TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Promotoria investiga chefe de federação espanhola por beijo em atleta

Rubiales beijou Jenni Hermoso na boca na premiação da Copa do Mundo

Por David Latona e Emma Pinedo/Repórteres da Reuters/Madri - 35

Publicado em 

Promotoria investiga chefe de federação espanhola por beijo em atleta
© Reuters/Juan Medina/Direitos Reservados

O procurador da Suprema Corte espanhola abriu nesta segunda-feira uma investigação preliminar para apurar se o presidente da federação nacional de futebol, Luis Rubiales, cometeu agressão sexual contra a jogadora Jenni Hermoso, quando roubou um beijo dela após a vitória da Espanha na Copa do Mundo feminina.

Um porta-voz do gabinete do promotor disse que a Corte recebeu muitas reclamações, mas afirmou que uma investigação oficial só será aberta se a atleta pedir. Ela afirmou que o beijo não foi consentido.

A decisão aumenta a pressão sobre Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, que foi suspenso pela Fifa no sábado em meio à polêmica relativa ao incidente, que ocorreu na cerimônia de premiação pelo título, em Sydney, no dia 20 de agosto.

Rubiales, que tem 46 anos, recusou-se a renunciar e disse que o beijo, transmitido pela televisão para todo o mundo, foi consensual. Hermoso, suas colegas de equipe e o governo espanhol afirmam que o ato foi indesejado e humilhante.

A situação se tornou um debate nacional sobre o direito das mulheres, os comportamentos machistas e os abusos sexuais. A Corte Esportiva Administrativa vai decidir se abrirá um inquérito contra Rubiales após encontro nesta segunda-feira.

A ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, disse que as respostas do dirigente e o apoio que recebeu de alguns membros da federação mostram que o comportamento machista é sistêmico na sociedade espanhola.

“Aquilo que aconteceu com a jogadora Jenni Hermoso nunca deveria ter ocorrido”, afirmou a ministra em discurso gravado, antes de encontro com o sindicato das atletas.

À noite, centenas de pessoas se juntaram no centro de Madri em protestos convocados por grupos feministas, para defender a posição de Hermoso e criticar Rubiales. Os presentes pediam a renúncia dele com o slogan “Não foi um beijo, foi uma agressão”.

Em reação às críticas a Rubiales, a mãe do dirigente se trancou dentro de uma igreja e iniciou uma greve de fome. Ela disse à agência EFE que o protesto “vai durar até que uma solução seja encontrada para o tratamento desumano e a caçada sangrenta que estão fazendo contra o meu filho, com algo que ele não merece”.

Todas as 23 jogadoras campeãs do mundo, além de outros membros da comissão técnica, afirmaram na sexta-feira que não jogarão partidas pela seleção enquanto o cartola permanecer à frente da federação. O próximo jogo previsto no calendário é contra a Suécia, pela Liga das Nações, em 22 de setembro.

Após reunião da federação na sexta-feira, Rubiales afirmou que não renunciaria, dizendo que seu beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consentido”.

Hermoso disse que não houve consentimento e que se sentiu “vulnerável e vítima de uma agressão”.

O assunto está em alta na Espanha. Dezenas de milhares de mulheres participaram de passeatas contra abusos e violências de gênero nos últimos anos, e a coalizão socialista que governa o país reformou as leis de igualdade salarial e aborto.

(Reportagem de David Latona e Emma Pinedo em Madri; reportagem adicional de Michelle Nichols em Nova York e Marco Trujillo, Jesús Aguado e Fernando Kallas em Madri)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bombardeio russo causa blecaute e deixa centenas de milhares sem luz na Ucrânia

Bombardeio russo causa blecaute e deixa centenas de milhares sem luz na Ucrânia

Novo bombardeio russo contra a infraestrutura de energia afetou a região de Chernihiv, deixando centenas de milhares de ucranianos sem eletricidade e dificultando os reparos devido a ataques contínuos de drones.
L
Nicolas Sarkozy inicia cumprimento de pena de prisão na França

