QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Aumento da influência global: saiba como foi o governo de Raisi no Irã

Para especialistas, Ebrahim Raisi projetou influência do país no mundo

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Aumento da influência global: saiba como foi o governo de Raisi no Irã
putnik/Pavel Bednyakov/Kremlin

Até então cotado para substituir o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, o ex-presidente Ebrahim Raisi vinha acumulando poder na república islâmica xiita ao longo do seu mandato, que foi marcado pelo progresso econômico, por repressão a protestos e por uma política externa que aumentou a influência global do país persa.

Raisi morreu no domingo (19) aos 63 anos, após o helicóptero em que estava cair no noroeste do Irã. Também estavam na aeronave o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e mais sete pessoas.

Para entender o legado do presidente iraniano, a Agência Brasil entrevistou dois especialistas em Irã e no Oriente Médio, que descreveram Ebrahim Raisi como um presidente de grande importância que projetou a influência do Irã no mundo.

Eleito em 2021 para um mandato de quatro anos, Raisi havia disputado sua primeira eleição para presidente em 2017. Com sua morte, o país deve convocar eleições dentro de 50 dias, contados a partir de segunda-feira (20). O líder supremo do Irã nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino.

Para o jornalista Bruno Lima Rocha, doutor em ciência política e professor de relações internacionais, a principal marca do mandato de Raisi foi o desenvolvimento econômico que ele conquistou para o país, que enfrenta há 45 anos um bloqueio econômico liderado pelos Estados Unidos.

Rocha citou como conquistas de Raisi o acordo firmado com a Índia para uso comum do porto de Chabahar, no Golfo do Omã; a construção de reservatórios de água em parceria com Azerbaijão; a entrada do Irã no Bric, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, China e África do Sul; a retomada das relações diplomáticas com a Arábia Saudita, histórica rival regional de Teerã; além do acordo para aumento do tráfico aéreo com o Catar, que é principal ponto de conexão aérea do Oriente Médio.

“Seja na triangulação com Rússia e China, via organização pela cooperação de Xangai, seja nas relações diretas entre o Irã e as repúblicas da Ásia Central, toda semana tinha evento, toda semana tinha algum memorando de protocolo de entendimento de novos negócios, incluindo aumento da presença do Irã na África”, destacou o também pós-doutor em economia política internacional.

Com cerca de 88 milhões de habitantes, o Irã é pouco maior que o estado do Amazonas, sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo, além de possuir uma indústria petroquímica, naval, aeroespacial e cibernética desenvolvida, segundo Rocha.

Para o professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) Bernardo Kocher, o presidente Ebrahim Raisi deu ao Irã um perfil sólido no Oriente Médio e perante a comunidade internacional. “Ele conseguiu grandes passos na condução da política externa iraniana. Gostando ou não gostando, o Irã se firmou com muita energia no Oriente Médio”, disse o professor, acrescentando que a decisão de atacar Israel passou por ele.

“Foi um ataque muito bem-sucedido porque não atingiu ninguém, nenhuma pessoa. Ele evitou a guerra. É isso que eu acho que marca a política externa dele. Ele externalizou o poder, mas não começou uma guerra”, argumentou Bernardo Kocher.

Eixo da Resistência

Outro papel de Raisi destacado pelo professor Bruno Lima Rocha na política externa do Irã foi o de aumentar o apoio ao chamado Eixo da Resistência, que são os países ou grupos do Oriente Médio que lutam contra a presença e a influência estadunidense e ocidental na região. Entre eles, estão o Hamas, da Faixa de Gaza, o Hezbollah, do Líbano, o Houthi, do Iêmen, e o governo da Síria.

“Se não fosse o Irã, não é que não tinha mais palestinos, não tinha mais nada. Não tinha mais Síria, não tinha mais Líbano, não tinha mais Iraque. O Irã é o único país que coloca uma verba regular para apoiar a resistência árabe e islâmica, sendo xiita ou não xiita, contra a invasão ocidental na região, incluindo Israel”, comentou.

O professor da UFF Bernardo Kocher acredita que essa política do Irã de apoiar grupos armados em outras nações não deve acabar com a mudança de presidente, já que tem rendido bons resultados para o país. Segundo o professor, essa é uma política de Estado consolidada, não de governo.

“É uma política de defesa do Estado iraniano. Eles fazem isso para tentar desgastar os inimigos no seu campo, no seu território, antes que eles ganhem força para atacar o território iraniano”, destacou Bernardo Kocher.

Repressão a protestos

O mandato do presidente Ebrahim Raisi também foi marcado pela repressão aos protestos promovidos principalmente pela juventude. Os maiores distúrbios foram provocados pela morte da jovem de 22 anos Mahsa Amini, em setembro de 2022. Ela estava sob a custódia da polícia acusada de usar “vestimentas inapropriadas”.

O professor Bernardo Kocher disse que o presidente Raisi adotou uma linha dura na repressão aos protestos. “Há um nível de repressão, da polícia de costumes, que no fundo é uma polícia política. Fala que é em nome dos costumes, mas no fundo é uma repressão ideológica também”, destacou.

O professor Bruno Lima Rocha avaliou que o presidente Raisi deu maior atenção ao protesto civil no campo do comportamento da juventude com objetivo de evitar as chamadas revoluções coloridas, movimentos de contestação que seriam manipulados pelo exterior.

