QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Confrontos na Cisjordânia aumentam e palestinos mortos chegam a 64

Israel afirma que prendeu 524 suspeitos de atividades terroristas.

Por Lucas Pordeus León / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Confrontos na Cisjordânia aumentam e palestinos mortos chegam a 64
Reuters/Mohamad Torokman

Sessenta e quatro palestinos foram assassinados e 1.284 pessoas ficaram feridas, na Cisjordânia, desde o dia 7 de outubro, quando um ataque do Hamas a Israel levou à escalada da violência na Faixa de Gaza. Os dados são do Escritório para Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) que aponta a morte de 18 crianças. O número de vítimas tem crescido diariamente.

Segundo o Escritório da ONU, a maioria das mortes e agressões ocorre em um contexto de protestos contra o conflito que se desenvolve no Oriente Médio e é provocada tanto pelas “forças israelitas e dos colonos”, quanto pelas “forças de segurança palestinas”. Os colonos são os israelenses que vivem na Cisjordânia.

As Forças Armadas de Israel, por sua vez, informaram que têm desenvolvido operações na Cisjordânia contra o terrorismo. Desde o dia sete, as forças israelenses prenderam 524 suspeitos de atividades terroristas, sendo 330 dos presos acusados de serem agentes do Hamas. Oitenta pessoas foram presas só na noite dessa quarta-feira (18)

As autoridades israelenses alegaram ainda que atuaram para dispersar motins em cidades da região. “Durante a atividade, os suspeitos atiraram pedras contra as forças, que responderam com meios de dispersão de tumultos.”

O território da Palestina reconhecido internacionalmente é formado pela Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e pela Cisjordânia, controlada pela Autoridade Palestina, entidade essa que, ao contrário do Hamas, é reconhecida por Israel e pela maior parte da comunidade internacional como o legítimo representante do povo palestino.

Restrições

Morador da Cisjordânia, o palestino naturalizado brasileiro Youssef*, de 62 anos, disse que escuta os aviões de guerra passando para bombardear Gaza e que a locomoção está restrita.

“É um risco sair de uma cidade para outra. Se quero visitar minha mãe no final de semana, não posso. Na semana passada, atiraram em uma casa e em um carro no local onde eu moro”, relatou à Agência Brasil.

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, que está na Cisjordânia, contou à reportagem que, devido às restrições de locomoção impostas por Israel, demorou mais de quatro horas para se deslocar de Ramala a Jericó, cuja distância não passa de 45 quilômetros.

“Os colonos estão atacando. Estamos em um período agora da colheita das azeitonas e muitos donos de plantação de oliveiras não conseguem chegar aos locais da plantação com medo de ataques dos colonos”, relatou.

A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) suspendeu suas atividades na Cisjordânia por causa da insegurança na região e por ter enfrentado “severas restrições de acesso e movimento, devido ao fechamento dos pontos de controle e bloqueios de estradas por parte das Forças de Segurança Israelitas”.

Já o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários relatou que “colonos israelenses, acompanhados por forças israelenses, atacaram casas palestinas em Madama (Nablus) com coquetéis molotov e atiraram pedras, incendiando um carro e vandalizando outros dois. Em outro incidente, colonos israelenses armados agrediram fisicamente e feriram um pastor e dispararam contra ele e as suas ovelhas, forçando-o a abandonar a área de pastagem em Hebron”.

Deslocamentos

Vista aérea do assentamento judeu de Kedar, na Cisjordânia ocupada em junho de 2023 - REUTERS/Ilan Rosenberg
REUTERS/Ilan Rosenberg

O Escritório da ONU para Assuntos Humanitários (OCHA) informou que, desde o dia 7 de outubro, 545 pessoas de 74 famílias palestinas foram deslocadas de 13 comunidades em meio ao aumento da violência na Cisjordânia. A instituição da ONU registrou ainda 86 ataques de colonos contra palestinos desde o dia 7.

O regime político-jurídico na Cisjordânia tem sido denunciado como um regime de apartheid por organizações internacionais de direitos humanos, como a Anistia Internacional e o Human Rights Watch.

Em março de 2022, o relator especial da ONU para direitos humanos, Michal Lynk, também classificou como apartheid a situação nos territórios ocupados por Israel na Palestina.

“O sistema político de governo arraigado no território palestino ocupado, que confere a um grupo racial-nacional-étnico direitos substanciais, benefícios e privilégios, ao mesmo tempo que sujeita intencionalmente outro grupo a viver atrás de muros, postos de controle e sob um regime militar permanente sem direitos, sem igualdade, sem dignidade e sem liberdade satisfaz o padrão probatório prevalecente para a existência do apartheid”, afirma o documento.

As autoridades israelenses rejeitam essa avaliação. Em resposta ao relatório da ONU, o então embaixador israelita Meirav Eilon Shahar citou que o texto não leva em conta a insegurança na região provocada pelos grupos palestinos armados.