Nicolas Sarkozy inicia cumprimento de pena de prisão na França

O ex-presidente Nicolas Sarkozy começou a cumprir uma sentença de cinco anos por conspirar para obter fundos de campanha da Líbia, marcando a primeira prisão de um ex-líder francês em décadas.
L
França reforça segurança em museus após roubo audacioso no Louvre

França reforça segurança em museus após roubo audacioso no Louvre

O governo francês anunciou que fará uma avaliação nacional da proteção de locais culturais e reforçará a segurança após um audacioso roubo à luz do dia no Museu do Louvre. O famoso museu de Paris permaneceu fechado nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025).
L

Bolívia deposita suas esperanças em Rodrigo Paz para superar a crise

O desafio de Rodrigo Paz será conciliar o diálogo com as comunidades religiosas e a urgência das tarefas que o aguardam.
L
Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Historiadores confirmam que Jakobus Onnen, da SS, aparece apontando arma para judeu na imagem do Holocausto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Intoxicação por metanol atinge 47 casos no Brasil, com nove mortes confirmadas

Intoxicação por metanol atinge 47 casos no Brasil, com nove mortes confirmadas

O Ministério da Saúde atualizou os números de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, confirmando 47 casos e nove óbitos em diversos estados, com São Paulo liderando as ocorrências.
L
Restrição Anvisa proíbe venda de azeite, sal do himalaia e chá por irregularidades

Restrição Anvisa proíbe venda de azeite, sal do himalaia e chá por irregularidades

A restrição Anvisa determinou a apreensão de azeite e chá por origem e composição desconhecidas, além de suspender lotes de sal do himalaia por baixo teor de iodo, uma violação de saúde pública.
L
STF retoma julgamento do Núcleo 4 da trama golpista de 2022

STF retoma julgamento do Núcleo 4 da trama golpista de 2022

A Primeira Turma do STF julgamento trama golpista contra o Estado Democrático de Direito nesta terça, com o voto do relator Alexandre de Moraes, definindo o futuro de sete réus acusados de desinformação.
L

Pancadas de chuva são esperadas em todo o estado de Rondônia entre terça e quinta-feira

A previsão para terça-feira indica chuvas em várias regiões do estado, abrangendo inclusive a capital, Porto Velho.
L

Tarcísio pisa no freio: pedágios, protestos e o retorno “estratégico” às estradas

Após virar alvo de críticas por espalhar pedágios pelo interior paulista, Tarcísio de Freitas recua, tenta remendar a imagem e jura que agora vai ouvir quem realmente dirige nessas estradas: o povo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Senador reforça mobilização da Bancada Federal de Rondônia e convida população para diligência externa do Senado que investigará impactos da medida.
L
STF retoma sessão e placar para condenar réus do Núcleo 4 chega a 2 a 0

STF retoma sessão e placar para condenar réus do Núcleo 4 chega a 2 a 0

Os ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin já votaram pela condenação dos acusados de desinformação na trama golpista.
L
Ministério Público de Rondônia e parceiros alinham estratégias para a 12ª edição do projeto MP Itinerante

Ministério Público de Rondônia e parceiros alinham estratégias para a 12ª edição do projeto MP Itinerante

Ação levará serviços e atendimentos gratuitos aos municípios de Candeias do Jamari e Porto Velho entre os dias 24 e 27 de novembro.
L
Moraes vota por condenar sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Moraes vota por condenar sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, condenou o grupo responsável por ataques e desinformação contra o processo eleitoral, com exceção de um réu que teve absolvição parcial.
L
Curso da Escola do Legislativo forma 30 alunos em Campo Novo de Rondônia com apoio da deputada Dra. Taíssa Sousa

Curso da Escola do Legislativo forma 30 alunos em Campo Novo de Rondônia com apoio da deputada Dra. Taíssa Sousa

A formação gratuita promovida pela Escola do Legislativo, com apoio da deputada Dra. Taíssa Sousa, capacitou jovens e adultos de Campo Novo de Rondônia para o mercado de trabalho.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

