SEGUNDA-FEIRA, 07/04/2025

Estudo revela que tamanduás-bandeira em cativeiro têm maior risco de doenças cardíacas devido à dieta inadequada

Conclusões podem ajudar sobrevivência dos animais resgatados

Por Francielly Barbosa* - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo revela que tamanduás-bandeira em cativeiro têm maior risco de doenças cardíacas devido à dieta inadequada
Divulgação/UFMT

Antes presente em quase todo o território brasileiro e em grande parte da América do Sul, o tamanduá-bandeiras é uma das espécies ameaçadas de extinção no país e requer cuidados que vão além da preservação do seu habitat. Um estudo realizado por universidade federais indica que essa espécie, quando resgatada e em cativeiro, precisa de atenção especial por seu risco aumentado de problemas cardíacos.

O trabalho, publicado no periódico acadêmico Journal of Zoo and Wildlife Medicine, identificou que os animais nessa condição acabam desenvolvendo quadros de insuficiência cardíaca em razão da alimentação inadequada.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com participação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para o professor do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFRRJ, Sávio Amado da Silva, as conclusões são um passo importante para a preservação da espécie, por reconhecer a predisposição dos tamanduás-bandeiras a doenças cardíacas, especialmente entre os animais resgatados, que foram obrigados a viver em criadouros artificiais ou que se tornaram cativos em zoológicos.

“Considerando que a cardiomegalia e outras doenças cardíacas são frequentes nessa espécie e podem levar à morte desses animais, o estabelecimento dos parâmetros próprios e confiáveis na ecocardiografia é o primeiro grande passo para termos segurança no diagnóstico de doenças cardíacas. Logo, a partir desse padrão, haverá maior eficiência no tratamento de animais doentes, que poderão ser recuperados em menor tempo, viabilizando a reprodução e manutenção de suas populações, seja em cativeiro ou na vida-livre”, afirma.

Dieta de insetos

Principal responsável pelo estudo, o professor do Hospital Veterinário da UFMT Pedro Eduardo Brandini Néspoli explica que a predisposição a doenças cardíacas da espécie ganha um risco aumentado devido à dificuldade de replicar a dieta desses animais em cativeiro.

“É uma alimentação difícil de ser feita nessas condições. Você não tem como capturar formigas e outros insetos para dar para esses animais, então, você tem que fazer uma ração balanceada”.

Segundo o pesquisador, na ausência de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) bem estruturado na região, o Hospital Universitário da UFMT atende muitos animais encaminhados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do estado. “Tínhamos um acervo de um zoológico, que agora virou um Cetas, mas esses animais que estavam no zoológico começaram a adoecer. A dieta desses animais era muito complicada, porque comem formigas, cupins, insetos”.

Com o tempo, alguns animais começaram a apresentar quadros de insuficiência cardíaca. A partir de exames ecocardiográficos, — que utilizam ondas de ultrassom para produzir imagens do coração — a equipe de pesquisadores envolvidos no estudo constatou um aumento das cavidades cardíacas dos tamanduás-bandeiras avaliados, que poderia estar relacionado à redução da função de contração do coração dos animais.

“Como não tinha nada a respeito dos parâmetros desses animais na literatura, ficávamos na dúvida sobre até que ponto a contratilidade estava reduzida ou se isso era apenas uma questão da espécie”, conta Néspoli à Agência Brasil.

Para estabelecer uma comparação, surgiu a necessidade de fazer os exames em animais de vida livre: “Todos os indivíduos de vida livre que chegavam ao hospital e que não tinham alterações cardíacas, que as partes de pressão e tudo mais estavam normais, incluímos na pesquisa”.

Ao todo, os dados utilizados no estudo resultaram de seis anos de pesquisa, com início em 2017 e conclusão em 2022. As informações coletadas e exames realizados levaram à descoberta de que, além do aumento das cavidades do coração, os índices de contratilidade usados para definir se há ou não uma alteração são muito próximos aos observados em animais de pequeno porte, como cães.

Néspoli também traz que com o estudo foi possível estabelecer um padrão para os índices de contratilidade da espécie e uma relação entre o peso do animal e o tamanho esperado para as cavidades do coração. “Os parâmetros que precisamos para avaliar se tem aumento de volume do órgão, se está com o aparelho mais delgado ou mais hipertrofiado, agora conseguimos ter uma com base nesse estudo. Então, foi uma pesquisa de base para termos referências para poder fazer exames em outros animais”, complementa.

