A AXIA Energia realizou, nos últimos três anos, o plantio de 2,2 milhões de mudas nos estados do Pará, Ceará e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As ações de recomposição florestal, que incluem também a doação de sementes e outras medidas de compensação ambiental, integram o compromisso da companhia com a preservação da biodiversidade e a transição energética sustentável.
As iniciativas abrangem uma área de 1.609 hectares, o equivalente a 2.300 campos de futebol, e fazem parte do programa de compensação ambiental das operações da empresa. O reflorestamento inclui o plantio de espécies nativas, tratos culturais e monitoramento contínuo, garantindo o desenvolvimento saudável das plantas e a conservação do solo.
Segundo Jader Fernandes, diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da AXIA Energia, o reflorestamento é um dos pilares da estratégia da empresa para alcançar a neutralidade de carbono (Net Zero) até 2030.
“Como uma empresa cem por cento renovável na geração de energia, estamos reforçando o compromisso com as futuras gerações, garantindo as compensações ambientais e tornando a descarbonização um negócio que contribui para a sustentabilidade do planeta”, destacou o executivo.
Além do impacto ambiental positivo, as ações de reflorestamento e conservação também geram créditos de carbono, ampliando as oportunidades de negócios sustentáveis e fortalecendo a jornada de descarbonização da empresa.
Projetos em destaque
- Região Norte: O Programa Germoplasma Florestal, em Tucuruí (PA), promoveu a doação de 189 mil mudas e 10,5 milhões de sementes, com potencial de recuperar até 4,3 mil hectares de áreas degradadas.
Em Porto Velho (RO), o projeto desenvolvido na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio destinou 1 mil hectares à criação do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia, em parceria com o Instituto Amazônia+21 e o Centro de Inovação Rioterra. Até o momento, 300 hectares já foram reflorestados com 430 mil mudas nativas, em uma iniciativa com horizonte de 25 anos.
- Nordeste: No Ceará, a empresa refloresta 35 hectares de área de Caatinga nos municípios de Arneiroz e Iguatu, com o plantio de 6 mil mudas nativas. O projeto integra a compensação ambiental da Linha de Transmissão 230 kV Banabuiú/Mossoró II.
- Centro-Oeste e Sudeste: Entre 2023 e 2025, foram reflorestados 1.274 hectares em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com o plantio de 2 milhões de mudas de cerca de 100 espécies nativas.
- Sul do Brasil: Em 2023, a AXIA foi reconhecida pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul pelo replantio de 1,6 milhão de mudas na área de influência da Hidrelétrica de Passo São João — ação iniciada antes mesmo da operação da usina.
Para 2025, estão previstos o plantio de 11 mil mudas em 33 hectares, nas regiões Sul e Centro-Oeste, próximas à Usina Hidrelétrica São Domingo e à Linha de Transmissão Porto Primavera – Ivinhema, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a economia verde.

Sobre a AXIA Energia
A AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e 1 solar, a companhia atua com 100% de energia renovável, fortalecendo seu papel na transição energética do Brasil.






