Ação da Operação Sentinelas da Amazônia flagrou crime ambiental de incêndio em vegetação e mata ciliar na zona rural de Campo Novo de Rondônia.
10
Equipe do sargento Raiciclei flagra trio usando lava-jato para vender drogas na zona leste de Porto Velho

Polícia prende trio que usava lava jato para vender drogas na zona leste de Porto Velho

Dois homens foram presos e um adolescente apreendido durante ação do 5º Batalhão no bairro Jardim Santana, zona leste da capital.
10
Pai e mãe são presos após enterrar feto em residência na zona leste de Porto Velho

Pai e mãe são presos após enterrar feto em residência na zona leste de Porto Velho

Casal foi preso nesta terça-feira (21) após um feto ser encontrado enterrado em frente a uma casa no bairro Jardim Santana.
18
PF deflagra Operação Fortuna Fantasma contra crimes financeiros e esquema de investimentos ilegais em Ji-Paraná

PF deflagra Operação Fortuna Fantasma contra crimes financeiros e esquema de investimentos ilegais em Ji-Paraná

A investigação apura a atuação de uma instituição financeira clandestina que prometia lucros elevados em contratos divulgados nas redes sociais, sem autorização da CVM.
10
PF deflagra operação contra crimes eleitorais em terra indígena em Ji-Paraná

PF deflagra operação contra crimes eleitorais em terra indígena em Ji-Paraná

A Operação Flecha Partida investiga suposta troca de benefícios por apoio político entre lideranças indígenas durante o pleito de 2024 em Ji-Paraná.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

Diretor Superintendente aproveita o encontro para convidar o senador Confúcio Moura para o ALI COOP 2025.
L
Copa Madeirão de Futsal movimenta Porto Velho com partidas emocionantes e incentivo ao esporte local

Copa Madeirão de Futsal movimenta Porto Velho com partidas emocionantes e incentivo ao esporte local

Competição promovida pela Prefeitura de Porto Velho reúne dezenas de equipes e tem atraído grande público aos jogos.
L
Capacitação em Saúde Bucal fortalece atendimento odontológico e aprimora serviços em Porto Velho

Capacitação em Saúde Bucal fortalece atendimento odontológico e aprimora serviços em Porto Velho

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação reuniu cerca de 200 profissionais para alinhar práticas e aprimorar o atendimento odontológico em Porto Velho.
L
Obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim avançam e reforçam estrutura cultural para o Duelo na Fronteira 2025

Obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim avançam e reforçam estrutura cultural para o Duelo na Fronteira 2025

As obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim, executadas pelo Governo de Rondônia, garantem mais segurança e conforto para o tradicional Festival Duelo na Fronteira.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. M. R. CLINICA ODONTOLOGICA LTDA

LAS – Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: RO MEDICAL LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
Jader Filho afirma que Reforma Casa Brasil vai ampliar acesso ao crédito e gerar empregos

Jader Filho afirma que Reforma Casa Brasil vai ampliar acesso ao crédito e gerar empregos

Ministro das Cidades detalha funcionamento do programa e benefícios para famílias e cadeia da construção civil.
L
Jader Filho afirma que COP30 reforça cuidado com clima, cidades e população

Jader Filho afirma que COP30 reforça cuidado com clima, cidades e população

Ministro das Cidades detalha ações do Governo do Brasil em saneamento, transporte público e inclusão social.
L
Estudantes-atletas de Rondônia conquistam medalhas em atletismo adaptado nos JEBs 2025

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam medalhas em atletismo adaptado nos JEBs 2025

Resultados destacam inclusão e protagonismo juvenil no esporte escolar.
L
Agenda News: MAIS1.CAFÉ inaugura unidade no aeroporto de Porto Velho

Agenda News: MAIS1.CAFÉ inaugura unidade no aeroporto de Porto Velho

Com ambiente acolhedor e café especial, nova cafeteria oferece uma pausa saborosa para viajantes e visitantes, mesmo fora do embarque.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.