QUARTA-FEIRA, 07/05/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Crise hídrica e queimadas são debatidas em audiência entre governo de RO e Ministério da Integração

O governador enfatizou quanto às medidas necessárias para o momento.

Por Alex Nunes e Paulo Ricardo\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Crise hídrica e queimadas são debatidas em audiência entre governo de RO e Ministério da Integração
Fotos: Alex Nunes

Um relato da situação crítica pela qual passa Rondônia, tanto na questão emergencial hídrica quanto na questão dos incêndios florestais, foi detalhado pelo governo do estado durante audiência realizada de forma híbrida (presencial e remota) com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília. Durante a reunião, foi destacada a necessidade de um apoio substancial do governo federal não só para este momento, mas para constituir uma base para as próximas emergências.

Ao participar da audiência de forma remota, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que não estava presente na reunião devido à necessidade de acompanhar de perto as ações em andamento contra as queimadas e as medidas para minimizar o impacto da crise hídrica, ao mesmo tempo em que os voos, tanto de chegada quanto de saída do estado, estão imprevisíveis devido ao intenso nível de fumaça. Na oportunidade, o governador apresentou um relato da situação.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao iniciar a audiência online com o governador destacou que, “temos determinação da Presidência da República para atender o mais rápido possível às demandas do estado de Rondônia, tendo em vista a situação de emergências hídrica e de incêndios florestais.”

MEDIDAS

Crise hídrica e queimadas são debatidas em audiência entre governo de RO e Ministério da Integração - News Rondônia
Governo de Rondônia mantém audiência com Ministério da Integração

O governador enfatizou quanto às medidas necessárias para o momento. “Em vários pontos do estado fica difícil o transporte de pessoal e de equipamentos para combater os incêndios. Por outro lado, nas regiões de seca extrema, com falta de água, a chegada de cestas básicas, combustíveis e até mesmo de água potável é quase inviável. Precisamos urgentemente de aeronaves, tanto de asa fixa como rotativas, para chegar nesses locais o mais rápido possível.”

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias informou que, o governo federal, através de medida provisória, reservou R$ 514 milhões para situações de emergência na Amazônia e Pantanal. Diante disso, o governador Marcos Rocha pediu que o auxílio do governo não se restrinja somente ao atual momento. “Precisamos montar uma estrutura para que nos próximos anos não sejamos pegos de surpresa. Segundo a Agência Nacional de Águas, teremos crises hídricas nos próximos 16 anos, portanto, temos que nos preparar para cada situação”, enfatizou.

PRÓXIMOS PASSOS

O ministro frisou ainda que o governo de Rondônia deve preparar, em conjunto com os municípios, os planos de ações para as áreas necessárias, o mais rápido possível, para que os recursos possam ser selecionados para as diversas necessidades. Wellington Dias exemplificou que, emergencialmente, seu ministério está disponibilizando kits para tratamento de água com capacidade de produção de 5 mil litros diários, visando suprir a falta de água potável nas regiões com escassez.

Para um prazo mais longo, poderão ser feitos planos de ações para perfuração de poços artesianos, a fim de suprir as necessidades das localidades. O ministro esclareceu também que, para ações futuras, sua pasta está abrindo programas de recomposição para pequenos produtores rurais. Serão disponibilizados recursos para quem perdeu as lavouras para compra de sementes, insumos e, até mesmo recursos para moradia emergencial para os que perderam suas casas nas calamidades.

CONSELHO NACIONAL DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICAS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes fez questão de ressaltar que, a situação atual do Brasil com relação às calamidades aumentou substancialmente, e frisou ao governador a necessidade de revisão do Pacto de Governança da Água, promovido entre os estados e a Agência Nacional de Águas (ANA), melhorando suas cláusulas de atuação. Também citou a criação do Conselho Nacional de Emergências Climáticas, cuja estrutura está sendo organizada pelo governo federal, convidando o estado de Rondônia para fazer parte desse importante colegiado.

O governador do estado finalizou a audiência agradecendo o apoio do governo federal e, principalmente dos ministros aos pleitos de Rondônia, e se colocando à disposição no que for necessário para um trabalho conjunto em benefício do estado e da Amazônia.

Em seguida, o secretário-adjunto de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Gilmar Oliveira, e o comandante Nivaldo Ferreira expuseram o andamento dos diversos planos de ações enviados aos ministérios, ficando acertado para o período da tarde, uma reunião entre a comitiva estadual e técnicos do ministério para que os planos sejam readequados conforme a realidade atual, e agilizados para liberação.

PARTICIPAÇÃO

Estiveram presentes na reunião o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o ex-senador Paulo Rocha, superintendente do Desenvolvimento da Amazônia. Representando o estado de Rondônia, o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Gilmar Oliveira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador da Defesa Civil de Rondônia, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira e a secretária adjunta de Integração de Rondônia em Brasília, Scheila Schneider. Participaram ainda, técnicos dos dois ministérios responsáveis pelo andamento dos procedimentos relativos à liberação dos recursos solicitados pelo estado.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura marca presença no MP Itinerante no baixo Madeira e fortalece ações após enchente

Equipe da Sema promoveu atividades de conscientização voltadas a jovens e moradores locais
L

Projeto Áreas de Interesse Ambiental é pauta de vistorias em distritos do Baixo Madeira

Equipe técnica também registrou ações emergenciais realizadas nos períodos de cheia do rio Madeira
L
Conferência Nacional do Meio Ambiente 2025 começa com foco na crise climática e transformação ecológica

Conferência Nacional do Meio Ambiente 2025 começa com foco na crise climática e transformação ecológica

Abertura será às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil
L
Participação popular na 5ª Conferência do Meio Ambiente gera acervo de propostas para políticas públicas e iniciativa privada

