QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

O lixo nosso de cada dia, por Alice Thomaz

Porto Velho aguarda a implantação do aterro sanitário

Por Alice Thomaz

Publicado em 

Por Alice Thomaz

A terra é redonda e finita, o meio ambiente torna-se a cada dia uma moeda de maior valor. O assunto é pauta de conversas o ano inteiro, mas em junho ganha proporções ainda maiores, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O que fazer nesta data?  Comemorar ou refletir?

Foto: Alice Thomaz

Nossa realidade na Amazônia nos dá o privilégio de sentir de perto o quanto somos importantes para o equilíbrio ambiental, mas também impotentes para demandas tão cruciais. Temos problemas com coisas simples, como o lixo nosso de cada dia. Porto Velho é uma capital centenária, gigantesca em extensão maior que muitos países ultra desenvolvidos, como Bélgica com pouco mais de 30 mil km² ou Luxemburgo com apenas 2,5 km². Aqui para nós o simples conceito de coleta seletiva gera uma grande complexidade. Não entendemos e nem praticamos, pelo menos não na proporção mínima necessária para resultados efetivos.

Foto: Alice Thomaz

A Lei de Resíduos Sólidos em vigor no país visa dividir as responsabilidades entre sociedade, poder público e iniciativa privada. Na capital rondoniense nossos passos ainda são milimétricos. Estamos há dois ou três meses respirando os ares de uma licitação municipal, que se chegar a bom termo, vai nos assegurar a saída de um ranking muito ruim, que é o das capitais brasileiras sem um aterro sanitário como prevê a legislação.

Foto: Alice Thomaz

A Prefeitura de Porto Velho é o principal ator e é arguida de perto pelos órgãos fiscalizadores e pela sociedade. O objeto do certame é contemplar a capital e distritos com a coleta de resíduos, inclusive seletiva, o transporte dos resíduos, a construção do aterro sanitário e desativação do lixão da Vila Princesa, entre outros.

Se de um lado temos o poder público municipal atuando principalmente através da Secretaria de Serviços Básicos, há também a Secretaria de Meio Ambiente e um parceiro importante, que é o GAEMA, Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, braço do Ministério Público que se ocupa das questões ambientais em todo o Estado.

Entusiasmados com a perspectiva de uma modernização, mesmo que um pouco acanhada, do sistema sanitário, o engenheiro ambiental da Semusb, Emanuel Schott, discorre sobre o projeto, crendo na sua implantação em breve. O investimento previsto é de dois bilhões de reais, envolvendo parceria público privada e com durabilidade para vinte anos. Com ele, sua colega Leyla Correia, da área de educação ambiental da mesma secretaria, não vê a hora ser implantado na capital um serviço fundamental como a coleta seletiva de resíduos, expandindo o serviço para muito além dos poucos bairros hoje beneficiados com a coleta vigorando uma vez por semana.

Foto: Alice Thomaz

A Secretaria do Meio Ambiente, Sema, que também atua com a educação de forma mais abrangente levando ideias e projetos para as escolas da rede pública, trabalha com o que tem a mão. Hoje por exemplo, são dois projetos em andamento, o Mãos que protegem, voltado para alunos do ensino fundamental e Guardiões do Meio Ambiente, um projeto mais arrojado e desenvolvido para alunos do ensino médio. Cada um com sua especificidade têm como foco principal ensinar uma geração a tratar melhor os seus detritos, talvez até consumindo um pouco menos para tornar menos penoso o processo ao meio ambiente.

Foto: Alice Thomaz

Na vanguarda do processo está o Ministério Público, representado pelo GAEMA, que em geral atua nas demandas mais complexas e que envolvem danos ambientais, sobretudo quando ultrapassam limites territoriais das cidades ou comarcas.  Também cabe a instituição desenvolver e fomentar políticas públicas significativas, a exemplo do que aconteceu ao final do ano passado, quando o MP sediou um evento que tratou da gestão de resíduos sólidos, logística reversa e o saneamento básico no qual reuniu instituições públicas e empresas privadas interessadas nestas questões.

