TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

Biólogos minimizam sofrimento de fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal

Consequências são devastadoras para os animais, diz bióloga

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Biólogos minimizam sofrimento de fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quatro anos após os devastadores incêndios que incineraram cerca de 30% do Pantanal brasileiro, o fogo volta a ameaçar as espécies animais que vivem na região, considerada um santuário da biodiversidade e um patrimônio natural da humanidade. Enquanto brigadistas, bombeiros, militares e voluntários tentam apagar as chamas as chamas, biólogos, veterinários e outros profissionais se dedicam a minimizar o sofrimento animal

“O fogo é um fator estressante para a biodiversidade. Devemos ter muito cuidado, pois é difícil prever por quanto tempo mais toda essa abundância em termos de fauna e flora resistirá até começarmos a perder irremediavelmente espécies para esses incêndios intensos, que têm queimado repetidas vezes as mesmas áreas”, disse à Agência Brasil o biólogo Wener Hugo Arruda Moreno, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), organização não governamental (ONG) que desde 2002 atua na conservação e preservação do Pantanal.

O instituto é uma das organizações da sociedade civil que integram o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), junto a representantes de órgãos, entidades e instituições sul-mato-grossenses e federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O grupo foi instituído em abril de 2021, na esteira dos incêndios que se seguiram à grande seca de 2019 e 2020, a mais severa registrada em 50 anos. Cabe ao Gretap monitorar, avaliar, resgatar e dar assistência a animais afetados por eventuais desastres ambientais no Mato Grosso do Sul. Pela experiência de seus integrantes, em maio deste ano, parte do grupo viajou ao Rio Grande do Sul, onde participou do resgate e atendimento a animais domésticos e silvestres atingidos pelas recentes enchentes no estado.

Estudo que pesquisadores brasileiros publicaram em dezembro de 2021, no periódico Scientific Reports, estima que, em 2020, os incêndios pantaneiros mataram, diretamente, cerca de 17 milhões de animais vertebrados.

A mortalidade foi maior entre as pequenas serpentes (os especialistas estimam que 9,4 milhões delas morreram) e pequenos roedores (3,3 milhões). Aproximadamente 1,5 milhão de aves morreram queimadas, intoxicadas ou, posteriormente, de fome. As chamas ou suas consequências também tiraram a vida de 458 mil primatas, 237 mil jacarés e 220 mil tamanduás.

Ainda é cedo para dizer se a tragédia se repetirá este ano, em dimensões semelhantes. Contudo, autoridades já reconhecem que o número de focos de incêndio registrados no bioma ao longo do primeiro semestre deste ano é o maior para o período dos últimos 26 anos, superando inclusive o resultado de 2020.

Mapbiomas

Além disso, de acordo com a rede Mapbiomas, em junho deste ano foi registrada a maior média de área queimada para o mesmo mês desde 2012. A marca superou a média histórica de setembro, mês em que os focos de calor tendem a intensificar, dada a persistência do clima seco.

“Aqui, em Mato Grosso do Sul, nosso trabalho se intensificou muito nos últimos tempos, principalmente no último mês”, afirmou Moreno.

“Estamos frequentemente indo às áreas pantaneiras atingidas pelos incêndios. Verificamos o ambiente, e vemos se os animais estão retornam às áreas debilitados, ou se as espécies que lá permanecem têm refúgios para obter os recursos necessários à sobrevivência. Temos observado muitas carcaças de répteis, pequenos roedores e anfíbios, mas ainda estamos começando o processo de contagem”, disse Moreno. Ele destacou a velocidade com que o fogo tem se espalhado pela vegetação, que nesta época do ano costuma estar bastante seca.

“O Pantanal não é para amadores. É preciso conhecer bem a área, saber como se formam os corredores de propagação do fogo. O fogo é assustador. A velocidade com que ele avança e o tamanho da área atingida são impressionantes. Combater às chamas e proteger a fauna é um trabalho difícil.”

Segundo Moreno, antes de ir a campo, os agentes precisam fazer um diagnóstico preliminar da área, usando drones e ferramentas de geoprocessamento.

