TERÇA-FEIRA, 28/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Adesão de europeus à Palestina aumenta isolamento de Israel e EUA

Avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Adesão de europeus à Palestina aumenta isolamento de Israel e EUA
Frame Reuters

O anúncio de três países europeus – Espanha, Irlanda e Noruega – de que reconhecerão um Estado palestino na próxima terça-feira (28) aumenta o isolamento internacional de Israel e dos Estados Unidos e, apesar de ser um gesto simbólico, tem efeitos práticos, na avaliação de especialistas em relações internacionais consultados pela Agência Brasil.

A grande maioria dos países da América Latina, África e Ásia já reconhecem o direito a um Estado para os palestinos. O Brasil fez o reconhecimento em 2010. Ao todo, mais de 140 países dos 193 da Organização das Nações Unidas (ONU) já reconheceram o direito dos palestinos a um Estado.

Porém, entre os países da Europa Ocidental, apenas a Suécia e a Islândia haviam reconhecido um Estado palestino. Além disso, nenhum dos países do G7 reconhecem esse direito. O G7 é o grupo dos sete países mais industrializados do mundo: França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha e Japão. Austrália e Coreia do Sul também são países que não reconhecem o Estado palestino.

O professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Dallari avalia que a adesão desses países europeus é um reflexo dos questionamentos da comunidade internacional às ações de Israel na Faixa de Gaza, revertendo o apoio que Tel Aviv conquistou logo após o ataque do Hamas, em 7 de outubro.

“Esse isolamento de Israel foi levando a comunidade internacional a questionar essa conduta de Israel, e a sociedade civil internacional começou a reagir, muitas manifestações de estudantes pelo mundo todo, de artistas, de organizações sociais, e isso impactou os governos”, destacou o professor.

A assessora do Instituto Brasil-Israel Karina Stange Caladrin, pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), analisou que as decisões dos países europeus revelam que a narrativa do governo israelense não está convencendo.

“A pressão tem aumentado sobre o governo israelense, apesar da narrativa disseminada de que Israel estaria apenas se defendendo, que possui a justiça moral em suas ações e que o objetivo único e exclusivo é o extermínio do Hamas. Essa narrativa não está convencendo o público externo e interno”, pontuou.

Para o professor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Robson Valdez, o isolamento de Israel se reflete também no isolamento do seu maior aliado.

“À medida que você tem outros países que, em tese, desafiam essa liderança dos Estados Unidos, e decidem, por si mesmo, reconhecer o Estado da Palestina, mostra uma debilidade dos Estados Unidos na sua capacidade de liderar”, disse Valdez.

O professor do IDP acrescentou que as decisões recentes do promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), de pedir a prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de exigir o fim das operações em Gaza, refletem esse declínio do poder relativo dos Estados Unidos no mundo.

Efeitos práticos

O professor Valdez avalia que, apesar da decisão dos países europeus ser simbólica, esse simbolismo tem efeitos práticos. “Fortalece a demanda dos palestinos de ter um Estado soberano, e isso enfraquece a posição dos Estados Unidos e seus aliados, deixando-os numa situação muito desconfortável frente ao sistema internacional”, disse.

A pesquisadora  Karina Caladrin argumentou que as decisões da Espanha, Noruega e Irlanda são simbólicas, com pouco efeito prático, uma vez que “o governo israelense, e Netanyahu, em particular, têm pouca preocupação com a posição de Israel no cenário internacional, seu principal interesse é individual”.

Ainda assim, Caladrin entende que a decisão dos países europeus terá algumas consequências. “Israel está cada vez mais isolado e terá que arcar com as consequências negativas do seu isolamento”, disse.

Já o professor da USP Pedro Dallari observa que tais decisões influenciam a construção da solução de dois estados, um israelense e outro palestino, mas que esses efeitos não são imediatos. “Fica claro, inclusive para a parcela crescente da sociedade israelense, que a forma como Netanyahu está conduzindo essa situação é extremamente danosa ao Estado de Israel”.