Foto: Alice Thomaz

O coordenador do GAEMA, promotor de Justiça Pablo Hernandes Viscardi, destaca que todas as pessoas têm obrigações com o meio ambiente, apesar da mentalidade cumulativa inserida na sociedade dizer o contrário. Ele lembra o conceito de obsolescência programada, uma estratégia que vigora na indústria desde o final da década de 1920, quando intencionalmente a indústria começou a produzir produtos de pouca durabilidade para que o consumidor logo sentisse necessidade de adquirir um novo modelo.  O que é muito comum hoje com eletrônicos, roupas e acessórios.

A ideia seria não gerar resíduos, mas se gerar, é preciso a reutilização, depois disso a reciclagem, que é a produção de um novo produto para somente depois partir para a rejeição.  Incutir este pensamento na mente das pessoas não é fácil, mas com pequenas e contínuas ações as pessoas acabarão se adaptando, é esta a esperança. Uma dona de casa, por exemplo, que faz a limpeza do seu quintal, não precisa queimar as folhas secas, ela pode juntar estas folhas aos restos de cascas da sua cozinha e preparar um adubo orgânico para suas plantas; uma forma de um bom relacionamento do ser humano com a natureza, porque a medida que ela evita o fogo, também vai evitar problemas respiratórios para si mesma e para os demais que estão perto.

Foto: Alice Thomaz

Na indústria a ideia é mais sofisticada, e recebe o nome de logística reversa, todavia também pode ser feita em um processo simplificado, desde que o consumidor final seja instruído. As empresas precisam recolher de volta os utensílios e recipientes utilizados para a entrega dos seus produtos, como as cervejarias que precisam recolher as garrafas não retornáveis, mesmo nas localidades mais distantes de sua sede. Os consumidores de produtos agrotóxicos estão obrigados a devolver nas lojas as embalagens de produtos. A indústria de pneus também está obrigada a recolher os pneus usados.  São ações que no conjunto contribuem para melhoria do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população.

O lixo mudou de nome, hoje é chamado de resíduo e a sua negociação resulta em renda e riqueza, seja para pagar um almoço ou mesmo sustentar uma família. As localidades que possuem coleta seletiva e aterro sanitário proporcionam melhor qualidade de vida aos seus catadores e triadores (profissional que faz a triagem dos materiais). A implantação de um aterro de acordo com a legislação é um investimento com custo elevado, mas necessário. Para estes locais são destinados o que não tem mais nenhuma serventia, mesmo assim ainda podem gerar fonte de energia, através do gás metano, capaz de abastecer o próprio aterro sanitário.

O processo licitatório para a implantação de serviços com qualidade na coleta seletiva, construção do aterro sanitário, desativação do lixão da Vila Princesa está em tramitação. Na semana passada os envelopes deveriam ter sido abertos para conhecimento das propostas, mas algumas intervenções impediram que o tramite acontecesse. Mas este, com certeza, pode ser um dos projetos mais aguardados pela sociedade portovelhense e moradores de todos os distritos, que desejam uma destinação correta para os detritos aqui produzidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Meta Global de Adaptação gera impasse em negociações da COP30

Presidência brasileira busca consenso para avançar na definição de indicadores de adaptação climática.
L
Por justiça climática e social, barqueata reúne movimentos em Belém

Por justiça climática e social, barqueata reúne movimentos em Belém

Manifestação reuniu indígenas, quilombolas, pescadores e movimentos feministas durante a COP30.
L
TRT-14 participa do 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade em Manaus

TRT-14 participa do 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade em Manaus

Evento destacou a importância da transição justa e das ações climáticas na Justiça do Trabalho.
L
Governo de Rondônia apresenta avanços no combate ao fogo na COP30

Governo de Rondônia apresenta avanços no combate ao fogo na COP30

Durante painel na COP30, Rondônia destacou resultados expressivos na redução do desmatamento e no combate aos incêndios florestais.
L
Energia mais limpa impulsiona Rondônia com o desligamento de 13 termelétricas

Energia mais limpa impulsiona Rondônia com o desligamento de 13 termelétricas

Iniciativa da Energisa evita a emissão de 1 milhão de toneladas de CO₂ e transforma o estado em referência de transição energética sustentável.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L
Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

EXCLUSIVO: Jovem que brigou com Vereador em Porto Velho apresenta sua versão dos fatos

Em entrevista exclusiva ao News Rondônia, ele relata que a confusão começou após a irmã do parlamentar chamar a amiga do jovem de ‘puta’ após ela pedir licença para pagar a conta.
L

