DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Reino Unido convoca eleições legislativas para 4 de julho

Pesquisas mostram que conservadores perdem para trabalhistas

Por RTP - 20

Publicado em 

Reino Unido convoca eleições legislativas para 4 de julho
REUTERS/Toby Melville

Os eleitores ingleses vão votar para o próximo governo no dia 4 de julho. A data foi anunciada oficialmente pelo primeiro-ministro Rishi Sunak na tarde desta quarta-feira (4), após uma reunião extraordinária do conselho de ministros.

Sunak afirmou que pediu na manhã de hoje a dissolução do Parlamento ao rei Carlos III e que este a concedeu, indicando que a eleição se realizará no início de julho.

A confirmação da data ocorre após um dia de intensas especulações em Westminster. O anúncio foi feito sob chuva, em frente à porta d a residência oficial do primeiro-ministro britânico, em Downing Street, nº 10.

“Chegou o momento de o Reino Unido escolher o seu futuro. De decidir se quer aproveitar os progressos alcançados ou arriscar-se a voltar à estaca zero, sem um plano e sem certezas”, afirmou Sunak.

Nas sondagens, os conservadores, no governo, perdem para os trabalhistas, por 20 pontos de diferença. A confirmar-se a tendência será o fim de 14 anos de gestão conservadora, em um dos períodos mais turbulentos da história recente do Reino Unido.

Apesar de tudo, o primeiro-ministro mostra-se confiante em um bom resultado.

Rishi Sunak vinha sendo pressionado para marcar estas eleições antecipadas, mas aguardou por melhores resultados econômicos.

Desafios

O anúncio da data para as eleições tornou-se rapidamente um discurso de pré-campanha por parte do primeiro-ministro, que irá se recandidatar ao cargo.

Rishi Sunak começou o discurso lembrando que o país enfrentou, desde a última eleição, seu período mais desafiador desde a Segunda Guerra Mundial, citando especificamente a pandemia de covid-19 e “a volta da guerra à Europa, quando Vladimir Putin invadiu a Ucrânia”, que teve um impacto notório no setor de energia.

“É tão fácil para tantos esquecerem o que tivemos de enfrentar”, afirmou.

“A estabilidade econômica” que, conforme lembrou, ele próprio foi chamado a restaurar, “é a fundação de todo o sucesso. Seja para incrementar salários e bons empregos, investir nos nossos serviços públicos ou defender o nosso país”.

Os britânicos “terão de escolher quem tem esse plano [de aproveitar os resultados alcançados], quem está preparado para tomar as medidas corajosas necessárias para garantir um futuro melhor para o nosso país”, disse o primeiro-ministro, defendendo os resultados alcançados por seu governo.

“Graças ao nosso sacrifício coletivo e ao nosso intenso trabalho, alcançamos duas conquistas ao garantir a estabilidade, mostrando que quando trabalhamos junto tudo é possível”, afirmou.

“Nunca deixei e nunca deixarei as pessoas sozinhas para enfrentar os seus dias mais difíceis”, prometeu ainda Rishi Sunak, garantindo que fará tudo para que os britânicos contem com a proteção “mais forte possível”.

Sunak sublinhou ainda que a economia britânica está crescendo e que “a inflação voltou ao normal”. Nesta quarta-feira foi anunciado que a inflação do país ficou em 2,3% em abril.

O primeiro-ministro assinalou também que as taxas de juro têm caído e que os planos do governo estão sendo bem-sucedidos, mesmo com as “coisas não estando fáceis para muitas pessoas”.

“Dominamos a inflação, controlamos a dívida, baixamos os impostos aos trabalhadores e aumentando as pensões estatais em £ 900 libras”.

Ataque à oposição

“Reduzimos os impostos dos investimentos e aproveitamos as oportunidades abertas pelo Brexit para tornar o país em um dos melhores do mundo para abrir um negócio, repassamos ao Serviço Nacional de Saúde financiamentos recorde e garantimos o treinamento de médicos e os enfermeiros para as próximas décadas”, elencou o governante.

Rishi Sunak afirmou ainda que é guiado pelo que “está certo e não pelo que é fácil”. “Não posso dizer o mesmo do partido Trabalhista, porque desconheço o que propõem. E, verdadeiramente, creio que vocês também não sabem”, acrescentou, dirigindo-se ao público.

“E isso advém de eles não terem plano”, acusou, prevendo um futuro “de incerteza” para os seus opositores mais diretos, liderados pelo secretário-geral Keir Starmer.

“Em 5 de julho, ou Keir Starmer ou eu seremos primeiro-ministro. Ele já demonstrou uma e outra vez que irá escolher o caminho de saída mais fácil e fazer tudo para chegar ao poder”, acusou Sunak.

“Se ele se sentiu bem em abandonar todas as promessas que fez para se tornar líder do partido, como vocês podem saber que ele não fará exatamente o mesmo ao se tornar primeiro-ministro?”, questionou, prometendo que vai lutar “por cada voto”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Ex-presidente foi levado neste sábado para cela na Polícia Federal
L

Coluna do Carlos Caldeira: Bolsonaro preso… pelo próprio Bolsonaro

Imagem em destaque do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrada em composição 16×9 para uso jornalístico e institucional.
L

G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA

Presidente também pautou trabalho decente e grandes plataformas
L

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Números sorteados foram 12, 30, 40, 46, 54 e 60
L

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.