A Ecoporé lançou uma série especial de oito vídeos que retrata os quatro anos de atuação do projeto Terra e Mata em Rondônia, reunindo histórias de agricultoras e agricultores familiares, resultados alcançados e os impactos socioambientais da iniciativa. A produção conta com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa e está disponível no canal oficial da organização no YouTube.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qgylGACl_mc
O primeiro episódio, intitulado “Projeto Terra e Mata: onde nasce a floresta, cresce o futuro.”, já pode ser assistido e marca o início da série, que tem como objetivo ampliar o acesso do público às experiências, aprendizados e transformações geradas pelo projeto ao longo de sua trajetória no estado.
O projeto Terra e Mata teve origem no livro homônimo publicado em 2019, no qual a Ecoporé reuniu relatos de experiências em restauração ecológica, fixação de carbono e educação ambiental. A partir da publicação, a iniciativa foi estruturada como projeto contínuo, expandindo sua atuação territorial e fortalecendo seu impacto socioambiental.
Com foco na agricultura regenerativa, o Terra e Mata atua diretamente em propriedades da agricultura familiar, promovendo a recomposição florestal de áreas sensíveis e a implantação de sistemas produtivos sustentáveis. A iniciativa busca conciliar produção agrícola, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida no campo, além de ter permitido a expansão das ações de restauração ecológica para a região da BR-429, onde não havia projetos semelhantes.

Até o momento, o projeto já alcançou mais de 500 pessoas em municípios localizados ao longo do eixo da BR-429. Foram produzidas mais de 500 mil mudas de espécies nativas e produtivas, como ipê, cacau, castanha e mogno, destinadas à recomposição de 300 hectares de áreas degradadas e à implantação de 200 quintais produtivos.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto contempla ações voltadas à inclusão de mulheres e jovens, segurança alimentar, captura de carbono, formação de corredores ecológicos, educação socioambiental e uso de energias renováveis.
Para o diretor-presidente da Ecoporé, Marcelo Ferronato, o Terra e Mata vai além da restauração ambiental. “Quando falamos em restauração, falamos também de restauração de vidas e de pensamentos. Não se trata apenas do plantio de árvores, mas de ressignificar a relação das pessoas com a natureza e com a própria vida”, destaca.
Além do apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa e do Governo Federal, o projeto conta com parcerias da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Rondônia, prefeituras municipais, Emater-RO, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).










































