DOMINGO, 17/08/2025
Publicidade

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023

Pesquisa é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023
LÉO OTERO/MPI
O desmatamento em áreas protegidas da Amazônia caiu quase quatro vezes (73%) em 2023, na comparação com 2022. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2023 a devastação em terras indígenas e unidades de conservação localizadas na região atingiu 386 km². Trata-se do menor índice desde 2013, quando foram desmatados 178 km².

Desmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023 - News RondôniaDesmatamento em áreas protegidas da Amazônia cai 73% em 2023 - News Rondônia

Em 2022, segundo o Imazon, o desmatamento de áreas protegidas da região chegou a 1.431 km², número bastante próximo aos observados desde 2019, ano em que foi percebido o início de uma alta que se manteve até 2022.

Foram 1.460 km² de áreas protegidas desmatadas em 2021; 1.369 km² em 2020; e 1.222 km² em 2019. Entre 2012 e 2018, o ano em que se observou maior quantidade de áreas protegidas devastadas foi 2018 (721 km²).

O monitoramento é feito com a ajuda de imagens de satélite do Imazon. De acordo com o instituto de pesquisa, a redução observada nessas áreas em 2023 “superou a queda geral na derrubada”, que apresentou decréscimo de 62% entre 2022 (10.573 km²) e 2023 (4.030 km²).

O ano em que o desmatamento acumulado apresentou menor índice foi 2013 (1.144 km²). Já o período com maiores índices começou em 2019 (6.200 km²). Em 2020 e 2021 o desmatamento acumulado subiu para 8.058 km² e 10.362 km², respectivamente.

“A redução expressiva do desmatamento em áreas protegidas é muito positiva, pois são territórios que precisam ter prioridade nas ações de combate à derrubada. Isso porque, na maioria das vezes, a devastação dentro de terras indígenas e unidades de conservação significa invasões ilegais que levam a conflitos com os povos e comunidades tradicionais que residem nesses territórios”, explica o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon, Carlos Souza.

O Imazon, no entanto, alerta que há um ponto preocupante relativo à degradação observada em 2023: ela pode estar relacionada à seca e às queimadas na região, uma vez que “no último mês do ano, enquanto foram desmatados 108 km², outros 1.050 km² foram degradados, quase 10 vezes mais”.

Segundo o pesquisador Carlos Souza, apesar da queda geral, algumas áreas protegidas tiveram aumento na destruição, motivo pelo qual devem ser foco de ações urgentes em 2024.

Terras indígenas

“Entre as terras indígenas, uma das situações mais críticas ocorreu na Igarapé Lage, em Rondônia, onde o desmatamento cresceu 300%, passando de 2 km² em 2022 para 8 km² em 2023, uma área equivalente a 800 campos de futebol. Isso fez com que o território fosse o terceiro mais devastado da Amazônia em 2023”, informou o instituto.

Outras duas terras indígenas localizadas na divisa do Amazonas com Roraima também apresentaram aumentos expressivos na derrubada. No caso, os territórios Waimiri Atroari, cuja perda florestal passou de 1 km² em 2022 para 4 km² em 2023 (300% a mais); e Yanomami, onde a devastação passou de 2 km² em 2022 para 5 km² em 2023 (alta de 150%).

“Isso fez com que a terra Yanomami, mesmo após ter recebido em janeiro do ano passado uma operação humanitária por causa dos danos sociais causados pela invasão de garimpeiros, fosse a quinta mais desmatada da Amazônia em 2023. Já a Waimiri Atroari ficou em nono lugar”, detalha a pesquisa.

A maior área destruída em um território indígena no ano passado foi registrada na terra Apyterewa, onde foram desmatados 13 km². “Apesar de ocupar o topo do ranking, o local teve uma redução de 85% na devastação, pois em 2022 havia perdido 88 km² de floresta. Em outubro, o local recebeu uma operação de desintrusão para remoção de invasores ilegais”, destaca o Imazon.

O total de terras indígenas devastadas em 2023 ficou em 104 km². O número é, segundo o instituto, menos da metade do registrado em 2022 (217 km²). O ano em que se observou menor área indígena desmatada foi 2014 (28 km²).

Unidades de conservação

Já as unidades de conservação anotaram uma queda de 77%, passando de 1.214 km² em 2022 para 282 km² em 2023. O instituto destaca que esta foi a menor área de floresta destruída nesses tipos de territórios em nove anos, desde 2014.

“A maior redução ocorreu nos territórios sob jurisdição federal, onde a derrubada passou de 468 km² para 97 km², o que significa queda de 79%, quase cinco vezes menos. Já nas áreas estaduais, a devastação passou de 746 km² para 185 km², sendo 75% ou quatro vezes menos”, complementou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Equipes da Sedam realizam visitas técnicas para avaliar impactos do Projeto Recuperar e garantir a efetividade das ações ambientais e produtivas.
L

É na COP30 que se revela a hipocrisia: defendem a floresta, mas julgam oneroso hospedar-se na Amazônia

Mesmo com críticas ao preço da estadia em Belém, diante da importância da preservação amazônica, o valor é irrisório. A Amazônia é o espetáculo, e nada compensa o desrespeito humano à floresta.
L
Rondônia tem redução de 35% na taxa de desmatamento entre o período de agosto de 2024 a julho de 2025

Rondônia tem redução de 35% na taxa de desmatamento entre o período de agosto de 2024 a julho de 2025

