QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

L

Mundo

China acusa EUA de prolongarem “massacre” na Faixa Gaza

Críticas vêm após EUA vetarem proposta de resolução para cessar-fogo.

Por Cristina Santos – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

China acusa EUA de prolongarem "massacre" na Faixa Gaza
© 20/02/2024 REUTERS/Mike Segar
As autoridades chinesas criticaram, nas últimas horas, os EUA após o que consideram ser um sinal errado do veto norte-americano ao projeto de resolução que exigia um cessar-fogo humanitário imediato na Faixa de Gaza.

Pequim acusa Washington de ter dado “luz verde para que o massacre continue”. Principal aliado de Israel, Washington acredita que a resolução teria posto em risco as negociações diplomáticas para conseguir uma trégua, incluindo a libertação de reféns.

Em resposta ao veto, o embaixador da China na ONU, Zhang Jun, afirma que o argumento de que a proposta interferiria nas negociações diplomáticas em curso é “totalmente insustentável”.

“As repercussões do conflito estão desestabilizando toda a região do Oriente Médio, levando a um risco crescente de uma guerra mais ampla”, acrescenta Zhang Jun.

Já a Argélia, que apresentou o texto propondo o cessar-fogo imediato, sublinhou que “infelizmente o Conselho de Segurança falhou mais uma vez”, disse o embaixador argelino na ONU. O diplomata afirma que os elementos do Conselho de Segurança têm que “fazer um exame de consciência” e pensar em “como a história vai julgá-los”.

A resolução da Argélia recebeu apoio de 13 dos 15 elementos do Conselho de Segurança da ONU. Os Estados Unidos vetaram e o Reino Unido se absteve, também com o argumento de que um apelo ao cessar-fogo agora poderia “pôr em risco as negociações que decorrem”.

Repercussão

No entanto, nem todos os aliados dos EUA apoiaram o veto de Washington. O embaixador francês na ONU lamentou que a resolução não tenha sido adotada “dada a situação desastrosa na região”.

A Faixa de Gaza permanece mergulhada em uma situação humanitária de catástrofe, após os ataques israelenses. As Nações Unidas somam quase 1,5 milhão de pessoas na cidade de Rafah, localizada no sul do território palestiniano, junto à fronteira com o Egito.

Este é o terceiro veto norte-americano desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. Um veto “irresponsável e perigoso” e que envia a mensagem de que Israel pode “continuar a fazer qualquer coisa impunemente”, criticou o embaixador palestiniano.

A proposta da Argélia, vetada na terça-feira (20), não vinculava o pedido de cessar-fogo à libertação dos reféns, mas exigia separadamente a libertação de todos eles imediata e incondicionalmente.

Após o veto, a embaixadora norte-americana nas Nações Unidas defendeu que a aprovação desta resolução seria “uma ilusão e uma irresponsabilidade”.

Cessar-fogo temporário

De acordo com a Reuters, os EUA preparam um projeto de resolução alternativo que apela a um “cessar-fogo temporário” e se opõe a uma grande ofensiva terrestre por parte de Israel em Rafah.

A proposta norte-americana, a que a agência teve acesso, defende o “apoio a um cessar-fogo temporário em Gaza o mais rapidamente possível, com base na fórmula de libertação de todos os reféns”, e apela a que seja permitido prestar “assistência humanitária em grande escala”.

Israel começou a atacar Gaza depois do ataque do Hamas no Sul de Israel, em 7 de outubro, durante o qual cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e mais de 240 feitas reféns.

A campanha militar israelense provocou já mais de 29 mil mortos em Gaza, de acordo com um balanço feito pelo Ministério da Saúde do território palestiniano, gerido pelo Hamas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Comando das Forças Armadas iraniano nega existência de diálogo e afirma que governo dos EUA “negocia consigo mesmo”; escalada de violência atinge Teerã e Tel Aviv enquanto mercados reagem a plano de paz de 15 pontos.
L
Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Ataques de Israel e EUA atingem quase 400 unidades de saúde no Líbano e Irã

Bombardeios na nova fase do conflito no Oriente Médio deixam dezenas de profissionais mortos e forçam o fechamento de hospitais; Anistia Internacional e OMS alertam para violações do direito humanitário.
L
Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Sobe para 66 o número de mortos em queda de avião militar na Colômbia

Tragédia com o Hércules C-130 em Puerto Leguízamo deixa quatro desaparecidos; aeronave transportava 128 pessoas e pegou fogo após bater em árvore durante a decolagem.
L
Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Queda de avião militar na Colômbia deixa ao menos 34 mortos

