SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

Estudo revela que tamanduás-bandeira em cativeiro têm maior risco de doenças cardíacas devido à dieta inadequada

Conclusões podem ajudar sobrevivência dos animais resgatados

Por Francielly Barbosa* - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo revela que tamanduás-bandeira em cativeiro têm maior risco de doenças cardíacas devido à dieta inadequada
Divulgação/UFMT

Antes presente em quase todo o território brasileiro e em grande parte da América do Sul, o tamanduá-bandeiras é uma das espécies ameaçadas de extinção no país e requer cuidados que vão além da preservação do seu habitat. Um estudo realizado por universidade federais indica que essa espécie, quando resgatada e em cativeiro, precisa de atenção especial por seu risco aumentado de problemas cardíacos.

O trabalho, publicado no periódico acadêmico Journal of Zoo and Wildlife Medicine, identificou que os animais nessa condição acabam desenvolvendo quadros de insuficiência cardíaca em razão da alimentação inadequada.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com participação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para o professor do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFRRJ, Sávio Amado da Silva, as conclusões são um passo importante para a preservação da espécie, por reconhecer a predisposição dos tamanduás-bandeiras a doenças cardíacas, especialmente entre os animais resgatados, que foram obrigados a viver em criadouros artificiais ou que se tornaram cativos em zoológicos.

“Considerando que a cardiomegalia e outras doenças cardíacas são frequentes nessa espécie e podem levar à morte desses animais, o estabelecimento dos parâmetros próprios e confiáveis na ecocardiografia é o primeiro grande passo para termos segurança no diagnóstico de doenças cardíacas. Logo, a partir desse padrão, haverá maior eficiência no tratamento de animais doentes, que poderão ser recuperados em menor tempo, viabilizando a reprodução e manutenção de suas populações, seja em cativeiro ou na vida-livre”, afirma.

Dieta de insetos

Principal responsável pelo estudo, o professor do Hospital Veterinário da UFMT Pedro Eduardo Brandini Néspoli explica que a predisposição a doenças cardíacas da espécie ganha um risco aumentado devido à dificuldade de replicar a dieta desses animais em cativeiro.

“É uma alimentação difícil de ser feita nessas condições. Você não tem como capturar formigas e outros insetos para dar para esses animais, então, você tem que fazer uma ração balanceada”.

Segundo o pesquisador, na ausência de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) bem estruturado na região, o Hospital Universitário da UFMT atende muitos animais encaminhados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do estado. “Tínhamos um acervo de um zoológico, que agora virou um Cetas, mas esses animais que estavam no zoológico começaram a adoecer. A dieta desses animais era muito complicada, porque comem formigas, cupins, insetos”.

Com o tempo, alguns animais começaram a apresentar quadros de insuficiência cardíaca. A partir de exames ecocardiográficos, — que utilizam ondas de ultrassom para produzir imagens do coração — a equipe de pesquisadores envolvidos no estudo constatou um aumento das cavidades cardíacas dos tamanduás-bandeiras avaliados, que poderia estar relacionado à redução da função de contração do coração dos animais.

“Como não tinha nada a respeito dos parâmetros desses animais na literatura, ficávamos na dúvida sobre até que ponto a contratilidade estava reduzida ou se isso era apenas uma questão da espécie”, conta Néspoli à Agência Brasil.

Para estabelecer uma comparação, surgiu a necessidade de fazer os exames em animais de vida livre: “Todos os indivíduos de vida livre que chegavam ao hospital e que não tinham alterações cardíacas, que as partes de pressão e tudo mais estavam normais, incluímos na pesquisa”.

Ao todo, os dados utilizados no estudo resultaram de seis anos de pesquisa, com início em 2017 e conclusão em 2022. As informações coletadas e exames realizados levaram à descoberta de que, além do aumento das cavidades do coração, os índices de contratilidade usados para definir se há ou não uma alteração são muito próximos aos observados em animais de pequeno porte, como cães.

Néspoli também traz que com o estudo foi possível estabelecer um padrão para os índices de contratilidade da espécie e uma relação entre o peso do animal e o tamanho esperado para as cavidades do coração. “Os parâmetros que precisamos para avaliar se tem aumento de volume do órgão, se está com o aparelho mais delgado ou mais hipertrofiado, agora conseguimos ter uma com base nesse estudo. Então, foi uma pesquisa de base para termos referências para poder fazer exames em outros animais”, complementa.

Espécie vulnerável

Em 2022, o tamanduá-bandeira foi categorizado como “vulnerável” de acordo com a plataforma Salve, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com distribuição na América do Sul, incluindo o Brasil, onde está presente na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, a preservação da espécie enfrenta principalmente a diminuição de áreas conservadas, o atropelamento em estradas, as queimadas em florestas e a caça, conforme o pesquisador da UFRRJ.

Além da ação antrópica, Silva também destaca as mudanças climáticas, em especial o aquecimento nos biomas brasileiros, como fator que favorece a diminuição da população desses animais, já que os tamanduás-bandeiras são muito sensíveis ao calor extremo, mais do que outras espécies de mamíferos no Brasil, conforme o professor.

