QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil.

Por Andréia Fortini\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica
Fotos: Ésio Mendes

O Colegiado Superior do Estado de Rondônia se reuniu, nesta segunda-feira (16), no auditório Governador Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), a pedido do governador Marcos Rocha, para discutir estratégias de enfrentamento à grave crise ambiental que atinge o estado, resultante da prolongada estiagem e do aumento expressivo de incêndios florestais. Foram destacadas algumas medidas urgentes para conter os impactos da estiagem severa, aumento das queimadas e deterioração da qualidade do ar, proveniente não só dos focos encontrados em Rondônia, mas também nos estados vizinhos como Amazonas e Mato Grosso, que lideram o ranking de focos de incêndios no Brasil.

A reunião contou com a presença de autoridades dos órgãos que compõem o Colegiado Superior do Estado de Rondônia, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi; o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Dr. Eriberto Barroso; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do MPRO, Alexandre Jesus;  o coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), Pablo Viscard; e o defensor Público Geral, Vitor Hugo, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), além de secretários estaduais e representantes das forças de segurança.

AÇÕES COORDENADAS

O governador Marcos Rocha abriu a reunião agradecendo a presença de todos, e ressaltou que, o governo do estado não tem medido esforços para conter a situação emergencial de nível II que Rondônia enfrenta, e precisa do apoio de todos, a exemplo do que já aconteceu durante a pandemia da covid-19. “Precisamos unir forças novamente, com ações coordenadas para enfrentar essa crise. Não podemos enfrentar a situação sozinhos, precisamos do apoio do governo federal, das instituições locais e da conscientização da população para proteger nosso estado e a nossa biodiversidade. Até 2023, tínhamos conseguido reduzir mais de 70% o índice de desmatamento e queimadas, aumentando significativamente a nossa produção e exportação.”

O governador Marcos Rocha ressaltou a importância da união de esforços para enfrentar a emergência climática

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil. A grande maioria, nas regiões do Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, na região de Cujubim, que recebem reforço nas ações referentes à “Operação Temporã”, fase I e II, comandadas pelo governo de Rondônia e Ministério Público do Estado, e que tem apresentado resultados positivos com 73,05% na redução do número de focos.

PLANO DE AÇÃO A LONGO PRAZO

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel evidenciou que, “o Colegiado precisa definir um plano de ações concretas a longo prazo, que deve começar nas escolas com as crianças. A situação atual não é uma emergência, já vinha se anunciando há algum tempo.”

O presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto acrescentou que, “desde o ano passado, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia já havia alertado para esse momento que Rondônia tem vivido. E se faz necessário o uso de novas tecnologias no setor pecuário.”

MEDIDAS PREVENTIVAS

O CBMRO apresentou os resultados da “Operação Verde Rondônia”, iniciada em junho deste ano

O subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Dr. Eriberto Barroso, ressaltou a importância de o estado tomar medidas preventivas para os próximos anos, pensar numa saída efetiva para cada área territorial, principalmente as unidades de conservação, que mais sofrem com esses incêndios florestais. Destacou ainda que, “essas ações precisam iniciar de forma preventiva nas dez áreas mapeadas que todos os anos queimam, e o estado precisa investir na contratação emergencial de brigadistas para este período, reforçando a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.”

FORÇA-TAREFA E TECNOLOGIA

O comandante do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, que também é coordenador da Defesa Civil Estadual e do Comitê da Crise Hídrica, apresentou ao grupo os resultados da “Operação Verde Rondônia” (OVR), iniciada em junho deste ano, e que hoje integra as fases I e II da “Operação Temporã”, juntamente com outras operações como a “Mapinguari” e “Protetores do Bioma”. “Estamos implementando medidas de controle nas áreas críticas do estado, como o Parque Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde uma força-tarefa com mais de 300 profissionais conseguiu reduzir significativamente os focos de calor. A tecnologia e o trabalho conjunto estão fazendo a diferença, ao permitir uma resposta mais rápida e eficaz no combate ao fogo.”

NOVO PROJETO DE LEI

A reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas

Antes de encerrar a reunião do Colegiado Superior do Estado, o governador Marcos Rocha reforçou o pedido de apoio, em especial junto à Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), para a votação de uma mensagem enviada ao Poder Legislativo, referente a um Projeto de Lei que contempla a contratação emergencial de brigadistas e ainda 800 horas de voo de aeronaves específicas para combate a incêndios florestais. Tendo em vista que, o governo do estado já solicitou, desde o início de setembro, a liberação do avião KC 390 da Força Aérea Brasileira (FAB), mas ainda não foi atendido.

Por fim, a reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas, com o compromisso das autoridades presentes em intensificar as atividades e buscar soluções conjuntas para a crise ambiental que afeta o estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Extrativistas têm até dezembro para solicitar pagamentos do Sociobio Mais.