Aeronave Hércules C-130 caiu com 121 pessoas a bordo após decolagem na região amazônica; acidente é o mais grave da história recente da aviação militar do país.
L
Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Irã lança mísseis contra Israel após declarações de Donald Trump

Ataque ocorre nesta terça-feira (24) em resposta às falas do presidente dos EUA sobre controle do Estreito de Ormuz; sirenes de alerta foram acionadas em Tel Aviv.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L

Única Talks: Dr. Edenir da Rosa destaca papel da Justiça em Rondônia

Juiz do TJRO aborda desafios do Judiciário, judicialização da saúde e aproximação com a sociedade em entrevista ao programa Única Talks
L
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Texto insere o ódio ou aversão às mulheres na Lei do Racismo e prevê penas de 2 a 5 anos de prisão; proposta segue para a Câmara dos Deputados após rejeição de emendas que buscavam flexibilizar a punição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Indicação solicita apoio especializado em escola de Guajará-Mirim para garantir inclusão, segurança e melhores condições de aprendizagem.
L
Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Evento em Porto Velho reuniu mais de 100 cães e gatos e alcançou alta taxa de adoção, destacando o papel social das ONGs e a necessidade de políticas públicas.
L
Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Portaria do Ministério da Justiça exige transparência sobre a divisão do valor pago entre plataformas e trabalhadores; descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 13 milhões para empresas de transporte e entrega.
L
A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

Decisão do ministro Alexandre de Moraes reacende debate sobre igualdade no sistema penal e levanta questionamentos sobre critérios aplicados a presos no Brasil.
L
Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Secretária-executiva substitui Paulo Teixeira, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro; anúncio foi feito pelo presidente Lula durante conferência nacional voltada à agricultura familiar em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Morador de Cabixi é preso em Vilhena após ameaçar ex-mulher de morte

Homem de 26 anos afirmou que iria “acertar as contas” com a ex-companheira e o atual namorado dela no bairro Alto Alegre; acusado foi detido pela Polícia Militar e conduzido à UNISP após denúncia das vítimas.
16
Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Ladrões de fiação elétrica são presos após atacarem posto de saúde em RO

Dupla danificou padrão de energia e caixa de distribuição no centro da cidade; após serem detidos na Praça Ângelo Spadari, criminosos desacataram policiais e causaram desordem na carceragem da Unisp.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: BALNEARIO PRIMAVERA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CÉSAR CASSOL ENERGIA E CALCÁRIO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): INOVA PISCINAS JW LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Jaru-Previ: déficit cai 70% e fortalece aposentadorias

Jaru-Previ: déficit cai 70% e fortalece aposentadorias

Redução do déficit atuarial aumenta segurança previdenciária dos servidores e melhora equilíbrio financeiro do instituto municipal.
L
BBB 26: Jonas Sulzbach é eliminado com 53%

BBB 26: Jonas Sulzbach é eliminado com 53%

Saída do participante provoca choro, reconciliações e comemoração na casa após Paredão contra Gabriela e Juliano Floss.
L
Sicredi: benefícios chegam a R$ 31,1 bilhões

Sicredi: benefícios chegam a R$ 31,1 bilhões

Resultado recorde em 2025 mostra avanço do cooperativismo financeiro e destaca economia média de R$ 3,1 mil por associado no país.
L
Motorista embriagado colide contra árvore e acaba preso em RO

Motorista embriagado colide contra árvore e acaba preso em RO

Condutor de 39 anos perdeu o controle do veículo no bairro Jardim Eldorado e destruiu patrimônio público; após recusar o teste do bafômetro e resistir à abordagem, o homem foi contido e algemado pela Polícia Militar.
12
Homem é preso após investir acerto trabalhista no tráfico em RO

Homem é preso após investir acerto trabalhista no tráfico em RO

Operação da Polícia Militar com apoio do Núcleo de Inteligência e PATAMO desarticula esquema de venda de drogas nos bairros Moisés de Freitas e Embratel; apreensão inclui cocaína, skunk, êxtase e munições.
10
Homem é derrubado de motocicleta e espancado por criminosos em RO

Homem é derrubado de motocicleta e espancado por criminosos em RO

Vítima de 43 anos foi rendida por trio armado no bairro Orleans durante a madrugada de domingo; irmã do assaltado afirma que ele conhece os agressores e teme que veículo seja usado em novos crimes.
16