QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Museu Sítio de Memória é reconhecido como patrimônio do Mercosul

Ministra Margareth Menezes entrega certificado na Argentina.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Museu Sítio de Memória é reconhecido como patrimônio do Mercosul
Antonio Cruz/Agência Brasil
Os ministros da Cultura do Mercosul reconheceram, nesta sexta-feira (2), o Museu Sítio de Memória Esma (Escuela de Mecánica de la Armada) como patrimônio cultural do Mercosul. A aprovação ocorreu durante a 54ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina.

A instituição busca preservar a memória das vítimas e promover a conscientização sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983).

Segundo o Ministério da Cultura, o reconhecimento da Esma como patrimônio do Mercosul contou com contribuição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A notícia era aguardada pelos argentinos.

Repercussão

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes (foto), esteve entre as autoridades que entregaram o certificado, em visita às instalações do Museu Sítio de Memória Esma.

Ela disse que o Brasil também precisa ter um memorial sobre o período ditatorial vivido pelo país. “Também passamos, no Brasil, sobre essa questão da ditadura e da tortura e esta é uma memória muito cara ainda para nós, que também estamos na busca de ações com esta magnitude de ter um memorial. [O objetivo é] que se reflita nas próximas gerações e que até para que a nossa geração também reflita sobre o direito à vida, à liberdade e à democracia”, afirmou.

Ela destacou que, na comitiva brasileira em viagem a Buenos Aires, está a presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, filha do guerrilheiro comunista baiano e ex-deputado, Carlos Marighella, morto em 1969 após aderir à luta armada contra a ditadura militar.

“Essa ação do Mercosul fortalece a chamada de atenção de todos nós, da América Latina, e também do mundo. Porque não queremos mais nenhuma instalação de poder, onde a liberdade de expressão e a liberdade de ideias sejam condenadas, onde a tortura seja o cerceamento da palavra, o que é uma gravidade”, salientou.

A presidente da Funarte, Maria Marighella, disse estar emocionada com a aprovação do Esma como Patrimônio Cultural do Mercosul, por ser local de memória das vítimas argentinas da ditadura do país vizinho.

Memória

“É com muita emoção que chegamos nesse sítio de memória, nesse espaço que agora é um espaço cultural do Mercosul. Sabemos que a memória é direito de um povo, refunda sonhos e, com a força da cultura, fundaremos esse Brasil, essa América Latina de justiça e igualdade de amanhã”, acrescentou.

O ministro dos Direitos Humanos da Argentina, Horacio Pietragalla Corti, disse que este foi o primeiro prédio destinado à memória das vítimas da repressão argentina.

“Entendemos o Esma [como um lugar] emblemático do que foi a ditadura militar não somente para Argentina como para região. Quando começamos a pensar com as autoridades sobre o reconhecimento do museu, compreendemos que este é um prêmio à Argentina. É para toda a América Latina e para os mais de 300 mil presos e desaparecidos em toda a pátria grande. Então, é um prêmio à luta, à resistência, àquele familiar que ainda segue na luta pela justiça, pela memória e pela verdade”, explicou.

O ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, agradeceu a presença da ministra da Cultura do Brasil e dos demais ministros da Cultura do Mercosul por terem votado a favor da concessão do certificado de patrimônio cultural do bloco dos países sul-americanos ao Museu Sítio de Memória. “Este é um ato humanitário e bom para a humanidade. E é importante para que essas histórias não se repitam nunca mais”, acentuou.

Esma

A Esma foi uma instituição militar até 1983, quando a democracia retornou ao país. O local foi reconhecido como um dos principais centros clandestinos de detenção, tortura, desaparecimento e extermínio de perseguidos pelo regime militar argentino. Em 2004, o governo da ex-presidente Cristina Kirchner transformou o prédio em um espaço de memória e museu e o chamou de “Espacio para la Memoria y para la Promoción y Defensa de los Derechos Humanos” ou Museu Sítio de Memória Esma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump Anuncia Redução de Tarifas de Importação de Café nos Estados Unidos

Trump anuncia redução de tarifas de importação de Café nos Estados Unidos

Presidente Donald Trump afirma que medida será implementada em breve para reduzir os preços, o que beneficiará o Brasil, maior exportador de café para o mercado norte-americano.
L
Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Unicef denuncia que Israel bloqueia 1 milhão de seringas e suprimentos para vacinação de crianças em Gaza

Itens como seringas, mamadeiras e geladeiras para vacinas estão retidos por Israel, que os classifica como de “uso duplo”, enquanto o Unicef tenta vacinar 40 mil crianças.
L
Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Um novo ataque da Rússia com drones atingiu a região de Odessa nesta terça-feira, danificando instalações de energia e escritórios da Ukrzaliznytsia, a empresa ferroviária ucraniana.
L
271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

