SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Ação Bicho Vivo leva alimentos a locais remotos do Alto Pantanal

Promovida pelo Projeto Bichos do Pantanal campanha arrecada para salvar animais que sobreviveram ao fogo

Publicado em 

Os incêndios que já devastaram a região da Transpantaneira no Pantanal atingem a região de Cáceres/MT, sede do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras. A Bacia do Alto Pantanal aonde nenhuma ajuda chega e reúne grande número de vida silvestre, com uma das maiores concentrações de onça-pintada do mundo, ganha apoio da Ação Bicho Vivo, criada pelo Projeto com objetivo de levantar fundos para resgatar, tratar e alimentar os animais vítimas dos fogos, além da prevenção de incêndios.

Único Projeto atuando no resgate de animais em Cáceres, Bichos do Pantanal criou o Comitê Fogo da Ação Bicho Vivo – formado por parceiros do ICMBio (gestores da Estação Ecológica (Esec) de Taimã e da Esec Serra das Araras), setor acadêmico (UNEMAT), representantes do Governo (SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil), Reserva Ecológica do Jaguar, ONGs como Instituto Gaia, entre outros – para avaliar e decidir as estratégias e destinos dos recursos arrecadados na Ação Bicho Vivo.

O Comitê Bicho Vivo fez um levantamento dos lugares estratégicos para destinação de reposição dos alimentos. "Em Cáceres, as regiões mais vulneráveis estão concentradas na divisa de áreas terrestres e Bacia do Alto Paraguai (BAP), onde só é possível chegar de barco", comenta Jussara Utsch, diretora do Instituto Sustentar e do Projeto Bichos do Pantanal. "Nossa equipe dispõe de duas caminhonetes para deslocamentos terrestres e de dois barcos para percorrer as vias fluviais depositando às margens do rio Paraguai e seus tributários alimentos como frutas e grãos para os animais. Outros pontos estratégicos são abastecidos diariamente com alimentos destinados para diversas espécies concentradas na região", explica. Contando com os parceiros, temos aproximadamente 10 caminhonetes e 15 barcos que nos ajudam na logística de resgates e alimentação dos bichos", finaliza Utsch.

Prestação de contas

Até o momento, o montante recebido pela Ação Bicho Vivo está em torno de R$25.000,00 doados por pessoas físicas e R﹩ 150.000,00 pela Petrobras, patrocinadora do Projeto Bichos do Pantanal. O apoio da Petrobras na Campanha permite dobrar a expetativa de arrecadação e atingir R$300 mil em prol da fauna impacta com os incêndios no Pantanal.

Com o dinheiro arrecado, um pouco mais de 2 toneladas de grãos, frutas e quirela foram comprados para alimentar os bichos até o momento. Cerca de 35 mamíferos foram resgatados na operação e, deles, infelizmente três sofreram eutanásia.

Ainda não é possível estimar a quantidade de mortes de animais, que aumenta a cada dia, devido a queimaduras, inalação da fumaça, infecções, desidratação e inanição. O avanço do fogo em Cáceres ameaça o ciclo das águas, reprodução dos peixes e plantas da região, impactando negativamente no meio ambiente e no setor pesqueiro, importante atividade socioeconômica dos pantaneiros.

Efeitos das chuvas após os incêndios

De acordo com Claumir Muniz, coordenador de Ictiofauna do Projeto Bichos do Pantanal e professor na UNEMAT, os peixes migratórios são parte da base da pesca no Pantanal. Com as chuvas, inicia-se o período migratório destas espécies. Em consequência dos incêndios, estes peixes vão se deparar com ambientas degradados, também pela Dequada (esgotamento temporal do oxigênio da água) potencializada e não encontrarão frutos dos quais se alimentam. "Isso impacta no desequilíbrio fisiológico que influencia na reprodução dos peixes, que acontece principalmente entre outubro e dezembro", explica Muniz. "Como o ambiente está impróprio, principalmente para os alevinos (os filhotes dos peixes), a reposição do estoque pesqueiro deve ficar bastante prejudicada", analisa.

"A tão esperada chuva chegou com pouca intensidade", prossegue Muniz. Por um lado, a chuva amenizou a situação aumentando a humidade relativa do ar e diminuindo a intensidade de propagação do fogo. Porém, de outro, ainda não é suficiente para encharcar o solo e debelar um fenômeno típico do Pantanal, o fogo subterrâneo. Por causa disso, o ambiente perde a renovação natural de sua vegetação. Em outras palavras, a rebrota natural que deveria acontecer após o fogo, pode ter se perdido pela intensidade do incêndio, podendo gerar um sério problema ecológico para a região.

Dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama, mostram que em 2020 a área queimada no Pantanal já passa de 2,3 milhões de hectares, o que representa quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas. Somente nos últimos dois meses foram atingidos 1.654.000 hectares.

Recuperação da fauna precisa do apoio da sociedade

"Já tratamos animais como onças, lobetes , iguana, anta, jabuti, garça, jaguatirica, tamanduá, entre outros " , comenta Douglas Trent, diretor de pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal e um dos líderes da Ação Bicho Vivo. "Os cuidados aos animais oferecidos por nossa equipe fazem parte das ações para reduzir os impactos dos incêndios – ainda não mensurados – na fauna e flora", comenta . "Nós estamos mobilizados para fazer o controle dessa situação desastrosa, junto com toda a comunidade científica, testando novas alternativas para que possamos passar por este momento mitigando e reduzindo da melhor forma os impactos, e também estabelecendo novas estratégias para estarmos de algum modo mais preparados para eventos futuros desta mesma natureza", finaliza Trent.

Para Ação Bicho Vivo, ainda são necessários recursos para aquisição de cochos e bacias para disponibilização de água aos animais que não conseguem se hidratar nos rios afetados com a seca e os incêndios, além de compras de alimentos, medicamentos para trato veterinário, construção de recinto para recebimento e tratamento de animais resgatados . "É uma situação urgente e precisamos agir muito rapidamente para evitar destruições de intensidade ainda maior . Por isso, a arrecadação de fundos é fundamental para ajudar na recuperação da fauna, que se encontra nesse momento completamente desorientada " , finaliza a diretor a da Ação, Jussara Ustch.

Projeto Bichos do Pantanal – realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. Saiba mais em: http://institutosustentar.net/

Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org e nas redes sociais:

Facebook: Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar http://www.facebook.com/bichosdopantanal/

Instagram: Bichos do Pantanal www.instagram.com/bichosdopantanal/

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Material será utilizado na recuperação de áreas degradadas e na arborização urbana; iniciativa reforça valorização do conhecimento tradicional indígena
L
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Ação da Sema reforça o combate ao abandono e a proteção aos animais; resgate ocorreu no bairro Igarapé após denúncia anônima
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.