Espécie vulnerável

Em 2022, o tamanduá-bandeira foi categorizado como “vulnerável” de acordo com a plataforma Salve, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com distribuição na América do Sul, incluindo o Brasil, onde está presente na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, a preservação da espécie enfrenta principalmente a diminuição de áreas conservadas, o atropelamento em estradas, as queimadas em florestas e a caça, conforme o pesquisador da UFRRJ.

Além da ação antrópica, Silva também destaca as mudanças climáticas, em especial o aquecimento nos biomas brasileiros, como fator que favorece a diminuição da população desses animais, já que os tamanduás-bandeiras são muito sensíveis ao calor extremo, mais do que outras espécies de mamíferos no Brasil, conforme o professor.

“Se houvesse o cumprimento das leis de conservação vigentes no país, apenas isso já seria um grande avanço para a manutenção numérica da espécie. Ou seja, o controle do desmatamento, a coibição, a prevenção e a punição de queimadas, a punição da caça e da comercialização de animais selvagens, entre outras ações, representariam um avanço enorme e benéfico para a preservação dos tamanduás-bandeiras”, pontua.

Como medidas complementares para a estabilização populacional da espécie, o professor ainda cita a reordenação de corredores florestais, propiciando uma maior área para obtenção de alimentos, e a “preocupação governamental em construir pontos de passagem em rodovias federais, estaduais e municipais”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações de educação ambiental levam orientação a produtores e fortalecem prevenção de queimadas em Rondônia

Produtoras rurais recebem orientações durante busca ativa no entorno do distrito de Jaci Paraná
L

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Prevenindo os impactos, a Defesa Civil vem atuando como se o rio já estivesse em alerta
L
Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

A manutenção de fiscalizações rigorosas, e cooperação entre os órgãos ambientais e a força policial são fundamentais para garantir a proteção dos recursos naturais e coibir crimes ambientais em Rondônia.
L
TRT-14 investe em energia solar para tornar Vara do Trabalho de Jaru mais sustentável

TRT-14 investe em energia solar para tornar Vara do Trabalho de Jaru mais sustentável

Iniciativa vai ao encontro das políticas sustentáveis instituídas pelo CNJ.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confira as 112 vagas de emprego desta segunda-feira (7)

Interessados devem se apresentar no Sine Municipal para cadastro
L

Previsão aponta chuvas com acumulados isolados e altos

Contudo, Rondônia não se encontra entre os estados da Região Norte com os maiores índices dentro dos próximos dez dias.
L
Previsões do Horóscopo desta segunda (07/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta segunda (07/4) para seu signo

Confira as previsões desta segunda-feira (7/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Porto Velho se destaca como o terceiro município do país com mais propostas no PAC

Porto Velho se destaca como o terceiro município do país com mais propostas no PAC

Ao todo, foram 21 projetos em todos os eixos do Programa, entre eles a construção de novas creches e unidades de saúde, drenagem urbana e renovação da frota do Samu.
L
MEC paga primeira parcela do Pé-de-Meia a estudantes nascidos em novembro e dezembro

MEC paga primeira parcela do Pé-de-Meia a estudantes nascidos em novembro e dezembro

Benefício corresponde ao incentivo-matrícula e já pode ser sacado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

Retomada de concursos contribui para recompor quadro do Executivo
L
Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Leonardo Cunha | Assessoria parlamentar

Eyder Brasil sugere recuperação das calçadas de escolas estaduais em todos os municípios de Rondônia

Deputado solicita melhorias na infraestrutura do entorno escolar para garantir mais segurança e acessibilidade à população.
L
Coronel Chrisóstomo ressalta apoio popular e importância do ato em defesa dos presos do 8 de janeiro

Coronel Chrisóstomo ressalta apoio popular e importância do ato em defesa dos presos do 8 de janeiro

Bolsonaro lembrou que, em dezembro de 2022, viajou aos Estados Unidos para evitar ser preso.
L

Abril azul: deputada Cláudia de Jesus fortalece políticas públicas para autistas em Rondônia

