QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

L

Mundo

Chanceler vê sugestão do Brasil na ONU como "importante" para paz

Vieira recebeu ministro de Portugal e também comentou acordo com EU

Publicado em 

Chanceler vê sugestão do Brasil na ONU como "importante" para paz - News Rondônia

Por Karine Melo

Nesta quinta-feira (23), véspera da data que marca um ano da invasão russa em território ucraniano, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, destacou o empenho do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção de um acordo de paz entre os dois países. “O Brasil teve uma participação importante, uma sugestão de acréscimo de um parágrafo significativo na resolução que conclama a cessação das hostilidades”, afirmou o chanceler sobre o texto que deve ser votado hoje na Assembleia Geral da ONU.

Chanceler vê sugestão do Brasil na ONU como "importante" para paz - News Rondônia

Foto – REUTERS/Bernadett Szabo/Direitos Reservados

“Eu acho que é um passo importante, a primeira resolução sobre o sistema em que há uma contribuição, um fato tão importante como instar a partes a cessar as hostilidades e criar um espaço para negociação de um processo de paz”, completou Vieira.

No fim de janeiro, o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, visitou o Brasil, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que o Brasil faça parte, junto com a China, de uma espécie de “clube da paz” para mediar o fim do conflito. A posição do Brasil é de não enviar munição para tanques do exército ucraniano. Na avaliação do governo brasileiro, a medida seria entendida como uma participação do Brasil na guerra.

Vieira acrescentou que a paz não será instantânea, será um processo e não será apenas um país que poderá fazer isso. O embaixador lembrou que o presidente Lula tem sempre proposto que um grupo de países com destaque no cenário internacional que possa falar com os dois lados, para promover um entendimento que propicie a paz depois de um ano de guerra.

UE e Mercosul

Após receber no Palácio do Itamaraty, na manhã de hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, o chanceler brasileiro disse esperar que as negociações para destravar o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) saia o quanto antes. Cravinho está em Brasília para preparar da cimeira luso-brasileira, que Portugal vai acolher entre 22 e 25 de abril. O evento em Portugal marca a primeira viagem do presidente brasileiro a Europa neste mandato.

“É importante o apoio português nessas negociações. De nossa parte é importante avançar”, avaliou Vieira. Ele destacou a expectativa do presidente Lula em concluir o acordo até meados do ano, mas mostrou-se paciente em razão da complexidade das conversas.

“Esperamos que possa ocorrer em razão da importância e da dimensão do acordo e contamos com o apoio continuado de Portugal. O ideal seria que pudéssemos cumprir esses prazos, mas entendemos também que se for necessário um pouco mais de tempo, nós dedicaremos o tempo que for preciso, tendo em vista o amplo escopo do acordo e os detalhes finais que precisam ainda ser definidos”.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A ratificação está travada nos parlamentos das nações europeias por críticas à política ambiental brasileira adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos, uma tramitação que poderá levar anos e enfrentar resistências.

O próprio presidente Lula defende alterações em pontos do acordo de livre comércio, como sobre compras governamentais. O acordo permitirá a eliminação ou a redução de tarifas de importação de produtos comercializados entre os dois blocos, em um mercado de 780 milhões de pessoas e que representa 20% do PIB mundial.

Visto

Ao lado do ministro português, Mauro Vieira também comemorou o fato de que brasileiros e cidadãos de nações africanas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão autorização de residência em Portugal de forma automática. A medida, que está prestes a entrar em vigor, concede autorização automática válida por um ano aos imigrantes que manifestem interesse em residir no país. Essa manifestação é amparada por contratos de trabalho.

A facilidade na concessão está prevista no Acordo de Mobilidade entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 2022. “Isso facilitará a circulação, criando um espaço de livre circulação no futuro, levando portanto a CPLP cada vez mais a um papel maior, mais importante, mais presente nas comunidades dos dois países”, explicou Vieira.

Outro ponto destacado pelo ministro é o impacto positivo que a medida terá na comunidade brasileira em Portugal, que atualmente tem entre 280 a 300 mil pessoas. Ele lembrou que a autorização permitirá a permanência regularizada de brasileiros em Portugal e que esses vistos estão à parte de outros tipos de visto, como para permanência de estudantes e aos que procuram trabalho em Portugal, com duração de 120 dias.

“Esses vistos da CPLP são específicos e facilitarão o acolhimento da comunidade brasileira e também criará de nosso lado a necessidade de equipar cada vez melhor o sistema consular brasileiro para atender cada vez melhor essa comunidade”, destacou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça retaliar EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khamenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

AIEA confirma ataques Israelenses a instalações nucleares no Irã

Agência da ONU avalia danos às instalações nucleares iranianas
L
Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Ataques israelenses deixam 140 mortos em Gaza em 24 horas; Moradores temem esquecimento em meio a conflito Irã-Israel

Palestinos afirmam que situação é esquecida em meio à guerra com o Irã
L
Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que "Desestabilizaria Radicalmente" o Oriente Médio

Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que “Desestabilizaria Radicalmente” o Oriente Médio

Vice-chanceler diz que decisão poderia desestabilizar Oriente Médio
L
Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khomenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

A alíquota aplicada na contratação de crédito retornou ao percentual original, mas as taxas diárias do IOF permaneceram em patamar elevado, elevando o custo final das operações.
L

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado nas duas mãos por bando em carro na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ferido ao Hospital João Paulo II.
14

Homem tem mandíbula quebrada durante espancamento a pauladas na zona sul

Testemunhas relataram que o indivíduo estava sendo perseguido e agredido a pauladas por cerca de cinco homens.
14
PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

Através do diálogo, Polícia abriu o caminho para reconexão entre poder público e sociedade civil organizada
L
Colisão entre motocicletas deixa três feridos

Colisão entre motocicletas deixa três feridos

A motociclista que pilotava o veículo que saía do estacionamento teria sofrido as lesões mais graves.
16
Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

A prisão, realizada pela Força Tática do 8º Comando Regional, ocorreu durante a Operação Tolerância Zero, que abordava veículos vindos de Rondônia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Balanço – Demonstrativos – Notas Explicativas: Hospital Samar S/A

Balanço patrimonial / 2025
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): M P M TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L Q A PEREIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): T M DA COSTA MELLO LTDA – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ROGERIO R. MARTINS – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Elefanta idosa resgata gazela que estava se afogando em zoo

Esses são só alguns exemplos para o ser humano aprender com a natureza.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.