Uma nova exposição digital gratuita, intitulada “Você Já Escutou a Terra?”, está disponível ao público até 1º de fevereiro de 2026. A mostra exibe mais de 50 histórias de vida coletadas entre 2024 e 2025 nos seis principais biomas brasileiros, revelando como diferentes comunidades convivem e criam soluções diante das transformações ambientais.
Uma Curadoria Biocêntrica
Inaugurada pelo Museu da Pessoa, a exposição tem curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman. O projeto busca provocar no público uma reflexão sobre a relação entre a humanidade e o planeta, adotando uma “escuta biocêntrica”, que valoriza todas as formas de vida.
O curador Ailton Krenak, líder indígena e ambientalista, destaca a importância da perspectiva nativa. “Eu percebo que isso é uma atitude biocêntrica. E é interessante que ela articula também uma ideia de comunidade. É comum, não é individual. O jeito de estar na terra é comum, é coletivo”, ressalta Krenak.
A mostra apresenta narrativas de diversos grupos, incluindo povos indígenas, agricultores, artistas, quilombolas, cientistas e guardiões da natureza, que compartilham suas experiências de pertencimento à Terra.
Karen Worcman, curadora e fundadora do Museu da Pessoa, afirma que a exposição busca visibilizar como as histórias de vida são ferramentas de transformação social. “É nessa perspectiva que apresentamos essa exposição, convidando cada visitante a se reconhecer como parte dessa grande teia comum de vida”, diz ela.
Versão Presencial em Belém
Para quem deseja uma experiência mais imersiva, a versão presencial da mostra está em cartaz no Museu do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré, em Belém, com prazo de encerramento também em 1º de fevereiro de 2026.
A exposição física convida os visitantes a “entrar” sob a crosta terrestre, utilizando um grande manto coletivo feito de resíduos e tecidos, acompanhado por uma trilha sonora imersiva. A estrutura está organizada em quatro módulos, proporcionando uma experiência sensorial de escuta e reflexão sobre a vida nos biomas brasileiros.









































