QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Unicef: objetivos de desenvolvimento sobre crianças estão atrasados

Atraso põe em risco 1,9 bilhão de menores em 140 países

Por RTP - Nova York - 35

Publicado em 

Unicef objetivos de desenvolvimento sobre crianças estão atrasados
© UNICEF/UN0225947/Libório

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou nesta segunda-feira (18) que dois terços dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030, relacionados com os direitos e bem-estar das crianças, estão atrasados, colocando em risco 1,9 bilhão de menores em 140 países.

“A meio caminho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030, dois terços dos indicadores relacionados com crianças estão atrasados para alcançar suas metas”, avisa o Unicef em seu mais recente relatório, divulgado na véspera da Cúpula dos ODS e do debate anual da 78.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrem nesta terça-feira (19) em Nova York.

O documento Progressos no bem-estar das crianças: centrar os direitos da criança na Agenda 2030 indica a necessidade de aceleração histórica para cumprir os ODS, “só possível se o mundo colocar as crianças no centro das agendas nacionais”.

Segundo o Unicef, até agora apenas 6% da população infantil (ou 150 milhões de crianças) em 11 países têm contempladas 50% das metas, o que corresponde ao nível mais alto de realização em nível global.

“Se os progressos previstos se mantiverem, apenas um total de 60 países – que abrigam apenas 25% da população infantil – terão alcançado as suas metas até 2030, deixando para trás cerca de 1,9 bilhão de crianças em 140 países”, adverte o relatório.

Os critérios dos ODS foram adotados pelos Estados-membros da ONU em 2015 com o objetivo de acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e construir sociedades mais pacíficas e prósperas até 2030. No capítulo destinado às crianças, no entanto, a análise, há mais de 20 anos de dados, mostra “um cenário variado de progressos e retrocessos”.

Os objetivos relacionados com a proteção, aprendizagem e uma vida sem pobreza são os mais distantes de suas metas, indica o relatório, lembrando a interrupção ou reversão de anos de progressos devido aos efeitos de crises como a pandemia de covid-19 – que contribuiu diretamente para uma quebra histórica nos serviços de imunização e na aprendizagem nos países de baixo rendimento -, as alterações climáticas e crises econômicas.

Para a diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, em meio à Agenda 2030, o mundo está ficando “sem tempo para transformar a promessa dos ODS em realidade” e as consequências do não cumprimento dos objetivos “serão medidas na vida das crianças e na sustentabilidade do planeta”.

Vários países de baixo e médio-baixo rendimento mostraram porém que “o desenvolvimento acelerado é possível, com forte compromisso nacional, políticas eficazes e financiamento adequado” – caso do Camboja, da Índia, do Marrocos, de Ruanda e Uganda.

Mesmo assim, “esses países ainda têm muito caminho a percorrer para alcançar as metas e devem manter o seu ritmo ou acelerar ainda mais”.

O relatório deixa claro que, para alcançar as metas de 2030, os países atrasados terão de acelerar o progresso para níveis “historicamente sem precedentes”.

“Os dados mostram que investir nos direitos das crianças impulsiona e sustenta resultados para todas as sociedades, pessoas e o planeta, uma vez que as intervenções nos primeiros anos de vida são as que mais contribuem para erradicar a fome, pobreza, falta de saúde e as desigualdades”, observa.

O Unicef destaca, no caminho do cumprimento da Agenda 2030, compromissos políticos e aumento significativo da despesa em áreas como a saúde, a educação e a proteção social, metas ambiciosas, realistas e adaptadas aos contextos locais, prioridade ao conhecimento e estabelecimento de parcerias sólidas.

A organização aponta ainda o investimento na mitigação das alterações climáticas e construção de um planeta habitável e opções inovadoras em sistemas financeiros que funcionem.

“Muito pode acontecer em sete anos”, diz Catherine Russell, mas, para conseguir, “os líderes mundiais têm de se tornar defensores das crianças e colocar os direitos infantis no centro de suas agendas políticas e orçamentais nacionais”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Presidente dos EUA exige rapidez na aceitação de proposta de 15 pontos para encerrar guerra iniciada em fevereiro; Teerã nega negociações diretas enquanto ataques mútuos com Israel deixam vítimas e impactam o fornecimento global de combustível.
L
Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Plano de 15 pontos enviado por Donald Trump via Paquistão exige interrupção do programa nuclear e corte de financiamento a aliados; Teerã mantém tom de resistência enquanto o Pentágono planeja envio de milhares de soldados ao Golfo Pérsico.
L
Irã autoriza trânsito de navios "não hostis" pelo Estreito de Ormuz

Irã autoriza trânsito de navios “não hostis” pelo Estreito de Ormuz

Em nota enviada à ONU, autoridades iranianas condicionam passagem segura à coordenação prévia e ausência de apoio militar a Estados Unidos e Israel; guerra na região interrompeu o fluxo de 20% do petróleo mundial.
L
Comboio internacional entrega ajuda humanitária a Cuba para aliviar sanções

Comboio internacional entrega ajuda humanitária a Cuba para aliviar sanções

Flotilha “Nuestra America” desembarca 14 toneladas de suprimentos em Havana; ação de ativistas globais busca contornar restrições dos EUA que agravam a crise de combustível e energia na ilha.
L
Papa Leão XIV lamenta agravamento da guerra contra o Irã

