QUINTA-FEIRA, 12/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Governador Marcos Rocha destaca avanços e desafios no combate a focos de calor no Parque Guajará-Mirim

Para o governador, o avanço das operações é resultado da integração entre diversas instituições estaduais e federais, que se dedicam a preservar o meio ambiente e proteger o patrimônio natural de Rondônia.

Por Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Governador Marcos Rocha destaca avanços e desafios no combate a focos de calor no Parque Guajará-Mirim - News Rondônia
Foto: Governo de RO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou o compromisso do estado no combate aos focos de calor que atingem o Parque Estadual Guajará-Mirim, durante a execução da “Operação Temporã I e II”. Desde o início das ações, em 1º de setembro, os resultados têm sido expressivos, com uma redução de 72,80% na área afetada pelos incêndios florestais, equivalente a cerca de 1.691 hectares preservados diariamente.

Para o governador, o avanço das operações é resultado da integração entre diversas instituições estaduais e federais, que se dedicam a preservar o meio ambiente e proteger o patrimônio natural de Rondônia. “Todas as equipes continuam empenhadas em investir em ações que reprimam os focos de calor e, consequentemente, avancem no combate aos incêndios florestais. A redução nos focos é resultado de um conjunto de medidas implementadas por instituições que compõem a ‘Operação Temporã I e II’. Vamos continuar avançando e reduzindo os riscos nas duas regiões em que as ações ocorrem”, destacou Marcos Rocha.

Governador Marcos Rocha destaca avanços e desafios no combate a focos de calor no Parque Guajará-Mirim - News Rondônia

O acesso aos focos de incêndio no Parque Guajará-Mirim continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de combate, compostas por homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). Devido às condições geográficas adversas, como terrenos montanhosos e mata densa, os profissionais têm precisado buscar alternativas para chegar às áreas mais afetadas.

Apesar das dificuldades, o governo segue apoiando e fornecendo a estrutura necessária para que as operações avancem. Além disso, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), atua ativamente na proteção das equipes e na prevenção de crimes ambientais. “Estamos chegando ao final de mais uma semana de intenso combate ao fogo. Obtivemos avanços graças ao empenho de todas as instituições envolvidas e ao suporte primordial do governo do estado”, reforçou o tenente-coronel Francisco Wesley, coordenador das ações no Parque Guajará-Mirim.

Além do trabalho no parque, a “Operação Temporã II” também tem sido bem-sucedida na Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde três áreas já foram controladas e focos de calor extintos. Desde o início da segunda fase, 59 focos de calor foram registrados em uma área de influência de eventos de fogo ativos de 2.287 hectares. O trabalho envolve ações de segurança em toda a região, com apreensão de armas de fogo, munições, além de abordagens policiais e de fiscalização.

Governador Marcos Rocha destaca avanços e desafios no combate a focos de calor no Parque Guajará-Mirim - News Rondônia

Marcos Rocha destaca que o êxito das operações depende da união de esforços entre as instituições envolvidas, que incluem, além do CBMRO, a Polícia Militar (PMRO), Ministério Público de Rondônia (MPRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Exército Brasileiro.

“A proteção do nosso meio ambiente é uma prioridade. Estamos atuando com determinação para reduzir os danos e preservar o futuro das próximas gerações”, concluiu o governador.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alessandra Munduruku critica acordo de venda de créditos de carbono do Pará e questiona consulta a indígenas

Alessandra Munduruku critica acordo de venda de créditos de carbono do Pará e questiona consulta a indígenas

Ativista critica contrato internacional assinado pelo governo do Pará
L
Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

O governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.
L
Djuena Tikuna canta pela Amazônia em TEDXAmazônia e Belém sediará TED Countdown House na COP30

Djuena Tikuna canta pela Amazônia em TEDXAmazônia e Belém sediará TED Countdown House na COP30

Tema do TEDXAmazônia foi Resgate – um convite para um futuro melhor
L
Amazônia Legal pode gerar até US$ 21,6 bilhões em créditos de carbono até 2030, aponta Estudo

Amazônia Legal pode gerar até US$ 21,6 bilhões em créditos de carbono até 2030, aponta Estudo

Instituto responsável pelo estudo apoia AC, GO, MS, MT, PA e TO
L

Neide Cardozo: ambientalista, pede que o Itamaraty aja para libertar o brasileiro Thiago Ávila

O influenciador que atua como ativista de causas humanitárias, era um dos doze tripulantes do barco “Madleen”, comandado pela ativista sueca Greta Thunberg, que foi interceptado por militares israelenses.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho destaca importância da prevenção e da vacinação no combate à gripe

O crescimento dos casos está relacionado ao período sazonal da doença
L
Agenda News: Labubu chega a Porto Velho e vira febre entre os fãs de moda e colecionáveis

