SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil.

Por Andréia Fortini\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica
Fotos: Ésio Mendes

O Colegiado Superior do Estado de Rondônia se reuniu, nesta segunda-feira (16), no auditório Governador Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), a pedido do governador Marcos Rocha, para discutir estratégias de enfrentamento à grave crise ambiental que atinge o estado, resultante da prolongada estiagem e do aumento expressivo de incêndios florestais. Foram destacadas algumas medidas urgentes para conter os impactos da estiagem severa, aumento das queimadas e deterioração da qualidade do ar, proveniente não só dos focos encontrados em Rondônia, mas também nos estados vizinhos como Amazonas e Mato Grosso, que lideram o ranking de focos de incêndios no Brasil.

A reunião contou com a presença de autoridades dos órgãos que compõem o Colegiado Superior do Estado de Rondônia, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi; o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Dr. Eriberto Barroso; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do MPRO, Alexandre Jesus;  o coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), Pablo Viscard; e o defensor Público Geral, Vitor Hugo, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), além de secretários estaduais e representantes das forças de segurança.

AÇÕES COORDENADAS

O governador Marcos Rocha abriu a reunião agradecendo a presença de todos, e ressaltou que, o governo do estado não tem medido esforços para conter a situação emergencial de nível II que Rondônia enfrenta, e precisa do apoio de todos, a exemplo do que já aconteceu durante a pandemia da covid-19. “Precisamos unir forças novamente, com ações coordenadas para enfrentar essa crise. Não podemos enfrentar a situação sozinhos, precisamos do apoio do governo federal, das instituições locais e da conscientização da população para proteger nosso estado e a nossa biodiversidade. Até 2023, tínhamos conseguido reduzir mais de 70% o índice de desmatamento e queimadas, aumentando significativamente a nossa produção e exportação.”

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News RondôniaO governador Marcos Rocha ressaltou a importância da união de esforços para enfrentar a emergência climática

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil. A grande maioria, nas regiões do Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, na região de Cujubim, que recebem reforço nas ações referentes à “Operação Temporã”, fase I e II, comandadas pelo governo de Rondônia e Ministério Público do Estado, e que tem apresentado resultados positivos com 73,05% na redução do número de focos.

PLANO DE AÇÃO A LONGO PRAZO

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel evidenciou que, “o Colegiado precisa definir um plano de ações concretas a longo prazo, que deve começar nas escolas com as crianças. A situação atual não é uma emergência, já vinha se anunciando há algum tempo.”

O presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto acrescentou que, “desde o ano passado, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia já havia alertado para esse momento que Rondônia tem vivido. E se faz necessário o uso de novas tecnologias no setor pecuário.”

MEDIDAS PREVENTIVAS

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News Rondônia
O CBMRO apresentou os resultados da “Operação Verde Rondônia”, iniciada em junho deste ano

O subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Dr. Eriberto Barroso, ressaltou a importância de o estado tomar medidas preventivas para os próximos anos, pensar numa saída efetiva para cada área territorial, principalmente as unidades de conservação, que mais sofrem com esses incêndios florestais. Destacou ainda que, “essas ações precisam iniciar de forma preventiva nas dez áreas mapeadas que todos os anos queimam, e o estado precisa investir na contratação emergencial de brigadistas para este período, reforçando a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.”

FORÇA-TAREFA E TECNOLOGIA

O comandante do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, que também é coordenador da Defesa Civil Estadual e do Comitê da Crise Hídrica, apresentou ao grupo os resultados da “Operação Verde Rondônia” (OVR), iniciada em junho deste ano, e que hoje integra as fases I e II da “Operação Temporã”, juntamente com outras operações como a “Mapinguari” e “Protetores do Bioma”. “Estamos implementando medidas de controle nas áreas críticas do estado, como o Parque Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde uma força-tarefa com mais de 300 profissionais conseguiu reduzir significativamente os focos de calor. A tecnologia e o trabalho conjunto estão fazendo a diferença, ao permitir uma resposta mais rápida e eficaz no combate ao fogo.”