“Temos que esperar entre 48 horas e 72 horas a partir do fim das chamas para podermos deslocar uma equipe para determinado lugar, sob risco de deixar as pessoas em perigo”, acrescentou Moreno, destacando os riscos da atividade.

“Daí a sensação de alívio que sinto quando localizamos um animal que, apesar de tudo, não precisa de resgate, que basta o monitorarmos e, se preciso, suplementar a alimentação até que a vegetação se recomponha.”

No fim do mês passado, o fotógrafo da Agência Brasil, Marcelo Camargo, passou dias acompanhando brigadistas combatendo as chamas. Camargo testemunhou e registrou o sofrimento animal e a devastação da vegetação pantaneira. Na manhã do dia 30, enquanto se deslocavam, de helicóptero, para uma área de difícil acesso, as equipes avistaram um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, pousado na copa de uma grande árvore, em meio a uma área ainda fumegante. Olhando mais atentamente, perceberam que o animal parecia estar protegendo seus ovos, em um ninho construído entre os galhos mais altos.

“Seria o primeiro dia de atuação da equipe de brigadistas quilombolas da comunidade Kalunga, de Cavalcante [GO], na região. Estávamos a caminho de uma área de mata fechada com um grande número de focos de incêndio, a cerca de 50 quilômetros de Corumbá [MS]. Durante o percurso, o piloto do helicóptero avistou o tuiuiú e identificou o ninho, no alto da árvore, com ao menos três ovos dentro. Ainda havia um foco de incêndio ao redor da árvore, que estava expelindo fumaça. Os pilotos sobrevoaram o local para marcar as coordenadas [de geolocalização], para que os brigadistas tentassem acessar o local em outro momento. Eu então consegui registrar minhas primeiras imagens”, contou Camargo ao retornar a Brasília.

“Seguimos para nosso destino, a partir de onde os brigadistas tiveram que abrir caminho em meio à mata fechada. Foram cerca de duas horas só para conseguirmos chegar ao foco do incêndio. E após muitas horas, no horário combinado para o helicóptero nos resgatar, não tínhamos conseguido chegar nem perto do local onde avistamos o tuiuiú. Durante o voo de volta a Corumbá, eu ainda fiz mais umas fotos. Havia ao menos um pássaro, aparentemente guardando o ninho. Outras pessoas, em outras aeronaves, disseram ter visto dois pássaros adultos, um casal, mas isso eu não presenciei. Na manhã seguinte, o piloto do primeiro helicóptero que passou pelo local já não encontrou a árvore de pé. Mais tarde, quando consegui lugar em uma aeronave, consegui identificar parte da árvore caída no chão e o ninho, aparentemente queimado, próximo”, relatou o fotógrafo da Agência Brasil.

Uma família de bugios teve um pouco mais de sorte. Ou muito mais sorte, considerando que, apesar de expulsos de seu bando e com dificuldades para encontrar alimentos, não sofreram qualquer ferimento e estão recebendo ajuda dos membros do Gretap, conforme contou o biólogo do Instituto do Homem Pantaneiro.

“Recebemos o chamado de uma senhora, ribeirinha, que achava que a fêmea tinha sofrido queimaduras e precisava de cuidados. Ao chegarmos à área, na região de Baía do Castelo, na margem direita do Rio Paraguai, a cerca de duas horas de viagem de barco a partir de Corumbá, encontramos um bando de bugios e macacos-da-noite. Só na segunda tentativa localizamos, isolada, a fêmea que procurávamos. Ela não tinha queimaduras. Era seu filhote, recém-nascido, bastante magro e debilitado, que estava se segurando nela. Além da fêmea com seu filhote, havia um macho. Provavelmente, os três foram expulsos de seu grupo devido à escassez de recursos. Nestes casos, nossa estratégia é monitorar os animais. Administramos um pouco de frutas, um aporte nutricional básico, e instalamos câmeras na área para podermos observar se o bando vai aceitar os alimentos”, concluiu Wener Hugo Arruda Moreno.

