SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Deslocamento de palestinos na guerra de Gaza assusta ONU e árabes

Palestinos podem ser expulsos de suas terras.

Por Tom Perry e Maayan Lubell - Repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Deslocamento de palestinos na guerra de Gaza assusta ONU e árabes
REUTERS/ISRAEL DEFENSE FORCES
As ordens de Israel aos residentes palestinos para que se desloquem cada vez mais para o sul, em direção à fronteira egípcia, durante sua guerra contra o Hamas em Gaza, e a terrível situação humanitária geraram preocupações árabes e da Organização das Nações Unidas (ONU) de que os palestinos possam acabar sendo expulsos de suas terras.

Essas preocupações aumentaram à medida que as forças israelenses se preparam para um ataque terrestre na cidade de Rafah, que fica bem na fronteira com o Egito e onde centenas de milhares de pessoas deslocadas pela violência mais ao norte estão presas em condições desesperadoras.

O Egito enviou cerca de 40 tanques e veículos blindados de transporte de pessoal para o nordeste do Sinai nas últimas duas semanas, como parte de uma série de medidas para reforçar a segurança em sua fronteira com Gaza, segundo duas fontes de segurança egípcias.

Preocupações

Os palestinos há muito tempo são assombrados pelo que chamam de Nakba, ou catástrofe, quando 700 mil deles foram despojados de suas casas quando Israel foi criado em 1948.

Muitos foram expulsos ou fugiram para os países árabes vizinhos, inclusive para a Jordânia, Síria e Líbano, onde muitos deles ou seus descendentes ainda vivem em campos de refugiados. Alguns foram para Gaza. Israel contesta a versão de que eles foram forçados a sair.

Desde 7 de outubro, o conflito tem visto um bombardeio israelense sem precedentes e uma ofensiva terrestre em Gaza, devastando áreas urbanas em todo o enclave. Os palestinos e as autoridades da ONU dizem que não há mais áreas seguras dentro de Gaza para buscar abrigo.

Conflito

Antes de Israel lançar sua ofensiva terrestre em Gaza, inicialmente disse aos palestinos do norte de Gaza que se mudassem para o que dizia serem áreas seguras no sul. À medida que a ofensiva se expandia, Israel disse a eles para irem mais ao sul, em direção a Rafah.

De acordo com estimativas da ONU, até 85% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza – uma das áreas mais densamente povoadas do mundo – já foram deslocados de suas casas e agora estão amontoados em uma área cada vez menor perto da fronteira.

Incidentes anteriores na fronteira de Gaza

Não há precedentes de pessoas fugindo em massa de Gaza durante conflitos e confrontos com Israel nos últimos anos, embora nenhuma guerra anterior tenha sido tão violenta. No entanto, houve incidentes em que a fronteira de Gaza com o Egito foi rompida, embora a travessia tenha sido feita por centenas ou milhares de pessoas, e essas pessoas não estavam buscando abrigo ou permanência.

Após a retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005, os palestinos romperam a cerca, com alguns escalando-a com rampas improvisadas e usando cordas. Em um determinado local, militantes palestinos bateram em uma barreira de concreto para abrir um buraco.

O Hamas rompeu a fronteira novamente em 2008, desafiando um bloqueio imposto por Israel e pelo Egito depois que o grupo tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007 da Autoridade Palestina sediada na Cisjordânia. A fronteira permaneceu rompida por cerca de 10 dias até que o Egito a fechasse novamente.

Deslocamento durante no conflito

Muitos palestinos dentro de Gaza disseram que não sairiam mesmo que pudessem, pois temem que isso possa levar a outro deslocamento permanente em uma repetição de 1948. O Egito, por sua vez, manteve a fronteira firmemente fechada, exceto para permitir que alguns milhares de estrangeiros, pessoas com dupla nacionalidade e alguns outros deixassem Gaza.

O Egito e outras nações árabes se opõem veementemente a qualquer tentativa de empurrar os palestinos para fora da fronteira.

