SEGUNDA-FEIRA, 14/04/2025

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz

Porto Velho aguarda a implantação do aterro sanitário

Por Alice Thomaz

Publicado em 

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Por Alice Thomaz

A terra é redonda e finita, o meio ambiente torna-se a cada dia uma moeda de maior valor. O assunto é pauta de conversas o ano inteiro, mas em junho ganha proporções ainda maiores, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O que fazer nesta data?  Comemorar ou refletir?

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Nossa realidade na Amazônia nos dá o privilégio de sentir de perto o quanto somos importantes para o equilíbrio ambiental, mas também impotentes para demandas tão cruciais. Temos problemas com coisas simples, como o lixo nosso de cada dia. Porto Velho é uma capital centenária, gigantesca em extensão maior que muitos países ultra desenvolvidos, como Bélgica com pouco mais de 30 mil km² ou Luxemburgo com apenas 2,5 km². Aqui para nós o simples conceito de coleta seletiva gera uma grande complexidade. Não entendemos e nem praticamos, pelo menos não na proporção mínima necessária para resultados efetivos.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Lei de Resíduos Sólidos em vigor no país visa dividir as responsabilidades entre sociedade, poder público e iniciativa privada. Na capital rondoniense nossos passos ainda são milimétricos. Estamos há dois ou três meses respirando os ares de uma licitação municipal, que se chegar a bom termo, vai nos assegurar a saída de um ranking muito ruim, que é o das capitais brasileiras sem um aterro sanitário como prevê a legislação.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Prefeitura de Porto Velho é o principal ator e é arguida de perto pelos órgãos fiscalizadores e pela sociedade. O objeto do certame é contemplar a capital e distritos com a coleta de resíduos, inclusive seletiva, o transporte dos resíduos, a construção do aterro sanitário e desativação do lixão da Vila Princesa, entre outros.

Se de um lado temos o poder público municipal atuando principalmente através da Secretaria de Serviços Básicos, há também a Secretaria de Meio Ambiente e um parceiro importante, que é o GAEMA, Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, braço do Ministério Público que se ocupa das questões ambientais em todo o Estado.

Entusiasmados com a perspectiva de uma modernização, mesmo que um pouco acanhada, do sistema sanitário, o engenheiro ambiental da Semusb, Emanuel Schott, discorre sobre o projeto, crendo na sua implantação em breve. O investimento previsto é de dois bilhões de reais, envolvendo parceria público privada e com durabilidade para vinte anos. Com ele, sua colega Leyla Correia, da área de educação ambiental da mesma secretaria, não vê a hora ser implantado na capital um serviço fundamental como a coleta seletiva de resíduos, expandindo o serviço para muito além dos poucos bairros hoje beneficiados com a coleta vigorando uma vez por semana.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

A Secretaria do Meio Ambiente, Sema, que também atua com a educação de forma mais abrangente levando ideias e projetos para as escolas da rede pública, trabalha com o que tem a mão. Hoje por exemplo, são dois projetos em andamento, o Mãos que protegem, voltado para alunos do ensino fundamental e Guardiões do Meio Ambiente, um projeto mais arrojado e desenvolvido para alunos do ensino médio. Cada um com sua especificidade têm como foco principal ensinar uma geração a tratar melhor os seus detritos, talvez até consumindo um pouco menos para tornar menos penoso o processo ao meio ambiente.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Na vanguarda do processo está o Ministério Público, representado pelo GAEMA, que em geral atua nas demandas mais complexas e que envolvem danos ambientais, sobretudo quando ultrapassam limites territoriais das cidades ou comarcas.  Também cabe a instituição desenvolver e fomentar políticas públicas significativas, a exemplo do que aconteceu ao final do ano passado, quando o MP sediou um evento que tratou da gestão de resíduos sólidos, logística reversa e o saneamento básico no qual reuniu instituições públicas e empresas privadas interessadas nestas questões.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

O coordenador do GAEMA, promotor de Justiça Pablo Hernandes Viscardi, destaca que todas as pessoas têm obrigações com o meio ambiente, apesar da mentalidade cumulativa inserida na sociedade dizer o contrário. Ele lembra o conceito de obsolescência programada, uma estratégia que vigora na indústria desde o final da década de 1920, quando intencionalmente a indústria começou a produzir produtos de pouca durabilidade para que o consumidor logo sentisse necessidade de adquirir um novo modelo.  O que é muito comum hoje com eletrônicos, roupas e acessórios.

