QUINTA-FEIRA, 05/06/2025
Publicidade

L

Mundo

Ilha de Gardi Sugdub, no Caribe, está prestes a ficar submersa

Centenas de famílias estão sendo retiradas.

Por Carla Quirino - Repórter da RTP* - 20

Publicado em 

Ilha de Gardi Sugdub, no Caribe, está prestes a ficar submersa
Presidência do Panamá/Reuters

Cerca de três centenas de famílias residentes em Gardi Sugdub, no Caribe, estão estão sendo realojadas no continente devido à subida do nível do mar. A pequena ilha é a primeira área do Panamá a ser abandonada devido às alterações climáticas.

“Estamos um pouco tristes, porque vamos deixar para trás as casas que conhecemos durante toda a vida, a relação com o mar, onde pescamos, onde tomamos banho e para onde vêm os turistas. O mar está a afundar a ilha aos poucos”, explica Nadín Morales, de 24 anos. Ela se prepara para ser transferida junto com a mãe, o tio e o namorado.

É um dos muitos relatos dos moradores da ilha de Gardi Sugdub, que está sendo engolida pelo mar. Gardi Sugdub (ou Carti Sugtupu) é uma das 50 ilhas povoadas do arquipélago San Blas, na província de Guna Yala. Tem cerca de 400 metros de comprimento e 150 metros de largura. Vista de cima, tem forma oval delimitada por dezenas de pequenos portos onde os moradores amarram seus barcos.

Nos últimos anos, as tempestades têm provocado grandes cheias que tendem a piorar com a subida do nível da água do mar. Por sua vez, a temperatura aquece o oceano e alimenta o fenômeno climático El Niño.

A população indígena – os gunas – ainda tentam reforçar o perímetro da ilha com pedras e estacas, mas a água do mar não foi contida.

Abandono da ilha

Cerca de 300 famílias indígenas estão, nesta semana, empacotando seus pertences, preparando-se para uma mudança dramática. Gerações de gunas, que cresceram em Gardi Sugdub, estão prestes a trocar uma vida dedicada ao mar e ao turismo por terra firme do continente.

Evelio López, um professor de 61 anos que vive no local, afirmou que sair da ilha é um grande desafio, porque mais de 200 anos da cultura do seu povo vêm do mar”. Diz-se apreensivo por ter de “abandonar o mar, as atividades econômicas que tinha na ilha”.

“E agora passarmos para terra firme, na floresta. Vamos ver qual será o resultado em longo prazo”.

Realojamento na floresta

Há 20 anos que o governo autônomo dos Guna já tinha abordado a questão de deixar a ilha. Se o primeiro motivo se prendia à falta de espaço, rapidamente os efeitos das alterações climáticas aceleraram a decisão.

O governo do Panamá desenvolveu, ao custo de 11 milhões de euros, novas habitações para receber a população de Gardi Sugdub. As casas de concreto, organizadas como uma grade de ruas pavimentadas, localizam-se na exuberante floresta tropical, a pouco mais de 2 quilômetros do porto. A viagem de barco demora oito minutos entre a ilha e a nova urbanização.

Pessoas afetadas

Steven Paton, diretor do programa de monitoramento do Smithsonian Institution no Panamá, argumentou que a necessidade de retirar as pessoas de Gardi Sugdub “é consequência direta das alterações climáticas devido ao aumento do nível do mar”.

“As ilhas estão, em média, apenas meio metro acima do nível do mar e, à medida que esse nível aumenta, mais cedo ou mais tarde, os Gunas terão de abandonar todas as ilhas, quase certamente até o final do século ou antes”, alerta.

Paton deixa claro que não serão atingidas apenas essas ilhas: “todas as costas do mundo estão sendo afetadas, embora em velocidades diferentes”.

Estudo

Pesquisa recente, feita pela Direção de Alterações Climáticas do Ministério do Ambiente do Panamá, com o apoio de universidades panamenhas e espanholas, estima que o país perderá cerca de 2,01% do território costeiro devido à subida do nível do mar, até 2050.

O Panamá avalia que o realojamento dos cerca de 38 mil habitantes nas zonas costeiras afetadas custará cerca de 1,10 bilhão de euros, informou Ligia Castro, diretora de alterações climáticas do Ministério do Ambiente.

Apesar das pressões climáticas, alguns moradores optaram por permanecer em Gardi Sugdub até que as circunstâncias se tornem insustentáveis. O Ministério da Habitação do Panamá lembra que ninguém é obrigado a sair contra a sua vontade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump proíbe entrada de viajantes de 19 países nos EUA por motivos de segurança nacional

Trump proíbe entrada de viajantes de 19 países nos EUA por motivos de segurança nacional

Visitantes de mais 7 países, entre eles Cuba, terão entrada restrita
L
EUA vetam resolução da ONU que exigia cessar-fogo imediato e incondicional em Gaza

EUA vetam resolução da ONU que exigia cessar-fogo imediato e incondicional em Gaza

Os outros 14 países do conselho votaram a favor da medida
L
Ucrânia e Rússia planejam troca de 500 prisioneiros de guerra de cada lado no fim de semana

Ucrânia e Rússia planejam troca de 500 prisioneiros de guerra de cada lado no fim de semana

Anúncio foi feito pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar pelo falecimento do Coronel Raulino Ferreira da Silva

Secretário Executivo do Governo de Rondônia, Coronel Raulino faleceu nesta quinta-feira, deixando um legado de dedicação à segurança pública e ao serviço institucional
L