“O parecer busca deslegitimar e criminalizar o Estado de Israel pelo que ele é: o Estado-Nação do Povo Judeu, com direitos iguais para todos os seus cidadãos, independentemente de religião, raça ou sexo.”

Território segregado

A professora de pós-graduação em relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais Rashmi Singh, que estuda a questão árabe-israelense há 20 anos, explica que a Cisjordânia é subdividida em três áreas distintas, em consequência dos Acordos de Oslo II, assinados em 1995.

As áreas de tipo A (compreendem cerca de 18% da Cisjordânia) estão sob jurisdição administrativa e militar da Autoridade Palestina, as áreas tipo B (22% da Cisjordânia) têm os serviços civis (escolas, hospitais) administrados pela Autoridade Palestina e a segurança por forças israelenses. Já as áreas de tipo C (60% da Cisjordânia) são totalmente controladas pelas autoridades de Israel.

Rashmi contou que os assentamentos ocupam uma posição estratégica, geralmente nas terras mais altas da Cisjordânia.

“Os assentamentos são para não deixar a população palestina em uma área só, mas para dividir os territórios e as populações dos palestinos em ilhas com a presença dos israelenses em todos os lados. É uma estratégia para anexar o território.”

Segundo o relator especial da ONU para direitos humanos Michal Lynk, Israel criou, em 50 anos, 300 colônias exclusivamente judaicas. “Todos elas ilegais, com 700 mil colonos judeus israelenses que vivem agora em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, no meio, mas à parte, de 3 milhões de palestinos”, informa o documento. O Conselho de Segurança da ONU, em resolução aprovada em dezembro de 2016, também afirma que os assentamentos não têm validade jurídica e reiterou a exigência de que Israel cessasse imediata e completamente todas as atividades de colonização no território palestino ocupado.

mapa Cisjordânia

*Nome fictício usado a pedido do entrevistado

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Plano de 15 pontos enviado por Donald Trump via Paquistão exige interrupção do programa nuclear e corte de financiamento a aliados; Teerã mantém tom de resistência enquanto o Pentágono planeja envio de milhares de soldados ao Golfo Pérsico.
L
Irã autoriza trânsito de navios "não hostis" pelo Estreito de Ormuz

Irã autoriza trânsito de navios “não hostis” pelo Estreito de Ormuz

Em nota enviada à ONU, autoridades iranianas condicionam passagem segura à coordenação prévia e ausência de apoio militar a Estados Unidos e Israel; guerra na região interrompeu o fluxo de 20% do petróleo mundial.
L
Comboio internacional entrega ajuda humanitária a Cuba para aliviar sanções

Comboio internacional entrega ajuda humanitária a Cuba para aliviar sanções

Flotilha “Nuestra America” desembarca 14 toneladas de suprimentos em Havana; ação de ativistas globais busca contornar restrições dos EUA que agravam a crise de combustível e energia na ilha.
L
Papa Leão XIV lamenta agravamento da guerra contra o Irã

Papa Leão XIV lamenta agravamento da guerra contra o Irã

Pontífice reforça apelos por cessar-fogo e diálogo em meio a planos de reforço militar dos Estados Unidos no Oriente Médio; primeiro papa norte-americano classifica conflito como um escândalo.
L
Relatora da ONU afirma que tortura em Israel é sistemática e tem apoio estatal

Relatora da ONU afirma que tortura em Israel é sistemática e tem apoio estatal

Francesca Albanese apresenta relatório de 23 páginas denunciando “doutrina de Estado” contra palestinos; governo de Benjamin Netanyahu rebate as acusações, classificando o documento como antissemita e politicamente carregado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Escola em Porto Velho: nova sessão educativa

Cine Escola em Porto Velho: nova sessão educativa

Projeto da Semed leva alunos ao cinema com proposta pedagógica, unindo cultura, aprendizado e inclusão na rede municipal de ensino.
L
Caminhoneiros descartam paralisação nacional após novas medidas do governo

Caminhoneiros descartam paralisação nacional após novas medidas do governo

Publicação de Medida Provisória e resoluções da ANTT garantem cumprimento do piso mínimo do frete e proteção contra alta do diesel; categoria recua de greve anunciada em Santos após abertura de diálogo direto com o Palácio do Planalto.
L
Câmara aprova criação de "lista suja" do racismo para clubes esportivos

Câmara aprova criação de “lista suja” do racismo para clubes esportivos

Projeto de lei veda contratos e patrocínios públicos para entidades condenadas por atos racistas em eventos esportivos; proposta segue para o Senado e prevê exclusão automática do cadastro após dois anos ou mediante ações educativas comprovadas.
L
INSS realiza mutirão de perícias médicas para agilizar concessão de benefícios