O cessar-fogo na Faixa de Gaza completou um mês com o assassinato de 271 palestinos, segundo o Hamas. O grupo também denuncia que apenas 40% da ajuda humanitária prevista no acordo internacional conseguiu entrar na região.
L
Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a tentativa de uma ex-servidora do condado de Kentucky de anular a decisão histórica de 2015 que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L

Quando a IA Aprende a Trocar Rostos: Os Algoritmos e o Potencial Criativo por Trás do Face Swap

A evolução do Face Swap com IA transformou a criação digital, unindo tecnologia avançada, criatividade e segurança para permitir que qualquer pessoa produza vídeos e imagens realistas com rapidez e qualidade profissional.
L
Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

EXCLUSIVO: Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

Em entrevista exclusiva ao News Rondônia, ele relata que a confusão começou após a irmã do parlamentar chamar a amiga do jovem de ‘puta’ após ela pedir licença para pagar a conta.
L

Giro News: Saúde e Movimento com Dr. Guilherme Figueiredo Pintan

O público também conhecerá os tratamentos mais modernos disponíveis, incluindo as novas técnicas minimamente invasivas aplicadas na cirurgia do joelho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L

POLÍTICA

Caso Ezequiel, denunciado por Jaime Bagattoli, ganha destaque em documentário internacional sobre abusos de Alexandre de Moraes

Caso Ezequiel, denunciado por Jaime Bagattoli, ganha destaque em documentário internacional sobre abusos de Alexandre de Moraes

Produção do jornalista português Sérgio Tavares, intitulada “The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath”, cita o caso do motorista de Ji-Paraná condenado a 17 anos após o 8 de Janeiro.
L
EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

Prazo segue até 27 de novembro e contempla três segmentos da sociedade civil.
L
Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Ministra reforça que governo está pronto para debates em plenário sobre projeto Antifacção.
L
Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Ministros discutem medidas tarifárias em encontro paralelo ao G7, no Canadá.
L
Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

“Colocamos peritos onde nunca houve”, afirmou o titular da Previdência Social sobre a expansão da perícia médica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus com presos da Operação Godo chega ao Departamento de Flagrantes

Ônibus com presos da Operação Godo chega ao Departamento de Flagrantes

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e contou com apoio de forças policiais estaduais e federais.
12
Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, após ter o celular furtado de dentro de casa, a vítima viu o aparelho sendo vendido na internet e marcou encontro com o suposto vendedor para recuperar o aparelho.
14
Academia Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Academia D’Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação de dois criminosos encapuzados na noite de terça-feira, 11 de novembro; bandidos agiram com agressividade para levar o aparelho.
10
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Decisão da Vara de Execuções Penais do TJRJ envia líderes da facção com longas condenações por tráfico para unidades de segurança máxima com apoio da Polícia Federal.
L
Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Ação do governo de Rondônia mobiliza forças de segurança e tecnologia de monitoramento eletrônico para enfrentar o crime organizado.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: Condomínio Residencial Riviera

Licença Ambiental de Operação Nº  45 SOL /DLA
L
Países lançam na COP30 declaração para enfrentar desinformação climática

Países lançam na COP30 declaração para enfrentar desinformação climática

Liderada pelo Brasil e com 11 nações signatárias, a Iniciativa Global visa promover um debate público sobre o clima baseado em evidências científicas e transparência.
L
Novo modelo de Vale-Alimentação pode gerar economia anual de R$ 7,9 bilhões

Novo modelo de Vale-Alimentação pode gerar economia anual de R$ 7,9 bilhões

Decreto 12.712 estabelece teto de 3,6% para tarifas e prazo de repasse de 15 dias, visando aumentar a concorrência e o alívio no bolso do trabalhador.
L
Presidente do Barcelona considera 'Irrealista' o retorno de Messi ao clube

Presidente do Barcelona considera ‘Irrealista’ o retorno de Messi ao clube

Joan Laporta minimizou as especulações após a visita do craque argentino ao Camp Nou, mas prometeu uma homenagem “maravilhosa” no futuro.
L
Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Presidente Marcelo Thomé reforça papel do setor produtivo na agenda climática global.
L
Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas em Paris, abrem participação brasileira nesta quinta-feira às 20h30.
L
Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

País recebeu 7,8 milhões de visitantes estrangeiros até outubro, com alta de 42% em relação a 2024.
L
BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

Banco firma acordos com instituições internacionais para financiar energia limpa, mobilidade e apoio a pequenos negócios.
L
Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Presidência brasileira busca consenso para avançar na definição de indicadores de adaptação climática.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SEMED

LICENÇA PRÉVIA e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.