Extrativistas têm até dezembro para solicitar pagamentos do Sociobio Mais

Prazo termina em 20 de dezembro e vale para produtos extrativos comercializados abaixo do preço mínimo.
L
Porto Velho amplia implantação de Jardins de Chuva para conter alagamentos

Porto Velho amplia implantação de Jardins de Chuva para conter alagamentos

Iniciativa sustentável une drenagem urbana, paisagismo e soluções para enchentes.
L
Prefeitura de Porto Velho reduz em 85% as queimadas urbanas em 2025

Prefeitura de Porto Velho reduz em 85% as queimadas urbanas em 2025

Ações de fiscalização, brigada municipal e tecnologia contribuíram para a queda significativa nos focos de incêndio.
L
Garantir comida na mesa deve estar no centro da discussão climática.

Garantir comida na mesa deve estar no centro da discussão climática

Diretora do Sisan destaca ações do Brasil e pede compromisso global na COP 30.
L
Lançado painel digital para monitorar ações na Terra Indígena Yanomami.

Lançado painel digital para monitorar ações na Terra Indígena Yanomami

Ferramenta permite acompanhamento analítico de políticas públicas e apoia gestores na tomada de decisão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova isenção de tributos para quem doar medicamentos

Senado aprova isenção de tributos para quem doar medicamentos

Projeto de Lei 4719/2020 segue para a Câmara dos Deputados após ser ampliado para beneficiar União, hospitais filantrópicos e organizações sociais, desonerando PIS, Cofins e IPI.
L
Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Novo programa do Governo do Brasil facilita acesso a crédito para reformas e ampliações de residências com juros baixos, prazo flexível e sem burocracia.
L

Agenda News: Ester Muniz e o reality Mansão Muniz

Um projeto ousado que vai reunir 15 participantes em três dias de confinamento com provas, festas e muita estratégia.
L

Gol MPI 2022/2023 com baixo km e preço imperdível na Zé Veículos

Econômico, confortável e ideal para quem busca um carro confiável para o dia a dia com excelente custo-benefício.
L
Ministro Luiz Fux solicita mudança para a Segunda Turma do STF

Ministro Luiz Fux solicita mudança para a Segunda Turma do STF

Fux pede autorização para deixar a Primeira Turma, colegiado que está responsável pelo julgamento das ações penais da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Presidente Davi Alcolumbre retirou Projeto de Lei Complementar da pauta por baixo quórum, impedindo a conclusão da votação de medida que visa mitigar impacto das tarifas americanas.
L
Bueiro no bairro Embratel é limpo e tampado após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Bueiro no bairro Embratel é limpo e tampado após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Ação da Prefeitura de Porto Velho garante mais segurança e evita alagamentos na região.
L
Fux vota pela absolvição de todos os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Fux vota pela absolvição de todos os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Placar no STF fica em 2 a 1 pela condenação após voto do ministro Luiz Fux, que mudou de posição e alegou que as condutas dos acusados não tinham “potencial de conquista de poder”.
L
Dra. Taíssa acompanha finalização das obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha finalização das obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Deputada estadual garante melhorias na infraestrutura dos barracões e reforça apoio ao festival folclórico da cidade
L
Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Senador reforça mobilização da Bancada Federal de Rondônia e convida população para diligência externa do Senado que investigará impactos da medida.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Devido o atropelamento, a piloto sofreu uma fratura exposta na perna e uma lesão séria na cabeça.
16
PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Investigação iniciada após prisão de servidor da Anvisa apura desvio de fármacos apreendidos e venda em clínicas médicas no Rio e em São Gonçalo.
10
Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Operação “Ilusion – Fase Falso Plantão” investiga suposto esquema de médicos que simulavam plantões e viagens, resultando em desvio de mais de R$ 1 milhão.
10
Polícia Federal prende homem em flagrante na Operação Instans em Rondônia

Polícia Federal prende homem em flagrante na Operação Instans em Rondônia

Ação visa combater a aquisição e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil no estado, prendendo um suspeito em Espigão D’Oeste, Rondônia.
16
PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

Ação da Operação Sentinelas da Amazônia flagrou crime ambiental de incêndio em vegetação e mata ciliar na zona rural de Campo Novo de Rondônia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento de Renovação da Outorga: FEMAR IND E COM DE BEBIDAS EIRELI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem evento em todo o país até domingo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem evento em todo o país até domingo

Maior evento de popularização da ciência no Brasil começou nesta terça-feira em diversas cidades, destacando o tema “Planeta Água, Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”.
L
Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo em nova campanha

Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo em nova campanha

Instituição financeira lança filme com o mote “Acreditar no cooperativismo para transformar vidas”, revelando como cada transação contribui para o desenvolvimento local e sustentável.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.