A ideia seria não gerar resíduos, mas se gerar, é preciso a reutilização, depois disso a reciclagem, que é a produção de um novo produto para somente depois partir para a rejeição.  Incutir este pensamento na mente das pessoas não é fácil, mas com pequenas e contínuas ações as pessoas acabarão se adaptando, é esta a esperança. Uma dona de casa, por exemplo, que faz a limpeza do seu quintal, não precisa queimar as folhas secas, ela pode juntar estas folhas aos restos de cascas da sua cozinha e preparar um adubo orgânico para suas plantas; uma forma de um bom relacionamento do ser humano com a natureza, porque a medida que ela evita o fogo, também vai evitar problemas respiratórios para si mesma e para os demais que estão perto.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia
Foto: Alice Thomaz

Na indústria a ideia é mais sofisticada, e recebe o nome de logística reversa, todavia também pode ser feita em um processo simplificado, desde que o consumidor final seja instruído. As empresas precisam recolher de volta os utensílios e recipientes utilizados para a entrega dos seus produtos, como as cervejarias que precisam recolher as garrafas não retornáveis, mesmo nas localidades mais distantes de sua sede. Os consumidores de produtos agrotóxicos estão obrigados a devolver nas lojas as embalagens de produtos. A indústria de pneus também está obrigada a recolher os pneus usados.  São ações que no conjunto contribuem para melhoria do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população.

O lixo mudou de nome, hoje é chamado de resíduo e a sua negociação resulta em renda e riqueza, seja para pagar um almoço ou mesmo sustentar uma família. As localidades que possuem coleta seletiva e aterro sanitário proporcionam melhor qualidade de vida aos seus catadores e triadores (profissional que faz a triagem dos materiais). A implantação de um aterro de acordo com a legislação é um investimento com custo elevado, mas necessário. Para estes locais são destinados o que não tem mais nenhuma serventia, mesmo assim ainda podem gerar fonte de energia, através do gás metano, capaz de abastecer o próprio aterro sanitário.

O processo licitatório para a implantação de serviços com qualidade na coleta seletiva, construção do aterro sanitário, desativação do lixão da Vila Princesa está em tramitação. Na semana passada os envelopes deveriam ter sido abertos para conhecimento das propostas, mas algumas intervenções impediram que o tramite acontecesse. Mas este, com certeza, pode ser um dos projetos mais aguardados pela sociedade portovelhense e moradores de todos os distritos, que desejam uma destinação correta para os detritos aqui produzidos.

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Meio Ambiente divulga balanço das ações realizadas nos três primeiros meses da gestão atual

Um dos destaques foi o zeramento da lista de espera de licenças ambientais pendentes
L
Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Ferramenta inova na interpretação automática de dados e informações
L

Nível do Rio Madeira supera em mais de 1,5 metro a média esperada para o ano

Neste sábado (12) o Madeira registrou a marca de 16,75 metros
L
Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

O Secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, enfatiza que, a união de esforços é essencial em um momento como este.
L

Nova regulamentação de licenciamento marca progresso na preservação ambiental em Porto Velho

Iniciativa histórica da Sema marca novo capítulo na gestão pública ambiental
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Léo Moraes: prefeito comemora iniciativa da Páscoa no Parque

Evento atraiu cerca de vinte e cinco mil pessoas ao Parque da Cidade e encantou crianças com distribuição de chocolates e presença do “Coelhão Léo”
L

