TERÇA-FEIRA, 16/12/2025

Em destaque

GOVERNADOR APRESENTA PROPOSTAS DE AÇÕES DE PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA AO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO GENERAL MOURÃO

O presidente da República em exercício, general Mourão, acompanhou a apresentação realizada pelo governador Marcos Rocha

Publicado em 

Ações e projetos que vão ao encontro da proteção, preservação e desenvolvimento da Amazônia consolidaram a rápida reunião mantida entre o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão. O encontro foi realizado na tarde de terça-feira (10) no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, ocasião em que foram destacadas medidas e propostas que serão debatidas pelo Conselho Nacional da Amazônia, que já tem agendado para o dia 25 deste mês a primeira reunião visando discutir as ações apresentadas pelos governos que integram a Amazônia Legal.

Coordenado pelo próprio general Mourão, o Conselho Nacional da Amazônia foi criado para definir medidas de proteção ambiental, segurança contra invasões de áreas de preservação e extração ilegal.

Rondônia foi mais um dos Estados visitados pelo vice-presidente do Brasil que, ainda no final da tarde de terça-feira, seguiu para o vizinho estado do Acre. Dos nove estados que integram a Amazônia Legal, o general Mourão já esteve em Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Rondônia, e, agora, seguindo para o Acre. A visita a Tocantins ainda será agendada.

No Palácio Rio Madeira, o presidente em exercício participou de uma reunião técnica na qual assistiu a uma apresentação institucional para que pudesse conhecer de forma mais detalhada todo o planejamento elaborado pelo governo do Estado, definindo propostas para a Amazônia Rondoniense, com ênfase na defesa de importantes pilares que vão desde a conservação, proteção e desenvolvimento ambiental, ao ordenamento e regularização fundiária, bem como prevenção e combate aos incêndios florestais.

Durante a explanação das propostas apresentadas ao presidente em exercício, o governador Marcos Rocha esteve acompanhado da primeira dama e secretária da Seas, Luana Rocha; do secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Demargli da Costa Farias; do superintendente Estadual de Regularização Fundiária, Constantino Erwen Gomes; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes.

Durante a apresentação, a equipe apresentada pelo governador Marcos Rocha fez um importante apanhado sobre o planejamento que traz ações estruturantes focando, inclusive, no Programa Regional de Regularização Fundiária; Plano de Operações, prevenção e combate aos ilícitos ambientais.

COLETIVA DE IMPRENSA

O presidente em exercício encerrou a agenda na Base Aérea de Porto Velho com uma coletiva de imprensa, momento em que abordou alguns detalhes da reunião com o governador Marcos Rocha e, inclusive, deixou claro que o objetivo do presidente da República, Jair Bolsonaro – com a reativação do Conselho Nacional da Amazônia – é de integrar esforços, aprimorar a comunicação e trazer unidade e maior controle sobre as ações desempenhadas pelos entes federais na região.

Antes de responder às perguntas da imprensa, o general Mourão pontuou alguns tópicos debatidos durante a reunião com o governador Marcos Rocha, com algumas demandas como o aumento do efetivo da PF, PRF, Ibama e ICMBIO na fronteira; construção de uma ponte de integração Brasil-Bolívia (Guajará-Mirim a Guayara Mirim); melhoria do diálogo com o Estado, referente à regularização ambiental; bem como a instalação de um Colégio Militar do Exército em Porto Velho, lembrando ser uma possível proposta do presidente da República.

A questão indígena foi abordada pela imprensa e prontamente respondida pelo presidente em exercício ressaltando que existe uma corrente defendendo que o indígena seja preservado, tutelado e alimentado pelo estado, bem como a corrente dos próprios indígenas que  querem poder desenvolver as suas potencialidades e não ser um grupo de pessoas que esteja fora do convívio com a sociedade. “Hoje está em discussão no Congresso um projeto de lei do governo que regulamenta o artigo 231 da Constituição Federal permitindo a exploração econômica em terras indígenas. São importantes os esforços necessários para preservar e proteger,  mas ao mesmo tempo facilitar a busca de soluções econômicas para que os diferentes grupos indígenas tenham dignidade de vida”, argumentou.

General Mourão participou de coletiva de imprensa na Base Aérea de Porto Velho

O general Mourão também respondeu a questionamentos referentes às ações planejadas que o Conselho da Amazônia tem abordado para a proteção e desenvolvimento para a região.

“Então, já discutimos a questão da preservação e, em relação à proteção, é algo que esta ligado a se impedir que forças endógenas de fora agridam a nossa  área da Amazônia. Isso está muito ligado à questão de fronteira, de patrulhamento na fronteira, além de questão de relacionamento com os países vizinhos.  Já o desenvolvimento da Amazônia  passa por uma tríade que é a questão da bioeconomia, a questão da infraestrutura e a questão da mineração estratégica, considerados assuntos que estão sendo discutidos dentro do Congresso”, enfatizou.

Outra pergunta trouxe à tona a questão da segurança devido à grande fronteira na Amazônia e a questão das armas e drogas que entram por essas fronteiras. Nesse questionamento, o presidente em exercício ressaltou que o grande papel do Conselho Nacional da Amazônia e fazer as coisas acontecerem dentro de coordenação e controle dos esforços do governo e chamando a atenção para a integração com os governos estaduais.

“O trabalho de inteligência deve estar abastecendo com dados confiáveis todos aqueles que têm que tomar decisão, sendo um grande pacote do Conselho. Em relação especificamente à questão da segurança, passa pela integração dos esforços do Ministério das Relações Exteriores,  Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e outros aparatos como própria agência brasileira de inteligência que podem então desenvolveu um trabalho que resulte numa estrutura de combate a esses ilícitos. O Brasil é um país que tem quase 17 mil quilômetros de fronteira terrestre com 10 países. Então não é fácil, não é simples e requer um trabalho dos dois lados da fronteira”, argumentou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Meio ambiente foi protegido por ação integrada e técnica das instituições.
L
Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Monitoramento ambiental ganha reforço com drone de última geração para fiscalização da capital e dos distritos
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

Coletiva detalha etapas, resultados e continuidade das ações para retomar a Estação Ecológica de Samuel.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fórum de Empreendedores e Investidores de Rondônia promove conexões, inovação e oportunidades de negócios

Evento será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Porto Velho, com programação técnica, painéis temáticos e foco em empreendedorismo, crédito, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
L

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino votam pela inconstitucionalidade da tese que condiciona a demarcação à data de 1988.
L
Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Rondônia registra queda nos índices criminais, apreensões recordes e destaque nacional em investigações ao longo de 2025
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Evento promoveu integração entre famílias e comunidade escolar na zona rural do município.
L
Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus apresenta ações e investimentos do mandato em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus destaca prestação de contas, atuação em Rondônia e mais de R$ 14 milhões destinados a Ji-Paraná
L
“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa circula pelo comércio da capital e destaca importância dos pequenos empreendedores
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

PF apreende 380 litros de gasolina de origem estrangeira em Guajará-Mirim

Ação conjunta com a PM/RO, PRF e CCPI Amazônia ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré que combate crimes transfronteiriços.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

O corpo do homem foi localizado por uma sobrinha na manhã desta segunda-feira em uma casa no bairro Nacional, em Porto Velho, e a perícia indicou um ataque fulminante como causa da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha entrega de móveis na Escola Regina

Investimento de R$ 80 mil visa melhorias na estrutura e qualidade do ensino em São Francisco do Guaporé.
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

FUNDEB detalha que valores questionados referem-se a encargos legais da folha da educação e não configuram desvio
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.