios, construindo represas, diques, tentando evitar que cidades e aldeias sejam inundadas”.

Segundo o arquiteto, essas intervenções devem ser consideradas para resolver questões imediatas no curto prazo apenas. “Não existe represa segura sempre, o que aumenta o perigo potencial de inundações”, declarou.

“Espero que o Brasil possa aprender com isso. Aprender com o que deu errado na China”, adverte, se referindo ao uso crescente de intervenções da engenharia.

Ele cita ainda que a produção de cimento é um emissor de gases do efeito estufa. Assim, diminuir a presença da infraestrutura cinza contribui diretamente para a redução do nível de poluentes liberados para a atmosfera.

O paisagista chinês defende que o conceito de cidade-esponja é uma solução sistemática para uma trajetória de resiliência, uma filosofia oposta à infraestrutura cinza, e que consiste em reter a água onde ela cai “Essa é a ideia do planeta esponja”, assinala.

O professor da Universidade de Pequim explica que parte do aumento do nível do mar – fenômeno que ameaça ilhas e países costeiros – se dá por causa do escoamento de água pluvial e, segundo Yu, caso essa água fique armazenada na região em que acontecem as chuvas, poderia ser absorvida na mesma área, diminuindo o volume levado para os oceanos.

Brasil

Yu enalteceu a biodiversidade brasileira e mostrou-se entusiasmado com o papel que o Brasil pode exercer no planeta. “Vocês são uma esperança, são um país muito jovem ainda”.

Apesar do otimismo, ele criticou a forma em que a agricultura é cultivada. “Vejo quilômetros e quilômetros de soja. Não há espaço para a água. Vocês podem estar usando técnicas erradas. Uma pequena e simples solução pode mudar a situação dramaticamente: tornem a terra em uma esponja para captar mais água”, recomendou.

O arquiteto considera que um dos primeiros passos para a elaboração de cidades-esponja é a criação de um plano diretor, em que fique claro “qual espaço ceder para água e onde não construir”.

Ele orienta que as áreas alagáveis sejam preenchidas com florestas, parques e lagos. “A nossa solução é tirar o muro. Deixar a água entrar. A água irriga o parque”.

Os muros de contenção são, na visão do paisagista, uma ameaça. Ele explica que quando acontecem transbordamentos, as superfícies de concreto funcionam como barreiras que impedem a água de retornar para o leito dos rios.

Outro fator negativo é que rios canalizados – geralmente mais retilíneos e com menos curvas que traçados naturais – aumentam a velocidade do fluxo d’água, em vez de retardá-la.

Segundo Yu, é preciso planejamento para que rios canalizados sejam transformados em rios-esponja, com vegetação, pequenas ilhas verdes que absorvam parte da água. “Nós temos que pensar grande”, incentiva.

Ele entende que, em vez de quilômetros e mais quilômetros de muros de contenção, é preferível criar uma “parede belíssima que respira, com vegetação nativa, um corredor verde, bem no meio da cidade”.

Kongjian Yu considera que iniciativas individuais também podem contribuir para que as cidades exerçam melhor a função de esponjas. Ele dá o exemplo de prédios e apartamentos que podem absorver a água da chuva. “É possível coletar e levar para a varanda, irrigando hortas”, detalha.

“Nós precisamos repensar a maneira com que reconstruímos nossas cidades. Buscar uma solução baseada na natureza”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

1º debate presidencial trará agenda das campanhas nos EUA

1º debate presidencial trará agenda das campanhas nos EUA

Biden e Trump devem explorar a baixa política com acusações
L
Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia

Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia

Bloco avalia que ato descumpre princípios internacionais da democracia
L
Israel invade bairro de Gaza e ordena que palestinos sigam para o sul

Israel invade bairro de Gaza e ordena que palestinos sigam para o sul

Forças militares falam em estágio final da operação contra o Hamas
L
Ao citar Bolívia, chanceler destaca democracia como valor fundamental

Ao citar Bolívia, chanceler destaca democracia como valor fundamental

No Conselhão, Mauro Vieira voltou a condenar tentativa de golpe
L
Bolívia prende militares após tentativa de golpe

Bolívia prende militares após tentativa de golpe

Eles enfrentam acusações que podem levar a apenas de 15 a 30 anos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Painel vai monitorar poluição atmosférica e impactos na saúde humana

Painel vai monitorar poluição atmosférica e impactos na saúde humana

Ferramenta prioriza áreas onde ações podem expor população a poluentes
L
Haddad diz que inflação média do governo Lula será inferior a 4%