“Se houvesse o cumprimento das leis de conservação vigentes no país, apenas isso já seria um grande avanço para a manutenção numérica da espécie. Ou seja, o controle do desmatamento, a coibição, a prevenção e a punição de queimadas, a punição da caça e da comercialização de animais selvagens, entre outras ações, representariam um avanço enorme e benéfico para a preservação dos tamanduás-bandeiras”, pontua.

Como medidas complementares para a estabilização populacional da espécie, o professor ainda cita a reordenação de corredores florestais, propiciando uma maior área para obtenção de alimentos, e a “preocupação governamental em construir pontos de passagem em rodovias federais, estaduais e municipais”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alunos da Escola Municipal Nações Unidas conhecem Parque Natural em Porto Velho

Alunos da Escola Municipal Nações Unidas conhecem Parque Natural em Porto Velho

Visita proporciona atividades de Educação Ambiental e imersão na fauna e flora da Amazônia
L
Com planejamento e educação ambiental, Rondônia reduz em 83% os incêndios florestais em 2025

Com planejamento e educação ambiental, Rondônia reduz em 83% os incêndios florestais em 2025

Dados da Sedam apontam queda expressiva nos focos de calor entre janeiro e agosto, resultado de ações integradas e uso de tecnologia de satélite.
L
Onda de calor tem impacto crescente em trabalhadores

Onda de calor tem impacto crescente em trabalhadores

Relatório da OMS e OMM revela que produtividade cai a cada grau acima de 20ºC
L
Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

O setor de óleo e gás tem o maior número de licenças ambientais emitidas pelo Ibama nos últimos anos, conforme revelado na Navalshore 2025.
L
Área queimada em julho atinge menor índice em sete anos

Área queimada em julho atinge menor índice em sete anos

Dados do MapBiomas Fogo revelam que o Brasil registrou uma queda de 40% na área atingida por queimadas em julho de 2025, o menor patamar desde 2019.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Vinicius Almeida

Nesta sexta-feira (22), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o advogado Vinicius Almeida, especialista em Direito Tributário e Holding Patrimonial, professor universitário, mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela UNIR e ex-procurador da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.
L
Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Toda sexta-feira tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. A vencedora da vez já garantiu seu par para curtir os melhores filmes em cartaz!
L

Povoado Nerd | Entrevista Fernando Rodrigues da Silva

Nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, o Programa Povoado Nerd recebe Fernando Rodrigues da Silva, vice-presidente e CEO da Associação Miners Sports. Apaixonado por esportes, Fernando tem sido peça-chave na consolidação da Miners como referência, colocando Rondônia no cenário nacional do futebol americano e expandindo a atuação para modalidades como vôlei, basquete e flag football.
L

Programa Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez

Nesta sexta-feira, às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe dois convidados especiais para um bate-papo esclarecedor sobre o tema: “Cuidando do Cuidador – Perfil desse profissional, sua formação e habilidades para exercer tal atribuição profissional.”
L
Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Município, fundado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, completa 111 anos com histórias de lendas, militares e povos indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Senador destacou apoio à saúde e à infraestrutura do município durante ato no Vale do Jamari.
L
Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Lei sancionada pelo Executivo prevê campanhas educativas, palestras e ações permanentes de orientação na saúde e na educação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Acidente ocorreu na região norte da capital; motorista fugiu do local, e perícia foi acionada.
18
Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Vítima, identificada como Cilene, não resistiu aos ferimentos após ser atacada por outra mulher em situação de rua no bairro Embratel.
18
Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Durante a ação, as vítimas tentaram evitar o crime, mas o criminoso chegou a fazer alguns disparos dentro da loja e depois fugiu em uma moto que estava estacionada na frente do estabelecimento comercial.
16
Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

No interior do imóvel, os policiais encontraram grande quantia em dinheiro, três máquinas de cartão e uma balança de precisão, materiais geralmente utilizados no comércio de entorpecentes.
14
Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de quase 500 quilos de cocaína e skunk em uma pista de pouso clandestina na Zona da Mata.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Ação garante preços justos aos produtores e reforça formação de estoques estratégicos no país.
L
Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Após inspeção do Tribunal de Contas, unidade de internação rápida do Hospital Infantil de Porto Velho recebe climatização adequada, beneficiando pacientes e profissionais.
L
Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Trecho entre Avenidas Calama e Imigrantes volta a ser alvo de criminosos; iluminação será restabelecida e ações preventivas seguem em andamento.
L
Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeito Léo Moraes busca antecipar obra estratégica para escoamento da produção agrícola e segurança no trânsito urbano.
L
Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Evento no TRE/RO marca 19 anos da Lei Maria da Penha e discute causas, efeitos e estratégias de enfrentamento da violência contra mulheres.
L
“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

Iniciativa da Semagric garante transporte gratuito de calcário agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e a produtividade rural em Porto Velho.
L
Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Encontros preparatórios para a 2ª Conferência do PDPM permitem que moradores apresentem demandas e elejam representantes locais.
L
Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Ex-deputado estadual reforça compromisso de fortalecer a articulação institucional e apoiar prefeitos de Rondônia na gestão pública.
L
Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Segunda edição de 2025 avalia alunos do 2º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, reforçando a qualidade da educação pública.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.