Agenda News: Labubu chega a Porto Velho e vira febre entre os fãs de moda e colecionáveis

O monstrinho “feio-fofo” que conquistou celebridades agora está disponível na cidade. Saiba onde garantir o seu!
L
Agenda News: Grego Original Pub é o destino certo para um fim de semana inesquecível em Porto Velho

Agenda News: Grego Original Pub é o destino certo para um fim de semana inesquecível em Porto Velho

Música ao vivo, gastronomia irresistível e festas temáticas: confira a agenda especial do pub que é referência em diversão na cidade.
L
Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
L

Um doce para celebrar o amor: Sorteio especial revela vencedor do Bolo Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

Com muito entusiasmo, anunciamos que o ganhador do delicioso bolo da Linha Festa Premium é JURANILSON FERREIRA DO NASCIMENTO, final do telefone 9132!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcelo Cruz participa de encontro com o deputado federal Maurício Carvalho em Brasília

Encontro teve como objetivo discutir demandas estratégicas para Rondônia.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia proposta de cotas para mulheres vítimas de violência

Projeto assegura 5% das vagas em contratos públicos para mulheres em situação de risco.
L

Alex Redano solicita urgência na recuperação da RO-408, entre Vila União e Campo Novo de Rondônia

Estrada estadual é essencial para o tráfego da população local e para o escoamento da produção agrícola da região.
L

CRATERRAS: Jaime Bagattoli assume presidência de subcomissão que fiscalizará os embargos de terra do Ibama

Senador criticou rigidez das medidas que afetam principalmente os pequenos produtores.
L

Eyder Brasil destaca noite de louvor com David Quinlan em Porto Velho

Evento será realizado no dia 21 de junho, na IMW Nova Floresta, e promete momentos de adoração e transformação espiritual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Distribuidora de bebidas é flagrada furtando energia elétrica no bairro aponiã, em Porto Velho

Ligação clandestina foi descoberta após denúncia anônima e inspeção técnica da Energisa
10
Polícia Militar desarticula ponto de tráfico em Valparaíso com apreensão de drogas e objetos suspeitos

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico em Valparaíso com apreensão de drogas e objetos suspeitos

A ação ocorreu após denúncias de moradores sobre a intensa movimentação de compra, venda e consumo de entorpecentes no local.
10
Homem é esfaqueado até a morte em praça pública após briga

Homem é esfaqueado até a morte em praça pública após briga

Testemunhas relataram que M.A.M. estava consumindo bebidas alcoólicas com dois indivíduos quando uma discussão evoluiu para uma briga física.
18
Homem é detido após provocar incêndio em terreno baldio em Rondônia

Homem é detido após provocar incêndio em terreno baldio em Rondônia

Ao chegarem ao local, as equipes encontraram um homem que confessou ter ateado fogo na vegetação. A guarnição policial registrou a ocorrência e adotou as medidas cabíveis.
14
Caminhonete colide na traseira de ônibus da saúde na BR-364

Caminhonete colide na traseira de ônibus da saúde na BR-364

A caminhonete colidiu violentamente na traseira do ônibus, que havia reduzido a velocidade.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emdur finaliza colocação de postes ornamentais nos arredores do Porto Velho Shopping

Ação faz parte do projeto de revitalização da iluminação pública na região
L

Primeira etapa do curso sobre Sistema de Inclusão de Dados no Atendimento Socioassistencial é finalizada para técnicos da Semasf

Participaram técnicos, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
L

Rua Ibraim Sued, no bairro Teixeirão, recebe obras de drenagem e preparação para novo recapeamento

Com a obra, Prefeitura de Porto Velho vai garantir maior durabilidade do asfalto e evitar alagamentos
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): NEIA CAKES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Trecho de 82 km da RO-133 entre Machadinho d’Oeste e Porto 2 de Novembro recebe obras de recuperação

Trecho de 82 km da RO-133 entre Machadinho d’Oeste e Porto 2 de Novembro recebe obras de recuperação

Além de ser corredor logístico para o agronegócio, a RO-133 se consolida como um eixo de integração turística, valorizando os atrativos naturais de Rondônia.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): 60.752.485 VITOR TEIXEIRA DA COSTA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Plataforma digital garante eficiência e proteção para empresas e entidades públicas no gerenciamento de frotas

Plataforma digital garante eficiência e proteção para empresas e entidades públicas no gerenciamento de frotas

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o sistema é um passo importante que segue tendências tecnológicas do mercado.
L

Escolas da rede municipal de Porto Velho conquistam 1ª colocação em avaliação do Saero

Outras três unidades escolares da Prefeitura também foram reconhecidas por seu índice de qualidade no ensino.
L

Produtores de Cujubim avisam: bloqueio da BR-364 pode voltar se acordo não sair do papel

Sem avanços no conflito fundiário, agricultores ameaçam retomar bloqueio da rodovia na próxima semana.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.