TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Hamas diz que aceita plano de trégua em Gaza apoiado pela ONU

Estados Unidos veem reação como sinal de esperança

Por Daphne Psaledakis e Nidal al-Mughrabi - Repórteres da Reuters* - 20

Publicado em 

Hamas diz que aceita plano de trégua em Gaza apoiado pela ONU
REUTERS/Mohammed Salem

O Hamas aceita a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que apoia um plano para acabar com a guerra contra Israel em Gaza e está pronto para negociar detalhes, disse uma autoridade de alto escalão do grupo militante palestino nesta terça-feira.O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que a reação é “um sinal de esperança”.

As conversas sobre os planos para Gaza após o fim da guerra entre Israel e Hamas continuarão hoje e nos próximos dias, afirmou Blinken em Tel Aviv, após conversas com líderes israelenses. “É imperativo que tenhamos esses planos”.

O secretário se reuniu hoje com autoridades israelenses, em um esforço para acabar com a guerra aérea e terrestre israelense de oito meses contra o Hamas que devastou Gaza. O encontro ocorre um dia depois que a proposta de trégua do presidente norte-americano, Joe Biden, foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Antes da viagem de Blinken, Israel e o Hamas repetiram as posições linha-dura que minaram a mediação anterior para pôr fim aos combates. Israel continuou com os ataques no centro e sul de Gaza, considerados os mais sangrentos da guerra.

Hoje, o representante sênior do Hamas Sami Abu Zuhri, que está baseado fora de Gaza, disse que o grupo aceitou a resolução do cessar-fogo e estava pronto para negociar os detalhes. Cabe a Washington garantir que Israel cumpra a resolução, acrescentou.

Segundo ele, o Hamas aceitou a fórmula que estipula a retirada das tropas israelenses do enclave e a troca de reféns mantidos em Gaza por prisioneiros palestinos presos em Israel.

“O governo dos EUA está enfrentando um teste real para cumprir seus compromissos de obrigar a ocupação a encerrar imediatamente a guerra, implementando a resolução do Conselho de Segurança da ONU”, disse Abu Zuhri à Reuters.

Blinken afirmou que a declaração do Hamas foi “um sinal de esperança”, mas que ainda era necessária uma palavra definitiva da liderança do grupo dentro da Faixa de Gaza sitiada por Israel. “Isso é o que conta, e é o que ainda não temos”.

A guerra começou quando militantes palestinos liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel a partir de Gaza em 7 de outubro, matando mais de 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

A blitz aérea e terrestre de retaliação de Israel em Gaza matou mais de 37 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, e reduziu a maior parte do estreito enclave costeiro a ruínas, com desnutrição generalizada.

A proposta de Biden prevê um cessar-fogo e a libertação de reféns em troca de palestinos presos em Israel em etapas, o que acabará levando a um fim permanente da guerra.

Israel disse que concordará apenas com pausas temporárias na guerra até que o Hamas seja derrotado, enquanto o Hamas rebateu que não aceitará um acordo que não garanta o fim da guerra.

Em entrevista antes de seguir para a Jordânia, Blinken afirmou que suas conversas estavam abordando os planos para Gaza no dia seguinte, incluindo segurança, governança e reconstrução do enclave densamente povoado.

“Estamos fazendo isso em consulta com muitos parceiros em toda a região. Essas conversas continuarão, é imperativo que tenhamos esses planos”, declarou.

Na Faixa de Gaza, nesta terça-feira, os palestinos reagiram com cautela à votação do Conselho de Segurança, temendo que ela pudesse ser mais uma iniciativa de cessar-fogo que se mostraria infrutífera.

“Só acreditaremos quando virmos”, disse Shaban Abdel-Raouf, 47 anos, com uma família deslocada de cinco pessoas que se abriga na cidade central de Deir Al-Balah, alvo frequente do poder de fogo israelense.

“Quando eles nos disserem para empacotar nossos pertences e nos prepararmos para voltar à Cidade de Gaza, saberemos que é verdade”, afirmou ele à Reuters por meio de um aplicativo de mensagem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de terça-feira, 25/11/2025: previsões baseadas nas tendências astrológicas do período

A Lua transita por um signo que favorece decisões práticas, enquanto Mercúrio mantém influência direta sobre comunicação, negociações e planejamento.
L
Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro não apresentou novos embargos de declaração contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão, o que, pela jurisprudência do STF, permite que o ministro Alexandre de Moraes determine o início imediato do cumprimento da sentença.
L

Tem Pare e Siga na BR-364! Saiba o que fazer

Rodovia segue com pontos ativos do sistema; Nova 364 orienta condutor sobre procedimentos ao volante
L
Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