Papa Leão XIV lamenta agravamento da guerra contra o Irã

Pontífice reforça apelos por cessar-fogo e diálogo em meio a planos de reforço militar dos Estados Unidos no Oriente Médio; primeiro papa norte-americano classifica conflito como um escândalo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

No Acre, Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de governador
L
Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Parceria com a farmacêutica MSD prevê a transferência de tecnologia do pembrolizumabe, terapia que estimula o sistema imunológico; acordo visa nacionalizar a produção de insumos de saúde e ampliar o atendimento para até 13 mil pessoas por ano no Brasil.
L
Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Durante visita a complexo farmacêutico em Goiás, presidente ressaltou que investimentos em saúde não devem ser vistos como gastos; programa oferece atualmente 41 medicamentos de uso contínuo, incluindo itens de alto custo que podem chegar a R$ 1 milhão no mercado privado.
L

Comunidade News: Ernildo Pascoal fala sobre a realidade dos chacareiros da Zona Sul

A conversa promete trazer um olhar real sobre a vida no campo, mostrando a importância do trabalho dos chacareiros para o abastecimento local e para a economia da capital.
L
Entenda o que é vicaricídio; projeto de lei endurece pena para o crime

Entenda o que é vicaricídio; projeto de lei endurece pena para o crime

Nova legislação estabelece penas rigorosas de 20 a 40 anos de prisão para quem assassina filhos ou parentes com o objetivo de atingir a mulher; texto segue para sanção presidencial após comoção gerada por caso de violência extrema ocorrido em Goiás.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator e abriu placar de 3 a 1 pela interrupção das investigações; magistrado argumentou que a extensão dos trabalhos é um direito da maioria parlamentar, além de criticar o vazamento de dados sigilosos por parte da comissão.
L
Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Senador reflete sobre campanhas e diz que disputa política mede relações, história pessoal e reconhecimento social.
L
Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes criticaram a divulgação de conversas íntimas de Daniel Vorcaro durante julgamento sobre a CPMI do INSS; magistrados condenaram a quebra de sigilo de materiais apreendidos pela Polícia Federal que deveriam estar sob custódia legislativa.
L
André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

Relator defende manutenção de liminar que obriga continuidade das investigações sobre fraudes contra aposentados; ministro afirma que requerimento preenche requisitos legais e que o Judiciário deve garantir o direito de fiscalização da minoria parlamentar.
L
Jaime Bagattoli articula emenda e projeto sobre desmembramento de municípios avança à sanção

Jaime Bagattoli articula emenda e projeto sobre desmembramento de municípios avança à sanção

Proposta aprovada no Senado estabelece regras para reorganização territorial e pode beneficiar distritos de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

Comparativo do primeiro trimestre mostra aumento nas ocorrências e reforça alerta sobre golpes na compra de automóveis no estado.
12
Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Foram realizadas palestras e abordagens de conscientização que alcançaram 176 pessoas, buscando fortalecer a rede de proteção estadual.
L
Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Família denuncia negligência após morte de bebê em hospital de Ji-Paraná

Caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25) na maternidade municipal; pai da criança relata espera de nove horas por atendimento e afirma que houve demora excessiva, enquanto a Secretaria de Saúde investiga se fatalidade foi causada por nó no cordão umbilical.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE da Licença de Operação e da Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: ADILSON VALERIO DA SILVA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Iniciativa Black STEM oferece auxílio de R$ 42 mil para brasileiros matriculados em cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em universidades estrangeiras; além do suporte financeiro, selecionados terão acesso a mentorias, workshops e acompanhamento psicológico.
L
Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Alta foi impulsionada pela forte emissão de títulos prefixados e pela apropriação de juros com a Selic em 14,75%; Tesouro Nacional projeta que estoque do endividamento brasileiro pode encerrar o ano de 2026 próximo à marca de R$ 10,3 trilhões.
L
Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirma que postura conservadora da autoridade monetária garante margem para analisar efeitos do conflito na inflação; bloqueio do Estreito de Ormuz gera choque de oferta global e amplia incertezas sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2026.
L
Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Acordo anunciado pelo Ministério da Agricultura visa contornar o bloqueio do Estreito de Ormuz devido à guerra no Oriente Médio; medida utiliza portos turcos como ponto estratégico para garantir o fluxo de mercadorias rumo à Ásia Central e evitar o desabastecimento de fertilizantes.
L
Escola João Bento da Costa sedia Feira de Inovação e Empreendedorismo

Escola João Bento da Costa sedia Feira de Inovação e Empreendedorismo

Evento em Porto Velho reunirá setores do agronegócio, tecnologia e comércio no dia 24 de abril; iniciativa busca fomentar novos negócios e apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores da região de Rondônia.
L
TCE-RO fiscaliza estrada em Jaci-Paraná para garantir acesso e segurança a moradores

TCE-RO fiscaliza estrada em Jaci-Paraná para garantir acesso e segurança a moradores

Ação identifica riscos na Linha Caracol e cobra solução da Prefeitura de Porto Velho para reduzir isolamento e assegurar direitos básicos.
L
Publicidade