Rondônia está sob alerta para tempestades intensas nesta quinta-feira (12), e o cenário é de rápida deterioração do tempo. A instabilidade começa pelo Norte do estado e avança em direção à capital, Porto Velho, além do Leste rondoniense, trazendo chuva volumosa, ventos fortes e risco de transtornos. O mau tempo é impulsionado pela formação de um sistema convectivo no sul do Amazonas, que ganhou força nas últimas horas e já alcança áreas do município de Porto Velho.
Imagens meteorológicas indicam uma estrutura organizada e carregada, capaz de provocar pancadas intensas em curto intervalo de tempo, descargas elétricas frequentes e rajadas que podem causar danos. À medida que esse sistema avança, o céu fecha rapidamente, a pressão atmosférica oscila e a sensação de abafamento dá lugar a ventos mais intensos. A previsão aponta para mudanças bruscas nas próximas horas, com possibilidade de alagamentos, queda de energia e transtornos urbanos.

O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido a partir das 10h, aponta precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados que podem chegar a 100 milímetros no dia. As rajadas de vento podem variar entre 60 e 100 km/h. Há risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo análises do Inpe e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o cenário é classificado como nível 2, patamar associado a tempestades organizadas, com potencial para episódios severos. O sistema integra um amplo corredor de instabilidade que avança pelo sul da Amazônia e já atinge o Amazonas, o Acre e o sudoeste do Mato Grosso. A tendência é de que essa instabilidade ganhe ainda mais força na sexta-feira (13), a primeira de 2026. A previsão indica volumes elevados de chuva em curto período, rajadas intensas e maior incidência de raios, elevando o risco de transtornos em diversas regiões de Rondônia.
Em Porto Velho, a previsão indica pancadas fortes, raios e vento. O tradicional desfile do Bando do Vai Quem Quer, marcado para sábado (14), pode ocorrer sob chuva. A probabilidade de precipitação varia entre 75% e 80%. Mesmo que o tempo firme durante a passagem da banda, a tendência é de que novas pancadas avancem logo em seguida. A recomendação é redobrar a atenção e acompanhar os avisos oficiais.









































