SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

GOVERNADOR APRESENTA PROPOSTAS DE AÇÕES DE PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA AO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO GENERAL MOURÃO

O presidente da República em exercício, general Mourão, acompanhou a apresentação realizada pelo governador Marcos Rocha

Publicado em 

Ações e projetos que vão ao encontro da proteção, preservação e desenvolvimento da Amazônia consolidaram a rápida reunião mantida entre o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão. O encontro foi realizado na tarde de terça-feira (10) no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, ocasião em que foram destacadas medidas e propostas que serão debatidas pelo Conselho Nacional da Amazônia, que já tem agendado para o dia 25 deste mês a primeira reunião visando discutir as ações apresentadas pelos governos que integram a Amazônia Legal.

Coordenado pelo próprio general Mourão, o Conselho Nacional da Amazônia foi criado para definir medidas de proteção ambiental, segurança contra invasões de áreas de preservação e extração ilegal.

Rondônia foi mais um dos Estados visitados pelo vice-presidente do Brasil que, ainda no final da tarde de terça-feira, seguiu para o vizinho estado do Acre. Dos nove estados que integram a Amazônia Legal, o general Mourão já esteve em Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Rondônia, e, agora, seguindo para o Acre. A visita a Tocantins ainda será agendada.

No Palácio Rio Madeira, o presidente em exercício participou de uma reunião técnica na qual assistiu a uma apresentação institucional para que pudesse conhecer de forma mais detalhada todo o planejamento elaborado pelo governo do Estado, definindo propostas para a Amazônia Rondoniense, com ênfase na defesa de importantes pilares que vão desde a conservação, proteção e desenvolvimento ambiental, ao ordenamento e regularização fundiária, bem como prevenção e combate aos incêndios florestais.

Durante a explanação das propostas apresentadas ao presidente em exercício, o governador Marcos Rocha esteve acompanhado da primeira dama e secretária da Seas, Luana Rocha; do secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Demargli da Costa Farias; do superintendente Estadual de Regularização Fundiária, Constantino Erwen Gomes; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes.

Durante a apresentação, a equipe apresentada pelo governador Marcos Rocha fez um importante apanhado sobre o planejamento que traz ações estruturantes focando, inclusive, no Programa Regional de Regularização Fundiária; Plano de Operações, prevenção e combate aos ilícitos ambientais.

COLETIVA DE IMPRENSA

O presidente em exercício encerrou a agenda na Base Aérea de Porto Velho com uma coletiva de imprensa, momento em que abordou alguns detalhes da reunião com o governador Marcos Rocha e, inclusive, deixou claro que o objetivo do presidente da República, Jair Bolsonaro – com a reativação do Conselho Nacional da Amazônia – é de integrar esforços, aprimorar a comunicação e trazer unidade e maior controle sobre as ações desempenhadas pelos entes federais na região.

Antes de responder às perguntas da imprensa, o general Mourão pontuou alguns tópicos debatidos durante a reunião com o governador Marcos Rocha, com algumas demandas como o aumento do efetivo da PF, PRF, Ibama e ICMBIO na fronteira; construção de uma ponte de integração Brasil-Bolívia (Guajará-Mirim a Guayara Mirim); melhoria do diálogo com o Estado, referente à regularização ambiental; bem como a instalação de um Colégio Militar do Exército em Porto Velho, lembrando ser uma possível proposta do presidente da República.

A questão indígena foi abordada pela imprensa e prontamente respondida pelo presidente em exercício ressaltando que existe uma corrente defendendo que o indígena seja preservado, tutelado e alimentado pelo estado, bem como a corrente dos próprios indígenas que  querem poder desenvolver as suas potencialidades e não ser um grupo de pessoas que esteja fora do convívio com a sociedade. “Hoje está em discussão no Congresso um projeto de lei do governo que regulamenta o artigo 231 da Constituição Federal permitindo a exploração econômica em terras indígenas. São importantes os esforços necessários para preservar e proteger,  mas ao mesmo tempo facilitar a busca de soluções econômicas para que os diferentes grupos indígenas tenham dignidade de vida”, argumentou.

General Mourão participou de coletiva de imprensa na Base Aérea de Porto Velho

O general Mourão também respondeu a questionamentos referentes às ações planejadas que o Conselho da Amazônia tem abordado para a proteção e desenvolvimento para a região.

“Então, já discutimos a questão da preservação e, em relação à proteção, é algo que esta ligado a se impedir que forças endógenas de fora agridam a nossa  área da Amazônia. Isso está muito ligado à questão de fronteira, de patrulhamento na fronteira, além de questão de relacionamento com os países vizinhos.  Já o desenvolvimento da Amazônia  passa por uma tríade que é a questão da bioeconomia, a questão da infraestrutura e a questão da mineração estratégica, considerados assuntos que estão sendo discutidos dentro do Congresso”, enfatizou.

Outra pergunta trouxe à tona a questão da segurança devido à grande fronteira na Amazônia e a questão das armas e drogas que entram por essas fronteiras. Nesse questionamento, o presidente em exercício ressaltou que o grande papel do Conselho Nacional da Amazônia e fazer as coisas acontecerem dentro de coordenação e controle dos esforços do governo e chamando a atenção para a integração com os governos estaduais.

“O trabalho de inteligência deve estar abastecendo com dados confiáveis todos aqueles que têm que tomar decisão, sendo um grande pacote do Conselho. Em relação especificamente à questão da segurança, passa pela integração dos esforços do Ministério das Relações Exteriores,  Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e outros aparatos como própria agência brasileira de inteligência que podem então desenvolveu um trabalho que resulte numa estrutura de combate a esses ilícitos. O Brasil é um país que tem quase 17 mil quilômetros de fronteira terrestre com 10 países. Então não é fácil, não é simples e requer um trabalho dos dois lados da fronteira”, argumentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Material será utilizado na recuperação de áreas degradadas e na arborização urbana; iniciativa reforça valorização do conhecimento tradicional indígena
L
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Ação da Sema reforça o combate ao abandono e a proteção aos animais; resgate ocorreu no bairro Igarapé após denúncia anônima
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.