A Prefeitura de Porto Velho oficializou nesta quarta-feira (9) a adesão ao Projeto Sentinela, iniciativa do Governo de Rondônia voltada ao monitoramento e combate a queimadas e outros crimes ambientais. O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado durante cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), reunindo autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil organizada.
Com a parceria, Porto Velho passa a ser o primeiro município a integrar o sistema estadual, que já emitiu mais de 3 mil alertas desde seu lançamento como projeto-piloto em 2024. A tecnologia desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) possibilita o monitoramento em tempo real, além de oferecer um canal unificado para denúncias.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel, o acordo marca um avanço na política ambiental da capital. “Esse é um importante alinhamento entre o Governo do Estado e a Prefeitura para detectar, prevenir e enfrentar queimadas e incêndios, garantindo a preservação ambiental”, destacou.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Felipe Vital, ressaltou que a união de esforços amplia a capacidade de resposta. “Temos a Sema, a Setic e a Sesdec atuando juntas. Agora, com Porto Velho como parceiro, poderemos atender denúncias de forma ainda mais ágil”, disse.
Já o secretário-adjunto da Sema, Renato Muzzolon Júnior, lembrou que o projeto atende a um pedido do prefeito Léo Moraes. “Ano passado tivemos um alto índice de poluição atmosférica por queimadas. Essa parceria pioneira vem justamente para intensificar o combate preventivo.”
Além da tecnologia de ponta, o Sentinela conta com painéis integrados e relatórios em tempo real. A expectativa é que, com a integração ao sistema municipal, as ações de fiscalização, monitoramento e inteligência ambiental ganhem mais eficiência, tanto na zona urbana quanto nas áreas rurais de Porto Velho.