Devastação

Coordenadora operacional do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), a bióloga e veterinária Paula Helena Santa Rita reforça que as consequências de mais uma temporada de fogo sem controle estão sendo “devastadoras” para os animais.

“Para a fauna, as consequências são as piores possíveis. Vão da morte direta de animais, por incineração e inalação de fumaça e fuligem, a mortes posteriores, por falta de alimentos e outras questões, podendo, inclusive, no limite, interferir na questão da reprodução das espécies, caso haja a perda de um número significativo de indivíduos”, explicou Paula.

“Alguns fatores, como a própria ação humana, se somaram e tivemos a antecipação [ocorrência] do fogo. Nós [do Gretap] estamos monitorando a situação, principalmente em locais por onde o fogo já passou, e fazendo o aporte nutricional básico quando necessário. Também deslocamos alguns animais que encontramos próximos a áreas de fogo”, concluiu a coordenadora do Gretap.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

A operação teve o seu planejamento iniciado em outubro de 2024, e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBMRO) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Rondônia (CEPDEC).
L

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L
Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

No Pará, modelo de produção pode atingir 4,5% do PIB estadual até 2030
L
Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho vai devolver tarifa cobrada indevidamente no DAM

O processo poderá ser aberto pelo contribuinte ou por procurador autorizado, com envio da documentação para o e-mail oficial da Semfaz.
L

Polícia Federal e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de RO e MT

Ação conjunta ocorreu nas Terras Indígenas Sete de Setembro, Roosevelt e Zoró, com foco no combate a crimes ambientais
10

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Rondônia segue fora do mapa das grandes chuvas pela quarta semana consecutiva

Previsão indica estiagem mais branda que a dos últimos anos, mas efeitos do clima ainda geram incertezas
L

Unir de portas abertas: edição 2025 acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio

Evento promove imersão na vida universitária e apresenta cursos de graduação, pesquisa e pós-graduação aos estudantes do ensino médio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy fica ferido em acidente com táxi na Amazonas

O motoboy colidiu com força na traseira do veículo e caiu.
12
Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Testemunhas contaram que as motos seguiam em sentidos opostos na Mamoré, até que um dos pilotos tentou fazer conversão na Rua Fábia e causou a colisão.
14
Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: FUNDAÇÃO AMAZÔNIA GLOBAL

Assembleia Geral Extraordinária a ser realizado no dia 16 de maio de 2025, as 19h horas de forma híbrida, sendo que presencialmente será no endereço: Estrada Santo Antônio, 5863, bairro Triângulo, Porto Velho.
L

Lua cheia de maio: hoje e terça-feira, confirma a Nasa

O evento também é conhecido como “Lua das Flores” e será visível até 13 de maio
L

Buraco na Avenida Calama é finalmente consertado após acidente com motociclista

Falta de tampa de bueiro causou queda e escoriações em condutor; reparo traz alívio a quem passa pelo local
L

Maternidade Mãe Esperança restabelece serviço de anestesiologia com foco em atendimento humanizado

Acordo garante que empresa dará seguimento ao atendimento especializado até contratação de nova responsável
L

Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Os voluntários selecionados atuarão por um período de 12 meses com possibilidade de prorrogação por igual período
L
Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Investimento previsto é de R$ 23 bilhões em quatro anos
L
MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

Promotora de Justiça defende atuação preventiva, dialógica e articulada durante evento sobre governança pública promovido pela CGE.
L

Jovem News | Entrevista Renan Correia – especialista em Direito Administrativo

No programa Jovem News desta segunda-feira, 12, às 17h, vamos conversar com o advogado Renan Correia, especialista em Direito Administrativo, com foco em demandas de concurseiros e servidores públicos. Natural de Porto Velho, Renan preside a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia e compartilha sua trajetória, desde a OAB Universitária até sua atuação em projetos que fortalecem a jovem advocacia. Uma entrevista inspiradora sobre representatividade, capacitação e os desafios do início da carreira jurídica.
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.
L
Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.