INSS realiza mutirão de perícias médicas para agilizar concessão de benefícios

Ação acontece neste fim de semana, dias 28 e 29 de março, em todas as regiões do país; iniciativa busca atender mais de 37 mil segurados e reduzir a fila de espera utilizando também a modalidade de teleatendimento.
L
STF corta auxílio-moradia e combustível de juízes e membros do MP

STF corta auxílio-moradia e combustível de juízes e membros do MP

Decisão unânime suspende benefícios criados por resoluções administrativas e leis estaduais; Corte definiu lista de “penduricalhos” proibidos e manteve gratificações previstas em lei federal, limitadas a 35% do teto constitucional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Encontro nesta sexta (27) reúne lideranças, debate avanços no agro e marca filiação de produtor rural ao Progressistas.
L
Dra. Taíssa entrega trator à bacia leiteira em RO

Dra. Taíssa entrega trator à bacia leiteira em RO

Equipamento viabilizado por emenda parlamentar será entregue em Nova Mamoré e deve impulsionar a produção rural e apoiar agricultores familiares.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde em hospital

Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde em hospital

Visita ao Hospital Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, evidencia melhorias no atendimento e reforça compromisso com transparência e valorização da saúde pública.
L
Pedro Fernandes: Fitha amplia repasses a municípios

Pedro Fernandes: Fitha amplia repasses a municípios

Mudança aprovada em Rondônia cria modelo de transferência fundo a fundo, acelera obras de infraestrutura e fortalece gestão dos recursos públicos no estado.
L
Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Investimentos fortalecem saúde, agricultura e infraestrutura em Espigão d’Oeste, com recursos para ambulâncias, cirurgias, apoio rural e construção de base do SAMU.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Família denuncia negligência após morte de bebê em hospital de Ji-Paraná

Caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25) na maternidade municipal; pai da criança relata espera de nove horas por atendimento e afirma que houve demora excessiva, enquanto a Secretaria de Saúde investiga se fatalidade foi causada por nó no cordão umbilical.
18
Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Decisão da 1ª Vara Criminal de Ouro Preto do Oeste atinge grupo com atuação nacional que operava no interior do estado; penas aplicadas pelo Poder Judiciário chegam a 18 anos de prisão em regime fechado após denúncia do Ministério Público.
14
PRF apreende 167 kg de skunk em rota de desvio na BR-174

PRF apreende 167 kg de skunk em rota de desvio na BR-174

Grupo de Patrulhamento Tático interceptou casal que tentava evitar fiscalização por estrada de difícil acesso durante período de chuvas; droga estava escondida em malas no compartimento superior de veículo de passeio.
10
Leitor registra "milagre" no trânsito após colisão com picape em RO

Leitor registra “milagre” no trânsito após colisão com picape em RO

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira no bairro Jardim América; motoneta Honda Biz foi parar embaixo de uma caminhonete, mas a condutora sobreviveu sem ferimentos graves em trecho movimentado da Avenida Tancredo Neves.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Inclusão de Atividade: PORTO LIMPO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA-ME

Requerimento de Inclusão de Atividade na Licença Ambiental de Operação.
L

Requerimento da Licença e Outorga: Gildete Francisca da Silva

Licenciamento Simplificado – Termo de Outorga
L
Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo acessível em Libras promove inclusão, pertencimento e reflexão social durante temporada gratuita na capital.
L
Dra. Taíssa apoia motocross que movimenta economia

Dra. Taíssa apoia motocross que movimenta economia

Etapa do Regional Norte em Nova Mamoré reúne pilotos e visitantes, impulsiona o comércio local e fortalece o esporte na região.
L
Festival de chocolate valoriza sabores de Rondônia

Festival de chocolate valoriza sabores de Rondônia

Evento no Porto Velho Shopping reúne produtores locais e destaca o cacau amazônico com foco em sustentabilidade e experiência ao público.
L
Pimenteiras vira referência em turismo em RO

Pimenteiras vira referência em turismo em RO

Município conquista prêmio do Sebrae e se destaca no desenvolvimento do turismo com identidade local no Cone Sul de Rondônia.
L
Produção de café em RO deve atingir 2,7 milhões

Produção de café em RO deve atingir 2,7 milhões

Recuperação da produção de café em Rondônia marca retomada após perdas climáticas e aponta produtividade recorde, segundo dados da Conab.
L
Detran-RO regulamenta instrutores autônomos

Detran-RO regulamenta instrutores autônomos

Nova portaria define regras para atuação de instrutores de trânsito em Rondônia, garantindo mais controle, segurança e padronização na formação de condutores.
L
Inadimplência atinge 42% e expõe ciclo no Brasil

Inadimplência atinge 42% e expõe ciclo no Brasil

Levantamento da Serasa mostra alta histórica da inadimplência, com milhões de brasileiros reincidentes e mudança no perfil dos endividados no país.
L
Publicidade