SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Deslocamento de palestinos na guerra de Gaza assusta ONU e árabes

Palestinos podem ser expulsos de suas terras.

Por Tom Perry e Maayan Lubell - Repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Deslocamento de palestinos na guerra de Gaza assusta ONU e árabes
REUTERS/ISRAEL DEFENSE FORCES
As ordens de Israel aos residentes palestinos para que se desloquem cada vez mais para o sul, em direção à fronteira egípcia, durante sua guerra contra o Hamas em Gaza, e a terrível situação humanitária geraram preocupações árabes e da Organização das Nações Unidas (ONU) de que os palestinos possam acabar sendo expulsos de suas terras.

Essas preocupações aumentaram à medida que as forças israelenses se preparam para um ataque terrestre na cidade de Rafah, que fica bem na fronteira com o Egito e onde centenas de milhares de pessoas deslocadas pela violência mais ao norte estão presas em condições desesperadoras.

O Egito enviou cerca de 40 tanques e veículos blindados de transporte de pessoal para o nordeste do Sinai nas últimas duas semanas, como parte de uma série de medidas para reforçar a segurança em sua fronteira com Gaza, segundo duas fontes de segurança egípcias.

Preocupações

Os palestinos há muito tempo são assombrados pelo que chamam de Nakba, ou catástrofe, quando 700 mil deles foram despojados de suas casas quando Israel foi criado em 1948.

Muitos foram expulsos ou fugiram para os países árabes vizinhos, inclusive para a Jordânia, Síria e Líbano, onde muitos deles ou seus descendentes ainda vivem em campos de refugiados. Alguns foram para Gaza. Israel contesta a versão de que eles foram forçados a sair.

Desde 7 de outubro, o conflito tem visto um bombardeio israelense sem precedentes e uma ofensiva terrestre em Gaza, devastando áreas urbanas em todo o enclave. Os palestinos e as autoridades da ONU dizem que não há mais áreas seguras dentro de Gaza para buscar abrigo.

Conflito

Antes de Israel lançar sua ofensiva terrestre em Gaza, inicialmente disse aos palestinos do norte de Gaza que se mudassem para o que dizia serem áreas seguras no sul. À medida que a ofensiva se expandia, Israel disse a eles para irem mais ao sul, em direção a Rafah.

De acordo com estimativas da ONU, até 85% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza – uma das áreas mais densamente povoadas do mundo – já foram deslocados de suas casas e agora estão amontoados em uma área cada vez menor perto da fronteira.

Incidentes anteriores na fronteira de Gaza

Não há precedentes de pessoas fugindo em massa de Gaza durante conflitos e confrontos com Israel nos últimos anos, embora nenhuma guerra anterior tenha sido tão violenta. No entanto, houve incidentes em que a fronteira de Gaza com o Egito foi rompida, embora a travessia tenha sido feita por centenas ou milhares de pessoas, e essas pessoas não estavam buscando abrigo ou permanência.

Após a retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005, os palestinos romperam a cerca, com alguns escalando-a com rampas improvisadas e usando cordas. Em um determinado local, militantes palestinos bateram em uma barreira de concreto para abrir um buraco.

O Hamas rompeu a fronteira novamente em 2008, desafiando um bloqueio imposto por Israel e pelo Egito depois que o grupo tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007 da Autoridade Palestina sediada na Cisjordânia. A fronteira permaneceu rompida por cerca de 10 dias até que o Egito a fechasse novamente.

Deslocamento durante no conflito

Muitos palestinos dentro de Gaza disseram que não sairiam mesmo que pudessem, pois temem que isso possa levar a outro deslocamento permanente em uma repetição de 1948. O Egito, por sua vez, manteve a fronteira firmemente fechada, exceto para permitir que alguns milhares de estrangeiros, pessoas com dupla nacionalidade e alguns outros deixassem Gaza.

O Egito e outras nações árabes se opõem veementemente a qualquer tentativa de empurrar os palestinos para fora da fronteira.

A escala desse conflito eclipsa outras crises ou explosões de Gaza nas últimas décadas, e o desastre humanitário se agrava a cada dia para os palestinos

Ações dos governos árabes e palestinos

Desde os primeiros dias do conflito, os governos árabes, principalmente os vizinhos de Israel, Egito e Jordânia, afirmam que os palestinos não devem ser expulsos das terras onde desejam criar um futuro Estado, que incluiria a Cisjordânia e Gaza.

Assim como os palestinos, eles temem que qualquer movimento em massa através da fronteira prejudique ainda mais as perspectivas de uma solução de dois estados – a ideia de criar um estado da Palestina ao lado de Israel – e deixe as nações árabes lidando com as consequências.

As principais autoridades da ONU acrescentaram suas vozes às preocupações sobre um deslocamento em massa.

“A expectativa é que a ordem pública se rompa completamente em breve e que uma situação ainda pior se desenrole, incluindo doenças epidêmicas e maior pressão para o deslocamento em massa para o Egito”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em 10 de dezembro.

Philippe Lazzarini, chefe da agência de refugiados palestinos da ONU, UNRWA, escreveu no Los Angeles Times em 9 de dezembro que “os acontecimentos que estamos testemunhando apontam para tentativas de levar os palestinos para o Egito, independentemente de eles permanecerem lá ou serem reassentados em outro lugar.”

