O esporte em Porto Velho encerra o ano de 2025 com resultados expressivos através da consolidação do projeto Construindo Campeões. Desenvolvida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a iniciativa atendeu cerca de 2 mil crianças e adolescentes.
A ampliação do programa, oficializada pela Lei N° 3.266 de junho de 2025, levou modalidades esportivas tanto para a zona urbana quanto para os distritos. Segundo o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, o foco é o desenvolvimento integral dos jovens, ativando habilidades físicas e promovendo um futuro promissor para a juventude porto-velhense.

O projeto Construindo Campeões inovou ao incluir categorias como futebol feminino, Jiu-Jitsu e Ballet. Ítalo Aguiar, assessor da Semtel, destaca que o novo formato atraiu uma adesão recorde de atletas, utilizando polos estratégicos como a Vila Olímpica Chiquilito Erse e ginásios nos bairros Nacional e Esperança da Comunidade.
Medalhas e protagonismo em competições nacionais
O impacto do projeto Construindo Campeões ultrapassou as fronteiras do estado. Em 2025, 118 atletas representaram a capital em competições nacionais e regionais, conquistando um total de 32 medalhas. Entre os destaques, Maria Heloísa, de 8 anos, brilhou na ginástica rítmica, enquanto John Weslei conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro de Ligas de Judô, em Vitória (ES).

Além das competições, a prefeitura promoveu cinco edições do “Encontro de Campeões”, beneficiando 400 alunos com intercâmbios esportivos. O projeto Construindo Campeões reafirma seu papel na inclusão social, oferecendo atividades gratuitas que vão desde a natação no Parque Aquático Vinícius Danin até o futebol nos distritos de Extrema e Nova Califórnia.
Para os jovens como Pedro Joaquim, de 11 anos, o esporte mudou sua rotina e saúde mental. A Semtel planeja manter a expansão das atividades para 2026, consolidando Porto Velho como um celeiro de talentos e um exemplo de política pública voltada para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis.











































