O Ministro do Esporte, André Fufuca, destacou nesta quarta-feira (11/2), durante participação no programa Bom Dia, Ministro, que a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que terá início em 24 de junho de 2027, não será apenas um torneio esportivo, mas também um palco de valorização e fortalecimento das mulheres brasileiras.
A competição contará com 32 seleções e jogos em oito sedes: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Segundo Fufuca, o governo busca que o evento deixe legados positivos duradouros, incluindo:
- Fortalecimento da participação feminina no esporte;
- Incentivo à prática esportiva e desenvolvimento de categorias de base;
- Promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.
“O primeiro legado que a gente passa em relação à Copa do Mundo feminina é o fortalecimento das mulheres. É determinação do presidente Lula que a Copa seja palco não apenas do futebol, mas das mulheres que trabalham todos os dias, mães de família, senhoras, jovens. Queremos passar ao mundo que a Copa será um palco de combate ao feminicídio e de fortalecimento delas”, afirmou o ministro.
Turismo e estrutura
Fufuca também destacou o potencial turístico do evento. “O Brasil, com suas fronteiras abertas, povo receptivo e infraestrutura pronta, tem condições de bater todos os recordes em relação a turistas internacionais”, disse.
Para garantir segurança e mobilidade, o governo criou o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 (CGCOPA) e a Secretaria Extraordinária, com participação de 23 ministérios e parceria da FIFA.
Identidade visual e cultura local
A FIFA anunciou recentemente ilustrações exclusivas das oito cidades-sede, assinadas por artistas brasileiras, que reforçam a identidade visual do Mundial e celebram a cultura e a arte urbana do país, tornando o futebol feminino também uma linguagem visual de inclusão e valorização.
O evento se aproxima de um marco histórico: será a primeira Copa do Mundo Feminina na América do Sul, com legado social, esportivo e econômico para o Brasil.










