Ações de fiscalização e monitoramento da Sedam, como as operações Hileia e Verde Rondônia, garantiram resultados expressivos na preservação da floresta.
L
Porto Velho registra melhora na qualidade do ar em 2025 após ações integradas da Prefeitura

Porto Velho registra melhora na qualidade do ar em 2025 após ações integradas da Prefeitura

Índice de poluição atmosférica caiu para 9 µg/m³, segundo a IQAir, após medidas estratégicas de fiscalização, tecnologia e educação ambiental.
L
Margem Equatorial avança com acordo entre Ibama e Petrobras para avaliação final

Margem Equatorial avança com acordo entre Ibama e Petrobras para avaliação final

Senadores do Amapá anunciam acordo entre as partes para a realização da Avaliação Pré-Operacional, última etapa para a licença na Margem Equatorial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Cerca de 275 Milhões de Reais: Maduro Vale Mais do que os Filhos de Sadam Hussein e Osama Bin Laden

O segundo maior valor, 25 milhões de dólares, foi oferecido pela prisão ou morte de Osama Bin Laden, o terrorista que planejou o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001, portanto dez anos antes.
L
Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Boletim médico divulgado neste sábado (16) em Brasília aponta que Jair Bolsonaro apresenta resquícios de infecções pulmonares e esofagite persistente.
L
Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Seja receptivo, aja com cuidado e use sua intuição. A conjunção Sol–Ketu lembra a importância de equilibrar ação e reflexão, mantendo a autenticidade enquanto libera o que já não serve.
L

ZEEKR 7X é lançado no Brasil com foco em tecnologia e segurança

ZEEKR 7X chega ao Brasil por R$ 448 mil com 646 cv, autonomia de 423 km e tecnologia premium, reforçando a disputa no segmento de SUVs elétricos.
L

Nota de pesar: Nelson Caitano da Silva

Familiares e amigos se despedem de Nelson Caitano da Silva, deixando vivo o legado de amor, fé e dedicação à família.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Lula vê com preocupação envio de forças militares dos EUA ao Caribe | Trump mira Maduro e amplia tensão na região

Decisão de Donald Trump envolve submarino nuclear, navios de guerra e fuzileiros navais; governo brasileiro alerta para risco de escalada diplomática e militar.
L

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L

Deputado Edevaldo Neves propõe reduzir exigência de corridas para isenção de IPVA a motoristas de aplicativo

Parlamentar sugere diminuir de 3.600 para 2.600 o número de corridas anuais exigidas, tornando o benefício mais acessível à categoria.
L
Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Em evento da montadora chinesa GWM em São Paulo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a China como principal parceira comercial do Brasil e criticou a postura dos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

O flagrante aconteceu em uma vila de apartamentos na Rua Mondal, bairro Aeroclube em Porto Velho.
10
Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

A polícia encontrou drogas, balança de precisão e dinheiro trocado.
10
video-carro-faz-conversao-e-bate-de-frente-com-moto-no-bairro-mariana

VÍDEO | Carro faz conversão e bate de frente com moto no bairro Mariana

Acidente grave no bairro Mariana em Porto Velho deixa motociclista inconsciente; colisão foi registrada por câmera de segurança.
10
Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Crime ocorreu neste sábado (16) na Rua Francisco de Menezes, bairro Socialista
18
Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Cleiciano Batista da Costa, de 36 anos, foi baleado em frente a uma residência no bairro Bela Vista; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parlamentares ou palhaços? Por Júlio César Cardoso

A tentativa fracassada de perpetuar-se no poder, acompanhada de atos golpistas e desrespeito às medidas judiciais, escancara o risco que sua liderança representa às instituições republicanas.
L
Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Com pesquisas apontando vantagem para Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, eleições na Bolívia podem encerrar 19 anos de hegemonia da esquerda.a
L

Quina 6802: confira os números sorteados neste sábado (16) | Prêmio é de R$ 1,3 milhão

Sorteio foi realizado em São Paulo; apostadores que acertarem de 2 a 5 dezenas levam prêmios. Caso não haja ganhador na faixa principal, valor acumula.
L

Furacão Erin ganha força e se torna um dos mais rápidos da história | Tempestade atinge categoria 5 em 24 horas

Fenômeno raro coloca o Atlântico em alerta: Erin passou de categoria 1 a 5 em apenas um dia e deve crescer ainda mais, reflexo do aquecimento global.
L

Jornal Marca critica arbitragem em vitória do Barcelona sobre o Mallorca | “Não precisa dessas ajudas”

Catalães venceram por 3 a 0 na estreia da LALIGA, mas polêmicas envolvendo Raphinha e decisões do árbitro José Luis Munuera dominaram as manchetes na Espanha.
L
Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Atacante marcou dois gols, mas lamentou nova falha nos minutos finais; Rubro-Negro chega a cinco jogos sem vitória e se aproxima da zona de rebaixamento.
L
Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Delegação brasileira brilha em Santiago, no Chile, e acumula seis medalhas de ouro, além de pratas e bronzes, em preparação para o Mundial do Egito.
L
Caixa paga parcela de maio do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 9 nesta quinta (29)

CAIXA INICIA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIO GÁS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe.
L

Requerimento da Licença Ambiental: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA e LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇAO
L
Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Equipe mundialmente famosa avalia incluir Porto Velho na turnê “World Tour Brasil”, oito anos após a última passagem pelo país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.