Mesmo em meio à estiagem e à redução de chuvas, Porto Velho registra índices de qualidade do ar classificados como bons, segundo medições da plataforma IQAir em agosto de 2025. O resultado contrasta com os altos níveis de poluição de anos anteriores, especialmente em 2024, e reforça os efeitos positivos das ações de combate às queimadas e de proteção ambiental.
Desde o início de 2025, a Prefeitura, em parceria com o Governo de Rondônia e órgãos ambientais, intensificou o monitoramento, a fiscalização e a conscientização da população sobre os impactos das queimadas.
Principais ações de combate às queimadas
-
Projeto Sentinela: lançado em julho, integra monitoramento em tempo real, inteligência ambiental e resposta rápida a focos de incêndio. A iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura, Governo de Rondônia e Setic.
-
Fiscalização e combate às queimadas urbanas: entre junho e julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) registrou 111 denúncias. A atuação resultou em autos de infração, multas superiores a R$ 120 mil e uso de caminhão-pipa e miniveículos para conter chamas.
-
Prevenção em áreas verdes: equipes intensificaram a abertura de aceiros, retirando vegetação seca e criando faixas de contenção para impedir a propagação do fogo em locais estratégicos, como o Parque das Águas.
Educação ambiental e conscientização
Campanhas educativas em escolas, bairros e pontos estratégicos de Porto Velho alertam sobre os riscos das queimadas e reforçam que “queimar lixo não é inofensivo”.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vinícius Miguel, a melhora na qualidade do ar é resultado de ações imediatas e estratégias de longo prazo. “O desafio agora é manter esses números até o fim do período de seca, consolidando um novo padrão de cuidado com o meio ambiente na capital”, afirmou.
Participação da população
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para manter o ar limpo. Denúncias de queimadas podem ser feitas pelo telefone (69) 98423-4092.