Haddad diz que inflação média do governo Lula será inferior a 4%

Crescimento médio pode ficar em 3% ao ano, acrescenta ministro
L

News Rondônia dá a largada nas coberturas das “Eleições 2024” para a promoção da Democracia

Com cobertura especial, entrevistas com pré-candidatos e análises de informações, o seu jornal eletrônico montou um espaço especial para que você possa acompanhar a variedade de vozes e perspectivas dos nossos futuros representantes.
L

Cria do Nacional e fenômeno político, Samuel Costa vive o auge em Porto Velho

Seu conhecimento e maturidade política foram destacados por analistas em programas locais, que veem nele um potencial disruptor no cenário político de Porto Velho.
L

7ª Noite – Flor do Maracujá 2024: Celebração da cultura popular na 40ª Edição [AO VIVO]

Uma Noite de Tradições e Festividades – 27 de Junho de 2024
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Kauê Ribeiro: A voz da renovação em Porto Velho

Pré-candidato apresenta soluções ousadas para saúde, segurança e juventude no Giro News
L

Carlos Adriano no Giro News: Inovações e soluções para transformar Porto Velho

Pré-candidato a vereador aborda saúde pública, juventude e desenvolvimento local no Giro News
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais prestigia feira de adoção de animais resgatados no Baixo Madeira

Vereadora Márcia Socorristas Animais prestigia feira de adoção de animais resgatados no Baixo Madeira

Os pets foram encaminhados para clínica veterinária, onde passaram por exames e castração, sendo então colocados para adoção.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega implementos agrícolas para associação de produtores rurais em Urupá

Deputada Sílvia Cristina entrega implementos agrícolas para associação de produtores rurais em Urupá

Parlamentar destinou R$ 350 mil para a compra de diversos implementos para apoiar a produção no campo.
L

Emenda parlamentar da Dra. Taíssa valoriza feirantes em Guajará-Mirim com aquisição de tendas e mesas

Transformação na feira do município garante conforto e modernidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Briga de irmãos termina em tentativa de homicídio na zona sul

A PM foi acionada e prendeu o suspeito, enquanto a vítima foi socorrida pelo Samu para a UPA.
16
Operação conjunta da FAB e PF intercepta aeronave boliviana

Operação conjunta da FAB e PF intercepta aeronave boliviana

A FAB declarou que a ação foi necessária devido à falta de cooperação da aeronave, que ignorou todas as instruções da defesa aeroespacial brasileira.
10
Mototáxi abandona passageira ferida após acidente com viatura da Polícia Penal

Mototáxi abandona passageira ferida após acidente com viatura da Polícia Penal

Com a batida o mototaxista e a passageira sofreram queda, no entanto, o piloto subiu na moto e fugiu, deixando a adolescente ferida no local.
14
PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho
10
ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

Segundo a PM, a dupla fez um assalto e na hora da fuga foram perseguidos por uma testemunha, e atropelados no cruzamento da Avenida Mamoré com Rua Constelação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab faz leilões para compra de cestas de alimentos para os yanomami

Conab faz leilões para compra de cestas de alimentos para os yanomami

Nesta quinta, a operação foi para a aquisição de mais de 55 mil cestas
L

Até o momento, apenas uma deputada de Rondônia aprova a “PEC do Diploma para Jornalista”

Para a FENAJ, o diploma se mostra atualmente essencial para qualificar a produção de informações e diferenciar o que realmente é Jornalismo do que é Fake News [Notícias falsas].
L

UNIR: Instituição alinha retorno das aulas após 60 dias de paralisação

Acordo prevê o final da greve apenas com o realinhamento do calendário letivo de 2024.1.
L
Brasil fecha Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico com 5 pódios

Brasil fecha Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico com 5 pódios

Últimas medalhas vieram nas disputas por equipes.
L
Dólar cai para R$ 5,50 após queda na criação de empregos

Dólar cai para R$ 5,50 após queda na criação de empregos

Bolsa sobe 1,29% e fecha no maior nível em quase um mês.
L
Jirau energia realiza 2ª feira de conscientização e prevenção contra queimadas

Jirau energia realiza 2ª feira de conscientização e prevenção contra queimadas

Evento foi realizado no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, e contou com a participação de cerca de 350 alunos.
L
Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio

Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio

Presidente brasileiro também confirmou ida ao país no dia 9 de julho
L
Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Boletim da Fiocruz indica retomada do crescimento na região centro-sul
L

#ComunidadeNews | Entrevista o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Cláudio Carvalho

Nesta quinta-feira, dia 27, às 16h35, o programa Comunidade News recebe o pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L