“Tem um problema sério de ajustar a república criada em 1979 com os anseios das juventudes urbanas modernas. Isso está acontecendo, isso não é uma invenção”, comentou, acrescentando que o objetivo da repressão do governo Raisi seria o de inibir “a possibilidade de uma chamada revolução colorida ou uma insurreição manipulada via internet”. “Realmente houve certo reforço de leis morais”, avaliou Rocha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Pesquisadores usaram o Very Large Telescope (VLT) para capturar as fases iniciais da explosão de uma estrela $15$ vezes mais massiva que o Sol, revelando que a supernova se expandiu em formato distorcido, semelhante a uma azeitona, e não de forma esférica.
L
Trump Anuncia Redução de Tarifas de Importação de Café nos Estados Unidos

Trump anuncia redução de tarifas de importação de Café nos Estados Unidos

Presidente Donald Trump afirma que medida será implementada em breve para reduzir os preços, o que beneficiará o Brasil, maior exportador de café para o mercado norte-americano.
L
Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Itens como seringas, mamadeiras e geladeiras para vacinas estão retidos por Israel, que os classifica como de “uso duplo”, enquanto o Unicef tenta vacinar 40 mil crianças.
L
Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Um novo ataque da Rússia com drones atingiu a região de Odessa nesta terça-feira, danificando instalações de energia e escritórios da Ukrzaliznytsia, a empresa ferroviária ucraniana.
L
271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

O cessar-fogo na Faixa de Gaza completou um mês com o assassinato de 271 palestinos, segundo o Hamas. O grupo também denuncia que apenas 40% da ajuda humanitária prevista no acordo internacional conseguiu entrar na região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: A inspiradora trajetória do Pastor Leal

No episódio, ele compartilha memórias, aprendizados e reflexões sobre como a fé mudou sua vida e impactou sua comunidade.
L

Giro News: Saúde do joelho em foco com Dr. Guilherme Pintan

No Giro News, o Dr. Guilherme Figueiredo Pintan alerta para os riscos do sedentarismo, ensina a prevenir lesões no joelho e reforça o papel da fisioterapia.
L

Giro News: Entrevista com César Luiz da Silva Guimarães

Instituições e a comunidade em um movimento de reflorestamento e conscientização.
L
Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas oficiais das provas objetivas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os candidatos possam checar os acertos.
L
MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

Candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 têm prazo de dois dias úteis para comprovar as informações declaradas na inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L

POLÍTICA

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o intervalo de recreio faz parte da jornada, mas permite que o empregador prove a dedicação exclusiva do professor a atividades pessoais para não haver cômputo.
L
“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

Ministra dos Povos Indígenas destaca que a redução do desmatamento está diretamente ligada às ações de proteção dos territórios e defende transformar a desintrusão em política permanente de Estado.
L
Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos Oliveira (atual Ahmed Mohamad Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen Neto e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo são investigados por suposto envolvimento em esquema de cobranças ilegais de mensalidades de aposentados do INSS.
L
STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento de que a condição de pessoa transgênero não configura incapacidade ou doença para o serviço militar, garantindo a permanência dos profissionais e o direito ao uso do nome social em todos os registros internos.
L
Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

O artigo 5º do texto, ao mencionar apenas inquéritos policiais para a investigação de crimes de facção, levanta preocupações de que o poder investigatório autônomo do MP, já consolidado pelo STF, seja reduzido, gerando “confusão interpretativa” e possíveis disputas de competência, o que favoreceria o crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

A equipe do sargento Machado prendeu cinco suspeitos em uma boca de fumo na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Socialista, após a descoberta de um desvio de energia no local, conhecido como “gato”.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriu nesta quinta-feira (13) o mandado de prisão preventiva contra A. I. F. S., reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
10
Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Marcelo Caumo, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, pediu desligamento do cargo após operação da PF apurar irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura de Lajeado (RS) para a contratação de serviços durante as enchentes de maio de 2024.
L
Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Farquar; segundo informações preliminares, o motorista do carro de aplicativo teria avançado a preferencial, atingindo a motocicleta conduzida pelo idoso.
14
Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Parlamentar encaminhou indicação à SEDUC para melhorar a estrutura e atender à demanda crescente de alunos.
L
Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Clássico faroeste da Rockstar estará disponível para assinantes, incluindo expansão Undead Nightmare, a partir de 2 de dezembro.
L
Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Modelo comemora dez anos de produção nacional com design renovado e mais tecnologia.
L

Dicas para montar um home office funcional e confortável

Descubra como montar um home office ergonômico, organizado e inspirador, com dicas simples de mobiliário, iluminação e rotina para trabalhar melhor em casa.
L
Programa "Escola Azul" chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Programa “Escola Azul” chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Com apoio da Jirau Energia, o projeto promoveu conscientização e educação ambiental sobre a importância de rios, mares e manguezais para centenas de estudantes em escolas do entorno da Usina Jirau.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS, PESCADORES E EXTRATIVISTAS UNIÃO E FORÇA

Dia 22/11 – Rua Madeira Mamoré, 1392 – Baixa União – Porto Velho/RO
L
Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, justiça e inovação institucional.
L
CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

Pagamento será antecipado para beneficiários de Rio Bonito do Iguaçu (PR) em razão do tornado que atingiu a cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.