As brasileiras Marta e Gabi Zanotti estão entre as finalistas do prêmio Rainha da América, organizado pelo jornal El País (Uruguai) e destinado a reconhecer a melhor jogadora em atividade no continente. A disputa tem ainda a paraguaia Cláudia Martínez, destaque do Olímpia, como terceira concorrente direta ao título. O resultado do prêmio Rainha da América será anunciado em 31 de dezembro.
Aos 40 anos, Gabi Zanotti encerrou 2025 como artilheira do Corinthians, com 19 gols na temporada, liderando a equipe na conquista da Libertadores e garantindo vaga na inédita Copa das Campeãs da Fifa, em Londres, no próximo ano. Já Marta, de 39 anos, brilhou pela seleção ao comandar a conquista da Copa América no Equador, com dois gols na final, e ainda figurou entre as indicadas à Bola de Ouro, fortalecendo seu nome na corrida pelo título de Rainha da América.
A promessa paraguaia Cláudia Martínez, com apenas 17 anos, se destaca como revelação de 2025. Artilheira do Campeonato Sul-Americano Sub-17 e da Copa América, dividindo a liderança de gols com a brasileira Amanda Gutierrez, a jovem atacante chega à disputa após ser campeã da Supercopa Paraguaia e acumular protagonismo nas competições internacionais.
Criada em 2021 como equivalente feminina ao tradicional Rei da América, a premiação já colocou o Brasil no topo em três das quatro edições realizadas. Nomes como Tamires (2021), Priscila (2023) e a própria Gabi Zanotti (2024) reforçam o histórico vencedor do país. A hegemonia foi interrompida apenas em 2022, com a colombiana Linda Caicedo.
A expectativa agora recai sobre qual das finalistas levará o título e dará novo capítulo à história do Rainha da América, prêmio que tem contribuído para reforçar a visibilidade e o protagonismo do futebol feminino no continente.











