Semana começa com chuvas de níveis 1 e 2

Previsão indica pancadas e tempestades localizadas em várias regiões de Rondônia, incluindo a capital
L

Exército Brasileiro celebra 377 anos com exposição aberta ao público na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento atraiu famílias e emocionou com a apresentação da Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L
Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do evento.
L
TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

As equipes de auditoria voltaram às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha realiza encontro com parlamentares bolivianos para discutir interesses comuns entre Brasil e Bolívia

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L

Início do patrolamento da Linha 101 em União Bandeirantes ocorre após indicação da deputada Dra. Taissa Sousa

Máquinas já atuam na Linha 101, com serviços de nivelamento e encascalhamento, trazendo melhorias para motoristas e moradores da região
L

Associação de Tarilândia recebe equipamentos com emenda parlamentar de R$ 50 mil, apoiada pela deputada Cláudia de Jesus

O recurso foi destinado à entidade a partir de solicitação da presidente da associação, Sebastiana do MDA.
L

Deputado Eyder Brasil propõe lei para assegurar educação inclusiva nas escolas de Rondônia.

A proposta estabelece diretrizes para assegurar acesso e permanência de alunos com deficiência e outras condições específicas na rede pública e privada de ensino
L
Silvia Cristina destaca Rondônia como referência nos dois anos de atuação do Centro de Reabilitação

Silvia Cristina destaca Rondônia como referência nos dois anos de atuação do Centro de Reabilitação

Ela reforçou a sólida parceria com a Fundação Pio XII e que a continuidade do trabalho beneficia a população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Uma denúncia dizia que o suspeito estava armado e fez um disparo para o alto em frente ao estabelecimento comercial.
10
Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

A vítima, diarista na casa, percebeu o desaparecimento do aparelho e apresentou imagens de segurança à PM, que identificou o suspeito — já conhecido por outras ocorrências.
12
Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

O condutor de um Celta, que acessava a via em alta velocidade, colidiu com a moto, arremessando a vítima contra a calçada.
16
Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Segundo o jornal, o menino andava de bicicleta quando atravessou a via e foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade, sendo arrastado por cerca de 20 metros.
18
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial e roubo

Três jovens desaparecem após churrasco; dois têm antecedentes por tráfico

Um carro ligado ao grupo foi encontrado abandonado na terça (8), sem sinais de violência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aula Show da Flakes encanta público com chocolate no Parque da Cidade

Além da diversão e empreendedorismo, as famílias se deliciaram com o ovo de pistache
L
Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, destacou a importância do evento.
L
Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Morador da região, o agricultor José Valdir elogiou a qualidade dos trabalhos.
L

Semed interrompe atividades escolares no Baixo Madeira por 15 dias

A suspensão poderá ser prorrogada por igual período, se necessário
L

Estradas vicinais de Vista Alegre do Abunã recebem melhorias da Prefeitura de Porto Velho

Serviço facilita o escoamento da produção agrícola e o transporte da população
L

Apresentação de Jesus de Nazaré comove o público no Parque da Cidade

O grupo teatral Nova Canaã vai realizar mais três apresentações nos dias 18, 19 e 20 de abril
L

Mais de 25 mil pessoas participaram do primeiro dia de evento no Parque da Cidade

População compareceu em peso e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho
L

Ação Cidade Limpa é realizada no distrito de União Bandeirantes

Os próximos distritos a receberem o serviço serão Abunã e Vista Alegre do Abunã
L

Implantação do piso salarial vai beneficiar mais de 3.500 professores da rede municipal de Porto Velho

Anúncio foi feito nos primeiros 100 dias da nova gestão
L
Correios e CNJ firmam parceria para ampliar a cobertura de projetos sociais da estatal

Correios homologa resultado final do concurso público

Publicação no Diário Oficial da União ocorreu nesta segunda-feira (14)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.