Sema zera novamente fila de licenciamento ambiental em Porto Velho
Prefeitura garante agilidade e segurança jurídica nos processos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a economia local.
Por Jhon Silva | Secom - 50
Publicado em
Fotos: José Carlos/ Leandro Morais/ Secom
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), alcançou mais uma vez um marco importante: zerou a fila de solicitações de licenciamento ambiental no município. O resultado reforça o compromisso da gestão com a eficiência administrativa, respeito aos prazos e apoio ao setor produtivo, garantindo segurança jurídica e celeridade nos processos.
O licenciamento ambiental é essencial para o funcionamento de diversas atividades econômicas, desde pequenos empreendimentos até grandes obras. Ao eliminar a fila, a Sema contribui diretamente para destravar investimentos e impulsionar a geração de emprego e renda em Porto Velho.
Segundo o secretário da Sema, Vinicius Miguel, a meta é manter o fluxo de análises em dia, com transparência e responsabilidade.
“Esse resultado é fruto do empenho da equipe técnica e da modernização dos procedimentos internos. Nosso trabalho é garantir que o empreendedor tenha segurança para investir e, ao mesmo tempo, assegurar que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável”, destacou.
Segundo o Vinicius Miguel, a meta é manter o fluxo de análises em dia, com transparência e responsabilidade | Fotos: José Carlos/ Leandro Morais/ Secom
A Sema já havia alcançado esse marco em fevereiro deste ano, quando, pela primeira vez na história do município, a fila de licenciamento ambiental foi totalmente zerada. Desde então, a secretaria vem aprimorando sistemas e métodos de análise, reduzindo o tempo de resposta e facilitando o acesso dos empreendedores.
O prefeito Léo Moraes ressaltou o compromisso da gestão com a eficiência e a desburocratização:
“Estamos cumprindo nossa meta de desburocratizar serviços essenciais, garantindo celeridade sem abrir mão do rigor técnico. Porto Velho está aberta ao progresso, mas com respeito às normas ambientais. Essa conquista é um legado para quem busca empreender com sustentabilidade em nossa cidade.”
Ação integrada entre secretarias municipais utiliza a poda de árvores para produzir adubo orgânico destinado à agricultura familiar e moradores da capital.
“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.