QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

L

Mundo

China volta a enfrentar surto de peste suína

Dezoito das 31 regiões administrativas registram casos.

Publicado em 

China volta a enfrentar surto de peste suína - News Rondônia

Por RTP

Várias regiões da China enfrentam surtos de peste suína africana, que pode atingir até 100% de mortalidade entre os animais e que, entre 2018 e 2019, devastou a produção de carne do país.

China volta a enfrentar surto de peste suína - News Rondônia
Imagem CNA/Wenderson Araújo

Dezoito das 31 regiões administrativas chinesas registraram recentemente novos casos da doença, especialmente Liaoning (Nordeste), Shandong (Leste), Hebei (Norte) e Shanxi (Norte), segundo o portal de notícias local Sohu.

Para a Organização Mundial da Saúde Animal, não existe atualmente vacina eficaz contra a peste suína africana. O Sohu informou que a China está desenvolvendo um tipo de vacina que, no entanto, não estará disponível antes do fim do ano.

A peste suína africana é doença hemorrágica, altamente contagiosa, que pode matar porcos e javalis nos primeiros dez dias após contraírem a infecção.

Diferentes estimativas indicam que o país perdeu mais de 130 milhões de porcos na primeira onda da doença.

Isso teve efeitos inflacionários em nível global, já que a China é o país que mais consome carne de porco. As interrupções nas cadeias de fornecimento doméstico implicam a reorganização dos mercados de proteínas globais e aumento dos preços.

Durante a onda de 2018 e 2019, as autoridades chinesas autorizaram os matadouros portugueses Maporal, ICM Pork e Montalva a exportar para o país. O acesso ao maior mercado do mundo foi visto pelos produtores portugueses como o "mais importante" acontecimento para a suinocultura nacional "nos últimos 40 anos".

Estimativas da Bloomberg sugerem que a China perdeu quase metade dos seus porcos durante o último surto, em larga escala, da doença, que é inofensiva para humanos e outros animais. Analistas citados pela agência preveem que o atual surto pode fazer com que o país asiático perca entre 8% e 15% de sua produção de carne suína.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Diretora de inteligência dos EUA negou que Irã estivesse construindo arma nuclear meses antes de ataque Israelense

Diretora de inteligência dos EUA negou que Irã estivesse construindo arma nuclear meses antes de ataque Israelense

Chefe da inteligência nomeada por Trump deu a declaração ao Senado
L
Redeia culpa usinas elétricas por apagão na Península Ibérica, contestando relatório do governo

Redeia culpa usinas elétricas por apagão na Península Ibérica, contestando relatório do governo

Ontem, governo espanhol culpou a Redeia por um erro de cálculo
L
Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khamenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

Agência da ONU avalia danos às instalações nucleares iranianas
L
Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Palestinos afirmam que situação é esquecida em meio à guerra com o Irã
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kendi Ueda no Momento Empresarial: cooperativismo, educação financeira e crescimento em Rondônia

Gerente da Unicred compartilha trajetória, visão estratégica e os planos de expansão da cooperativa no estado
L

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre esmagado em capotamento de pá carregadeira na BR-364

O Corpo de Bombeiros fez a retirada do corpo, que estava preso na cabine da máquina.
18

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giro News entrevista Olakson Pedrosa: o esporte e a educação como ferramentas de transformação

Coordenador do projeto IFRO Atleta Cidadão fala sobre inclusão, cidadania e o impacto social da educação pública em Rondônia
L

Giro News recebe André Coelho: SINJUR aposta em ações sociais e transformação comunitária

Presidente do sindicato destaca projetos como ‘Conectando Periferias’ e ‘Orgulho do Madeira’, reforçando compromisso dos servidores com a sociedade
L

César Zoghbi no Conexão RH: visão de futuro e legado no setor imobiliário

Empresário compartilha trajetória, aprendizados e os desafios de liderar com propósito em Rondônia
L

Monique Landi no Jovem News: da advocacia à Medicina com propósito e coragem

Acadêmica compartilha trajetória marcada por reinvenção, superação e desejo de cuidar do próximo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO SAO FRANCISCO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 50 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): FERTRAC COMÉRCIO E TRANSPORTE EIRELI

Licença Ambiental de Operação nº 41 SOL/DLA
L

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.