A escala desse conflito eclipsa outras crises ou explosões de Gaza nas últimas décadas, e o desastre humanitário se agrava a cada dia para os palestinos

Ações dos governos árabes e palestinos

Desde os primeiros dias do conflito, os governos árabes, principalmente os vizinhos de Israel, Egito e Jordânia, afirmam que os palestinos não devem ser expulsos das terras onde desejam criar um futuro Estado, que incluiria a Cisjordânia e Gaza.

Assim como os palestinos, eles temem que qualquer movimento em massa através da fronteira prejudique ainda mais as perspectivas de uma solução de dois estados – a ideia de criar um estado da Palestina ao lado de Israel – e deixe as nações árabes lidando com as consequências.

As principais autoridades da ONU acrescentaram suas vozes às preocupações sobre um deslocamento em massa.

“A expectativa é que a ordem pública se rompa completamente em breve e que uma situação ainda pior se desenrole, incluindo doenças epidêmicas e maior pressão para o deslocamento em massa para o Egito”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em 10 de dezembro.

Philippe Lazzarini, chefe da agência de refugiados palestinos da ONU, UNRWA, escreveu no Los Angeles Times em 9 de dezembro que “os acontecimentos que estamos testemunhando apontam para tentativas de levar os palestinos para o Egito, independentemente de eles permanecerem lá ou serem reassentados em outro lugar.”

Resposta do governo árabe

O governo israelense diz que só está dizendo aos palestinos para deixarem suas casas temporariamente para sua segurança, mas os comentários de alguns políticos israelenses – incluindo alguns próximos ao governo – alimentaram os temores palestinos e árabes de uma nova Nakba.

Questionado sobre a ofensiva das Forças de Defesa de Israel (IDF) e o deslocamento dos habitantes de Gaza, o ministro israelense da Agricultura, Avi Dichter, disse ao Channel 12 de Israel em 11 de novembro: “Essa é a Nakba de Gaza; operacionalmente, não há como conduzir uma guerra da forma como as IDF querem conduzi-la dentro dos territórios de Gaza enquanto as massas estão entre os tanques e os soldados.”

Dichter é membro do partido Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e também é ministro do gabinete de segurança.

Depois que o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse em 10 de dezembro que a ofensiva de Israel era “um esforço sistemático para esvaziar Gaza de seu povo”, o porta-voz do governo israelense, Eylon Levy, chamou esses comentários de “acusações ultrajantes e falsas.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Ucrânia nega ter aprovado termos de plano de paz proposto por Trump

Rustem Umerov, principal autoridade de segurança ucraniana, desmentiu as alegações de autoridades dos EUA de que ele teria concordado com o esboço de um plano de paz que exige a rendição de mais território, redução das Forças Armadas e o abandono da adesão à Otan.
L
Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

PM prende Roberto Vulgo JOGO DA MORTE do CV em Porto Velho por mandado de prisão ativo da VEPEMA

A prisão ocorreu devido à existência de um mandado judicial ativo expedido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA).
14

Motociclista que tentava “dar grau” atropela criança em calçada de Aparecida de Goiânia e é preso

Um motociclista de 25 anos foi preso por tentativa de homicídio após perder o controle da moto, enquanto realizava a manobra conhecida como “grau”, e atingir uma criança de 10 anos na calçada, em Aparecida de Goiânia.
16

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes autoriza visita de Michelle a Jair Bolsonaro na PF

Visita pode ser feita entre 15h e 17h
L

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

Clube argentino quebra jejum de 12 anos sem título continental
L

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Ex-presidente foi levado neste sábado para cela na Polícia Federal
L

Coluna do Carlos Caldeira: Bolsonaro preso… pelo próprio Bolsonaro

Imagem em destaque do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrada em composição 16×9 para uso jornalístico e institucional.
L

G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA

Presidente também pautou trabalho decente e grandes plataformas
L

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Números sorteados foram 12, 30, 40, 46, 54 e 60
L

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um retrato contundente da violência xenofóbica que sustenta relações de poder desiguais e destrói, com crueldade, a dignidade de povos marginalizados pelo domínio hegemônico global.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.