Participação popular na 5ª Conferência do Meio Ambiente gera acervo de propostas para políticas públicas e iniciativa privada

Conferência é espaço de diálogo sobre políticas públicas, diz ministra
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do SIMPI – STJ decide: Exportação MPE’s só pagam taxa previstas no Simples

A decisão do STJ abre caminho para que outros empresários das micro e pequenas empresas revisem suas operações passadas e avaliem eventuais cobranças indevidas.
L

CPMI do INSS: Dos senadores de Rondônia, apenas Confúcio não assinou requerimento

Ambos defendem que a comissão sirva para dar respostas à população e responsabilizar eventuais culpados por omissões ou irregularidades.
L

CPMI do INSS ganha força e bancada de Rondônia fecha apoio em peso à investigação

A CPMI deve apurar denúncias de fraudes, lentidão nos processos de concessão de benefícios e possíveis falhas de gestão no Instituto Nacional do Seguro Social.
L

Maio Amarelo: Rondônia é o terceiro estado que mais mata no trânsito

Municípios com tráfego intenso de caminhões e motos, como Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná, concentram boa parte das ocorrências fatais.
L

Aprovada urgência no PL que aumenta número de deputados em 9 estados: Rondônia fica de fora

A ideia é ajustar a representatividade dos estados conforme dados do Censo de 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo marca presença em manifestação em Brasília a favor da anistia aos presos do 8 de Janeiro

Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária reuniu milhares de pessoas na capital do Brasil nesta quarta-feira (7)
L

Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos profissionais da saúde

Parlamentar reforçou a necessidade de valorização igualitária entre médicos e demais servidores.
L
Deputado Edevaldo Neves pede solução para falta de medicamentos na Central de Distribuição de Rondônia

Deputado Edevaldo Neves pede solução para falta de medicamentos na Central de Distribuição de Rondônia

A iniciativa do parlamentar foi motivada por diversos relatos e reclamações de cidadãos que enfrentam dificuldades no acesso a remédios essenciais para o tratamento de diferentes doenças.
L
Dr. Fernando Máximo repassa R$ 2,5 milhões ao Incra para impulsionar regularização de terras

Dr. Fernando Máximo repassa R$ 2,5 milhões ao Incra para impulsionar regularização de terras

O anuncio ocorreu durante um evento realizado em Vilhena.
L
Vereador Everaldo Fogaça comemora criação da Guarda Municipal Armada

Vereador Everaldo Fogaça comemora criação da Guarda Municipal Armada

Lei Complementar define estrutura operacional e reforça segurança pública no município; confira detalhes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial reage a assalto e troca tiros com bandidos na zona Sul

Ninguém foi baleado.
10

Moradores de bairros da zona Leste fecham BR-364

Já os moradores do Porto Cristo pedem a regularização fundiária, alegando que foram excluídos do processo de georreferenciamento.
L

Motorista faz conversão proibida e derruba casal em moto na Pinheiro Machado

O piloto teve apenas escoriações nos braços e nas pernas; já a passageira ficou com suspeita de fratura no braço.
12
Adolescente fica inconsciente após batida entre bicicletas na zona leste

Adolescente fica inconsciente após batida entre bicicletas na zona leste

Segundo a PM, a adolescente saía do estacionamento do supermercado, quando houve a colisão com a bicicleta elétrica pilotada por um homem de 55 anos que trafegava na Petrolina e não ficou machucado.
12
Motorista de Ranger avança cruzamento e causa grave acidente com motociclista

Motorista de Ranger avança cruzamento e causa grave acidente com motociclista

Segundo testemunhas, o jovem de 19 anos seguia de moto pela Avenida Mamoré sentido Calama, quando o motorista da caminhonete Ranger avançou a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulheres determinadas investem em conhecimento para transformar suas histórias com superação

Mesmo com a rotina exaustiva, mulheres encontram no projeto da Prefeitura de Porto Velho a oportunidade de sonhar com a faculdade e inspirar gerações
L

Rondônia entrará no vazio sanitário da soja em junho: Semeadurasó em setembro

O vazio sanitário é considerado essencial para diminuir a presença do fungo no ambiente, reduzindo o risco de infecção nas próximas safras e ajudando no controle da doença sem sobrecarga de fungicidas.
L

Porto Velho publica edital da Política Aldir Blanc para incentivo a pontos de cultura

Com investimento de R$ 571 mil, iniciativa selecionará seis projetos culturais
L

Acordo de cooperação assegura direitos a famílias afetadas pela cheia do Madeira

Uma reunião entre Prefeitura e Defensoria Pública selou essa parceria
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: PAMELA MAIARA BARBOSA FRANÇA

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: EDU FERREIRA DE SOUZA

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Requerimento de Análise do Projeto-PRADA: JOÃO RODRIGUES PIRES

Análise do Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L

Jogos intermunicipais de Rondônia 2025: Municípios já podem acessar o termo de Adesão

JIR representam uma das mais importantes iniciativas de valorização do esporte no estado.
L
Atletas de Porto Velho disputarão o 32º Troféu Brasil e Open das Américas e buscam apoio para viagem

Atletas de Porto Velho disputarão o 32º Troféu Brasil e Open das Américas e buscam apoio para viagem

A delegação, composta por 10 atletas e coordenada pela Liga Rondoniense de Karatê- LIRKA, Dô Shotokan, já tem garantido o transporte até a capital paulista, viabilizado com o apoio da Prefeitura de Porto Velho.
L

Festival Interlagos 2025 reunirá supercarros raríssimos em São Paulo

Bugatti Chiron, Pagani Utopia e Ferrari 812 estarão entre as atrações principais do maior evento de experiência automotiva do mundo
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.