Já está em vigor uma Lei que assegura laudo indeterminado para pessoas autistas e com deficiências permanentes.
L

Sílvia Cristina participa da Agrocom em Cerejeiras e ressalta o potencial produtivo de Rondônia

Parlamentar esteve no Cone Sul e ressaltou que o agro é o setor que sustenta a economia de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende carregamento de drogas em ônibus, em Guajará-Mirim

PRF apreende carregamento de drogas em ônibus, em Guajará-Mirim

Ilícitos eram transportados por casal, e seriam entregues na cidade de Buritis
10
PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão em Porto Velho

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão em Porto Velho

Homem era procurado por associação ao tráfico
10
Homem é preso após cair de telhado tentando fugir da polícia

Homem foge com a filha depois de atirar na mulher em Porto Velho

A mulher contou que durante uma briga, foi atingida com dois disparos de arma de fogo, feitos pelo marido que logo depois fugiu levando a filha do casal.
16
Homem é preso depois de tentar matar a mãe e duas irmãs na zona leste

Homem é preso depois de tentar matar a mãe e duas irmãs na zona leste

Depois o agressor foi até a casa das irmãs onde tentou arrombar a porta, e armado com uma faca gritava fazendo ameaças que iria matar as vítimas, porém foi impedido pelo vizinho.
16
Passageiro ataca moto aplicativo com facada no pescoço na zona sul

Homem sofre tentativa de homicídio a facadas na zona sul

As informações são de que, ferido na região do tórax, a vítima foi socorrida ás pressas para a UPA sul por populares, no entanto, não disseram como o crime teria acontecido.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para servidores públicos de Jaru fazerem recadastramento será encerrado dia 30 de abril

Prazo para servidores públicos de Jaru fazerem recadastramento será encerrado dia 30 de abril

Os colaboradores admitidos a partir de janeiro de 2025 e os remunerados por subsídio estão dispensados da atualização cadastral.
L
Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições para 12ª edição sobre empreendedorismo

Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições para 12ª edição sobre empreendedorismo

Iniciativa reconhece produções jornalísticas que revelam histórias de inovação, superação e impacto social no universo do empreendedorismo brasileiro
L

Requerimento da Licença Ambiental: D M MORAIS DO NASCIMENTO SERVIÇOS AUTOMOTORES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena

Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena

Curta-metragem destaca a arte urbana em Vilhena e valoriza o grafite como expressão cultural e social.
L
Cartórios não podem alterar valores de serviços, alerta Corregedoria do TJRO

Regularização Fundiária: Quase 200 famílias de Rio Crespo recebem títulos de propriedade com apoio da Corregedoria do TJRO

O evento acontece às 10 horas, na sede da prefeitura e conta com a presença do corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Gilberto Barbosa.
L
MP de Rondônia leva experiência institucional em defesa do bioma amazônico a evento da ONU preparatório para COP 30

MP de Rondônia leva experiência institucional em defesa do bioma amazônico a evento da ONU preparatório para COP 30

A conferência tem a presença do Subprocurador de Justiça Jurídico do MPRO, Procurador de Justiça Ivanildo de Oliveira.
L
Campanhas arrecadam doações na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Campanhas arrecadam doações na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Departamentos acadêmicos de Direito e Geografia se mobilizam para ajudar pessoas e animais atingidos pela cheia do Madeira
L
MPRO participa de Audiência Pública sobre regulamentação de transportes por aplicativo na Capital

MPRO participa de Audiência Pública sobre regulamentação de transportes por aplicativo na Capital

Constaram também na pauta da audiência pública a importância do cumprimento da Lei Municipal de Isenção do IPVA para os aplicativos e o desequilíbrio econômico-financeiro relativo à remuneração dos motoristas parceiros.
L
LITERATURA: Lançamento do livro "Pedra de Rio" acontecerá nesta quinta, dia 10.

LITERATURA: Lançamento do livro “Pedra de Rio” acontecerá nesta quinta, dia 10.

Publicado pela Temática Editora e Cursos, Porto Velho/RO, o livro, de autoria de J. M. Farias, foi ilustrado pela artista plástica Chryselen Lucino.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SIDINEI ALVES DE ALMEIDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.