O prazo final para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentar novos embargos de declaração contra a condenação por tentativa de golpe de Estado encerrou-se na segunda-feira (24) sem que um recurso fosse protocolado, o que abre caminho para a execução da pena.
L
Professor defende que Brasil adote o "Mapa do Caminho" para liderar transição energética global

Professor defende que Brasil adote o “Mapa do Caminho” para liderar transição energética global

O diretor acadêmico da Fespsp, Aldo Fornazieri, argumenta que o Brasil deve ser o primeiro país a implementar o Mapa do Caminho — roteiro proposto na COP30 para o afastamento dos combustíveis fósseis — para dar exemplo e assumir a liderança na transição energética, mesmo sem a unanimidade da ONU.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro critica restrições e reforça pedido de Bolsonaro ao Senado

Em entrevista, o senador Flávio Bolsonaro relata pedido direto do ex-presidente para que o Senado paute o projeto de ANISTIA e critica possível restrição à alimentação prescrita, chamando a medida de desumana e irresponsável.
L
Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Ação Projeto Terra Fértil liderada por Cristiane Lopes e IFRO fortalece agricultura familiar e amplia renda no campo.
L

Ieda Chaves participa de encontro nacional e articula pauta feminina no Legislativo

Durante a 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, Ieda Chaves reforça a pauta feminina no Legislativo e defende mais representação e sensibilidade na política.
L
Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

A defesa do general da reserva Paulo Sergio Nogueira, condenado por participação na trama golpista, protocolou novo recurso pedindo a absolvição ou, alternativamente, a redução da pena para 16 anos e quatro meses por erro no cálculo.
L
Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Condenado a 24 anos pela trama golpista, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu ao Supremo Tribunal Federal para que, em caso de execução imediata da sentença, ele cumpra a prisão na Superintendência da Polícia Federal ou no BAVOP.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

Promotoria apura denúncia de consultas e vendas realizadas sem autorização na UBS Vila da Penha.
12

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

De acordo com as primeiras informações, testemunhas acionaram a PM, informando que um homem havia sido atacado com golpes de facão na cabeça por outro indivíduo durante uma briga.
16
Carro é completamente destruído por incêndio na RO-010

Carro é completamente destruído por incêndio na RO-010

Um veículo Gol pegou fogo nesta terça-feira (25) próximo à Linha 196, em Rolim de Moura, ficando totalmente destruído. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, mas o proprietário do automóvel não foi encontrado no local.
10
Adolescente acusado de ameaçar sargento é detido empurrando motoneta furtada em RO

Adolescente acusado de ameaçar sargento é detido empurrando motoneta furtada em RO

Duas semanas após ser denunciado por ameaçar um sargento da PM, o garoto de 16 anos foi encontrado em uma rua do bairro Jardim Social em companhia de outro adolescente, ambos com uma motoneta Honda Biz com registro de furto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO inicia Operação Aruanã para desocupação da Estação Ecológica de Samuel em Rondônia

A Operação Aruanã marca o início da retirada de ocupações irregulares na Estação Ecológica de Samuel, atendendo decisão judicial solicitada pelo MPRO.
L

Recebimento da Licença Ambiental: UNICLINICAS SERVICOS MEDICOS E DIAGNOSTICOS LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n°242/SOL/DLA
L

Casamentos homoafetivos devem ser reconhecidos em toda a UE, decide Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça da UE determinou nesta terça-feira (25) que todos os Estados-membros devem respeitar e reconhecer as uniões de casais do mesmo sexo celebradas em outro país do bloco, repreendendo a Polônia por violar a liberdade de circulação e o direito à vida familiar.
L
Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Capacitação reforçou cuidados especializados para acolher crianças e adolescentes.
L
Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Encontro reunirá instituições para debater desafios e soluções da cadeia do leite.
L
Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Órgão orienta ribeirinhos e navegantes sobre navegação segura durante o período.
L
Alero reforça apoio ao 10º Leilão Direito de Viver em benefício do Hospital de Amor

Alero reforça apoio ao 10º Leilão Direito de Viver em benefício do Hospital de Amor

Assembleia mobiliza servidores e visitantes para incentivar doações à campanha solidária.
L
Porto Velho realiza seminário do IPAM sobre previdência e valorização do servidor

Porto Velho realiza seminário do IPAM sobre previdência e valorização do servidor

Evento do IPAM reúne especialistas para discutir compensação previdenciária, saúde mental e regras de aposentadoria.
L
Prefeitura intensifica ações para evitar alagamentos no Ulisses Guimarães

Prefeitura intensifica ações para evitar alagamentos no Ulisses Guimarães

Medidas no bairro Ulisses Guimarães incluem limpeza de canal e drenagem após determinação de Léo Moraes.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.