“Não sei daqui a quanto tempo, mas com a provável queda do governo Netanyahu, pode prevalecer em Israel um governo com apoio da sociedade que, percebendo a inviabilidade dessa situação atual, evolua para a viabilização da fórmula dos dois estados”, entende.

Reconhecimento

mapa países-que-reconhecem-palestina

O reconhecimento da Palestina como Estado começou em 1988 quando as lideranças da Organização Pela Libertação da Palestina (OLP) declararam a independência no exílio na Argélia. No primeiro momento, Cuba, China, Argélia e outros países logo reconheceram o direito a autodeterminação do povo palestino.

Nos anos 2000 e 2001, após a 2º intifada – grande revolta dos palestinos contra a ocupação israelenses em seus territórios – foi aumentando a adesão dos países ao reconhecimento da independência e do Estado da Palestina, segundo explicou o professor do IDP Robson Valdez.

O especialista entende que o não reconhecimento da Palestina pelos países mais poderosos, como os do G7, tem relação com a posição que os Estados Unidos exercem no mundo, o que dificulta que seus principais aliados tomem decisões à revelia de Washington.

“As negociações bilaterais entre os Estados Unidos e seus aliados podem ter um elemento de coerção, ou de convencimento, que faz com que eles não se posicionem abertamente favoráveis a um Estado palestino livre, autônomo e independente. Os interesses intrincados dos Estados Unidos com seus aliados pode ser a grande fonte dessa dificuldade desses aliados em se posicionarem em favor da Palestina”, argumentou Valdez.

Ao mesmo tempo que defende a solução de dois estados, os Estados Unidos argumentam que essa solução deve ser construída por meio de um acordo entre Israel e a Autoridade Palestina. Já o governo de Israel tem negado essa solução. O primeiro-ministro Benjamim Netanyahu tem argumentado que a autorização para criar um Estado palestino seria uma recompensa pelo 7 de outubro e colocaria a segurança de Israel em risco.

Para a Palestina ser reconhecida oficialmente como Estado, é preciso aprovar a medida no Conselho de Segurança da ONU, medida que vem sendo vetada pelos Estados Unidos.

Desde 2012, a Autoridade Palestina atua como “observador” nas Nações Unidas, o que não lhe dá direito a voto.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Furacão Melissa atinge Jamaica em Categoria 5 com ventos de 265 km/h

Furacão Melissa atinge Jamaica em Categoria 5 com ventos de 265 km/h

A tempestade, a mais forte já registrada na ilha caribenha, ameaça a Jamaica com chuvas de até 90 cm e ventos catastróficos, seguindo rumo a Cuba e Bahamas.
L
Trump diz que reunião com Lula foi 'muito boa' e elogia presidente brasileiro

Trump diz que reunião com Lula foi ‘muito boa’ e elogia presidente brasileiro

Lula, por sua vez, manifesta otimismo e espera acordo comercial entre Brasil e EUA nas próximas semanas.
L
Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Fenômeno, considerado o mais forte a atingir a Jamaica na história recente, levou o país a evacuar moradores de Kingston e outras áreas.
L
Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

La Libertad Avanza (LLA) conquista 40,8% dos votos e garante ao presidente ultraliberal maior base no Congresso.
L
Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Em entrevista à BBC, a ex-vice-presidente afirmou que “ainda não terminou” sua carreira de serviço público e que vislumbra um futuro na Casa Branca.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Ao todo, cerca de 150 (cento e cinquenta) policiais e agentes públicos foram mobilizados para o cumprimento de medidas cautelares deferidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10

Respeito vem de casa | Respect Comes From Home

Caso de agressão a professor após recolher celular em sala levanta debate sobre o enfraquecimento da autoridade docente e a perda de respeito nas relações familiares e escolares | Case of assault on teacher after confiscating cellphone in class sparks debate over the weakening of teacher authority and the loss of respect in family and school relationships
L