NOVO PROJETO DE LEI

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News RondôniaA reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas

Antes de encerrar a reunião do Colegiado Superior do Estado, o governador Marcos Rocha reforçou o pedido de apoio, em especial junto à Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), para a votação de uma mensagem enviada ao Poder Legislativo, referente a um Projeto de Lei que contempla a contratação emergencial de brigadistas e ainda 800 horas de voo de aeronaves específicas para combate a incêndios florestais. Tendo em vista que, o governo do estado já solicitou, desde o início de setembro, a liberação do avião KC 390 da Força Aérea Brasileira (FAB), mas ainda não foi atendido.

Por fim, a reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas, com o compromisso das autoridades presentes em intensificar as atividades e buscar soluções conjuntas para a crise ambiental que afeta o estado.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L

Prefeitura marca presença no MP Itinerante no baixo Madeira e fortalece ações após enchente

Equipe da Sema promoveu atividades de conscientização voltadas a jovens e moradores locais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Mulher morre e homem fica ferido em ataque a tiros em bar em Candeias do Jamari

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um ataque a tiros ocorrido na noite deste domingo (11), em um bar localizado no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Publicidade

POLÍCIA

“PERDEU, PLAYBOY”: Adolescente é apreendido após roubo de bicicleta na zona leste de Candeias do Jamari

Suspeito foi imobilizado por populares após fuga e alegou ter sido agredido antes da chegada da polícia
10

NO BRAÇO: Homem é ferido com gargalo de garrafa durante tentativa de roubo em Porto Velho

Suspeito foi contido por populares após a agressão; caso ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12

Mulher que teve filho morto durante assalto a policial é presa furtando no shopping

Suspeita de 53 anos foi flagrada pelas câmeras ao furtar produtos em duas lojas do Porto Velho Shopping; ela é mãe de Natan, morto em tentativa de assalto a um policial.
10

IDENTIFICADO: Caseiro de chácara é encontrado morto dentro de piscina em Porto Velho

Joel de Almeida Pinto, de 52 anos, teria passado a noite bebendo com amigos antes de ser encontrado sem vida na manhã deste domingo (11).
18

NO BECO: GIRO apreende adolescente que vendia drogas perto da rodoviária em Porto Velho

Menor foi flagrado com porções de drogas, balança de precisão e dinheiro; ele afirmou dividir os lucros com um comparsa conhecido como “Barata”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes, corajosas e dedicadas, as mamães rondonienses ajudam a construir um estado mais feliz

O governo de Rondônia homenageia a todas as mamães rondonienses que se dedicam dentro e fora dos seus lares, e em suas batalhas diárias superam desafios e nos inspiram
L

Motoristas responsáveis recebem reconhecimento especial da Iveco

Iniciativa da montadora promove a valorização de motoristas sem infrações e reforça a importância da direção defensiva
L

Pai transforma dor em ação para evitar novas tragédias no trânsito

Programa criado pelo jornalista Lupércio Tomaz recebe apoio da Dunlop Pneus e amplia impacto na segurança viária
L

Aumento do número de parlamentares na Câmara Federal: uma vergonha!

Pois bem, muitos eleitores reclamam da necessidade de renovação do Congresso com a eleição de políticos novos, com cabeças mais arejadas e sem os vícios da velha guarda política.
L

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Sua meta é disputar a eleição de 2026, para uma cadeira na Câmara Federal.
L

Novo Audi elétrico já está disponível para pré-venda

Aerodinâmica recorde e iluminação digital são destaques do A6 Sportback e-tron
L

Investir na cozinha é investir na saúde: o impacto dos utensílios na qualidade de vida

No episódio #0102 do podcast “Mais Saúde”, Aline Schmitz, da Royal Prestige, mostra como panelas de qualidade podem transformar a alimentação e promover bem-estar.
L

Nutrição Animal: Pilar da pecuária moderna em Rondônia

No programa Momento Agro, o zootecnista Rogério Yamashita compartilha experiências e soluções práticas para tornar a criação de gado mais eficiente, lucrativa e sustentável no estado.
L

NA CONVENIÊNCIA: Mulher é esfaqueada pelo marido após sair para beber no residencial Morar Melhor

Marido chega em casa transtornado, agride a esposa com faca e é preso após a vítima buscar ajuda na UPA.
16

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.