Descobrindo o Moandé Carménère 2021: um chileno acessível com alma gastronômica

Um tinto chileno que surpreende pelo equilíbrio, versatilidade e ótimo preço para acompanhar da carne assada ao jantar informal.
L

Direito humanitário no sistema carcerário

Uma análise da dignidade humana em Rondônia
L

Falaê PodCast | Entrevista Thiago Cantanhede – Secretário Adjunto da SEMOB

Nesta quinta-feira, dia 05, às 18h, o Falaê Podcast recebe Thiago Cantanhede, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SEMOB).
L
Casos de Síndrome Respiratória Grave por Influenza A e VSR seguem em alta no Brasil, alerta Fiocruz

Casos de Síndrome Respiratória Grave por Influenza A e VSR seguem em alta no Brasil, alerta Fiocruz

Informação está no Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L

Sine Municipal abre 500 vagas em curso gratuito de qualificação para frentista e agente de portaria em Porto Velho

Para frentista, o aluno precisa ter 18 anos; já para o curso de agente de portaria, a idade mínima é de 16 anos
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra explicações sobre paralisação do Projeto Semear e Ressocializar em Vilhena

Deputado Edevaldo Neves cobra explicações sobre paralisação do Projeto Semear e Ressocializar em Vilhena

Parlamentar solicita providências urgentes para retomada do projeto, reforçando o papel social da iniciativa na reinserção de reeducandos à sociedade
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita professor para escola estadual de Ji-Paraná

Parlamentar recorreu para a Seduc com objetivo de manter a qualidade da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus autoriza emenda parlamentar para prefeitura de Parecis

Cidade será beneficiada com um veículo que será adquirido no valor de R$ 130 mil.
L

Ieda Chaves busca solucionar entraves no atendimento de crianças atípicas em Itapuã do Oeste

Hospital de Pequeno Porte José Baioco não conta com fonoaudiólogo, equipamentos e materiais terapêuticos.
L

Cláudia de Jesus propõe campanha de multivacinação para servidores do Legislativo

Ação visa prevenir surtos epidemiológicos e atualizar carteiras de vacinação.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM faz cerco com helicóptero e prende apenado monitorado após roubo em residência na zona sul

Apenado suspeito de roubo em residência é preso após cerco da PM na zona sul

A PM contou com o apoio do helicóptero para realizar o cerco.
14
Polícia Civil de RO esclarece homicídio e prende três envolvidos em Porto Velho

Polícia Civil de RO esclarece homicídio e prende três envolvidos em Porto Velho

A investigação culminou na prisão de três suspeitos e na localização do corpo da vítima.
10
Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

A captura foi realizada garantindo a integridade da operação e a condução segura do infrator à unidade prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
12
DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais
10
Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Segundo as investigações, Robério teria tido uma briga com a esposa, em seguida, foi assassinado pelo cunhado e outros dois indivíduos, posteriormente, os criminosos enterraram o corpo, venderam a casa e se mudaram para o bairro São Francisco, onde foram presos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Karatê que transforma: De aluno a campeão invicto, Sensei Samuel Mota comanda um projeto que forma campeões dentro e fora do tatame

Campeão invicto e líder social, Sensei Samuel Mota compartilha no “Momento Empresarial” sua jornada no karatê e o impacto do projeto CRAM Bom Combate na formação de jovens em Rondônia.
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica cuidados com a manutenção do Cemitério Santo Antônio

Em apenas cinco meses, a Semusb já executou duas operações completas de limpeza no local
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAMP): IVAN LUÍZ SCHNEIDER

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Nº 016.00015.004/2025-SUL – Licença Ambiental de Médio Porte
L
“Só venceremos em 2026 se o campo progressista dialogar com quem pensa diferente”, afirma Samuel Costa

“Só venceremos em 2026 se o campo progressista dialogar com quem pensa diferente”, afirma Samuel Costa

Durante o bate-papo, Costa analisou o cenário político regional e nacional, destacou as ações do Governo Lula em Rondônia e reforçou a importância da construção de pontes entre diferentes setores da sociedade.
L
Alunos e comunidade escolar repudiam tratamento sensacionalista em denúncia contra a Escola João Bento da Costa

Alunos e comunidade escolar repudiam tratamento sensacionalista em denúncia contra a Escola João Bento da Costa

A Escola João Bento da Costa, reconhecida por seu histórico de compromisso com o ensino público de qualidade, pede paz para continuar cumprindo sua missão educativa com seriedade e respeito.
L
Caixa Econômica Federal lucra R$ 4,9 bilhões no 1º trimestre de 2025, alta de 71,5% em relação ao ano anterior

Caixa Econômica Federal lucra R$ 4,9 bilhões no 1º trimestre de 2025, alta de 71,5% em relação ao ano anterior

No período, o banco concedeu R$ 251,5 bi em crédito, aumento de 5,7%
L
Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Em manifesto, entidades pedem ações urgentes em defesa da floresta
L
STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

Medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
L

Agenda News | Entrevista Fernanda Amaral – Serrote Beradeiro

Nesta quinta-feira, dia 05, às 17h, o Agenda News recebe Fernanda Amaral, idealizadora do Serrote Beradeiro, restaurante que em pouco mais de um mês já virou queridinho dos porto-velhenses. Vamos falar sobre gastronomia com identidade, sabores afetivos e as histórias que temperam cada prato da casa.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.