Nota de pesar: Maria Lúcia Machado da Silva

Professora federal em Porto Velho, Maria Lúcia Machado da Silva, 71, deixa legado de carinho, fé e serviço, velório na Funerária Dom Bosco, cortejo ao Cemitério Inocentes
L
Nota de pesar Lorrane Gabriela Souza

Nota de pesar: Lorrane Gabriela Souza

Lorrane nasceu em Porto Velho/RO, no dia 01 de Julho de 2007. Com apenas 18 anos, ela partiu, deixando um vazio imenso nos corações de todos que a amavam.
L

JOVEM NEWS: Kayque Rodrigues fala sobre empreendedorismo e impacto social

Na entrevista, ele vai contar como começou, os desafios no mundo dos negócios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Presidente em exercício reforça prioridade do governo na retirada de tarifas dos EUA.
L
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Prazo para defesa apresentar recurso se encerra às 23h59, envolvendo o núcleo central da trama golpista de 2023.
L
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Presidente brasileiro completa 80 anos e mantém canal direto com líder norte-americano para tratar de tarifas comerciais.
L
“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

Presidentes se encontraram na Malásia e combinaram diálogo direto em caso de impasses nas negociações.
L
Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da ponte sobre o Rio Preto em Rio Crespo

Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da ponte sobre o Rio Preto em Rio Crespo

Parlamentar apresenta pedido ao DER-RO para reforço estrutural da ponte e segurança na zona rural.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de drogas e dinheiro trocado.
10
Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Acidente aconteceu em Barra Mansa, na tarde desta segunda-feira (27), com veículo que seguia para a Argentina, onde o time enfrenta o Racing.
10
Mulher que "brincou" com bomba no Aeroporto é solta após custódia

Mulher que “brincou” com bomba no Aeroporto é solta após custódia

Karyny V. obteve liberdade provisória nesta segunda-feira (27), mas responderá por atentado contra a segurança de transporte aéreo após a “piada infeliz”.
10
Funcionária de banco é presa após falsa ameaça de bomba em Aeroporto de Brasília

Funcionária de banco é presa após falsa ameaça de bomba em Aeroporto de Brasília

Karyny V., servidora do Banco do Brasil, foi detida em flagrante no guichê da Azul por “atentado contra a segurança de transporte aéreo”, sem explosivo encontrado.
10
BOPE prende suspeito de roubo em salão de beleza em Porto Velho

BOPE prende suspeito de roubo em salão de beleza em Porto Velho

Polícia recupera objetos roubados e reforça ações de investigação na capital.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Eva da Silva Alves, com 25 obras publicadas, reforça seu destaque na literatura infantojuvenil de Rondônia.
L
Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Filme “Criativos”, de Jordan Cruz, será exibido nesta quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita.
L
Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Obra de Joesér Alvarez amplia o acesso à literatura amazônica e valoriza a cultura garimpeira.
L
Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Evento reúne vencedores da OBAFOG e proporciona aprendizado em astronáutica e lançamentos de foguetes.
L
PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

Participantes terão 48 horas para apresentar recursos sobre as respostas.
L
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Estimativa para o PIB deste ano recua para 2,16%, aponta boletim Focus do Banco Central.
L
Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Temperaturas caem e região metropolitana deve registrar mínimas de 15°C.
L
Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Indigenista e defensora da Amazônia, Neidinha Suruí levará ao Congresso a pauta ambiental e a voz dos povos da floresta.
L
Plataforma MapBiomas e Fundação Grupo Boticário mapeia riscos climáticos no Brasil

Plataforma MapBiomas e Fundação Grupo Boticário mapeia riscos climáticos no Brasil

Tecnologia da Natureza ON, com apoio do Google Cloud, identifica vulnerabilidades e sugere soluções sustentáveis para combater impactos em todo o território nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.