Resposta do governo árabe

O governo israelense diz que só está dizendo aos palestinos para deixarem suas casas temporariamente para sua segurança, mas os comentários de alguns políticos israelenses – incluindo alguns próximos ao governo – alimentaram os temores palestinos e árabes de uma nova Nakba.

Questionado sobre a ofensiva das Forças de Defesa de Israel (IDF) e o deslocamento dos habitantes de Gaza, o ministro israelense da Agricultura, Avi Dichter, disse ao Channel 12 de Israel em 11 de novembro: “Essa é a Nakba de Gaza; operacionalmente, não há como conduzir uma guerra da forma como as IDF querem conduzi-la dentro dos territórios de Gaza enquanto as massas estão entre os tanques e os soldados.”

Dichter é membro do partido Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e também é ministro do gabinete de segurança.

Depois que o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse em 10 de dezembro que a ofensiva de Israel era “um esforço sistemático para esvaziar Gaza de seu povo”, o porta-voz do governo israelense, Eylon Levy, chamou esses comentários de “acusações ultrajantes e falsas.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

Candidato de extrema-direita Kast ameaça reverter direitos reprodutivos no Chile

José Antonio Kast, favorito no segundo turno das eleições presidenciais chilenas, busca não apenas bloquear a flexibilização do aborto apoiada pela esquerda, mas também revogar as três exceções legais existentes e se opõe até mesmo à pílula do dia seguinte, representando um retrocesso nos direitos reprodutivos do país.
L
Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Os dois soldados feridos em um tiroteio nas proximidades da Casa Branca, em Washington, permanecem em estado crítico em hospitais. O suspeito dos disparos também está gravemente ferido, e o presidente Donald Trump ordenou o envio de mais 500 soldados à capital americana.
L
Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Tragédia no complexo de apartamentos Wang Fuk Court é o incêndio mais letal em 77 anos, com a polícia investigando a negligência de uma empresa de construção no uso de materiais inseguros.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Lei sancionada amplia isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
L
Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

A empresa de água mineral marcou presença com estande na feira, reforçando o alinhamento com a sustentabilidade e qualidade de vida. Minalinda Agrotec 2025 valoriza inovações do campo.
L
Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Evento celebra crescimento do agro no estado e tem foco em cadeias produtivas de café e mel. Secretário Rodrigo Ribeiro Agrotec reforça modernização sustentável.
L
Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Evento começou na quinta-feira na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com 200 expositores. O Vereador Santana Feira Agrotec reforça a valorização da agroindústria e da família.
L
Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Parlamentar prestigiou o evento em Porto Velho que reúne máquinas e agricultura familiar na Estrada de Ferro. A presença de Cristiane Lopes Feira Agrotec reforça o foco no setor primário.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

DER atende solicitação e inicia instalação de redutores de velocidade e pintura horizontal no perímetro urbano da RO-420
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Pai e madrasta matam filha de 3 anos, concretam corpo e convivem com ele por dois meses em Guarulhos

O crime foi descoberto nessa quinta-feira (27/11) após a mãe da criança confrontar o ex-companheiro.
18
Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Polícia Penal flagrou entorpecentes durante revista por raio-X nesta sexta-feira.
16
PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital rondoniense para aprofundar investigação sobre esquema criminoso envolvendo empréstimos consignados.
10
MPRO garante condenação por homicídio qualificado

MPRO garante condenação por homicídio qualificado

Júri em Espigão do Oeste aplica 18 anos de prisão ao acusado.
16
Equipe do sargento Machado prende vulgo “Tubarão” com drogas em boca de fumo

Equipe do sargento Machado prende vulgo “Tubarão” com drogas em boca de fumo

Prisão de Tubarão reforça combate ao tráfico de drogas no bairro Tiradentes e mostra ação rápida da equipe do sargento Machado
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Decisão do Superior Tribunal Militar atende pedido do MPM e condena oficial por crime de furto de combustível. A patente militar STM será cassada, resultando na expulsão da força naval.
L
Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Praticidade, agilidade e conforto para todas as rotinas do dia.
L
Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Obras e projetos da gestão municipal apoiam a primeira edição do evento de Agroindústria e Agricultura Familiar. Moraes reforça a importância da Léo Moraes Feira Agrotec.
L

Bora Ali: Gilvan Pereira e os novos rumos do turismo em Rondônia

para uma entrevista especial sobre os principais projetos que estão transformando o turismo no estado e ampliando a visibilidade de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Economia, conforto e excelente custo-benefício para o dia a dia.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO TANCREDO NEVES

Rua Lauro Corona nº 8173 – bairro Tancredo Neves – Porto Velho/RO
L
Jirau Energia promove oficinas culturais a povos indígenas

Jirau Energia promove oficinas culturais a povos indígenas

Oficinas reforçam a valorização cultural e fortalecem comunidades Amondawa e Jupaú.
L
Rolim de Moura recebe Selo CAIXA Gestão Sustentável

Rolim de Moura recebe Selo CAIXA Gestão Sustentável

Município atinge 63 pontos em avaliação de governança e responsabilidade socioambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.