Giro News: Saúde e Movimento com Dr. Guilherme Figueiredo Pintan

O público também conhecerá os tratamentos mais modernos disponíveis, incluindo as novas técnicas minimamente invasivas aplicadas na cirurgia do joelho.
L

In Foco PodCast: Bira Lourenço – músico e pesquisador

Uma conversa inspiradora sobre arte, som e trajetória na música. Ao vivo na News Rondônia e NewsTV!
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L

POLÍTICA

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

Prazo segue até 27 de novembro e contempla três segmentos da sociedade civil.
L
Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Ministra reforça que governo está pronto para debates em plenário sobre projeto Antifacção.
L
Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas

Ministros discutem medidas tarifárias em encontro paralelo ao G7, no Canadá.
L
Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

Ministro Wolney Queiroz anuncia 500 novos peritos médicos federais para reforçar atendimento do INSS

“Colocamos peritos onde nunca houve”, afirmou o titular da Previdência Social sobre a expansão da perícia médica.
L
INSS apresentará o PREVBarco na COP30, em Belém

INSS apresentará o PREVBarco na COP30, em Belém

“Vamos mostrar o PREVBarco para o mundo”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, após ter o celular furtado de dentro de casa, a vítima viu o aparelho sendo vendido na internet e marcou encontro com o suposto vendedor para recuperar o aparelho.
14
Academia Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Academia D’Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação de dois criminosos encapuzados na noite de terça-feira, 11 de novembro; bandidos agiram com agressividade para levar o aparelho.
10
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para Presídios Federais

Decisão da Vara de Execuções Penais do TJRJ envia líderes da facção com longas condenações por tráfico para unidades de segurança máxima com apoio da Polícia Federal.
L
Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Operação Força Total reforça segurança e combate ao crime com ação integrada em Porto Velho

Ação do governo de Rondônia mobiliza forças de segurança e tecnologia de monitoramento eletrônico para enfrentar o crime organizado.
L
Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Segundo a Polícia, o bando é envolvido em diversos crimes, entre esbulho possessório, porte ilegal de armas, homicídio entre outros.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: Condomínio Residencial Riviera

Licença Ambiental de Operação Nº  45 SOL /DLA
L
Presidente do Barcelona considera 'Irrealista' o retorno de Messi ao clube

Presidente do Barcelona considera ‘Irrealista’ o retorno de Messi ao clube

Joan Laporta minimizou as especulações após a visita do craque argentino ao Camp Nou, mas prometeu uma homenagem “maravilhosa” no futuro.
L
Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Indústria de Rondônia ganha destaque na COP30 com atuação da FIERO

Presidente Marcelo Thomé reforça papel do setor produtivo na agenda climática global.
L
Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Brasil estreia no Mundial de Vôlei de Praia com sete duplas em busca de medalha

Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas em Paris, abrem participação brasileira nesta quinta-feira às 20h30.
L
Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico em 2025

País recebeu 7,8 milhões de visitantes estrangeiros até outubro, com alta de 42% em relação a 2024.
L
BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

BNDES mobiliza R$ 21 bilhões na COP30 para acelerar transição sustentável

Banco firma acordos com instituições internacionais para financiar energia limpa, mobilidade e apoio a pequenos negócios.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SEMED

LICENÇA PRÉVIA e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L
Sebrae Rondônia reforça papel dos pequenos negócios na agenda climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça papel dos pequenos negócios na agenda climática durante a COP30

Instituição destaca protagonismo da Amazônia na construção de uma economia de baixo carbono.
L
TRT-14 realiza mais de 1,2 mil audiências e movimenta R$ 13,7 milhões durante a Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 realiza mais de 1,2 mil audiências e movimenta R$ 13,7 milhões durante a Semana Nacional da Conciliação

Mutirão superou os resultados de 2024 em acordos, audiências e valores homologados.
L
Derrite propõe alterações na condução de Audiências de Custódia

Derrite propõe alterações na condução de Audiências de Custódia

Relator do Projeto Antifacção, deputado federal Guilherme Derrite, defende mudanças no procedimento que garante que o preso em flagrante seja ouvido por um juiz em até 24 horas, e considera incluir o tema no PL em tramitação.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.